RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS: INDICADORES E OPORTUNIDADES.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manguci, Doraci Batista de Toledo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2188
Resumo: O mundo precisa de uma nova ordem econômica, política e social. A classe empresarial, a sociedade civil e os governos perceberam o seu destino comum e nesse sentido busca um maior, melhor e mais justo desenvolvimento humano, social e ambiental. Nesse sentido, as empresas devem administrar com responsabilidade social, ligando-se à ideia de construção de um futuro com crescimento econômico, equidade e uso adequado dos recursos naturais. É conveniente e até questão de sobrevivência, que a organização preste contas e se responsabilize por seus impactos na economia, na sociedade e no meio ambiente. As empresas devem atender às necessidades da sociedade quanto ao consumo de produtos e serviços, sendo propulsoras da economia, mas mais do que isso, elas devem atuar como protagonistas na realização das demandas sociais, adotando ações que tragam o bem-estar comum. Assim, as empresas devem comportar-se de maneira socialmente responsável por ser a ação moralmente correta, mostrando que a ética se insere na responsabilidade social empresarial. Logo, essa responsabilidade social surge como resgate da função social da empresa, cujo objetivo principal é promover o desenvolvimento humano sustentável. Todavia, para atingir tal objetivo, as empresas devem implementar políticas e práticas sociais responsáveis, atuando em parceria com a comunidade na qual estão inseridas, respeitando a supremacia da lei e sobretudo os direitos humanos. Consolidar uma sociedade verdadeiramente democrática, mais justa, mais próspera e mais fraterna é o fim a ser almejado por todos, o que exige por parte das empresas uma gestão social responsável, buscando reduzir a pobreza e a injustiça social. Ademais, uma empresa comprometida socialmente respeita não só seus consumidores, mas todos os envolvidos no negócio respeitam a diversidade, respeita o meio ambiente, buscando a sustentabilidade e a preservação ambiental. Incorporar a responsabilidade social à missão da empresa é mais que um dever, é um direito de cidadania empresarial, direito capaz de transformar e dinamizar toda a sociedade. A metodologia utilizada na pesquisa foi a da revisão bibliográfica.
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As empresas devem atender às necessidades da sociedade quanto ao consumo de produtos e serviços, sendo propulsoras da economia, mas mais do que isso, elas devem atuar como protagonistas na realização das demandas sociais, adotando ações que tragam o bem-estar comum. Assim, as empresas devem comportar-se de maneira socialmente responsável por ser a ação moralmente correta, mostrando que a ética se insere na responsabilidade social empresarial. Logo, essa responsabilidade social surge como resgate da função social da empresa, cujo objetivo principal é promover o desenvolvimento humano sustentável. Todavia, para atingir tal objetivo, as empresas devem implementar políticas e práticas sociais responsáveis, atuando em parceria com a comunidade na qual estão inseridas, respeitando a supremacia da lei e sobretudo os direitos humanos. Consolidar uma sociedade verdadeiramente democrática, mais justa, mais próspera e mais fraterna é o fim a ser almejado por todos, o que exige por parte das empresas uma gestão social responsável, buscando reduzir a pobreza e a injustiça social. Ademais, uma empresa comprometida socialmente respeita não só seus consumidores, mas todos os envolvidos no negócio respeitam a diversidade, respeita o meio ambiente, buscando a sustentabilidade e a preservação ambiental. Incorporar a responsabilidade social à missão da empresa é mais que um dever, é um direito de cidadania empresarial, direito capaz de transformar e dinamizar toda a sociedade. A metodologia utilizada na pesquisa foi a da revisão bibliográfica.The world needs a new economic, political and social order. The business class, civil society and governments realized their common destiny and accordingly seek a bigger, better and more just human, social and environmental development. In this sense, companies must manage with social responsibility, linking to the idea of building a future of economic growth, fairness and appropriate use of natural resources. This is convenient and even a matter of survival, the organization accountable and take responsibility for their impacts on economy, society and environment. Companies must meet the needs of society and the consumption of goods and services, and propelling the economy, but more than that, they should act as protagonists in the realization of social demands, adopting actions to bring the common welfare. Thus, companies should behave in a socially responsible way to be the morally correct action, showing that ethics is included in corporate social responsibility. This social responsibility emerges as recovery of the social function of the company, whose main objective is to promote sustainable human development. To achieve this goal, companies must implement policies and socially responsible practices, working in partnership with the community in which they operate, respecting the rule of law and human rights in particular. Consolidate a truly democratic, fairer, more prosperous and fraternal society is the end to be desired by all, which requires from the companies responsible for social management, seeking to reduce poverty and social injustice. A socially committed company respects not only their customers, but everyone involved in the business, respects diversity, respects the environment, aiming for sustainability and environmental preservation. Incorporate social responsibility into the company s mission is more than a duty, it is a right of corporate citizenship right can transform and energize the whole society.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásServiço SocialSilva, Germano Camposhttp://lattes.cnpq.br/3695583765198760Pasqualetto, Antoniohttp://lattes.cnpq.br/4691515540448143Moraes, Lúcia Mariahttp://lattes.cnpq.br/2460294440897616Manguci, Doraci Batista de Toledo2016-08-10T10:32:16Z2015-04-142014-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMANGUCI, Doraci Batista de Toledo. RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS: INDICADORES E OPORTUNIDADES.. 2014. 102 f. 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