USOS DAS TIC POR PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA PUC GOIÁS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1050 |
Resumo: | A presente pesquisa tematiza as formas de uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) por professores formadores do curso de Licenciatura em Matemática da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). O objetivo geral proposto é analisar os usos das TIC por professores do curso de licenciatura em Matemática da PUC Goiás. A amostra foi constituída pelos professores das disciplinas Educação, Comunicação e Mídia e Novas Tecnologias no Ensino de Matemática . Adotou-se a abordagem do tipo qualitativo, por meio dos seguintes instrumentos de coleta de dados: análise documental e observação de aulas. Para analisar a inserção das TIC na sociedade e na educação foram estudados os seguintes teóricos: Castells (1999), Barreto (2002), Peixoto (2009), Sancho (2006), Santos (2007), dentre outros. O estudo das propostas oficiais e dos modelos de formação de professores foi fundamento nos seguintes autores: Freitas (2002), Gatti (2008, 2010), Libâneo (1985, 1998), Mizukami (2002), Pimenta (2007), Saviani (1994, 2006, 2008, 2009, 2010). A análise dos dados empíricos foi baseada em dois campos: 1) As relações das TIC com a educação (FEENBERG, 2003; PEIXOTO, 2008); 2) As racionalidades subjacentes às concepções de formação de professores (TARDIF, 2000, 2007; TARDIF, LESSARD e GAUTHIER, 2001, THERRIEN, 2006). Foi possível compreender que as formas de uso das TIC por professores do curso de licenciatura em Matemática da PUC Goiás seguem as concepções determinista e instrumental (FEENBERG, 2003; PEIXOTO, 2008, 2009; SANCHO, 2006). Observou-se que a inserção das TIC na prática docente está baseada na racionalidade cognitivo instrumental (HABERMAS apud THERRIEN, 2006) e prioriza os saberes disciplinares (TARDIF, 2007) e científicos para o mundo moderno. |
id |
PUC_GO_d960680487fe1ffc9a4077a06b8a28f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/1050 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
USOS DAS TIC POR PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA PUC GOIÁSUses of ICT by teachers of the course of Graduation in Mathematics at PUC Goiás.Formação de professoresTICSaberes docentesTeacher formationICTTeacher knowledgeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente pesquisa tematiza as formas de uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) por professores formadores do curso de Licenciatura em Matemática da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). O objetivo geral proposto é analisar os usos das TIC por professores do curso de licenciatura em Matemática da PUC Goiás. A amostra foi constituída pelos professores das disciplinas Educação, Comunicação e Mídia e Novas Tecnologias no Ensino de Matemática . Adotou-se a abordagem do tipo qualitativo, por meio dos seguintes instrumentos de coleta de dados: análise documental e observação de aulas. Para analisar a inserção das TIC na sociedade e na educação foram estudados os seguintes teóricos: Castells (1999), Barreto (2002), Peixoto (2009), Sancho (2006), Santos (2007), dentre outros. O estudo das propostas oficiais e dos modelos de formação de professores foi fundamento nos seguintes autores: Freitas (2002), Gatti (2008, 2010), Libâneo (1985, 1998), Mizukami (2002), Pimenta (2007), Saviani (1994, 2006, 2008, 2009, 2010). A análise dos dados empíricos foi baseada em dois campos: 1) As relações das TIC com a educação (FEENBERG, 2003; PEIXOTO, 2008); 2) As racionalidades subjacentes às concepções de formação de professores (TARDIF, 2000, 2007; TARDIF, LESSARD e GAUTHIER, 2001, THERRIEN, 2006). Foi possível compreender que as formas de uso das TIC por professores do curso de licenciatura em Matemática da PUC Goiás seguem as concepções determinista e instrumental (FEENBERG, 2003; PEIXOTO, 2008, 2009; SANCHO, 2006). Observou-se que a inserção das TIC na prática docente está baseada na racionalidade cognitivo instrumental (HABERMAS apud THERRIEN, 2006) e prioriza os saberes disciplinares (TARDIF, 2007) e científicos para o mundo moderno.This research thematizes the uses of Information and Communication Technology (ICT) by teachers trainers course in Mathematics at the Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Goiás-PUC). The overall objective is to analyze the proposed uses of ICT by teachers of undergraduate course in Mathematics at PUC Goiás. The sample consisted of subjects by teachers Education, Communication and Media and New Technologies in Mathematics Teaching . We adopted a qualitative approach, through the following instruments for data collection: document analysis and classroom observation. To analyze the integration of ICT in society and education in theoretical studies on the following: Castells (1999), Barreto (2002), Peixoto (2009), Sancho (2006), Santos (2007), among others. The study of official proposals and models of teacher training was based on the following authors: Freitas (2002), Gatti (2008, 2010), Libâneo (1985, 1998), Mizukami (2002), Pimenta (2007), Saviani (1994, 2006, 2008, 2009, 2010). The analysis of the data was based on two fields: 1) The relationship between ICT and education (FEENBERG, 2003; PEIXOTO, 2008); 2) The rationales underlying conceptions of teacher (TARDIF, 2000, 2007; TARDIF, LESSARD e GAUTHIER, 2001, THERRIEN, 2006). It was understand that the forms of ICT use by teachers of the degree course in Mathematics at PUC Goiás follow the deterministic and instrumental conceptions (FEENBERG, 2003; PEIXOTO, 2008, 2009; SANCHO, 2006). It was observed that the inclusion of ICT in teaching practice is based on rationality cognitive instruments (HABERMAS apud THERRIEN, 2006) and prioritizes the disciplinary knowledge (TARDIF, 2007) and science to the modern world.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoPeixoto, Joanahttp://lattes.cnpq.br/5636200472384576Zanata, Beatriz Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984Barrio, Juan Bernardino Marqueshttp://lattes.cnpq.br/6859482550702496Dias, Divina Rosangela de Souza Costa2016-07-27T13:52:34Z2013-02-202012-02-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDIAS, Divina Rosangela de Souza Costa. Uses of ICT by teachers of the course of Graduation in Mathematics at PUC Goiás.. 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1050porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-05T21:23:41Zoai:ambar:tede/1050Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-05T21:23:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
USOS DAS TIC POR PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA PUC GOIÁS Uses of ICT by teachers of the course of Graduation in Mathematics at PUC Goiás. |
title |
USOS DAS TIC POR PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA PUC GOIÁS |
spellingShingle |
USOS DAS TIC POR PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA PUC GOIÁS Dias, Divina Rosangela de Souza Costa Formação de professores TIC Saberes docentes Teacher formation ICT Teacher knowledge CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
USOS DAS TIC POR PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA PUC GOIÁS |
title_full |
USOS DAS TIC POR PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA PUC GOIÁS |
title_fullStr |
USOS DAS TIC POR PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA PUC GOIÁS |
title_full_unstemmed |
USOS DAS TIC POR PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA PUC GOIÁS |
title_sort |
USOS DAS TIC POR PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA PUC GOIÁS |
author |
Dias, Divina Rosangela de Souza Costa |
author_facet |
Dias, Divina Rosangela de Souza Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Peixoto, Joana http://lattes.cnpq.br/5636200472384576 Zanata, Beatriz Aparecida http://lattes.cnpq.br/6652789366090984 Barrio, Juan Bernardino Marques http://lattes.cnpq.br/6859482550702496 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Divina Rosangela de Souza Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores TIC Saberes docentes Teacher formation ICT Teacher knowledge CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Formação de professores TIC Saberes docentes Teacher formation ICT Teacher knowledge CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A presente pesquisa tematiza as formas de uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) por professores formadores do curso de Licenciatura em Matemática da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). O objetivo geral proposto é analisar os usos das TIC por professores do curso de licenciatura em Matemática da PUC Goiás. A amostra foi constituída pelos professores das disciplinas Educação, Comunicação e Mídia e Novas Tecnologias no Ensino de Matemática . Adotou-se a abordagem do tipo qualitativo, por meio dos seguintes instrumentos de coleta de dados: análise documental e observação de aulas. Para analisar a inserção das TIC na sociedade e na educação foram estudados os seguintes teóricos: Castells (1999), Barreto (2002), Peixoto (2009), Sancho (2006), Santos (2007), dentre outros. O estudo das propostas oficiais e dos modelos de formação de professores foi fundamento nos seguintes autores: Freitas (2002), Gatti (2008, 2010), Libâneo (1985, 1998), Mizukami (2002), Pimenta (2007), Saviani (1994, 2006, 2008, 2009, 2010). A análise dos dados empíricos foi baseada em dois campos: 1) As relações das TIC com a educação (FEENBERG, 2003; PEIXOTO, 2008); 2) As racionalidades subjacentes às concepções de formação de professores (TARDIF, 2000, 2007; TARDIF, LESSARD e GAUTHIER, 2001, THERRIEN, 2006). Foi possível compreender que as formas de uso das TIC por professores do curso de licenciatura em Matemática da PUC Goiás seguem as concepções determinista e instrumental (FEENBERG, 2003; PEIXOTO, 2008, 2009; SANCHO, 2006). Observou-se que a inserção das TIC na prática docente está baseada na racionalidade cognitivo instrumental (HABERMAS apud THERRIEN, 2006) e prioriza os saberes disciplinares (TARDIF, 2007) e científicos para o mundo moderno. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-10 2013-02-20 2016-07-27T13:52:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DIAS, Divina Rosangela de Souza Costa. Uses of ICT by teachers of the course of Graduation in Mathematics at PUC Goiás.. 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012. http://localhost:8080/tede/handle/tede/1050 |
identifier_str_mv |
DIAS, Divina Rosangela de Souza Costa. Uses of ICT by teachers of the course of Graduation in Mathematics at PUC Goiás.. 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1050 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202252528746496 |