OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO RECURSOS EDUCACIONAIS NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/2470 |
Resumo: | Objetos de Aprendizagem (OA) são recursos educacionais, em diversos formatos e linguagens, que tem por objetivo mediar e qualificar o processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo geral identificar OA adequados para utilização por professores, pesquisadores e alunos de Engenharia de Produção, visando colaborar com recursos educacionais que podem ser usados para fins de compartilhamento ou reuso. Para atingir esse objetivo, a pesquisa mapeou repositórios nacionais e internacionais com conteúdos relacionados à educação superior, formação continuada e profissional correlacionados com as disciplinas profissionalizantes do curso de graduação na área. Para o mapeamento dos OA utilizou-se informações relevantes sobre áreas e especialidades da Engenharia de Produção. Nos repositórios que dispõe de busca por palavra-chave, esse recurso foi utilizado. Nos que não possuem, utilizou-se a navegação pelo acervo para identificar os OA que atendessem esses critérios. Os objetos mapeados foram organizados segundo nome do repositório, nome do OA, tipo, licença de uso, data de inserção e de atualização, país de produção, breve descrição, URL de acesso, classificação por área e especialidades. Os resultados estão disponibilizados em http:moodle.pucgoias.edu.brcourseview.php?id=817. Uma análise dos objetos mapeados mostrou que 94,6% estão em língua inglesa e 79% possuem licença Creative Commons, em suas diversas modalidades, o que significa que o acesso é livre. Entre os repositórios, o Merlot é o único que informa a data de inclusão e a de última atualização. Encontrou-se maior quantidade de OA disposto nas áreas de conhecimento de gestão da qualidade e modelagem e simulação com 8,4% cada, seguidos pelas áreas de pesquisa operacional com 7,8% e segurança do trabalho com 6,7%. Em conclusão, compreendeu-se que dos OA mapeados, a grande maioria ainda está na língua inglesa e são gratuitos, portanto, fica explícita a necessidade da valorização da criação dos OA na área de Engenharia de Produção em território nacional. |
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OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO RECURSOS EDUCACIONAIS NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO.Objetos de aprendizagemrepositórios de objetos de aprendizagemengenharia de produçãoLearning objectsrepositories of learning objectsproduction engineeringCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOObjetos de Aprendizagem (OA) são recursos educacionais, em diversos formatos e linguagens, que tem por objetivo mediar e qualificar o processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo geral identificar OA adequados para utilização por professores, pesquisadores e alunos de Engenharia de Produção, visando colaborar com recursos educacionais que podem ser usados para fins de compartilhamento ou reuso. Para atingir esse objetivo, a pesquisa mapeou repositórios nacionais e internacionais com conteúdos relacionados à educação superior, formação continuada e profissional correlacionados com as disciplinas profissionalizantes do curso de graduação na área. Para o mapeamento dos OA utilizou-se informações relevantes sobre áreas e especialidades da Engenharia de Produção. Nos repositórios que dispõe de busca por palavra-chave, esse recurso foi utilizado. Nos que não possuem, utilizou-se a navegação pelo acervo para identificar os OA que atendessem esses critérios. Os objetos mapeados foram organizados segundo nome do repositório, nome do OA, tipo, licença de uso, data de inserção e de atualização, país de produção, breve descrição, URL de acesso, classificação por área e especialidades. Os resultados estão disponibilizados em http:moodle.pucgoias.edu.brcourseview.php?id=817. Uma análise dos objetos mapeados mostrou que 94,6% estão em língua inglesa e 79% possuem licença Creative Commons, em suas diversas modalidades, o que significa que o acesso é livre. Entre os repositórios, o Merlot é o único que informa a data de inclusão e a de última atualização. Encontrou-se maior quantidade de OA disposto nas áreas de conhecimento de gestão da qualidade e modelagem e simulação com 8,4% cada, seguidos pelas áreas de pesquisa operacional com 7,8% e segurança do trabalho com 6,7%. Em conclusão, compreendeu-se que dos OA mapeados, a grande maioria ainda está na língua inglesa e são gratuitos, portanto, fica explícita a necessidade da valorização da criação dos OA na área de Engenharia de Produção em território nacional.Learning Objects (LO) are educational resources, in different formats and languages, which aims to mediate and enhance the teaching-learning process. This work aimed to identify OA suitable for use by Production Engineering teachers, researchers and students, aiming to collaborate with educational resources that can be used for sharing purposes or reuse. To achieve this goal, the research mapped national and international repositories with higher education-related content, and continuing vocational training correlated with the graduate courses professional disciplines in the area. For the OA mapping was used relevant information on areas and specialties of production engineering. In the repositories that offers search by keyword, this feature was used. Us who do not have, we used to navigate the acquis to identify OA that met these criteria. The mapped objects were organized according to name repository, OA name, type, license to use, insertion date and update, country of production, brief description, access URL, rating area and specialties. The results are available at http: moodle.pucgoias.edu.brcourseview.php?id=817. An analysis of mapped objects showed that 94.6% are in English and 79% have Creative Commons license, in its various forms, which means that access is free. Between repositories, Merlot is the one who informs the inclusion date and the last update. It found a higher OA amount prepared in the knowledge areas of "quality management" and "modeling and simulation" with 8.4% each, followed by areas of "operational research" with 7.8% and "job security" with 6.7%. In conclusion, it was understood that the mapped OA, the vast majority is still in English and are free, so it is explicit the need for the creation enhancement of OA in the production engineering area in the country.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEngenhariaBRPUC GoiásEngenharia de Produção e SistemasDantas, Maria José Pereirahttp://lattes.cnpq.br/5115002204148904Pimenta, Adelino Candidohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708718T6Machado, Ricardo Luizhttp://lattes.cnpq.br/5565450268864826Carcute, Rachel Lopes2016-08-10T10:40:29Z2015-10-212015-08-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARCUTE, Rachel Lopes. OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO RECURSOS EDUCACIONAIS NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO.. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.http://localhost:8080/tede/handle/tede/2470porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-05T17:17:00Zoai:ambar:tede/2470Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-05T17:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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