As contribuições de Adorno para pensar a educação para a autonomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres, Vanilde Alves
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1242
Resumo: A educação tem sido objeto de discussão sob o enfoque da Teoria Crítica e de seus estudiosos. Nesta pesquisa, limitou-se a concepção da educação como forma de autonomia do sujeito. O principal objetivo foi refletir sobre os conceitos adornianos e sua contribuição para pensar a educação como possibilidade para a emancipação do indivíduo. Para isso buscou-se levantar os aspectos históricos que culminaram com o movimento da Teoria Crítica e que são determinantes para melhor entendê-la no contexto político, social e cultural. Foram discutidos os conceitos de educação, emancipação, autonomia e barbárie e a importância da escola no contexto da Teoria Crítica. A opção pelo tema, Contribuições de Adorno para pensar a educação para a autonomia, deveu-se a discussões e leituras sobre o papel da educação e ao trabalho do teórico da Escola de Frankfurt que ansiava pela conquista da liberdade do pensamento através da emancipação, vinculada à educação e cultura social de forma ampla. A pesquisa foi de cunho essencialmente teórico ancorada na filosofia de Adorno e estudiosos da Teoria Crítica. As reflexões aqui registradas mostram a importância da educação além dos muros da escola, assim como a relevância das instituições escolares como elementos fundamentais na formação do indivíduo.
id PUC_GO_b9fe7c21697a3096c77eb45fa39303a7
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1242
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling As contribuições de Adorno para pensar a educação para a autonomiaTeoria críticaeducação e autonomiaCritical theoryeducation and autonomyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA educação tem sido objeto de discussão sob o enfoque da Teoria Crítica e de seus estudiosos. Nesta pesquisa, limitou-se a concepção da educação como forma de autonomia do sujeito. O principal objetivo foi refletir sobre os conceitos adornianos e sua contribuição para pensar a educação como possibilidade para a emancipação do indivíduo. Para isso buscou-se levantar os aspectos históricos que culminaram com o movimento da Teoria Crítica e que são determinantes para melhor entendê-la no contexto político, social e cultural. Foram discutidos os conceitos de educação, emancipação, autonomia e barbárie e a importância da escola no contexto da Teoria Crítica. A opção pelo tema, Contribuições de Adorno para pensar a educação para a autonomia, deveu-se a discussões e leituras sobre o papel da educação e ao trabalho do teórico da Escola de Frankfurt que ansiava pela conquista da liberdade do pensamento através da emancipação, vinculada à educação e cultura social de forma ampla. A pesquisa foi de cunho essencialmente teórico ancorada na filosofia de Adorno e estudiosos da Teoria Crítica. As reflexões aqui registradas mostram a importância da educação além dos muros da escola, assim como a relevância das instituições escolares como elementos fundamentais na formação do indivíduo.The education has been object of constant discussion under the approach of Critical Theory and studious of the subject. In this research, it was delimited the conception of the education as form of autonomy of the citizen. The main objective was to reflect on the adornianos concepts and its contribution to think the education as possibility for the emancipation of the individual. For this one searched to raise the historical aspects that had culminated with the movement of the Critical Theory and that they are determinative for better understand it in the context of the Critical Theory. The option for the subject, Contributions of Adorno to think about education for the autonomy, had it discussions and readings on the role of the education and to the work of theoretician of the School of Frankfurt that yearned for the conquest of the freedom of the thought through the entailed emancipation to the education and social culture of ample form. The research was essentially theoretician anchored in the studious philosophy of Adorno and of the Critical Theory. The reflections registered here show the importance of the education beyond the walls of the school, as well as the relevance of the pertaining to school institutions as basic elements in the formation of the individual.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoTernes, Joséhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796259Y9Roure, Glacy Queirós dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792675Z1Zanolla, Silvia Rosa da Silvahttp://lattes.cnpq.br/5315228656448708Peres, Vanilde Alves2016-07-27T13:54:26Z2010-03-042010-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPERES, Vanilde Alves. As contribuições de Adorno para pensar a educação para a autonomia. 2010. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2010.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1242porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-12T22:55:36Zoai:ambar:tede/1242Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-12T22:55:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições de Adorno para pensar a educação para a autonomia
title As contribuições de Adorno para pensar a educação para a autonomia
spellingShingle As contribuições de Adorno para pensar a educação para a autonomia
Peres, Vanilde Alves
Teoria crítica
educação e autonomia
Critical theory
education and autonomy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short As contribuições de Adorno para pensar a educação para a autonomia
title_full As contribuições de Adorno para pensar a educação para a autonomia
title_fullStr As contribuições de Adorno para pensar a educação para a autonomia
title_full_unstemmed As contribuições de Adorno para pensar a educação para a autonomia
title_sort As contribuições de Adorno para pensar a educação para a autonomia
author Peres, Vanilde Alves
author_facet Peres, Vanilde Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ternes, José
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796259Y9
Roure, Glacy Queirós de
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792675Z1
Zanolla, Silvia Rosa da Silva
http://lattes.cnpq.br/5315228656448708
dc.contributor.author.fl_str_mv Peres, Vanilde Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria crítica
educação e autonomia
Critical theory
education and autonomy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Teoria crítica
educação e autonomia
Critical theory
education and autonomy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A educação tem sido objeto de discussão sob o enfoque da Teoria Crítica e de seus estudiosos. Nesta pesquisa, limitou-se a concepção da educação como forma de autonomia do sujeito. O principal objetivo foi refletir sobre os conceitos adornianos e sua contribuição para pensar a educação como possibilidade para a emancipação do indivíduo. Para isso buscou-se levantar os aspectos históricos que culminaram com o movimento da Teoria Crítica e que são determinantes para melhor entendê-la no contexto político, social e cultural. Foram discutidos os conceitos de educação, emancipação, autonomia e barbárie e a importância da escola no contexto da Teoria Crítica. A opção pelo tema, Contribuições de Adorno para pensar a educação para a autonomia, deveu-se a discussões e leituras sobre o papel da educação e ao trabalho do teórico da Escola de Frankfurt que ansiava pela conquista da liberdade do pensamento através da emancipação, vinculada à educação e cultura social de forma ampla. A pesquisa foi de cunho essencialmente teórico ancorada na filosofia de Adorno e estudiosos da Teoria Crítica. As reflexões aqui registradas mostram a importância da educação além dos muros da escola, assim como a relevância das instituições escolares como elementos fundamentais na formação do indivíduo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-04
2010-09-23
2016-07-27T13:54:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PERES, Vanilde Alves. As contribuições de Adorno para pensar a educação para a autonomia. 2010. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2010.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1242
identifier_str_mv PERES, Vanilde Alves. As contribuições de Adorno para pensar a educação para a autonomia. 2010. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2010.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202253918109696