História intelectual de Paulo Freire: a liberdade e a ética como condição indissociável do ser mais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Geraldo Mateus de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4863
Resumo: Este trabalho vincula-se ao Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, na Linha de Pesquisa: Educação, Sociedade e Cultura. A pesquisa teve como objeto de estudo e de investigação a história intelectual de Paulo Freire. Para tanto, fez-se uma análise do contexto histórico nacional e regional em que eventos históricos, realidade econômica, política, social e cultural foram considerados incisivos na formação intelectual deste educador. Evidenciaram-se as principais interlocuções e influências que culminaram na constituição de todo o sistema de pensamento freiriano, mediado pelas influências de diferentes segmentos da política, da cultura, da filosofia etc. A problemática que moveu tal análise consistiu no seguinte questionamento: como a noção de liberdade e de ética, peculiar ao constructo teórico da pedagogia da libertação, constitui condição e possibilidade do ser mais no pensamento de Paulo Freire? A fim de responder essa questão, utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica em fontes primárias e secundárias, condizentes com as diretrizes epistêmico-metodológicas da História dos Intelectuais, mais especificamente do contextualismo linguístico de Quentin Skinner (1940-). Assim, foi possível concluir que, no constructo teórico de Paulo Freire, tanto a liberdade quanto a ética são condições indissociáveis do ser mais. E, por fim, entendeu-se que tais categorias de análise constituem uma trilogia basilar de todo o sistema filosófico e pedagógico freiriano.
id PUC_GO_c59d5c1280f9b543a2e585c40a227faa
oai_identifier_str oai:ambar:tede/4863
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling História intelectual de Paulo Freire: a liberdade e a ética como condição indissociável do ser maisPaulo FreireHistória intelectualLiberdade/ética/ser maisIntellectual historyFreedom/ethics/being moreEducaçãoCiências HumanasEste trabalho vincula-se ao Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, na Linha de Pesquisa: Educação, Sociedade e Cultura. A pesquisa teve como objeto de estudo e de investigação a história intelectual de Paulo Freire. Para tanto, fez-se uma análise do contexto histórico nacional e regional em que eventos históricos, realidade econômica, política, social e cultural foram considerados incisivos na formação intelectual deste educador. Evidenciaram-se as principais interlocuções e influências que culminaram na constituição de todo o sistema de pensamento freiriano, mediado pelas influências de diferentes segmentos da política, da cultura, da filosofia etc. A problemática que moveu tal análise consistiu no seguinte questionamento: como a noção de liberdade e de ética, peculiar ao constructo teórico da pedagogia da libertação, constitui condição e possibilidade do ser mais no pensamento de Paulo Freire? A fim de responder essa questão, utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica em fontes primárias e secundárias, condizentes com as diretrizes epistêmico-metodológicas da História dos Intelectuais, mais especificamente do contextualismo linguístico de Quentin Skinner (1940-). Assim, foi possível concluir que, no constructo teórico de Paulo Freire, tanto a liberdade quanto a ética são condições indissociáveis do ser mais. E, por fim, entendeu-se que tais categorias de análise constituem uma trilogia basilar de todo o sistema filosófico e pedagógico freiriano.This work is part of the Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, in the Research Line: Education, Society, and Culture. The study aimed to investigate and explore the intellectual history of Paulo Freire. For this, an analysis was made of the national and regional historical context in which historical events and economic, political, social, and cultural realities were considered decisive in the intellectual formation of this educator. The main connections and influences that culminated in the creation of the entire system of Freire's thought, influenced by different segments of politics, culture, philosophy, etc., were highlighted. The question that inspired this analysis was the following: how does the notion of freedom and ethics, specific to the theory of liberation pedagogy, constitute the condition and possibility of being more in Paulo Freire's thought? To answer this question, we used bibliographic research in primary and secondary sources, consistent with the epistemic-methodological guidelines of the History of Intellectuals, and specifically the linguistic context of Quentin Skinner (1940-). It was possible to conclude that, in Paulo Freire's theoretical construct, both freedom and ethics are inseparable conditions of being more. And, finally, it was understood that these categories of analysis constitute a basic trilogy of the Freirean philosophical and pedagogical system.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e HumanidadesBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoDuarte, Aldimar Jacintohttp://lattes.cnpq.br/8154824077202046Cavalcante, Cláudia Valentehttp://lattes.cnpq.br/2596699122693694Tiballi, Elianda Figueiredo Aranteshttp://lattes.cnpq.br/1828025455687021Machado, Maria Margaridahttp://lattes.cnpq.br/3133555536143694Oliveira, Ivanilde Apoluceno dehttp://lattes.cnpq.br/6486192420682817Sá, Geraldo Mateus de2022-11-04T12:16:35Z2022-09-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSÁ, Geraldo Mateus de. História intelectual de Paulo Freire: a liberdade e a ética como condição indissociável do ser mais. 2022. 224 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2022.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4863porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2022-11-05T04:00:22Zoai:ambar:tede/4863Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932022-11-05T04:00:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv História intelectual de Paulo Freire: a liberdade e a ética como condição indissociável do ser mais
title História intelectual de Paulo Freire: a liberdade e a ética como condição indissociável do ser mais
spellingShingle História intelectual de Paulo Freire: a liberdade e a ética como condição indissociável do ser mais
Sá, Geraldo Mateus de
Paulo Freire
História intelectual
Liberdade/ética/ser mais
Intellectual history
Freedom/ethics/being more
Educação
Ciências Humanas
title_short História intelectual de Paulo Freire: a liberdade e a ética como condição indissociável do ser mais
title_full História intelectual de Paulo Freire: a liberdade e a ética como condição indissociável do ser mais
title_fullStr História intelectual de Paulo Freire: a liberdade e a ética como condição indissociável do ser mais
title_full_unstemmed História intelectual de Paulo Freire: a liberdade e a ética como condição indissociável do ser mais
title_sort História intelectual de Paulo Freire: a liberdade e a ética como condição indissociável do ser mais
author Sá, Geraldo Mateus de
author_facet Sá, Geraldo Mateus de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Aldimar Jacinto
http://lattes.cnpq.br/8154824077202046
Cavalcante, Cláudia Valente
http://lattes.cnpq.br/2596699122693694
Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
http://lattes.cnpq.br/1828025455687021
Machado, Maria Margarida
http://lattes.cnpq.br/3133555536143694
Oliveira, Ivanilde Apoluceno de
http://lattes.cnpq.br/6486192420682817
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Geraldo Mateus de
dc.subject.por.fl_str_mv Paulo Freire
História intelectual
Liberdade/ética/ser mais
Intellectual history
Freedom/ethics/being more
Educação
Ciências Humanas
topic Paulo Freire
História intelectual
Liberdade/ética/ser mais
Intellectual history
Freedom/ethics/being more
Educação
Ciências Humanas
description Este trabalho vincula-se ao Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, na Linha de Pesquisa: Educação, Sociedade e Cultura. A pesquisa teve como objeto de estudo e de investigação a história intelectual de Paulo Freire. Para tanto, fez-se uma análise do contexto histórico nacional e regional em que eventos históricos, realidade econômica, política, social e cultural foram considerados incisivos na formação intelectual deste educador. Evidenciaram-se as principais interlocuções e influências que culminaram na constituição de todo o sistema de pensamento freiriano, mediado pelas influências de diferentes segmentos da política, da cultura, da filosofia etc. A problemática que moveu tal análise consistiu no seguinte questionamento: como a noção de liberdade e de ética, peculiar ao constructo teórico da pedagogia da libertação, constitui condição e possibilidade do ser mais no pensamento de Paulo Freire? A fim de responder essa questão, utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica em fontes primárias e secundárias, condizentes com as diretrizes epistêmico-metodológicas da História dos Intelectuais, mais especificamente do contextualismo linguístico de Quentin Skinner (1940-). Assim, foi possível concluir que, no constructo teórico de Paulo Freire, tanto a liberdade quanto a ética são condições indissociáveis do ser mais. E, por fim, entendeu-se que tais categorias de análise constituem uma trilogia basilar de todo o sistema filosófico e pedagógico freiriano.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-04T12:16:35Z
2022-09-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SÁ, Geraldo Mateus de. História intelectual de Paulo Freire: a liberdade e a ética como condição indissociável do ser mais. 2022. 224 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2022.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4863
identifier_str_mv SÁ, Geraldo Mateus de. História intelectual de Paulo Freire: a liberdade e a ética como condição indissociável do ser mais. 2022. 224 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2022.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidades
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidades
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791405124780032