Culturas digitais e experiências sociais das crianças: dilemas de classe, saberes, domínios e produções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Cláudia Regina Vasconcelos Bertoso
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4938
Resumo: A pesquisa vinculada à linha Educação, Cultura e Sociedade é um estudo sobre as experiências sociais das crianças nas culturas digitais. Objetiva compreender a relação entre as experiências sociais das crianças nas culturas digitais e as questões de classe social e cultural. A pesquisa parte do seguinte problema: como as questões de classe social e cultural medeiam o tipo de experiências sociais/protagonismo das crianças nas culturas digitais? A pesquisa é do tipo descritiva/exploratória, de cunho qualitativo. Os procedimentos metodológicos utilizados foram os de revisão de literatura e de pesquisa de campo. O corpus da pesquisa se constituiu das respostas dadas por dois grupos de cinco crianças, um de uma escola pública e outro de uma escola privada, com base em cinco temáticas discutidas por meio dos pressupostos da metodologia Roda de Conversa Virtual. As duas escolas são de um mesmo bairro de um município do interior de Goiás e recebem o mesmo tipo de sinal de internet. A partir das falas das crianças, analisamos as mediações de classes sociais e culturais presentes nas experiências sociais que as crianças realizam ou não realizam nas culturas digitais. A problemática, o planejamento da pesquisa, a execução, a categorização, a análise e a inferência foram realizados tendo como fundamento referenciais teóricos do pensamento histórico e cultural, dos estudos da criança, da sociologia da infância e, sobretudo, dos estudos de Thompson (1981; 1989; 1998), Hitchby e Moran-Ellis (1998); Vygotsky (1991; 2010), Santaella (2013), Corsaro (2011; 2012; 2014; 2016) e Charlot (2018). Como resultado, tivemos que as crianças da escola pública pesquisada possuem menos condições materiais de acesso às culturas digitais nas suas casas, mas, sobretudo, na sua escola. As mediações se mostraram fundamentais para determinarem o tipo das experiências sociais que as crianças realizam nas culturas digitais. A mediação das famílias mostrou-se depender das questões econômicas e culturais, e identificamos que os costumes e as tradições dessas famílias condicionam também a forma de participação e atuação da criança nas culturas digitais
id PUC_GO_e824b21c412e961ddd8b6b52dc70f325
oai_identifier_str oai:ambar:tede/4938
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling Culturas digitais e experiências sociais das crianças: dilemas de classe, saberes, domínios e produçõesDigital cultures and children's social experiences: class dilemmas, knowledge, domains and productionsCrianças e InfânciasExperiências sociaisCulturas digitaisEducaçãoClasse econômica e culturalDigital cultureEducationEconomic and cultural classChildren and childhoodsSocial experiencesCiências HumanasEducaçãoA pesquisa vinculada à linha Educação, Cultura e Sociedade é um estudo sobre as experiências sociais das crianças nas culturas digitais. Objetiva compreender a relação entre as experiências sociais das crianças nas culturas digitais e as questões de classe social e cultural. A pesquisa parte do seguinte problema: como as questões de classe social e cultural medeiam o tipo de experiências sociais/protagonismo das crianças nas culturas digitais? A pesquisa é do tipo descritiva/exploratória, de cunho qualitativo. Os procedimentos metodológicos utilizados foram os de revisão de literatura e de pesquisa de campo. O corpus da pesquisa se constituiu das respostas dadas por dois grupos de cinco crianças, um de uma escola pública e outro de uma escola privada, com base em cinco temáticas discutidas por meio dos pressupostos da metodologia Roda de Conversa Virtual. As duas escolas são de um mesmo bairro de um município do interior de Goiás e recebem o mesmo tipo de sinal de internet. A partir das falas das crianças, analisamos as mediações de classes sociais e culturais presentes nas experiências sociais que as crianças realizam ou não realizam nas culturas digitais. A problemática, o planejamento da pesquisa, a execução, a categorização, a análise e a inferência foram realizados tendo como fundamento referenciais teóricos do pensamento histórico e cultural, dos estudos da criança, da sociologia da infância e, sobretudo, dos estudos de Thompson (1981; 1989; 1998), Hitchby e Moran-Ellis (1998); Vygotsky (1991; 2010), Santaella (2013), Corsaro (2011; 2012; 2014; 2016) e Charlot (2018). Como resultado, tivemos que as crianças da escola pública pesquisada possuem menos condições materiais de acesso às culturas digitais nas suas casas, mas, sobretudo, na sua escola. As mediações se mostraram fundamentais para determinarem o tipo das experiências sociais que as crianças realizam nas culturas digitais. A mediação das famílias mostrou-se depender das questões econômicas e culturais, e identificamos que os costumes e as tradições dessas famílias condicionam também a forma de participação e atuação da criança nas culturas digitaisThe research linked to the line Education, Culture and Society is a study about children's social experiences in digital culture. It aims to understand the relationship between children's social experiences in digital culture and issues of social and cultural class. The research starts from the following problem: how the issues of social and cultural class mediate the type of social experiences/protagonism of children in digital culture? The research is of the descriptive/exploratory type, with a qualitative nature. The methodological procedures are literature review and research of field. The research corpus was based on the answers given by two groups of five children, one from a public school and the other from a private school, from five themes discussed through the assumptions of the talking circle virtual methodology. The two schools are from the same neighborhood in a municipality in the countryside of Goiás and receive the same type of internet signal. Based on the children's speeches, we analyzed the mediations of social and cultural class present in the social experiences that children do or do not do in digital culture. The problem, the planning of the research, execution, categorization, analysis and inference were carried out from theoretical references of historical and cultural thought, child studies, the sociology of childhood, especially the studies of E.P. Thompson (1981, 1989, 1998), Hitchby and Moran-Ellis (1998); Vygtosky (1991, 2010), Santaella (2013), William Corsaro (2011; 2012; 2014; 2016), Bernard Charlot (2018). As a result, found that the children of the researched public school have less material conditions of access to digital culture in their homes, but above all, in their school. The mediations have been shown to be fundamental in determining the type of social experiences that children perform in digital culture. The mediation of families proved to depend on the questions economic and cultural, and it was found that the customs and traditions of these families also condition the child's form of participation and performance in the digital culturePontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e HumanidadesBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoSiqueira, Romilson Martinshttp://lattes.cnpq.br/9733311215027749Ramos, Maria da Luz Santoshttp://lattes.cnpq.br/6291231555790500Costa, Navia Regina Ribeiro dahttp://lattes.cnpq.br/4396186674476852Peixoto, Joanahttp://lattes.cnpq.br/5636200472384576Leite, Cláudia Regina Vasconcelos Bertoso2023-08-31T18:52:16Z2023-03-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLEITE, Cláudia Regina Vasconcelos Bertoso. Culturas digitais e experiências sociais das crianças: dilemas de classe, saberes, domínios e produções. 2023. 304 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4938porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2023-09-01T04:00:35Zoai:ambar:tede/4938Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932023-09-01T04:00:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Culturas digitais e experiências sociais das crianças: dilemas de classe, saberes, domínios e produções
Digital cultures and children's social experiences: class dilemmas, knowledge, domains and productions
title Culturas digitais e experiências sociais das crianças: dilemas de classe, saberes, domínios e produções
spellingShingle Culturas digitais e experiências sociais das crianças: dilemas de classe, saberes, domínios e produções
Leite, Cláudia Regina Vasconcelos Bertoso
Crianças e Infâncias
Experiências sociais
Culturas digitais
Educação
Classe econômica e cultural
Digital culture
Education
Economic and cultural class
Children and childhoods
Social experiences
Ciências Humanas
Educação
title_short Culturas digitais e experiências sociais das crianças: dilemas de classe, saberes, domínios e produções
title_full Culturas digitais e experiências sociais das crianças: dilemas de classe, saberes, domínios e produções
title_fullStr Culturas digitais e experiências sociais das crianças: dilemas de classe, saberes, domínios e produções
title_full_unstemmed Culturas digitais e experiências sociais das crianças: dilemas de classe, saberes, domínios e produções
title_sort Culturas digitais e experiências sociais das crianças: dilemas de classe, saberes, domínios e produções
author Leite, Cláudia Regina Vasconcelos Bertoso
author_facet Leite, Cláudia Regina Vasconcelos Bertoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Siqueira, Romilson Martins
http://lattes.cnpq.br/9733311215027749
Ramos, Maria da Luz Santos
http://lattes.cnpq.br/6291231555790500
Costa, Navia Regina Ribeiro da
http://lattes.cnpq.br/4396186674476852
Peixoto, Joana
http://lattes.cnpq.br/5636200472384576
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Cláudia Regina Vasconcelos Bertoso
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças e Infâncias
Experiências sociais
Culturas digitais
Educação
Classe econômica e cultural
Digital culture
Education
Economic and cultural class
Children and childhoods
Social experiences
Ciências Humanas
Educação
topic Crianças e Infâncias
Experiências sociais
Culturas digitais
Educação
Classe econômica e cultural
Digital culture
Education
Economic and cultural class
Children and childhoods
Social experiences
Ciências Humanas
Educação
description A pesquisa vinculada à linha Educação, Cultura e Sociedade é um estudo sobre as experiências sociais das crianças nas culturas digitais. Objetiva compreender a relação entre as experiências sociais das crianças nas culturas digitais e as questões de classe social e cultural. A pesquisa parte do seguinte problema: como as questões de classe social e cultural medeiam o tipo de experiências sociais/protagonismo das crianças nas culturas digitais? A pesquisa é do tipo descritiva/exploratória, de cunho qualitativo. Os procedimentos metodológicos utilizados foram os de revisão de literatura e de pesquisa de campo. O corpus da pesquisa se constituiu das respostas dadas por dois grupos de cinco crianças, um de uma escola pública e outro de uma escola privada, com base em cinco temáticas discutidas por meio dos pressupostos da metodologia Roda de Conversa Virtual. As duas escolas são de um mesmo bairro de um município do interior de Goiás e recebem o mesmo tipo de sinal de internet. A partir das falas das crianças, analisamos as mediações de classes sociais e culturais presentes nas experiências sociais que as crianças realizam ou não realizam nas culturas digitais. A problemática, o planejamento da pesquisa, a execução, a categorização, a análise e a inferência foram realizados tendo como fundamento referenciais teóricos do pensamento histórico e cultural, dos estudos da criança, da sociologia da infância e, sobretudo, dos estudos de Thompson (1981; 1989; 1998), Hitchby e Moran-Ellis (1998); Vygotsky (1991; 2010), Santaella (2013), Corsaro (2011; 2012; 2014; 2016) e Charlot (2018). Como resultado, tivemos que as crianças da escola pública pesquisada possuem menos condições materiais de acesso às culturas digitais nas suas casas, mas, sobretudo, na sua escola. As mediações se mostraram fundamentais para determinarem o tipo das experiências sociais que as crianças realizam nas culturas digitais. A mediação das famílias mostrou-se depender das questões econômicas e culturais, e identificamos que os costumes e as tradições dessas famílias condicionam também a forma de participação e atuação da criança nas culturas digitais
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-31T18:52:16Z
2023-03-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEITE, Cláudia Regina Vasconcelos Bertoso. Culturas digitais e experiências sociais das crianças: dilemas de classe, saberes, domínios e produções. 2023. 304 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4938
identifier_str_mv LEITE, Cláudia Regina Vasconcelos Bertoso. Culturas digitais e experiências sociais das crianças: dilemas de classe, saberes, domínios e produções. 2023. 304 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidades
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidades
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202274824617984