Prevalência de Inatividade Física em Escolares da Rede Pública de Ensino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4149 |
Resumo: | Trata-se de um estudo transversal desenvolvido com objetivo de descrever a prevalência de inatividade física em escolares com idade entre seis a sete anos de ambos os sexos, matriculados na rede pública de ensino, no municipio de Goiânia, Goiás. Foi utilizado as diretrizes da Organização Mundial de Saúde para crianças com idade acima de seis anos, as quais recomendam a prática de 60 minutos de Atividade Física (AF) de intensidade moderada a vigorosa a fim de identificar hábitos de AF dos escolares. Para coleta de dados realizou-se entrevistas com os pais das crianças utilizando um formulário, com perguntas estruturadas. Foram utilizadas as seguintes variáveis: sexo, idade, cor da pele, renda familiar, escolaridade da mãe, nível de atividade física (deslocamento para escola, número de vezes por semana). Foram consideradas inativas fisicamente as crianças que não realizavam, no mínimo, 60 minutos/dia de atividade física. Para a análise de dados, foi utilizada a estatística descritiva. Resultados: participaram do estudo 482 crianças. A prevalência de inatividade física foi de 31,9%, maior no sexo feminino (37,6% - IC95%: 31,8 a 43,7) que masculino (25,6% -IC95%: 20,2 a 31,5). Não houve diferença na prevalência entre as crianças ativas e inativas fisicamente cadastradas na Estratégia Saúde da Família (p=0,969). Conclui-se que a inatividade física entre os escolares foi alta e o significado da prática de atividade terá reflexo na qualidade de vida das crianças e futurante na fase adulta contribuindo para que pesquisadores, os responsáveis pelos alunos, profissionais de educação e saúde que cuidam e/ou trabalham com estes escolares, possam repensar sua prática e, então, buscar modelos de atenção à saúde mais integralizadores em que a atividade física e individualidade da criança sejam aspectos valorizados e norteadores de suas ações. Este estudo contribuiu para que as escolas possam rever o estilo de vida sedentário e propor mudanças através da prática regular de atividade física, como parte de um estilo de vida saudável. |
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Prevalência de Inatividade Física em Escolares da Rede Pública de EnsinoCriança, Escolar, Inatividade Física, Estudo TransversalChild, School, Physical Activity, Cross-sectional studyCIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMTrata-se de um estudo transversal desenvolvido com objetivo de descrever a prevalência de inatividade física em escolares com idade entre seis a sete anos de ambos os sexos, matriculados na rede pública de ensino, no municipio de Goiânia, Goiás. Foi utilizado as diretrizes da Organização Mundial de Saúde para crianças com idade acima de seis anos, as quais recomendam a prática de 60 minutos de Atividade Física (AF) de intensidade moderada a vigorosa a fim de identificar hábitos de AF dos escolares. Para coleta de dados realizou-se entrevistas com os pais das crianças utilizando um formulário, com perguntas estruturadas. Foram utilizadas as seguintes variáveis: sexo, idade, cor da pele, renda familiar, escolaridade da mãe, nível de atividade física (deslocamento para escola, número de vezes por semana). Foram consideradas inativas fisicamente as crianças que não realizavam, no mínimo, 60 minutos/dia de atividade física. Para a análise de dados, foi utilizada a estatística descritiva. Resultados: participaram do estudo 482 crianças. A prevalência de inatividade física foi de 31,9%, maior no sexo feminino (37,6% - IC95%: 31,8 a 43,7) que masculino (25,6% -IC95%: 20,2 a 31,5). Não houve diferença na prevalência entre as crianças ativas e inativas fisicamente cadastradas na Estratégia Saúde da Família (p=0,969). Conclui-se que a inatividade física entre os escolares foi alta e o significado da prática de atividade terá reflexo na qualidade de vida das crianças e futurante na fase adulta contribuindo para que pesquisadores, os responsáveis pelos alunos, profissionais de educação e saúde que cuidam e/ou trabalham com estes escolares, possam repensar sua prática e, então, buscar modelos de atenção à saúde mais integralizadores em que a atividade física e individualidade da criança sejam aspectos valorizados e norteadores de suas ações. Este estudo contribuiu para que as escolas possam rever o estilo de vida sedentário e propor mudanças através da prática regular de atividade física, como parte de um estilo de vida saudável.This is a cross-sectional study developed in order to describe the prevalence of physical inactivity among schoolchildren aged six to seven years of both sexes enrolled in public schools in the municipality of Goiânia, Goiás. We used the guidelines of World Health organization for children over six years, which recommend the practice of 60 minutes of physical activity (PA) of moderate to vigorous to identify AF habits of school. For data collection were conducted interviews with parents of children using a form with structured questions. The following variables were used: gender, age, skin color, family income, maternal education, level of physical activity (commuting to school, number of times per week). Physically inactive were considered the children who did not perform at least 60 minutes / day of physical activity. For data analysis, descriptive statistics were used. Results: 482 children participated in the study. The prevalence of physical inactivity was 31.9% higher in females (37.6% - 95% CI: 31.8 to 43.7) than men (25.6% -IC95%; 20.2 to 31, 5). There was no difference in prevalence between the active and inactive children physically registered in the Family Health Strategy (p = 0.969). It is concluded that physical inactivity among children was high and the meaning of the practice activity will be reflected in the quality of life of children and futurante adulthood contributing to researchers, those responsible for students, education and health professionals care and / or work with these students, to rethink their practice and then seek care models to more integralizadores health that physical activity and child's individuality are valued and guiding aspects of their actions. This study contributed to the schools to review the sedentary lifestyle and propose changes through regular physical activity as part of a healthy lifestyle.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de EnfermagemBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Atenção à SaúdeVieira, Maria Aparecida da Silvahttp://lattes.cnpq.br/8025728342571136Assis, Thais Rochahttp://lattes.cnpq.br/2272528203008924Vitorino, Priscila Valverde de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/1815619227221108Mata, Michelle da Costa2019-04-09T12:07:31Z2015-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMata, Michelle da Costa. Prevalência de Inatividade Física em Escolares da Rede Pública de Ensino. 2015. 58 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Atenção à Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4149porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2019-04-10T04:01:03Zoai:ambar:tede/4149Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932019-04-10T04:01:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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