A CULTURA DA INFÂNCIA PELAS LENTES DA REPRESENTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Paula Camila Pires
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3611
Resumo: O presente trabalho, inscrito na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, tem como objeto de estudo a cultura da infância representada em algumas obras da produção cinematográfica brasileira. Portanto, procura elucidar o problema de pesquisa a partir da seguinte questão central: Tomando algumas produções cinematográficas brasileiras, que aspectos da cultura da infância foram nelas representadas? De modo geral, objetiva-se compreender os aspectos representados pelas produções cinematográficas como cultura da infância e identificar como esses elementos foram utilizados nos filmes. Um primeiro ponto a ser ressaltado é a compreensão do objeto de estudo em seus termos conceituais, salientados prioritariamente por autores como Sarmento e Corsaro, com base em quatro eixos estruturadores das culturas da infância (a interactividade, a ludicidade, a fantasia do real e a reiteração), os quais o presente trabalho pretende elucidar, junto a outros elementos que marcam a vida e os modos das crianças de se relacionarem na sociedade contemporânea. O segundo ponto refere-se à forma de apreensão dessa cultura pela representação cinematográfica. A despeito das inúmeras possibilidades de leitura do cinema, este será tomado aqui como campo de apreensão das representações da cultura da infância numa perspectiva crítica, isto é, de compreendê- las como formas de instrumentalização da realidade. Foram analisadas produções acadêmicas (teses e dissertações) inscritas no banco de teses da Capes nos últimos dez anos (2002-2012) com o intuito de observar o que já havia sido produzido no Brasil sobre a temática. Feito esse levantamento, partiu-se para as pesquisas referentes aos filmes produzidos no Brasil que abordaram, de alguma forma, o universo das crianças e sua infância. De acordo com critérios preestabelecidos, foram encontrados os quatro filmes que compuseram o universo de estudo desta pesquisa: O contador de histórias, O ano em que meus pais saíram de férias, No meio da rua e Mutum. Para alcançar os objetivos definidos neste trabalho, procedeu-se às análises de conteúdo à luz da matriz teórica do materialismo histórico-dialético, que se baseia nas discussões da produção humana e seus nexos constitutivos na história, no movimento, nas contradições de classe e na ação/atividade humana. De forma geral, os capítulos que compõem a dissertação discorreram sobre temáticas que, articuladas e situadas no contexto humano histórico, social e cultural dão tessitura ao tema proposto. As discussões dos capítulos estão assim tematizadas: Cultura Humana e Cultura da Infância, os Processos de Interação Social da Criança, as Relações Sociais e os Processos de Reiteração, e Ludicidade e a Fantasia do Real.
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spelling A CULTURA DA INFÂNCIA PELAS LENTES DA REPRESENTAÇÃO CINEMATOGRÁFICAInfância. Crianças. Cinema. Cultura da infância.Childhood. Children. Cinema. Culture of childhood.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente trabalho, inscrito na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, tem como objeto de estudo a cultura da infância representada em algumas obras da produção cinematográfica brasileira. Portanto, procura elucidar o problema de pesquisa a partir da seguinte questão central: Tomando algumas produções cinematográficas brasileiras, que aspectos da cultura da infância foram nelas representadas? De modo geral, objetiva-se compreender os aspectos representados pelas produções cinematográficas como cultura da infância e identificar como esses elementos foram utilizados nos filmes. Um primeiro ponto a ser ressaltado é a compreensão do objeto de estudo em seus termos conceituais, salientados prioritariamente por autores como Sarmento e Corsaro, com base em quatro eixos estruturadores das culturas da infância (a interactividade, a ludicidade, a fantasia do real e a reiteração), os quais o presente trabalho pretende elucidar, junto a outros elementos que marcam a vida e os modos das crianças de se relacionarem na sociedade contemporânea. O segundo ponto refere-se à forma de apreensão dessa cultura pela representação cinematográfica. A despeito das inúmeras possibilidades de leitura do cinema, este será tomado aqui como campo de apreensão das representações da cultura da infância numa perspectiva crítica, isto é, de compreendê- las como formas de instrumentalização da realidade. Foram analisadas produções acadêmicas (teses e dissertações) inscritas no banco de teses da Capes nos últimos dez anos (2002-2012) com o intuito de observar o que já havia sido produzido no Brasil sobre a temática. Feito esse levantamento, partiu-se para as pesquisas referentes aos filmes produzidos no Brasil que abordaram, de alguma forma, o universo das crianças e sua infância. De acordo com critérios preestabelecidos, foram encontrados os quatro filmes que compuseram o universo de estudo desta pesquisa: O contador de histórias, O ano em que meus pais saíram de férias, No meio da rua e Mutum. Para alcançar os objetivos definidos neste trabalho, procedeu-se às análises de conteúdo à luz da matriz teórica do materialismo histórico-dialético, que se baseia nas discussões da produção humana e seus nexos constitutivos na história, no movimento, nas contradições de classe e na ação/atividade humana. De forma geral, os capítulos que compõem a dissertação discorreram sobre temáticas que, articuladas e situadas no contexto humano histórico, social e cultural dão tessitura ao tema proposto. As discussões dos capítulos estão assim tematizadas: Cultura Humana e Cultura da Infância, os Processos de Interação Social da Criança, as Relações Sociais e os Processos de Reiteração, e Ludicidade e a Fantasia do Real.The present essay, inscribed in the Education, Society and Culture research line, has as object of study the culture of childhood represented in some of the Brazilian filmmaking. Therefore, its seeks to elucidate the problem of research starting from the following central question: Taking some Brazilian productions, what aspects of the culture of childhood were represented in them? In general, the objective is to understand the aspects represented by the film industry like the culture of the childhood and identify how these elements have been used in films. The first point to be emphasized is the understanding of the object of study in its conceptual terms, highlighted primarily by authors like Sarmento and Corsaro, based on four structural axes of the cultures of childhood (interactivity, playfulness, the fantasy of reality and reiteration), which this study aims to elucidate, together with other elements that mark the lives of children and the ways they relate to contemporary society. The second point refers to the way the cinematographic representation in Brazil apprehends this culture. Despite the numerous possibilities of reading a movie, movies will be taken here as the field of apprehension of representations of the culture of childhood from a critical perspective, that is, of understanding them as ways of orchestration of reality. Academic studies, such as thesis and dissertations, registered in the thesis database of Capes in the past 10 years (2002-2012) have been analyzed so we could have a considerable idea at what had been produced in Brazil on the subject. With this survey, we have decided to research films produced in Brazil that addressed somehow the universe of children and their childhood. According to pre-established criteria, we have encountered four movies that made up the universe of this research: The Story of Me (O Contador de Histórias), The Year My Parents Went on Vacation (O Ano em que Meus Pais Sairam de Férias), In the Middle of the Street (No Meio da Rua) and Mutum (Mutum). So as to achieve the objectives defined in this work, we proceeded to the analysis of the content in the light of theoretical matrix of historical and dialectical materialism, which is based on the discussions of human production and its constituent links in history, movement, class contradictions and human action/activity. In general terms, the chapters of the dissertation go about topics that, articulated and situated in the historical, social and cultural human context, give a foundation to the proposed theme. The themes of the discussions of the chapters are: Human Culture and Culture of Childhood, Processes of Social Interaction of Children, Social Relations and Processes of Reiteration, and Playfulness and Fantasy of Reality.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoSiqueira, Romilson Martinshttp://lattes.cnpq.br/9733311215027749Roure, Glacy Queirós dehttp://lattes.cnpq.br/9023988496973401Araújo, Denise Silvahttp://lattes.cnpq.br/2754806857545880Cabral, Paula Camila Pires2017-03-06T18:01:57Z2014-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCabral, Paula Camila Pires. A CULTURA DA INFÂNCIA PELAS LENTES DA REPRESENTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA. 2014. 243 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3611porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2017-03-07T04:00:17Zoai:ambar:tede/3611Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932017-03-07T04:00:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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