Das culturas das infâncias para uma educação emancipatória na educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/11603 |
Resumo: | Este estudo analisa as culturas das infâncias que se manifestam no cotidiano de uma escola de educação infantil pública no interior do Rio Grande do Sul, durante as atividades pedagógicas, planejadas e livres nos diferentes espaços da escola por duas turmas de pré-escolares e suas respectivas docentes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada em delineamentos etnográficos, pautada nos referenciais teóricos da Sociologia da Infância, Antropologia e Pedagogia numa perspectiva crítico-dialética. Como procedimentos metodológicos, foram adotados principalmente a escrita em diário de campo e registros fotográficos das produções das crianças, bem como da arquitetura e espaços da EMEI. A fundamentação teórica da pesquisa se deu, sobretudo, a partir dos referenciais da sociologia da infância, não se limitando, porém, aos autores deste campo. Assim procurou-se estabelecer diálogos com autores como Freire, Vygotsky, dentre outros. As análises e interpretações das unidades de análise revelaram que, mesmo nas situações mais dirigidas nos diferentes espaços da EMEI, as crianças constroem os próprios modos de organização, usando sua imaginação, brincadeiras e múltiplas linguagens como forma de resistência às imposições adultocêntricas. Uma educação emancipatória perpassa as atividades que contemplam e priorizam o brincar como currículo próprio da educação infantil, sendo esta a maior manifestação e produção de culturas a partir das infâncias. As considerações finais apontam para a urgência de uma melhor compreensão acerca de um currículo que promova a participação efetiva das crianças e que não esteja atrelado a datas comemorativas, priorizando as culturas das infâncias e seu contexto sociocultural. [resumo fornecido pelo autor] |
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Fernandes, Maria ElisabeteWelter, Cristiane BackesMarcoccia, Patrícia Correia de PaulaStreck, Danilo Romeu2023-02-16T13:11:10Z2023-02-16T13:11:10Z2023-02-152022-12-14https://repositorio.ucs.br/11338/11603Este estudo analisa as culturas das infâncias que se manifestam no cotidiano de uma escola de educação infantil pública no interior do Rio Grande do Sul, durante as atividades pedagógicas, planejadas e livres nos diferentes espaços da escola por duas turmas de pré-escolares e suas respectivas docentes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada em delineamentos etnográficos, pautada nos referenciais teóricos da Sociologia da Infância, Antropologia e Pedagogia numa perspectiva crítico-dialética. Como procedimentos metodológicos, foram adotados principalmente a escrita em diário de campo e registros fotográficos das produções das crianças, bem como da arquitetura e espaços da EMEI. A fundamentação teórica da pesquisa se deu, sobretudo, a partir dos referenciais da sociologia da infância, não se limitando, porém, aos autores deste campo. Assim procurou-se estabelecer diálogos com autores como Freire, Vygotsky, dentre outros. As análises e interpretações das unidades de análise revelaram que, mesmo nas situações mais dirigidas nos diferentes espaços da EMEI, as crianças constroem os próprios modos de organização, usando sua imaginação, brincadeiras e múltiplas linguagens como forma de resistência às imposições adultocêntricas. Uma educação emancipatória perpassa as atividades que contemplam e priorizam o brincar como currículo próprio da educação infantil, sendo esta a maior manifestação e produção de culturas a partir das infâncias. As considerações finais apontam para a urgência de uma melhor compreensão acerca de um currículo que promova a participação efetiva das crianças e que não esteja atrelado a datas comemorativas, priorizando as culturas das infâncias e seu contexto sociocultural. [resumo fornecido pelo autor]This study analyzed the cultures of childhood that are manifested in the daily life of a public early childhood school in the interior of Rio Grande do Sul, during pedagogical, planned and free activities in different spaces of the school by two groups of preschoolers and their respective teachers. It was a qualitative research with an ethnographic approach, based on the theoretical references of Sociology, Sociology of Childhood, Anthropology and Pedagogy in a critical dialectical perspective. As methodological procedures, writing in a field diary and photographic records of the children's productions and the school's architecture were adopted. The theoretical foundation of the research took place, mainly from the references of the sociology of childhood, not limitedto the authors of this field, establishing dialogues with authors such as Freire, Vygotsky and other scholars. The analyzes and interpretations of the units of analysis revealed that even in the most directed situations in the different spaces of the EMEI, children build their own modes of organization, resisting adult-centric impositions. An emancipatory education permeates the activities that contemplate and prioritize play as a curriculum of early childhood education, which is the greatest manifestation and production of cultures from childhood. The final considerations point to the urgency of a better understanding of a curriculum that promotes the effective participation of children and that is not linked to commemorative dates, but rather prioritizes childhood cultures and their socio-cultural context. [resumo fornecido pelo autor]engporEducação de criançasCulturaInfânciaEducaçãoEducation of childrenCultureChildhoodEducationDas culturas das infâncias para uma educação emancipatória na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttps://lattes.cnpq.br/3056576866864570FERNANDES, Maria ElisabeteMestrado Acadêmico em EducaçãoCampus Universitário de Caxias do SulTEXTDissertação Maria Elisabete Fernandes.pdf.txtDissertação Maria Elisabete Fernandes.pdf.txtExtracted texttext/plain284756https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11603/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Maria%20Elisabete%20Fernandes.pdf.txtd59f2de74ce7a61d76a7ab7da7897210MD52THUMBNAILDissertação Maria Elisabete Fernandes.pdf.jpgDissertação Maria Elisabete Fernandes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1197https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11603/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Maria%20Elisabete%20Fernandes.pdf.jpg648b18be3d0116f0b53da20dc7d3de15MD53ORIGINALDissertação Maria Elisabete Fernandes.pdfDissertação Maria Elisabete Fernandes.pdfapplication/pdf3856455https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11603/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Maria%20Elisabete%20Fernandes.pdf63fc4f184927a65aa4738ce82e6bf11dMD5111338/116032023-03-16 17:04:07.029oai:repositorio.ucs.br:11338/11603Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-03-16T17:04:07Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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