ORGANIZAÇÃO ESCOLAR EM CICLOS DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO COMO FATOR DE INCLUSÃO EDUCACIONAL EM GOIÂNIA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1231 |
Resumo: | A inclusão/exclusão dos alunos trouxe para a realidade diversos debates políticos e educacionais referentes às demandas das crianças e adolescentes que apresentam necessidades especiais. Nesse contexto, a organização da escolaridade em ciclos tem sido apontada como um mecanismo de democratização da escolaridade, portanto, de inclusão educacional. Essa pesquisa é intitulada Organização Escolar em Ciclos de Formação e Desenvolvimento como Fator de Inclusão Educacional em Goiânia e tem como campo de estudo a Rede Municipal de Educação de Goiânia onde atuamos como professora. Seu objetivo é analisar a proposta dos Ciclos de Formação e Desenvolvimento Humano implantada na RME de Goiânia em 1998, como fator de inclusão educacional. A presente pesquisa é de natureza qualitativa e direciona os processos de estudo para a análise dos fatos. Está estruturada em quatro capítulos articulados à metodologia, aos objetivos e às bases teóricas que orientam a sua problemática. Identificamos diversos elementos que evidenciaram um distanciamento entre os espaços exteriores e interiores a escola. Estes elementos se referem às ações da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia propostas para a escola na época da implantação dos ciclos. A implantação dos ciclos na RME de Goiânia parece ter acontecido de cima para baixo, sem a devida interação e participação da equipe escolar e comunidade. No que se refere a inclusão na Rede, tendo por base os relatos colhidos nas entrevistas, os professores apesar de demonstrarem conhecimento das Leis que asseguram a inclusão dos alunos, ainda não compreendem a proposta de Inclusão Educacional. Todos os entrevistados relataram que a inclusão na RME de Goiânia vem se desenvolvendo com muitas dificuldades. Como reflexão final, é importante destacar que, para garantir a inclusão dos alunos na RME torna-se necessário a aceitação e envolvimento de todos os segmentos, família, escola, comunidade etc. |
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ORGANIZAÇÃO ESCOLAR EM CICLOS DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO COMO FATOR DE INCLUSÃO EDUCACIONAL EM GOIÂNIAciclos de formaçãoinclusão educacionaldesenvolvimento humano.formation cycleseducational inclusionhuman development.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA inclusão/exclusão dos alunos trouxe para a realidade diversos debates políticos e educacionais referentes às demandas das crianças e adolescentes que apresentam necessidades especiais. Nesse contexto, a organização da escolaridade em ciclos tem sido apontada como um mecanismo de democratização da escolaridade, portanto, de inclusão educacional. Essa pesquisa é intitulada Organização Escolar em Ciclos de Formação e Desenvolvimento como Fator de Inclusão Educacional em Goiânia e tem como campo de estudo a Rede Municipal de Educação de Goiânia onde atuamos como professora. Seu objetivo é analisar a proposta dos Ciclos de Formação e Desenvolvimento Humano implantada na RME de Goiânia em 1998, como fator de inclusão educacional. A presente pesquisa é de natureza qualitativa e direciona os processos de estudo para a análise dos fatos. Está estruturada em quatro capítulos articulados à metodologia, aos objetivos e às bases teóricas que orientam a sua problemática. Identificamos diversos elementos que evidenciaram um distanciamento entre os espaços exteriores e interiores a escola. Estes elementos se referem às ações da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia propostas para a escola na época da implantação dos ciclos. A implantação dos ciclos na RME de Goiânia parece ter acontecido de cima para baixo, sem a devida interação e participação da equipe escolar e comunidade. No que se refere a inclusão na Rede, tendo por base os relatos colhidos nas entrevistas, os professores apesar de demonstrarem conhecimento das Leis que asseguram a inclusão dos alunos, ainda não compreendem a proposta de Inclusão Educacional. Todos os entrevistados relataram que a inclusão na RME de Goiânia vem se desenvolvendo com muitas dificuldades. Como reflexão final, é importante destacar que, para garantir a inclusão dos alunos na RME torna-se necessário a aceitação e envolvimento de todos os segmentos, família, escola, comunidade etc.Pupils inclusion and exclusion have brought to reality several political and educational debates concerning the demands of children and adolescents with special needs. In this context, the school organization in cycles has been pointed as a mechanism of democratization of the school system, therefore, of educational inclusion. This research is intitled The School Organization in Formation Cycles and Development as a Factor of Educational Inclusion in Goiânia and it has as a study field the Rede Municipal de Educação de Goiânia where I work as a teacher. This research aims the analysis of the proposal of the Formation Cycles and the Human Development implemented in the Rede Municipal de Goiânia in 1998 as a factor of educational inclusion. This research has a qualitative nature and directs the study processes. It is divided into four chapters articulated to the methodology, the objectives and the theoretical bases which guides its problem. We identified several elements which showed the existence of a distance between the school internal and external spaces. These elements refer to the actions of Secretaria Municipal de Educação de Goiânia proposed to the schools at the time of the Cycles System implementation. The Cycles implementation in the RME of Goiânia seems to have happened from top to bottom, without the interaction and participation of the school members and the local community. Concerning the inclusion in the REM, having for basis information obtained from interviews, teachers demonstrated that although they are aware of the laws which assure the pupils inclusion, they still don t understand the Proposal of Educational Inclusion. All the interviewed teachers said that the inclusion process is facing many difficulties. As a final reflexion, it is important to emphasize that to guarantee the inclusion of students in the RME Goiânia, it is necessary the acceptance and involvement of all segments, family, school, community, etc.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoBites, Maria Francisca de Souza Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/9605710386752623Schultz, Lenita Maria Junqueirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790300H0Araújo, Denise Silvahttp://lattes.cnpq.br/2754806857545880Tiballi, Elianda Figueiredo Aranteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240E9Aguiar, Suelena de Moraes2016-07-27T13:54:22Z2009-12-172009-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAGUIAR, Suelena de Moraes. ORGANIZAÇÃO ESCOLAR EM CICLOS DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO COMO FATOR DE INCLUSÃO EDUCACIONAL EM GOIÂNIA. 2009. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1231porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-01T17:46:18Zoai:ambar:tede/1231Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-01T17:46:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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