Alteridades invisibilizadas: culturas infantis Iny Karajá na escola urbana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4554 |
Resumo: | O presente trabalho, inscrito na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura objetivou apreender elementos constitutivos da alteridade da criança Iny Karajá e suas culturas infantis no espaço da escola urbana. Constitui objeto de estudo desta pesquisa as culturas infantis e sua relação com a construção da alteridade. Esta investigação tem como referência crítica os processos de exclusão e inclusão gerados no processo de sociabilidade entre índios e não índios na escola. Portanto, procurou elucidar o problema de pesquisa a partir da seguinte questão central: Que elementos da escola urbana se interpõem como processos que contribuem/dificultam a construção das culturas infantis e alteridade da criança Iny Karajá? Um ponto a ser ressaltado é a compreensão do objeto a partir das proposições interdisciplinares à luz dos Estudos da Criança. Após exaustivo estudo do estado do conhecimento sobre o tema, foram analisadas teses e dissertações publicadas no portal da Capes nos últimos cinco anos, a fim de mapear as produções realizadas no Brasil acerca da criança e da infância indígena em contexto urbano. Após este mapeamento, iniciou-se a pesquisa bibliográfica com estudos teóricos sobre a temática e, em seguida, a pesquisa de campo na escola urbana à qual recebe crianças indígenas da etnia Iny Karajá. E, por fim, passou-se a análise dos dados coletados a partir dos fundamentos da teoria crítica e da abordagem materialista histórica dialética baseada nos nexos constitutivos na história, nas contradições de classe, na atividade humana, no movimento. Os resultados deste estudo indicaram a ausência de protagonismo infantil da criança indígena Iny Karajá durante as brincadeiras entre pares no âmbito da escola urbana, bem com a ausência de políticas educacionais e gestão escolar que considere as especificidades culturais dessas crianças. Esta criança não aparece no cenário escolar como ator social capaz de produzir e reproduzir cultura devido à invisibilização dada pela escola para estas crianças. Portanto, considera-se que a ausência da apreensão da cultura indígena e sua desvalorização são aspectos que contribuíram para invisibilizar as crianças indígenas e preterir sua voz |
id |
PUC_GO_b9c8aba0f7e6caf82653b388d446ef1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/4554 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
Alteridades invisibilizadas: culturas infantis Iny Karajá na escola urbanaInvisible alterities: children's cultures Iny Karajá in the urban schoolAlteridade indígena. Infância indígena. Criança Inỹ Karajá. Culturas infantis.Indigenous otherness. Indigenous childhood. Inỹ Karajá child. Child culturesCiências Humanas: EducaçãoO presente trabalho, inscrito na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura objetivou apreender elementos constitutivos da alteridade da criança Iny Karajá e suas culturas infantis no espaço da escola urbana. Constitui objeto de estudo desta pesquisa as culturas infantis e sua relação com a construção da alteridade. Esta investigação tem como referência crítica os processos de exclusão e inclusão gerados no processo de sociabilidade entre índios e não índios na escola. Portanto, procurou elucidar o problema de pesquisa a partir da seguinte questão central: Que elementos da escola urbana se interpõem como processos que contribuem/dificultam a construção das culturas infantis e alteridade da criança Iny Karajá? Um ponto a ser ressaltado é a compreensão do objeto a partir das proposições interdisciplinares à luz dos Estudos da Criança. Após exaustivo estudo do estado do conhecimento sobre o tema, foram analisadas teses e dissertações publicadas no portal da Capes nos últimos cinco anos, a fim de mapear as produções realizadas no Brasil acerca da criança e da infância indígena em contexto urbano. Após este mapeamento, iniciou-se a pesquisa bibliográfica com estudos teóricos sobre a temática e, em seguida, a pesquisa de campo na escola urbana à qual recebe crianças indígenas da etnia Iny Karajá. E, por fim, passou-se a análise dos dados coletados a partir dos fundamentos da teoria crítica e da abordagem materialista histórica dialética baseada nos nexos constitutivos na história, nas contradições de classe, na atividade humana, no movimento. Os resultados deste estudo indicaram a ausência de protagonismo infantil da criança indígena Iny Karajá durante as brincadeiras entre pares no âmbito da escola urbana, bem com a ausência de políticas educacionais e gestão escolar que considere as especificidades culturais dessas crianças. Esta criança não aparece no cenário escolar como ator social capaz de produzir e reproduzir cultura devido à invisibilização dada pela escola para estas crianças. Portanto, considera-se que a ausência da apreensão da cultura indígena e sua desvalorização são aspectos que contribuíram para invisibilizar as crianças indígenas e preterir sua vozThis work, registered under Education, Society and Culture research field, aimed to apprehend otherness constitutive elements from Iny Karajá child and its childish culture inside urban school's environment. Children's cultures and their relationship with the construction of otherness compose the object of study in this research. This investigation has, as a critical reference, the exclusion and inclusion processes generated in the process of sociability between indigenous and non-indigenous at school. Therefore, it was tried to elucidate the research problem from the following central question: Which urban school elements are interposed as processes that contribute or hinder the construction of children's cultures and Iny Karajá children's otherness? A point to be highlighted is the understanding of the object from interdisciplinary propositions under Child Studies' eyes. After an exhaustive study of the state of knowledge on the topic, theses and dissertations that were published on Capes portal over the past five years were analyzed in order to track productions made in Brazil about indigenous children and childhood in an urban context. After that, a bibliographic research was started with theoretical studies on the subject and, then, the field research at the urban school which receives Iny Karajá indigenous children. Finally, the collected data analysis was conducted from the foundations of critical theory and the historic dialectical materialist approach based on the constitutive nexuses in history, class contradictions, human activity and movement. The results of this study indicated the absence of indigenous Iny Karajá child protagonism during games between peers within the urban school, as well as the absence of educational policies and school management that considers cultural specificities of these children. This child does not appear on the school scenery as social actor capable of producing and reproducing culture due to the invisibility given by the school to these children. Therefore, it is considered that the absence of indigenous culture awareness and its devaluation are aspects that contribute to make indigenous children invisible and to deprive their voicePontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoSiqueira, Romilson Martinshttp://lattes.cnpq.br/9733311215027749Oliveira, Sheila Santos deSobrinho, Roberto Sanches NubaracMoura, Marlene Castro Ossami deRodrigues, Divino de Jesus da SilvaSantos, Suelene Maria dos2020-12-01T18:48:07Z2020-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSantos, Suelene Maria dos. Alteridades invisibilizadas: culturas infantis Iny Karajá na escola urbana. 2020. 354 f. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4554porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2020-12-02T04:00:22Zoai:ambar:tede/4554Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932020-12-02T04:00:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alteridades invisibilizadas: culturas infantis Iny Karajá na escola urbana Invisible alterities: children's cultures Iny Karajá in the urban school |
title |
Alteridades invisibilizadas: culturas infantis Iny Karajá na escola urbana |
spellingShingle |
Alteridades invisibilizadas: culturas infantis Iny Karajá na escola urbana Santos, Suelene Maria dos Alteridade indígena. Infância indígena. Criança Inỹ Karajá. Culturas infantis. Indigenous otherness. Indigenous childhood. Inỹ Karajá child. Child cultures Ciências Humanas: Educação |
title_short |
Alteridades invisibilizadas: culturas infantis Iny Karajá na escola urbana |
title_full |
Alteridades invisibilizadas: culturas infantis Iny Karajá na escola urbana |
title_fullStr |
Alteridades invisibilizadas: culturas infantis Iny Karajá na escola urbana |
title_full_unstemmed |
Alteridades invisibilizadas: culturas infantis Iny Karajá na escola urbana |
title_sort |
Alteridades invisibilizadas: culturas infantis Iny Karajá na escola urbana |
author |
Santos, Suelene Maria dos |
author_facet |
Santos, Suelene Maria dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Siqueira, Romilson Martins http://lattes.cnpq.br/9733311215027749 Oliveira, Sheila Santos de Sobrinho, Roberto Sanches Nubarac Moura, Marlene Castro Ossami de Rodrigues, Divino de Jesus da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Suelene Maria dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alteridade indígena. Infância indígena. Criança Inỹ Karajá. Culturas infantis. Indigenous otherness. Indigenous childhood. Inỹ Karajá child. Child cultures Ciências Humanas: Educação |
topic |
Alteridade indígena. Infância indígena. Criança Inỹ Karajá. Culturas infantis. Indigenous otherness. Indigenous childhood. Inỹ Karajá child. Child cultures Ciências Humanas: Educação |
description |
O presente trabalho, inscrito na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura objetivou apreender elementos constitutivos da alteridade da criança Iny Karajá e suas culturas infantis no espaço da escola urbana. Constitui objeto de estudo desta pesquisa as culturas infantis e sua relação com a construção da alteridade. Esta investigação tem como referência crítica os processos de exclusão e inclusão gerados no processo de sociabilidade entre índios e não índios na escola. Portanto, procurou elucidar o problema de pesquisa a partir da seguinte questão central: Que elementos da escola urbana se interpõem como processos que contribuem/dificultam a construção das culturas infantis e alteridade da criança Iny Karajá? Um ponto a ser ressaltado é a compreensão do objeto a partir das proposições interdisciplinares à luz dos Estudos da Criança. Após exaustivo estudo do estado do conhecimento sobre o tema, foram analisadas teses e dissertações publicadas no portal da Capes nos últimos cinco anos, a fim de mapear as produções realizadas no Brasil acerca da criança e da infância indígena em contexto urbano. Após este mapeamento, iniciou-se a pesquisa bibliográfica com estudos teóricos sobre a temática e, em seguida, a pesquisa de campo na escola urbana à qual recebe crianças indígenas da etnia Iny Karajá. E, por fim, passou-se a análise dos dados coletados a partir dos fundamentos da teoria crítica e da abordagem materialista histórica dialética baseada nos nexos constitutivos na história, nas contradições de classe, na atividade humana, no movimento. Os resultados deste estudo indicaram a ausência de protagonismo infantil da criança indígena Iny Karajá durante as brincadeiras entre pares no âmbito da escola urbana, bem com a ausência de políticas educacionais e gestão escolar que considere as especificidades culturais dessas crianças. Esta criança não aparece no cenário escolar como ator social capaz de produzir e reproduzir cultura devido à invisibilização dada pela escola para estas crianças. Portanto, considera-se que a ausência da apreensão da cultura indígena e sua desvalorização são aspectos que contribuíram para invisibilizar as crianças indígenas e preterir sua voz |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-01T18:48:07Z 2020-09-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Santos, Suelene Maria dos. Alteridades invisibilizadas: culturas infantis Iny Karajá na escola urbana. 2020. 354 f. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia. http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4554 |
identifier_str_mv |
Santos, Suelene Maria dos. Alteridades invisibilizadas: culturas infantis Iny Karajá na escola urbana. 2020. 354 f. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia. |
url |
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4554 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1796791402534797312 |