As contribuições de Adorno para pensar a educação para a autonomia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1242 |
Resumo: | A educação tem sido objeto de discussão sob o enfoque da Teoria Crítica e de seus estudiosos. Nesta pesquisa, limitou-se a concepção da educação como forma de autonomia do sujeito. O principal objetivo foi refletir sobre os conceitos adornianos e sua contribuição para pensar a educação como possibilidade para a emancipação do indivíduo. Para isso buscou-se levantar os aspectos históricos que culminaram com o movimento da Teoria Crítica e que são determinantes para melhor entendê-la no contexto político, social e cultural. Foram discutidos os conceitos de educação, emancipação, autonomia e barbárie e a importância da escola no contexto da Teoria Crítica. A opção pelo tema, Contribuições de Adorno para pensar a educação para a autonomia, deveu-se a discussões e leituras sobre o papel da educação e ao trabalho do teórico da Escola de Frankfurt que ansiava pela conquista da liberdade do pensamento através da emancipação, vinculada à educação e cultura social de forma ampla. A pesquisa foi de cunho essencialmente teórico ancorada na filosofia de Adorno e estudiosos da Teoria Crítica. As reflexões aqui registradas mostram a importância da educação além dos muros da escola, assim como a relevância das instituições escolares como elementos fundamentais na formação do indivíduo. |
id |
PUC_GO_b9fe7c21697a3096c77eb45fa39303a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/1242 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
As contribuições de Adorno para pensar a educação para a autonomiaTeoria críticaeducação e autonomiaCritical theoryeducation and autonomyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA educação tem sido objeto de discussão sob o enfoque da Teoria Crítica e de seus estudiosos. Nesta pesquisa, limitou-se a concepção da educação como forma de autonomia do sujeito. O principal objetivo foi refletir sobre os conceitos adornianos e sua contribuição para pensar a educação como possibilidade para a emancipação do indivíduo. Para isso buscou-se levantar os aspectos históricos que culminaram com o movimento da Teoria Crítica e que são determinantes para melhor entendê-la no contexto político, social e cultural. Foram discutidos os conceitos de educação, emancipação, autonomia e barbárie e a importância da escola no contexto da Teoria Crítica. A opção pelo tema, Contribuições de Adorno para pensar a educação para a autonomia, deveu-se a discussões e leituras sobre o papel da educação e ao trabalho do teórico da Escola de Frankfurt que ansiava pela conquista da liberdade do pensamento através da emancipação, vinculada à educação e cultura social de forma ampla. A pesquisa foi de cunho essencialmente teórico ancorada na filosofia de Adorno e estudiosos da Teoria Crítica. As reflexões aqui registradas mostram a importância da educação além dos muros da escola, assim como a relevância das instituições escolares como elementos fundamentais na formação do indivíduo.The education has been object of constant discussion under the approach of Critical Theory and studious of the subject. In this research, it was delimited the conception of the education as form of autonomy of the citizen. The main objective was to reflect on the adornianos concepts and its contribution to think the education as possibility for the emancipation of the individual. For this one searched to raise the historical aspects that had culminated with the movement of the Critical Theory and that they are determinative for better understand it in the context of the Critical Theory. The option for the subject, Contributions of Adorno to think about education for the autonomy, had it discussions and readings on the role of the education and to the work of theoretician of the School of Frankfurt that yearned for the conquest of the freedom of the thought through the entailed emancipation to the education and social culture of ample form. The research was essentially theoretician anchored in the studious philosophy of Adorno and of the Critical Theory. The reflections registered here show the importance of the education beyond the walls of the school, as well as the relevance of the pertaining to school institutions as basic elements in the formation of the individual.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoTernes, Joséhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796259Y9Roure, Glacy Queirós dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792675Z1Zanolla, Silvia Rosa da Silvahttp://lattes.cnpq.br/5315228656448708Peres, Vanilde Alves2016-07-27T13:54:26Z2010-03-042010-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPERES, Vanilde Alves. As contribuições de Adorno para pensar a educação para a autonomia. 2010. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2010.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1242porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-12T22:55:36Zoai:ambar:tede/1242Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-12T22:55:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As contribuições de Adorno para pensar a educação para a autonomia |
title |
As contribuições de Adorno para pensar a educação para a autonomia |
spellingShingle |
As contribuições de Adorno para pensar a educação para a autonomia Peres, Vanilde Alves Teoria crítica educação e autonomia Critical theory education and autonomy CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
As contribuições de Adorno para pensar a educação para a autonomia |
title_full |
As contribuições de Adorno para pensar a educação para a autonomia |
title_fullStr |
As contribuições de Adorno para pensar a educação para a autonomia |
title_full_unstemmed |
As contribuições de Adorno para pensar a educação para a autonomia |
title_sort |
As contribuições de Adorno para pensar a educação para a autonomia |
author |
Peres, Vanilde Alves |
author_facet |
Peres, Vanilde Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ternes, José http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796259Y9 Roure, Glacy Queirós de http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792675Z1 Zanolla, Silvia Rosa da Silva http://lattes.cnpq.br/5315228656448708 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peres, Vanilde Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria crítica educação e autonomia Critical theory education and autonomy CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Teoria crítica educação e autonomia Critical theory education and autonomy CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A educação tem sido objeto de discussão sob o enfoque da Teoria Crítica e de seus estudiosos. Nesta pesquisa, limitou-se a concepção da educação como forma de autonomia do sujeito. O principal objetivo foi refletir sobre os conceitos adornianos e sua contribuição para pensar a educação como possibilidade para a emancipação do indivíduo. Para isso buscou-se levantar os aspectos históricos que culminaram com o movimento da Teoria Crítica e que são determinantes para melhor entendê-la no contexto político, social e cultural. Foram discutidos os conceitos de educação, emancipação, autonomia e barbárie e a importância da escola no contexto da Teoria Crítica. A opção pelo tema, Contribuições de Adorno para pensar a educação para a autonomia, deveu-se a discussões e leituras sobre o papel da educação e ao trabalho do teórico da Escola de Frankfurt que ansiava pela conquista da liberdade do pensamento através da emancipação, vinculada à educação e cultura social de forma ampla. A pesquisa foi de cunho essencialmente teórico ancorada na filosofia de Adorno e estudiosos da Teoria Crítica. As reflexões aqui registradas mostram a importância da educação além dos muros da escola, assim como a relevância das instituições escolares como elementos fundamentais na formação do indivíduo. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-04 2010-09-23 2016-07-27T13:54:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PERES, Vanilde Alves. As contribuições de Adorno para pensar a educação para a autonomia. 2010. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2010. http://localhost:8080/tede/handle/tede/1242 |
identifier_str_mv |
PERES, Vanilde Alves. As contribuições de Adorno para pensar a educação para a autonomia. 2010. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2010. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202253918109696 |