SAÚDE-EDUCAÇÃO: SABERES, PODERES, EXPERIÊNCIAS E SINGULARIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Jaqueline Luvisotto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1059
Resumo: Nesta pesquisa, consideramos o termo "Saúde-Educação" como a área de interação entre a "Educação" e a "Saúde". Assim, considerando a necessidade de construção de outros olhares nesta área, objetivamos compreender o funcionamento do discurso em materiais educativos de campanhas preventivas, mas também, buscamos transformações de nossas próprias concepções pelas experiências de construir a pesquisa e o texto, apresentando-se então como um movimento de olhar para nosso próprio contexto e trajetória. Apesar de ser considerada uma "pesquisa qualitativa", procuramos caminhar além da dicotomização quantitativo versus qualitativo, além de apreensões e aplicações de técnicas metodológicas padronizadas, além do estabelecimento de passos completamente pré-determinados. A partir da observação, durante os meses de junho a setembro de 2011, dos materiais educativos de campanhas preventivas disponibilizados no site do Ministério da Saúde, foram selecionados para análise os materiais educativos que se relacionavam à saúde no sentido de produzir (mais) saúde , de construir corpos (mais) saudáveis . A análise do discurso dos materiais educativos selecionados foi realizada a partir das concepções de Michel Foucault, considerando a importância de se visualizar o funcionamento do discurso para compreensão das relações de poder-saber. A construção do texto, "tecido" na confluência de saberes e poderes, foi compreendida como uma possibilidade de transformações e retransformações, ao serem elaboradas experiências singulares na relação com as transformações da linguagem.
id PUC_GO_ba255844ccba3c49d94509818cbedc1e
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1059
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling SAÚDE-EDUCAÇÃO: SABERES, PODERES, EXPERIÊNCIAS E SINGULARIDADESSaúde-EducaçãoDiscursoLinguagemPoderSaberExperiênciaHealth-EducationDiscourseLanguagePowerKnowledgeExperienceCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAONesta pesquisa, consideramos o termo "Saúde-Educação" como a área de interação entre a "Educação" e a "Saúde". Assim, considerando a necessidade de construção de outros olhares nesta área, objetivamos compreender o funcionamento do discurso em materiais educativos de campanhas preventivas, mas também, buscamos transformações de nossas próprias concepções pelas experiências de construir a pesquisa e o texto, apresentando-se então como um movimento de olhar para nosso próprio contexto e trajetória. Apesar de ser considerada uma "pesquisa qualitativa", procuramos caminhar além da dicotomização quantitativo versus qualitativo, além de apreensões e aplicações de técnicas metodológicas padronizadas, além do estabelecimento de passos completamente pré-determinados. A partir da observação, durante os meses de junho a setembro de 2011, dos materiais educativos de campanhas preventivas disponibilizados no site do Ministério da Saúde, foram selecionados para análise os materiais educativos que se relacionavam à saúde no sentido de produzir (mais) saúde , de construir corpos (mais) saudáveis . A análise do discurso dos materiais educativos selecionados foi realizada a partir das concepções de Michel Foucault, considerando a importância de se visualizar o funcionamento do discurso para compreensão das relações de poder-saber. A construção do texto, "tecido" na confluência de saberes e poderes, foi compreendida como uma possibilidade de transformações e retransformações, ao serem elaboradas experiências singulares na relação com as transformações da linguagem.In this research, we considered the term "Health-Education" as the area of interaction between "Education" and "Health". Thus, considering the need to construct other perceptions in this area, we aimed to understand the functioning of discourse in educative materials of preventive campaigns, as we also sought transformations of our own conceptions, elaborating experiences during the construction of this research and this text, which was a movement of looking at our own context and trajectory. In spite of being a "qualitative research", we looked for routes to go beyond the dichotomy between quantitative and qualitative, beyond standardised methodological techniques, beyond the establishment of completely predetermined steps. During the months of June up to September 2011, we observed the educative materials of preventive campaigns that were available in the website of Ministry of Health (Brazil), and we selected the educative materials that presented relation with "health", with the following senses "to produce (more) health" and "to construct healthy (healthier) bodies", to be analysed. The analysis of discourse of the selected educative materials was based Michel Foucault´s conceptions, considering the importance of visualizing the functioning of discourse, in order to understand the relations of power and knowledge. The construction of this text, which was "woven" through the interactions among forms of knowledge and power, was understood as a possibility of transformations and retransformations, through the elaboration of singular experiences in relation to the language transformations.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoRoure, Glacy Queirós dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792675Z1Almeida, Fábio Ferreira dehttp://lattes.cnpq.br/3543790024810464Ternes, Joséhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796259Y9Marinho, Jaqueline Luvisotto2016-07-27T13:52:39Z2013-06-242012-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARINHO, Jaqueline Luvisotto. SAÚDE-EDUCAÇÃO: SABERES, PODERES, EXPERIÊNCIAS E SINGULARIDADES. 2012. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1059porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-07T21:25:53Zoai:ambar:tede/1059Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-07T21:25:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv SAÚDE-EDUCAÇÃO: SABERES, PODERES, EXPERIÊNCIAS E SINGULARIDADES
title SAÚDE-EDUCAÇÃO: SABERES, PODERES, EXPERIÊNCIAS E SINGULARIDADES
spellingShingle SAÚDE-EDUCAÇÃO: SABERES, PODERES, EXPERIÊNCIAS E SINGULARIDADES
Marinho, Jaqueline Luvisotto
Saúde-Educação
Discurso
Linguagem
Poder
Saber
Experiência
Health-Education
Discourse
Language
Power
Knowledge
Experience
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short SAÚDE-EDUCAÇÃO: SABERES, PODERES, EXPERIÊNCIAS E SINGULARIDADES
title_full SAÚDE-EDUCAÇÃO: SABERES, PODERES, EXPERIÊNCIAS E SINGULARIDADES
title_fullStr SAÚDE-EDUCAÇÃO: SABERES, PODERES, EXPERIÊNCIAS E SINGULARIDADES
title_full_unstemmed SAÚDE-EDUCAÇÃO: SABERES, PODERES, EXPERIÊNCIAS E SINGULARIDADES
title_sort SAÚDE-EDUCAÇÃO: SABERES, PODERES, EXPERIÊNCIAS E SINGULARIDADES
author Marinho, Jaqueline Luvisotto
author_facet Marinho, Jaqueline Luvisotto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Roure, Glacy Queirós de
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792675Z1
Almeida, Fábio Ferreira de
http://lattes.cnpq.br/3543790024810464
Ternes, José
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796259Y9
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho, Jaqueline Luvisotto
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde-Educação
Discurso
Linguagem
Poder
Saber
Experiência
Health-Education
Discourse
Language
Power
Knowledge
Experience
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Saúde-Educação
Discurso
Linguagem
Poder
Saber
Experiência
Health-Education
Discourse
Language
Power
Knowledge
Experience
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Nesta pesquisa, consideramos o termo "Saúde-Educação" como a área de interação entre a "Educação" e a "Saúde". Assim, considerando a necessidade de construção de outros olhares nesta área, objetivamos compreender o funcionamento do discurso em materiais educativos de campanhas preventivas, mas também, buscamos transformações de nossas próprias concepções pelas experiências de construir a pesquisa e o texto, apresentando-se então como um movimento de olhar para nosso próprio contexto e trajetória. Apesar de ser considerada uma "pesquisa qualitativa", procuramos caminhar além da dicotomização quantitativo versus qualitativo, além de apreensões e aplicações de técnicas metodológicas padronizadas, além do estabelecimento de passos completamente pré-determinados. A partir da observação, durante os meses de junho a setembro de 2011, dos materiais educativos de campanhas preventivas disponibilizados no site do Ministério da Saúde, foram selecionados para análise os materiais educativos que se relacionavam à saúde no sentido de produzir (mais) saúde , de construir corpos (mais) saudáveis . A análise do discurso dos materiais educativos selecionados foi realizada a partir das concepções de Michel Foucault, considerando a importância de se visualizar o funcionamento do discurso para compreensão das relações de poder-saber. A construção do texto, "tecido" na confluência de saberes e poderes, foi compreendida como uma possibilidade de transformações e retransformações, ao serem elaboradas experiências singulares na relação com as transformações da linguagem.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-30
2013-06-24
2016-07-27T13:52:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARINHO, Jaqueline Luvisotto. SAÚDE-EDUCAÇÃO: SABERES, PODERES, EXPERIÊNCIAS E SINGULARIDADES. 2012. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1059
identifier_str_mv MARINHO, Jaqueline Luvisotto. SAÚDE-EDUCAÇÃO: SABERES, PODERES, EXPERIÊNCIAS E SINGULARIDADES. 2012. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202252558106624