Aprendizagem do conceito de estética: contribuições da teoria do ensino desenvolvimental para o ensino de artes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Luzanir Luíza de Moura
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1048
Resumo: O presente estudo teve como foco investigativo a aprendizagem do conceito de estética na perspectiva da teoria histórico-cultural, especialmente com base nas contribuições da teoria do ensino desenvolvimental de V. Davydov. A pesquisa privilegiou uma forma da organização do ensino de um conteúdo de arte que, para além dos procedimentos didáticos convencionais, viesse contribuir para a formação do pensamento teórico do conceito de estética pelos alunos. A proposta de investigação foi direcionada para as seguintes indagações: De que modo o ensino de artes visuais pode ser organizado para que a aprendizagem dos alunos resulte em formação de conceitos? Como trabalhar o conceito de estética na Teoria histórico-cultural? Quais as vantagens e dificuldades na concretização desse tipo de organização do ensino? Os objetivos da pesquisa foram: investigar e analisar a aplicação da metodologia proposta por Davydov para a aprendizagem do conceito de estética; organizar o ensino de artes visuais para uma turma do 3º ano do Ensino Médio tendo em vista a aprendizagem do conceito de estética; identificar as vantagens e dificuldades da proposta de Davydov considerando o contexto de uma escola pública de Médio. A pesquisa consistiu na realização e acompanhamento de um experimento didático-formativo. Os dados foram coletados por meio de observação da atividade do professor e dos alunos no decorrer da realização do experimento didático. Além da observação das aulas, foi utilizada a entrevista semi-estruturada com o professor da classe, a análise de documentos e o grupo focal com os alunos. Os sujeitos da pesquisa foram o professor de arte e os alunos de uma turma de 3º ano do ensino médio. A análise focou efeitos dos procedimentos de ensino na promoção e ampliação dos processos mentais dos alunos, especialmente, quanto à apropriação/interiorização do conceito de estética. Os resultados mostram a possibilidade do ensino do conteúdo de estética como conceito a ser formado pelos alunos. A principal contribuição da pesquisa foi revelar as contradições que se apresentam no ensino desenvolvimental no contexto concreto da escola. Acredita-se que seus resultados são úteis também a todos que se preocupam com o tema da didática de artes.
id PUC_GO_d63a03a20dabd32e3f8dd92912b33e04
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1048
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling Aprendizagem do conceito de estética: contribuições da teoria do ensino desenvolvimental para o ensino de artes visuaisFormação de conceitosFormação do conceito de estéticaEnsino de arteDidáticaEnsino desenvolvimentalTeoria histórico-culturalConcept formationConcept formation of aestheticTeaching artMethodology of teachingDevelopmental educationHistorical and cultural theoryCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente estudo teve como foco investigativo a aprendizagem do conceito de estética na perspectiva da teoria histórico-cultural, especialmente com base nas contribuições da teoria do ensino desenvolvimental de V. Davydov. A pesquisa privilegiou uma forma da organização do ensino de um conteúdo de arte que, para além dos procedimentos didáticos convencionais, viesse contribuir para a formação do pensamento teórico do conceito de estética pelos alunos. A proposta de investigação foi direcionada para as seguintes indagações: De que modo o ensino de artes visuais pode ser organizado para que a aprendizagem dos alunos resulte em formação de conceitos? Como trabalhar o conceito de estética na Teoria histórico-cultural? Quais as vantagens e dificuldades na concretização desse tipo de organização do ensino? Os objetivos da pesquisa foram: investigar e analisar a aplicação da metodologia proposta por Davydov para a aprendizagem do conceito de estética; organizar o ensino de artes visuais para uma turma do 3º ano do Ensino Médio tendo em vista a aprendizagem do conceito de estética; identificar as vantagens e dificuldades da proposta de Davydov considerando o contexto de uma escola pública de Médio. A pesquisa consistiu na realização e acompanhamento de um experimento didático-formativo. Os dados foram coletados por meio de observação da atividade do professor e dos alunos no decorrer da realização do experimento didático. Além da observação das aulas, foi utilizada a entrevista semi-estruturada com o professor da classe, a análise de documentos e o grupo focal com os alunos. Os sujeitos da pesquisa foram o professor de arte e os alunos de uma turma de 3º ano do ensino médio. A análise focou efeitos dos procedimentos de ensino na promoção e ampliação dos processos mentais dos alunos, especialmente, quanto à apropriação/interiorização do conceito de estética. Os resultados mostram a possibilidade do ensino do conteúdo de estética como conceito a ser formado pelos alunos. A principal contribuição da pesquisa foi revelar as contradições que se apresentam no ensino desenvolvimental no contexto concreto da escola. Acredita-se que seus resultados são úteis também a todos que se preocupam com o tema da didática de artes.The current study had as a investigative focus the learning of the concept of aesthetics on the perspective of historical-cultural theory, especially based on the contributions of V. Davydov s developmental teaching theory. This research privileged a form of a teaching organization of an art content, in addition to conventional teaching procedures, would contribute to the formation of theoretical thinking, combining ownership of content required for formation of the aesthetics concept with the development of related intellectual capacities. With this intention, the investigative proposal was directed to research the following questions: How does the teaching of visual arts can be organized so that student learning results in the formation of concepts? Working on the concept of aesthetic theory and cultural history? What are the advantages and difficulties in implementing this type of teaching organization? The research objectives were: to investigate and analyze the application of the methodology proposed by Davydov for learning the aesthetics concept; organize the teaching of visual arts to a class of 3rd year of high school in order teach the aesthetics concept, identifying the advantages and difficulties of implementing Davydov s proposal considering the context of a public High School. The survey consisted on the implementation and monitoring of an didactic training experiment. Data were collected through an observation of teachers and students activities during the execution of the teaching experiment, with reference on the teaching plan developed from the perspective of cultural historical theory. Besides the observation of classes, we used semi-structured interview with the teacher of the class, document analysis and focus groups with students. The research subjects were the art teacher and students from the 3rd class in high school. In the development of the experiment were systematically evaluated the effects of teaching procedures carried out in the promotion and expansion of the students mental processes, especially the ownership / internalization of concepts, the mental domain actions that correspond to it, the development of logical thought procedures and the ability to apply more general concepts to particular situations. The results point to the real possibility of using the methodology of teaching art that, based on content, values the students intellectual capacities formation. The main contribution of this research was to show what is possible in developmental teaching, that students learn more effectively in the arts content, particularly as regards the formation concepts, but the teacher must attend to the contradictions that surround her achievement. It is believed that their results are also useful to all who care about the issue of teaching art.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoZanatta, Beatriz Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5Goya, Edna de Jesushttp://lattes.cnpq.br/5061251777216378Peixoto, Luzanir Luíza de Moura2016-07-27T13:52:33Z2013-02-152011-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPeixoto, Luzanir Luíza de Moura. Aprendizagem do conceito de estética: contribuições da teoria do ensino desenvolvimental para o ensino de artes visuais. 2011. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2011.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1048porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-12T22:26:56Zoai:ambar:tede/1048Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-12T22:26:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem do conceito de estética: contribuições da teoria do ensino desenvolvimental para o ensino de artes visuais
title Aprendizagem do conceito de estética: contribuições da teoria do ensino desenvolvimental para o ensino de artes visuais
spellingShingle Aprendizagem do conceito de estética: contribuições da teoria do ensino desenvolvimental para o ensino de artes visuais
Peixoto, Luzanir Luíza de Moura
Formação de conceitos
Formação do conceito de estética
Ensino de arte
Didática
Ensino desenvolvimental
Teoria histórico-cultural
Concept formation
Concept formation of aesthetic
Teaching art
Methodology of teaching
Developmental education
Historical and cultural theory
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Aprendizagem do conceito de estética: contribuições da teoria do ensino desenvolvimental para o ensino de artes visuais
title_full Aprendizagem do conceito de estética: contribuições da teoria do ensino desenvolvimental para o ensino de artes visuais
title_fullStr Aprendizagem do conceito de estética: contribuições da teoria do ensino desenvolvimental para o ensino de artes visuais
title_full_unstemmed Aprendizagem do conceito de estética: contribuições da teoria do ensino desenvolvimental para o ensino de artes visuais
title_sort Aprendizagem do conceito de estética: contribuições da teoria do ensino desenvolvimental para o ensino de artes visuais
author Peixoto, Luzanir Luíza de Moura
author_facet Peixoto, Luzanir Luíza de Moura
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zanatta, Beatriz Aparecida
http://lattes.cnpq.br/6652789366090984
Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5
Goya, Edna de Jesus
http://lattes.cnpq.br/5061251777216378
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, Luzanir Luíza de Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de conceitos
Formação do conceito de estética
Ensino de arte
Didática
Ensino desenvolvimental
Teoria histórico-cultural
Concept formation
Concept formation of aesthetic
Teaching art
Methodology of teaching
Developmental education
Historical and cultural theory
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Formação de conceitos
Formação do conceito de estética
Ensino de arte
Didática
Ensino desenvolvimental
Teoria histórico-cultural
Concept formation
Concept formation of aesthetic
Teaching art
Methodology of teaching
Developmental education
Historical and cultural theory
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente estudo teve como foco investigativo a aprendizagem do conceito de estética na perspectiva da teoria histórico-cultural, especialmente com base nas contribuições da teoria do ensino desenvolvimental de V. Davydov. A pesquisa privilegiou uma forma da organização do ensino de um conteúdo de arte que, para além dos procedimentos didáticos convencionais, viesse contribuir para a formação do pensamento teórico do conceito de estética pelos alunos. A proposta de investigação foi direcionada para as seguintes indagações: De que modo o ensino de artes visuais pode ser organizado para que a aprendizagem dos alunos resulte em formação de conceitos? Como trabalhar o conceito de estética na Teoria histórico-cultural? Quais as vantagens e dificuldades na concretização desse tipo de organização do ensino? Os objetivos da pesquisa foram: investigar e analisar a aplicação da metodologia proposta por Davydov para a aprendizagem do conceito de estética; organizar o ensino de artes visuais para uma turma do 3º ano do Ensino Médio tendo em vista a aprendizagem do conceito de estética; identificar as vantagens e dificuldades da proposta de Davydov considerando o contexto de uma escola pública de Médio. A pesquisa consistiu na realização e acompanhamento de um experimento didático-formativo. Os dados foram coletados por meio de observação da atividade do professor e dos alunos no decorrer da realização do experimento didático. Além da observação das aulas, foi utilizada a entrevista semi-estruturada com o professor da classe, a análise de documentos e o grupo focal com os alunos. Os sujeitos da pesquisa foram o professor de arte e os alunos de uma turma de 3º ano do ensino médio. A análise focou efeitos dos procedimentos de ensino na promoção e ampliação dos processos mentais dos alunos, especialmente, quanto à apropriação/interiorização do conceito de estética. Os resultados mostram a possibilidade do ensino do conteúdo de estética como conceito a ser formado pelos alunos. A principal contribuição da pesquisa foi revelar as contradições que se apresentam no ensino desenvolvimental no contexto concreto da escola. Acredita-se que seus resultados são úteis também a todos que se preocupam com o tema da didática de artes.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-15
2013-02-15
2016-07-27T13:52:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Peixoto, Luzanir Luíza de Moura. Aprendizagem do conceito de estética: contribuições da teoria do ensino desenvolvimental para o ensino de artes visuais. 2011. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2011.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1048
identifier_str_mv Peixoto, Luzanir Luíza de Moura. Aprendizagem do conceito de estética: contribuições da teoria do ensino desenvolvimental para o ensino de artes visuais. 2011. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2011.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202252521406464