Estudo exegético teológico do dilúvio em Gn 6-9: relato sacerdotal com acréscimos tardios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Mariosan de Sousa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4709
Resumo: O relatato de Gn 6-9, conhecido como o dilúvio de Noé, é uma narrativa compósita de confecção tardia e com finalidades muito abrangentes, para além de um simples integração da "história da origens". O trabalho desta pesquisa contextualiza o relato do dilúvio no terreno movediço da história da composição do Pentateuco em geral e em particular questiona as fontes que compõem a narrativa do dilúvio. A hipótese demonstrada é de que a análise do texto em questão evidencia uma única fonte de base, aquela sacerdotal, para o episódio do dilúvio e alguns fragmentos não sacerdotais, os quais não possuem os elementos essenciais mínimos para uma narrativa completa e independente. O exilados da Babilônio entraram em contato com os poemas de dilúvio e, ao término do domínio babilônico, os repatriados, liderados pelos sacerdotes pretenderam direito à terra prometida. Serviram-se do narrativa sacerdotal do dilúvio para construir um Noé justo, integro entre seus contemporâneos, como aquele destinatário de uma aliança perene. Se a aliança mosaica, bilateral e condicionada à sua observância, foi rompida pela infidelidade do povo, a aliança com Noé é perene, unilateral, incondicionada, portanto eterna. Este é o ponto arquimediano, a partir do qual se pode mover a reconstrução de um mundo novo. De outro lado, os remanescentes da terra também pretenderam ser os legítimos herdeiros da terra. Criaram suas tradições e possivelmente uma versão resumida, oral, do dilúvio, com um herói de nome diferente, cujas qualidades estão ligadas ao solo e ao culto patriarcal. Por fim, a pesquisa procura, contextualizando as tradições, evidenciar a teologia de cada uma delas e suas valências sociais e políticas em ordem à reconstrução nacional
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A hipótese demonstrada é de que a análise do texto em questão evidencia uma única fonte de base, aquela sacerdotal, para o episódio do dilúvio e alguns fragmentos não sacerdotais, os quais não possuem os elementos essenciais mínimos para uma narrativa completa e independente. O exilados da Babilônio entraram em contato com os poemas de dilúvio e, ao término do domínio babilônico, os repatriados, liderados pelos sacerdotes pretenderam direito à terra prometida. Serviram-se do narrativa sacerdotal do dilúvio para construir um Noé justo, integro entre seus contemporâneos, como aquele destinatário de uma aliança perene. Se a aliança mosaica, bilateral e condicionada à sua observância, foi rompida pela infidelidade do povo, a aliança com Noé é perene, unilateral, incondicionada, portanto eterna. Este é o ponto arquimediano, a partir do qual se pode mover a reconstrução de um mundo novo. De outro lado, os remanescentes da terra também pretenderam ser os legítimos herdeiros da terra. Criaram suas tradições e possivelmente uma versão resumida, oral, do dilúvio, com um herói de nome diferente, cujas qualidades estão ligadas ao solo e ao culto patriarcal. Por fim, a pesquisa procura, contextualizando as tradições, evidenciar a teologia de cada uma delas e suas valências sociais e políticas em ordem à reconstrução nacionalThe account of Gen 6-9, known as Noah's flood, is a composite narrative of late making and with very comprehensive purposes, beyond a simple integration of the "history of origins". The work of this research contextualizes the account of the deluge in the shifting terrain of the history of the composition of the Pentateuch in general and in particular it questions the sources that make up the narrative of the deluge. The hypothesis demonstrated is that the analysis of the text in question shows a single source of base, the priestly one, for the episode of the flood and some non-priestly fragments, which do not have the minimum essential elements for a complete and independent narrative. The Babylonian exiles came into contact with the flood poems and, at the end of the Babylonian rule, the repatriates, led by the priests, claimed the right to the promised land. They used the priestly narrative of the flood to build up the figure of Noah, who was upright, righteous among his contemporaries, as the receiver of a perennial convenant. If the Mosaic covenant, bilateral and conditioned to its observance, was broken by the people's infidelity, the covenant with Noah is perennial, unilateral, unconditioned, and therefore eternal. This is the Archimedean point from which the reconstruction of a new world can be possible. On the other hand, the remnants of the land also claimed to be the legitimate heirs of the land. They created their traditions and possibly an abridged, oral version of the flood, with a hero with a different name, whose qualities are linked to the soil and the patriarchal cult. Finally, the research seeks, contextualizing the traditions, to highlight the theology of each one of them and their social and political valences in order to national reconstructionPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de TeologiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da ReligiãoSilva, Valmor dahttp://lattes.cnpq.br/9309261304512694Silva, Valmor daArtuso, VicenteRibeiro, Osvaldo LuizFerreira, Joel AntônioMarques, Mariosan de Sousa2021-10-05T17:50:05Z2021-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMarques, Mariosan de Sousa. Estudo exegético teológico do dilúvio em Gn 6-9: relato sacerdotal com acréscimos tardios. 2021. 125 fl. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4709porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2021-10-06T04:00:36Zoai:ambar:tede/4709Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932021-10-06T04:00:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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