SAÚDE-EDUCAÇÃO: SABERES, PODERES, EXPERIÊNCIAS E SINGULARIDADES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1059 |
Resumo: | Nesta pesquisa, consideramos o termo "Saúde-Educação" como a área de interação entre a "Educação" e a "Saúde". Assim, considerando a necessidade de construção de outros olhares nesta área, objetivamos compreender o funcionamento do discurso em materiais educativos de campanhas preventivas, mas também, buscamos transformações de nossas próprias concepções pelas experiências de construir a pesquisa e o texto, apresentando-se então como um movimento de olhar para nosso próprio contexto e trajetória. Apesar de ser considerada uma "pesquisa qualitativa", procuramos caminhar além da dicotomização quantitativo versus qualitativo, além de apreensões e aplicações de técnicas metodológicas padronizadas, além do estabelecimento de passos completamente pré-determinados. A partir da observação, durante os meses de junho a setembro de 2011, dos materiais educativos de campanhas preventivas disponibilizados no site do Ministério da Saúde, foram selecionados para análise os materiais educativos que se relacionavam à saúde no sentido de produzir (mais) saúde , de construir corpos (mais) saudáveis . A análise do discurso dos materiais educativos selecionados foi realizada a partir das concepções de Michel Foucault, considerando a importância de se visualizar o funcionamento do discurso para compreensão das relações de poder-saber. A construção do texto, "tecido" na confluência de saberes e poderes, foi compreendida como uma possibilidade de transformações e retransformações, ao serem elaboradas experiências singulares na relação com as transformações da linguagem. |
id |
PUC_GO_ba255844ccba3c49d94509818cbedc1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/1059 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
SAÚDE-EDUCAÇÃO: SABERES, PODERES, EXPERIÊNCIAS E SINGULARIDADESSaúde-EducaçãoDiscursoLinguagemPoderSaberExperiênciaHealth-EducationDiscourseLanguagePowerKnowledgeExperienceCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAONesta pesquisa, consideramos o termo "Saúde-Educação" como a área de interação entre a "Educação" e a "Saúde". Assim, considerando a necessidade de construção de outros olhares nesta área, objetivamos compreender o funcionamento do discurso em materiais educativos de campanhas preventivas, mas também, buscamos transformações de nossas próprias concepções pelas experiências de construir a pesquisa e o texto, apresentando-se então como um movimento de olhar para nosso próprio contexto e trajetória. Apesar de ser considerada uma "pesquisa qualitativa", procuramos caminhar além da dicotomização quantitativo versus qualitativo, além de apreensões e aplicações de técnicas metodológicas padronizadas, além do estabelecimento de passos completamente pré-determinados. A partir da observação, durante os meses de junho a setembro de 2011, dos materiais educativos de campanhas preventivas disponibilizados no site do Ministério da Saúde, foram selecionados para análise os materiais educativos que se relacionavam à saúde no sentido de produzir (mais) saúde , de construir corpos (mais) saudáveis . A análise do discurso dos materiais educativos selecionados foi realizada a partir das concepções de Michel Foucault, considerando a importância de se visualizar o funcionamento do discurso para compreensão das relações de poder-saber. A construção do texto, "tecido" na confluência de saberes e poderes, foi compreendida como uma possibilidade de transformações e retransformações, ao serem elaboradas experiências singulares na relação com as transformações da linguagem.In this research, we considered the term "Health-Education" as the area of interaction between "Education" and "Health". Thus, considering the need to construct other perceptions in this area, we aimed to understand the functioning of discourse in educative materials of preventive campaigns, as we also sought transformations of our own conceptions, elaborating experiences during the construction of this research and this text, which was a movement of looking at our own context and trajectory. In spite of being a "qualitative research", we looked for routes to go beyond the dichotomy between quantitative and qualitative, beyond standardised methodological techniques, beyond the establishment of completely predetermined steps. During the months of June up to September 2011, we observed the educative materials of preventive campaigns that were available in the website of Ministry of Health (Brazil), and we selected the educative materials that presented relation with "health", with the following senses "to produce (more) health" and "to construct healthy (healthier) bodies", to be analysed. The analysis of discourse of the selected educative materials was based Michel Foucault´s conceptions, considering the importance of visualizing the functioning of discourse, in order to understand the relations of power and knowledge. The construction of this text, which was "woven" through the interactions among forms of knowledge and power, was understood as a possibility of transformations and retransformations, through the elaboration of singular experiences in relation to the language transformations.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoRoure, Glacy Queirós dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792675Z1Almeida, Fábio Ferreira dehttp://lattes.cnpq.br/3543790024810464Ternes, Joséhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796259Y9Marinho, Jaqueline Luvisotto2016-07-27T13:52:39Z2013-06-242012-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARINHO, Jaqueline Luvisotto. SAÚDE-EDUCAÇÃO: SABERES, PODERES, EXPERIÊNCIAS E SINGULARIDADES. 2012. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1059porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-07T21:25:53Zoai:ambar:tede/1059Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-07T21:25:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SAÚDE-EDUCAÇÃO: SABERES, PODERES, EXPERIÊNCIAS E SINGULARIDADES |
title |
SAÚDE-EDUCAÇÃO: SABERES, PODERES, EXPERIÊNCIAS E SINGULARIDADES |
spellingShingle |
SAÚDE-EDUCAÇÃO: SABERES, PODERES, EXPERIÊNCIAS E SINGULARIDADES Marinho, Jaqueline Luvisotto Saúde-Educação Discurso Linguagem Poder Saber Experiência Health-Education Discourse Language Power Knowledge Experience CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
SAÚDE-EDUCAÇÃO: SABERES, PODERES, EXPERIÊNCIAS E SINGULARIDADES |
title_full |
SAÚDE-EDUCAÇÃO: SABERES, PODERES, EXPERIÊNCIAS E SINGULARIDADES |
title_fullStr |
SAÚDE-EDUCAÇÃO: SABERES, PODERES, EXPERIÊNCIAS E SINGULARIDADES |
title_full_unstemmed |
SAÚDE-EDUCAÇÃO: SABERES, PODERES, EXPERIÊNCIAS E SINGULARIDADES |
title_sort |
SAÚDE-EDUCAÇÃO: SABERES, PODERES, EXPERIÊNCIAS E SINGULARIDADES |
author |
Marinho, Jaqueline Luvisotto |
author_facet |
Marinho, Jaqueline Luvisotto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Roure, Glacy Queirós de http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792675Z1 Almeida, Fábio Ferreira de http://lattes.cnpq.br/3543790024810464 Ternes, José http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796259Y9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marinho, Jaqueline Luvisotto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde-Educação Discurso Linguagem Poder Saber Experiência Health-Education Discourse Language Power Knowledge Experience CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Saúde-Educação Discurso Linguagem Poder Saber Experiência Health-Education Discourse Language Power Knowledge Experience CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Nesta pesquisa, consideramos o termo "Saúde-Educação" como a área de interação entre a "Educação" e a "Saúde". Assim, considerando a necessidade de construção de outros olhares nesta área, objetivamos compreender o funcionamento do discurso em materiais educativos de campanhas preventivas, mas também, buscamos transformações de nossas próprias concepções pelas experiências de construir a pesquisa e o texto, apresentando-se então como um movimento de olhar para nosso próprio contexto e trajetória. Apesar de ser considerada uma "pesquisa qualitativa", procuramos caminhar além da dicotomização quantitativo versus qualitativo, além de apreensões e aplicações de técnicas metodológicas padronizadas, além do estabelecimento de passos completamente pré-determinados. A partir da observação, durante os meses de junho a setembro de 2011, dos materiais educativos de campanhas preventivas disponibilizados no site do Ministério da Saúde, foram selecionados para análise os materiais educativos que se relacionavam à saúde no sentido de produzir (mais) saúde , de construir corpos (mais) saudáveis . A análise do discurso dos materiais educativos selecionados foi realizada a partir das concepções de Michel Foucault, considerando a importância de se visualizar o funcionamento do discurso para compreensão das relações de poder-saber. A construção do texto, "tecido" na confluência de saberes e poderes, foi compreendida como uma possibilidade de transformações e retransformações, ao serem elaboradas experiências singulares na relação com as transformações da linguagem. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-30 2013-06-24 2016-07-27T13:52:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARINHO, Jaqueline Luvisotto. SAÚDE-EDUCAÇÃO: SABERES, PODERES, EXPERIÊNCIAS E SINGULARIDADES. 2012. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012. http://localhost:8080/tede/handle/tede/1059 |
identifier_str_mv |
MARINHO, Jaqueline Luvisotto. SAÚDE-EDUCAÇÃO: SABERES, PODERES, EXPERIÊNCIAS E SINGULARIDADES. 2012. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1059 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202252558106624 |