Alteridades invisibilizadas: culturas infantis Iny Karajá na escola urbana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Suelene Maria dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4554
Resumo: O presente trabalho, inscrito na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura objetivou apreender elementos constitutivos da alteridade da criança Iny Karajá e suas culturas infantis no espaço da escola urbana. Constitui objeto de estudo desta pesquisa as culturas infantis e sua relação com a construção da alteridade. Esta investigação tem como referência crítica os processos de exclusão e inclusão gerados no processo de sociabilidade entre índios e não índios na escola. Portanto, procurou elucidar o problema de pesquisa a partir da seguinte questão central: Que elementos da escola urbana se interpõem como processos que contribuem/dificultam a construção das culturas infantis e alteridade da criança Iny Karajá? Um ponto a ser ressaltado é a compreensão do objeto a partir das proposições interdisciplinares à luz dos Estudos da Criança. Após exaustivo estudo do estado do conhecimento sobre o tema, foram analisadas teses e dissertações publicadas no portal da Capes nos últimos cinco anos, a fim de mapear as produções realizadas no Brasil acerca da criança e da infância indígena em contexto urbano. Após este mapeamento, iniciou-se a pesquisa bibliográfica com estudos teóricos sobre a temática e, em seguida, a pesquisa de campo na escola urbana à qual recebe crianças indígenas da etnia Iny Karajá. E, por fim, passou-se a análise dos dados coletados a partir dos fundamentos da teoria crítica e da abordagem materialista histórica dialética baseada nos nexos constitutivos na história, nas contradições de classe, na atividade humana, no movimento. Os resultados deste estudo indicaram a ausência de protagonismo infantil da criança indígena Iny Karajá durante as brincadeiras entre pares no âmbito da escola urbana, bem com a ausência de políticas educacionais e gestão escolar que considere as especificidades culturais dessas crianças. Esta criança não aparece no cenário escolar como ator social capaz de produzir e reproduzir cultura devido à invisibilização dada pela escola para estas crianças. Portanto, considera-se que a ausência da apreensão da cultura indígena e sua desvalorização são aspectos que contribuíram para invisibilizar as crianças indígenas e preterir sua voz
id PUC_GO_b9c8aba0f7e6caf82653b388d446ef1b
oai_identifier_str oai:ambar:tede/4554
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling Alteridades invisibilizadas: culturas infantis Iny Karajá na escola urbanaInvisible alterities: children's cultures Iny Karajá in the urban schoolAlteridade indígena. Infância indígena. Criança Inỹ Karajá. Culturas infantis.Indigenous otherness. Indigenous childhood. Inỹ Karajá child. Child culturesCiências Humanas: EducaçãoO presente trabalho, inscrito na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura objetivou apreender elementos constitutivos da alteridade da criança Iny Karajá e suas culturas infantis no espaço da escola urbana. Constitui objeto de estudo desta pesquisa as culturas infantis e sua relação com a construção da alteridade. Esta investigação tem como referência crítica os processos de exclusão e inclusão gerados no processo de sociabilidade entre índios e não índios na escola. Portanto, procurou elucidar o problema de pesquisa a partir da seguinte questão central: Que elementos da escola urbana se interpõem como processos que contribuem/dificultam a construção das culturas infantis e alteridade da criança Iny Karajá? Um ponto a ser ressaltado é a compreensão do objeto a partir das proposições interdisciplinares à luz dos Estudos da Criança. Após exaustivo estudo do estado do conhecimento sobre o tema, foram analisadas teses e dissertações publicadas no portal da Capes nos últimos cinco anos, a fim de mapear as produções realizadas no Brasil acerca da criança e da infância indígena em contexto urbano. Após este mapeamento, iniciou-se a pesquisa bibliográfica com estudos teóricos sobre a temática e, em seguida, a pesquisa de campo na escola urbana à qual recebe crianças indígenas da etnia Iny Karajá. E, por fim, passou-se a análise dos dados coletados a partir dos fundamentos da teoria crítica e da abordagem materialista histórica dialética baseada nos nexos constitutivos na história, nas contradições de classe, na atividade humana, no movimento. Os resultados deste estudo indicaram a ausência de protagonismo infantil da criança indígena Iny Karajá durante as brincadeiras entre pares no âmbito da escola urbana, bem com a ausência de políticas educacionais e gestão escolar que considere as especificidades culturais dessas crianças. Esta criança não aparece no cenário escolar como ator social capaz de produzir e reproduzir cultura devido à invisibilização dada pela escola para estas crianças. Portanto, considera-se que a ausência da apreensão da cultura indígena e sua desvalorização são aspectos que contribuíram para invisibilizar as crianças indígenas e preterir sua vozThis work, registered under Education, Society and Culture research field, aimed to apprehend otherness constitutive elements from Iny Karajá child and its childish culture inside urban school's environment. Children's cultures and their relationship with the construction of otherness compose the object of study in this research. This investigation has, as a critical reference, the exclusion and inclusion processes generated in the process of sociability between indigenous and non-indigenous at school. Therefore, it was tried to elucidate the research problem from the following central question: Which urban school elements are interposed as processes that contribute or hinder the construction of children's cultures and Iny Karajá children's otherness? A point to be highlighted is the understanding of the object from interdisciplinary propositions under Child Studies' eyes. After an exhaustive study of the state of knowledge on the topic, theses and dissertations that were published on Capes portal over the past five years were analyzed in order to track productions made in Brazil about indigenous children and childhood in an urban context. After that, a bibliographic research was started with theoretical studies on the subject and, then, the field research at the urban school which receives Iny Karajá indigenous children. Finally, the collected data analysis was conducted from the foundations of critical theory and the historic dialectical materialist approach based on the constitutive nexuses in history, class contradictions, human activity and movement. The results of this study indicated the absence of indigenous Iny Karajá child protagonism during games between peers within the urban school, as well as the absence of educational policies and school management that considers cultural specificities of these children. This child does not appear on the school scenery as social actor capable of producing and reproducing culture due to the invisibility given by the school to these children. Therefore, it is considered that the absence of indigenous culture awareness and its devaluation are aspects that contribute to make indigenous children invisible and to deprive their voicePontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoSiqueira, Romilson Martinshttp://lattes.cnpq.br/9733311215027749Oliveira, Sheila Santos deSobrinho, Roberto Sanches NubaracMoura, Marlene Castro Ossami deRodrigues, Divino de Jesus da SilvaSantos, Suelene Maria dos2020-12-01T18:48:07Z2020-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSantos, Suelene Maria dos. Alteridades invisibilizadas: culturas infantis Iny Karajá na escola urbana. 2020. 354 f. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4554porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2020-12-02T04:00:22Zoai:ambar:tede/4554Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932020-12-02T04:00:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Alteridades invisibilizadas: culturas infantis Iny Karajá na escola urbana
Invisible alterities: children's cultures Iny Karajá in the urban school
title Alteridades invisibilizadas: culturas infantis Iny Karajá na escola urbana
spellingShingle Alteridades invisibilizadas: culturas infantis Iny Karajá na escola urbana
Santos, Suelene Maria dos
Alteridade indígena. Infância indígena. Criança Inỹ Karajá. Culturas infantis.
Indigenous otherness. Indigenous childhood. Inỹ Karajá child. Child cultures
Ciências Humanas: Educação
title_short Alteridades invisibilizadas: culturas infantis Iny Karajá na escola urbana
title_full Alteridades invisibilizadas: culturas infantis Iny Karajá na escola urbana
title_fullStr Alteridades invisibilizadas: culturas infantis Iny Karajá na escola urbana
title_full_unstemmed Alteridades invisibilizadas: culturas infantis Iny Karajá na escola urbana
title_sort Alteridades invisibilizadas: culturas infantis Iny Karajá na escola urbana
author Santos, Suelene Maria dos
author_facet Santos, Suelene Maria dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Siqueira, Romilson Martins
http://lattes.cnpq.br/9733311215027749
Oliveira, Sheila Santos de
Sobrinho, Roberto Sanches Nubarac
Moura, Marlene Castro Ossami de
Rodrigues, Divino de Jesus da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Suelene Maria dos
dc.subject.por.fl_str_mv Alteridade indígena. Infância indígena. Criança Inỹ Karajá. Culturas infantis.
Indigenous otherness. Indigenous childhood. Inỹ Karajá child. Child cultures
Ciências Humanas: Educação
topic Alteridade indígena. Infância indígena. Criança Inỹ Karajá. Culturas infantis.
Indigenous otherness. Indigenous childhood. Inỹ Karajá child. Child cultures
Ciências Humanas: Educação
description O presente trabalho, inscrito na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura objetivou apreender elementos constitutivos da alteridade da criança Iny Karajá e suas culturas infantis no espaço da escola urbana. Constitui objeto de estudo desta pesquisa as culturas infantis e sua relação com a construção da alteridade. Esta investigação tem como referência crítica os processos de exclusão e inclusão gerados no processo de sociabilidade entre índios e não índios na escola. Portanto, procurou elucidar o problema de pesquisa a partir da seguinte questão central: Que elementos da escola urbana se interpõem como processos que contribuem/dificultam a construção das culturas infantis e alteridade da criança Iny Karajá? Um ponto a ser ressaltado é a compreensão do objeto a partir das proposições interdisciplinares à luz dos Estudos da Criança. Após exaustivo estudo do estado do conhecimento sobre o tema, foram analisadas teses e dissertações publicadas no portal da Capes nos últimos cinco anos, a fim de mapear as produções realizadas no Brasil acerca da criança e da infância indígena em contexto urbano. Após este mapeamento, iniciou-se a pesquisa bibliográfica com estudos teóricos sobre a temática e, em seguida, a pesquisa de campo na escola urbana à qual recebe crianças indígenas da etnia Iny Karajá. E, por fim, passou-se a análise dos dados coletados a partir dos fundamentos da teoria crítica e da abordagem materialista histórica dialética baseada nos nexos constitutivos na história, nas contradições de classe, na atividade humana, no movimento. Os resultados deste estudo indicaram a ausência de protagonismo infantil da criança indígena Iny Karajá durante as brincadeiras entre pares no âmbito da escola urbana, bem com a ausência de políticas educacionais e gestão escolar que considere as especificidades culturais dessas crianças. Esta criança não aparece no cenário escolar como ator social capaz de produzir e reproduzir cultura devido à invisibilização dada pela escola para estas crianças. Portanto, considera-se que a ausência da apreensão da cultura indígena e sua desvalorização são aspectos que contribuíram para invisibilizar as crianças indígenas e preterir sua voz
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-01T18:48:07Z
2020-09-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Santos, Suelene Maria dos. Alteridades invisibilizadas: culturas infantis Iny Karajá na escola urbana. 2020. 354 f. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4554
identifier_str_mv Santos, Suelene Maria dos. Alteridades invisibilizadas: culturas infantis Iny Karajá na escola urbana. 2020. 354 f. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791402534797312