Desenvolvimento de um protótipo lo-fi de repositório de objetos de aprendizagem com utilização do Método de Bruno Munari
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=100861 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Juliana Cristina Braga |
id |
UFBC_0d153f85440a3a826f290954b8b70caf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:100861 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento de um protótipo lo-fi de repositório de objetos de aprendizagem com utilização do Método de Bruno MunariOBJETOS DE APRENDIZAGEMREPOSITÓRIOS DE OBJETOS DE APRENDIZAGEMAVALIAÇÃO HEURÍSTICALEARNING OBJECTSLEARNING OBJECT REPOSITORIESHEURISTIC EVALUATIONPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Juliana Cristina BragaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, 2016.Objetos de Aprendizagem (OAs) são recursos educacionais digitais ou não que possibilitam apoiar o processo educativo, tendo como sua característica principal, a reusabilidade. Eles podem ser encontrados em Repositórios de Objetos de Aprendizagem (ROAs), definidos como bibliotecas digitais aonde são armazenados, catalogados e disponibilizados. Problemas de usabilidade nestes repositórios, podem ser empecilhos que inviabilizam a possibilidade de reúso dos OAs por parte dos usuários finais docentes. Um desses problemas, está relacionado ao design de interface de usuário de alguns ROAs, ser pouco intuitivo. Este trabalho apresenta 3 métodos que viabilizam a detecção de problemas de usabilidade e como propor baseando-se em alguns resultados, um protótipo Lo-fi de interface de usuário intuitiva e amigável. A Revisão Sistemática (Método 1) foi realizada com o objetivo de identificar os problemas de usabilidade em diversos ROAs. O Método 2, Avaliação Heurística, foi realizada com especialistas de IHC em busca de observar os problemas e dificuldades na interação com 3 ROAs: Ariadne, BIOE e MERLOT. O Método 3, consiste em aplicar métodos da área de Design para propor o visual estético de um protótipo Lo-fi, sendo esta, a etapa final. Foram identificados durante e após a Revisão Sistemática, que muitos problemas de usabilidade são relacionados ao design da interface do usuário e também com os sistemas implementados nesses ROAs. Os resultados obtidos na Revisão Sistemática Avaliação Heurística foram importantes para obter dados que agregassem informações relevantes em relação à usabilidade dos ROAs escolhidos para análise, além de ser possível propor checklists de usabilidade para ROAs. Foram aplicados métodos da área do Design para a concepção do protótipo Lo-fi, entitulado de OAS PARA VOCÊ. Sugere-se realizar posteriormente, a validação das checklists de usabilidade para ROAs e a implementação do OAS PARA VOCÊ.Learning Objects (LOs), are digital or non digital educational resources which can support the educational process, presenting as a main characteristic, its reusability. The can be found in Learning Object Repositories (LORs), which can be defined as digital libraries where stores, catalogs and makes them available. Usability issues in these repositories may be possible obstacles which can make the possibility of reuse, very difficult for the end users, the teachers. One of these issues, is related to the fact that some user interface design presented in some LORs, aren¿t intuitive. This work presents three methods which enable the usability issues detection and how to propose result based, an intuitive and user-friendy Lo-fi prototype. The Systematic Review (Method 1) was performed aiming to identify usability issues in several LORs. Method 2, Heuristic Evaluation, was held with HCI experts, trying to observe issues and difficulties while interacting with 3 LORs: Ariadne, BIOE and MERLOT. Method 3, consists in applying methods from the Design¿s field aiming to propose visual aesthetics of Lo-fi prototype, this is the work¿s final step. Were identified during and after the Systematic Review, that many usability issues were related to user¿s interfaces and also within the systems implementation in these LORs. The results obtained in the Systematic Review and Heuristic Evaluation were important to get data which could add up relevant information related to the usability in those chosen LORs for analysis, in addition, was possible to propose usability checklists for LORs. For the Lo-fi prototype¿s (entitled OAS PARA VOCÊ) conception, were applied methods from the Design¿s field. It is suggested to put into practice in the future, the validation or the usability heuristics for LORs and the implementation of the OAS PARA VOCÊ.Braga, Juliana CristinaBrandão, André LuizCechinel, CristianIeiri, Aline Yuri2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf112 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=100861http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=100861&midiaext=72213http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=100861&midiaext=72214Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=100861porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-11T09:09:49Zoai:BDTD:100861Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2017-09-11T09:09:49Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de um protótipo lo-fi de repositório de objetos de aprendizagem com utilização do Método de Bruno Munari |
title |
Desenvolvimento de um protótipo lo-fi de repositório de objetos de aprendizagem com utilização do Método de Bruno Munari |
spellingShingle |
Desenvolvimento de um protótipo lo-fi de repositório de objetos de aprendizagem com utilização do Método de Bruno Munari Ieiri, Aline Yuri OBJETOS DE APRENDIZAGEM REPOSITÓRIOS DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM AVALIAÇÃO HEURÍSTICA LEARNING OBJECTS LEARNING OBJECT REPOSITORIES HEURISTIC EVALUATION PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABC |
title_short |
Desenvolvimento de um protótipo lo-fi de repositório de objetos de aprendizagem com utilização do Método de Bruno Munari |
title_full |
Desenvolvimento de um protótipo lo-fi de repositório de objetos de aprendizagem com utilização do Método de Bruno Munari |
title_fullStr |
Desenvolvimento de um protótipo lo-fi de repositório de objetos de aprendizagem com utilização do Método de Bruno Munari |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de um protótipo lo-fi de repositório de objetos de aprendizagem com utilização do Método de Bruno Munari |
title_sort |
Desenvolvimento de um protótipo lo-fi de repositório de objetos de aprendizagem com utilização do Método de Bruno Munari |
author |
Ieiri, Aline Yuri |
author_facet |
Ieiri, Aline Yuri |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Braga, Juliana Cristina Brandão, André Luiz Cechinel, Cristian |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ieiri, Aline Yuri |
dc.subject.por.fl_str_mv |
OBJETOS DE APRENDIZAGEM REPOSITÓRIOS DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM AVALIAÇÃO HEURÍSTICA LEARNING OBJECTS LEARNING OBJECT REPOSITORIES HEURISTIC EVALUATION PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABC |
topic |
OBJETOS DE APRENDIZAGEM REPOSITÓRIOS DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM AVALIAÇÃO HEURÍSTICA LEARNING OBJECTS LEARNING OBJECT REPOSITORIES HEURISTIC EVALUATION PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABC |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Juliana Cristina Braga |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=100861 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=100861 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=100861&midiaext=72213 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=100861&midiaext=72214 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=100861 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 112 f. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813263938377220096 |