A pedagogia de Jesus através do uso de provérbios segundo o Evangelho de Lucas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Valdivino José
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4546
Resumo: A pesquisa sobre a pedagogia de Jesus quando usou de provérbios segundo as narrativas do terceiro Evangelho, consiste em analisar o uso de tais sentenças na proposta pedagógica de Jesus refletindo sobre os limites e as possibilidades de sua aplicação no mundo da educação da sociedade contemporânea. A metodologia, através da investigação bibliográfica, se refere à revisão sistemática da literatura a partir dos principais aportes teóricos que fundamentam a presente tese, por meio de livros, dicionários, periódicos, artigos, sites da internet entre outros. E, numa perspectiva de abordagem são priorizadas as metodologias dedutivas e dialética para refletir criticamente sobre a proposta de Jesus em relação à educação contemporânea. Desde os primórdios da humanidade, há registros de iniciativas pedagógicas de ensino contracorrente provenientes da sabedoria popular e que contribuem com propostas educativas que dasalienem, sobretudo, os excluídos sociais de uma dada realidade. A composição textual, a partir dos ditados populares da pedagogia de Jesus segundo o evangelho de Lucas, possibilita compreender os limites e as possibilidades dos princípios e das reflexões sobre a educação, considerando as especificidades conjugadas pelo tempo e espaço das conjunturas socioculturais, políticas e educacionais. E nesse ínterim, se estabelece a análise crítica de uma educação de qualidade e autônoma como inspiração para o sistema educativo contemporâneo que priorize o saber fazer dos educandos(as), bem como os valores essenciais que garantem atitudes éticas e, por isso, uma participação livre e consciente de todos(as) os cidadãos(ãs) brasileiros(as). Por fim, as discussões propõem as experiências de ensino através de provérbios também na educação contemporânea, e, por isso, é cogente pensar a continuidade da pesquisa, através de um estudo de campo, para refletir ainda mais sobre a proposta educativa de Jesus para a pedagogia contemporânea
id PUC_GO_b92cb6b87ed031d752d9336ce1f974b8
oai_identifier_str oai:ambar:tede/4546
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling A pedagogia de Jesus através do uso de provérbios segundo o Evangelho de LucasJesus' pedagogy through the use of proverbs according to the Gospel of LukeSabedoria. Provérbio. Pedagogia. Evangelho de Lucas. Contemporaneidade.Wisdom. Proverbs. Pedagogy. Luke's Gospel. Contemporaneity.Ciências Humanas: TeologiaA pesquisa sobre a pedagogia de Jesus quando usou de provérbios segundo as narrativas do terceiro Evangelho, consiste em analisar o uso de tais sentenças na proposta pedagógica de Jesus refletindo sobre os limites e as possibilidades de sua aplicação no mundo da educação da sociedade contemporânea. A metodologia, através da investigação bibliográfica, se refere à revisão sistemática da literatura a partir dos principais aportes teóricos que fundamentam a presente tese, por meio de livros, dicionários, periódicos, artigos, sites da internet entre outros. E, numa perspectiva de abordagem são priorizadas as metodologias dedutivas e dialética para refletir criticamente sobre a proposta de Jesus em relação à educação contemporânea. Desde os primórdios da humanidade, há registros de iniciativas pedagógicas de ensino contracorrente provenientes da sabedoria popular e que contribuem com propostas educativas que dasalienem, sobretudo, os excluídos sociais de uma dada realidade. A composição textual, a partir dos ditados populares da pedagogia de Jesus segundo o evangelho de Lucas, possibilita compreender os limites e as possibilidades dos princípios e das reflexões sobre a educação, considerando as especificidades conjugadas pelo tempo e espaço das conjunturas socioculturais, políticas e educacionais. E nesse ínterim, se estabelece a análise crítica de uma educação de qualidade e autônoma como inspiração para o sistema educativo contemporâneo que priorize o saber fazer dos educandos(as), bem como os valores essenciais que garantem atitudes éticas e, por isso, uma participação livre e consciente de todos(as) os cidadãos(ãs) brasileiros(as). Por fim, as discussões propõem as experiências de ensino através de provérbios também na educação contemporânea, e, por isso, é cogente pensar a continuidade da pesquisa, através de um estudo de campo, para refletir ainda mais sobre a proposta educativa de Jesus para a pedagogia contemporâneaThe research on the pedagogy of Jesus when using proverbs according to the narratives of the third Gospel, consists of analyzing the use of such sentences in Jesus' pedagogical proposal, reflecting on the limits and possibilities of their application in the world of education in contemporary society. The methodology, through bibliographic investigation, refers to the systematic review of the literature from the main theoretical contributions that support this thesis, through books, dictionaries, periodicals, articles, internet websites, among others. And, from an approach perspective, deductive and dialectical methodologies are prioritized to critically reflect on Jesus' proposal in relation to contemporary education. Since the beginning of humanity, there are records of countercurrent teaching pedagogical initiatives coming from popular wisdom and that contribute to educational proposals that help not to alienate, above all, the social excluded from a given reality. The textual composition, based on the popular sayings of Jesus' pedagogy according to the Gospel of Luke, makes it possible to understand the limits and possibilities of the principles and reflections on education, considering the specificities combined by the time and space of sociocultural, political and educational situations. And in the meantime, a critical analysis of a quality and autonomous education is established as an inspiration for the contemporary educational system that prioritizes the students' know-how, as well as the essential values that guarantee ethical attitudes and, therefore, a participation free and aware of all Brazilian citizens. Finally, the discussions propose teaching experiences through proverbs also in contemporary education, and, therefore, it is important to think about the continuity of the research, through a field study, to reflect even more on Jesus' educational proposal for the contemporary pedagogyPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de TeologiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da ReligiãoSILVA, Valmor dahttp://lattes.cnpq.br/9309261304512694Araújo, Cristiano SantosSantos, Jeová Rodrigues dosQuadros, Eduardo Gusmão deVieira, Geruza Silva de OliveiraFerreira, Valdivino José2020-11-23T19:47:46Z2020-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfFerreira, Valdivino José. A pedagogia de Jesus através do uso de provérbios segundo o Evangelho de Lucas. 2020. 245 f. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4546porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2020-11-24T04:00:30Zoai:ambar:tede/4546Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932020-11-24T04:00:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv A pedagogia de Jesus através do uso de provérbios segundo o Evangelho de Lucas
Jesus' pedagogy through the use of proverbs according to the Gospel of Luke
title A pedagogia de Jesus através do uso de provérbios segundo o Evangelho de Lucas
spellingShingle A pedagogia de Jesus através do uso de provérbios segundo o Evangelho de Lucas
Ferreira, Valdivino José
Sabedoria. Provérbio. Pedagogia. Evangelho de Lucas. Contemporaneidade.
Wisdom. Proverbs. Pedagogy. Luke's Gospel. Contemporaneity.
Ciências Humanas: Teologia
title_short A pedagogia de Jesus através do uso de provérbios segundo o Evangelho de Lucas
title_full A pedagogia de Jesus através do uso de provérbios segundo o Evangelho de Lucas
title_fullStr A pedagogia de Jesus através do uso de provérbios segundo o Evangelho de Lucas
title_full_unstemmed A pedagogia de Jesus através do uso de provérbios segundo o Evangelho de Lucas
title_sort A pedagogia de Jesus através do uso de provérbios segundo o Evangelho de Lucas
author Ferreira, Valdivino José
author_facet Ferreira, Valdivino José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Valmor da
http://lattes.cnpq.br/9309261304512694
Araújo, Cristiano Santos
Santos, Jeová Rodrigues dos
Quadros, Eduardo Gusmão de
Vieira, Geruza Silva de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Valdivino José
dc.subject.por.fl_str_mv Sabedoria. Provérbio. Pedagogia. Evangelho de Lucas. Contemporaneidade.
Wisdom. Proverbs. Pedagogy. Luke's Gospel. Contemporaneity.
Ciências Humanas: Teologia
topic Sabedoria. Provérbio. Pedagogia. Evangelho de Lucas. Contemporaneidade.
Wisdom. Proverbs. Pedagogy. Luke's Gospel. Contemporaneity.
Ciências Humanas: Teologia
description A pesquisa sobre a pedagogia de Jesus quando usou de provérbios segundo as narrativas do terceiro Evangelho, consiste em analisar o uso de tais sentenças na proposta pedagógica de Jesus refletindo sobre os limites e as possibilidades de sua aplicação no mundo da educação da sociedade contemporânea. A metodologia, através da investigação bibliográfica, se refere à revisão sistemática da literatura a partir dos principais aportes teóricos que fundamentam a presente tese, por meio de livros, dicionários, periódicos, artigos, sites da internet entre outros. E, numa perspectiva de abordagem são priorizadas as metodologias dedutivas e dialética para refletir criticamente sobre a proposta de Jesus em relação à educação contemporânea. Desde os primórdios da humanidade, há registros de iniciativas pedagógicas de ensino contracorrente provenientes da sabedoria popular e que contribuem com propostas educativas que dasalienem, sobretudo, os excluídos sociais de uma dada realidade. A composição textual, a partir dos ditados populares da pedagogia de Jesus segundo o evangelho de Lucas, possibilita compreender os limites e as possibilidades dos princípios e das reflexões sobre a educação, considerando as especificidades conjugadas pelo tempo e espaço das conjunturas socioculturais, políticas e educacionais. E nesse ínterim, se estabelece a análise crítica de uma educação de qualidade e autônoma como inspiração para o sistema educativo contemporâneo que priorize o saber fazer dos educandos(as), bem como os valores essenciais que garantem atitudes éticas e, por isso, uma participação livre e consciente de todos(as) os cidadãos(ãs) brasileiros(as). Por fim, as discussões propõem as experiências de ensino através de provérbios também na educação contemporânea, e, por isso, é cogente pensar a continuidade da pesquisa, através de um estudo de campo, para refletir ainda mais sobre a proposta educativa de Jesus para a pedagogia contemporânea
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-23T19:47:46Z
2020-08-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ferreira, Valdivino José. A pedagogia de Jesus através do uso de provérbios segundo o Evangelho de Lucas. 2020. 245 f. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4546
identifier_str_mv Ferreira, Valdivino José. A pedagogia de Jesus através do uso de provérbios segundo o Evangelho de Lucas. 2020. 245 f. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Teologia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Teologia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791402509631488