Culturas digitais e experiências sociais das crianças: dilemas de classe, saberes, domínios e produções
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4938 |
Resumo: | A pesquisa vinculada à linha Educação, Cultura e Sociedade é um estudo sobre as experiências sociais das crianças nas culturas digitais. Objetiva compreender a relação entre as experiências sociais das crianças nas culturas digitais e as questões de classe social e cultural. A pesquisa parte do seguinte problema: como as questões de classe social e cultural medeiam o tipo de experiências sociais/protagonismo das crianças nas culturas digitais? A pesquisa é do tipo descritiva/exploratória, de cunho qualitativo. Os procedimentos metodológicos utilizados foram os de revisão de literatura e de pesquisa de campo. O corpus da pesquisa se constituiu das respostas dadas por dois grupos de cinco crianças, um de uma escola pública e outro de uma escola privada, com base em cinco temáticas discutidas por meio dos pressupostos da metodologia Roda de Conversa Virtual. As duas escolas são de um mesmo bairro de um município do interior de Goiás e recebem o mesmo tipo de sinal de internet. A partir das falas das crianças, analisamos as mediações de classes sociais e culturais presentes nas experiências sociais que as crianças realizam ou não realizam nas culturas digitais. A problemática, o planejamento da pesquisa, a execução, a categorização, a análise e a inferência foram realizados tendo como fundamento referenciais teóricos do pensamento histórico e cultural, dos estudos da criança, da sociologia da infância e, sobretudo, dos estudos de Thompson (1981; 1989; 1998), Hitchby e Moran-Ellis (1998); Vygotsky (1991; 2010), Santaella (2013), Corsaro (2011; 2012; 2014; 2016) e Charlot (2018). Como resultado, tivemos que as crianças da escola pública pesquisada possuem menos condições materiais de acesso às culturas digitais nas suas casas, mas, sobretudo, na sua escola. As mediações se mostraram fundamentais para determinarem o tipo das experiências sociais que as crianças realizam nas culturas digitais. A mediação das famílias mostrou-se depender das questões econômicas e culturais, e identificamos que os costumes e as tradições dessas famílias condicionam também a forma de participação e atuação da criança nas culturas digitais |
id |
PUC_GO_e824b21c412e961ddd8b6b52dc70f325 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/4938 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
Culturas digitais e experiências sociais das crianças: dilemas de classe, saberes, domínios e produçõesDigital cultures and children's social experiences: class dilemmas, knowledge, domains and productionsCrianças e InfânciasExperiências sociaisCulturas digitaisEducaçãoClasse econômica e culturalDigital cultureEducationEconomic and cultural classChildren and childhoodsSocial experiencesCiências HumanasEducaçãoA pesquisa vinculada à linha Educação, Cultura e Sociedade é um estudo sobre as experiências sociais das crianças nas culturas digitais. Objetiva compreender a relação entre as experiências sociais das crianças nas culturas digitais e as questões de classe social e cultural. A pesquisa parte do seguinte problema: como as questões de classe social e cultural medeiam o tipo de experiências sociais/protagonismo das crianças nas culturas digitais? A pesquisa é do tipo descritiva/exploratória, de cunho qualitativo. Os procedimentos metodológicos utilizados foram os de revisão de literatura e de pesquisa de campo. O corpus da pesquisa se constituiu das respostas dadas por dois grupos de cinco crianças, um de uma escola pública e outro de uma escola privada, com base em cinco temáticas discutidas por meio dos pressupostos da metodologia Roda de Conversa Virtual. As duas escolas são de um mesmo bairro de um município do interior de Goiás e recebem o mesmo tipo de sinal de internet. A partir das falas das crianças, analisamos as mediações de classes sociais e culturais presentes nas experiências sociais que as crianças realizam ou não realizam nas culturas digitais. A problemática, o planejamento da pesquisa, a execução, a categorização, a análise e a inferência foram realizados tendo como fundamento referenciais teóricos do pensamento histórico e cultural, dos estudos da criança, da sociologia da infância e, sobretudo, dos estudos de Thompson (1981; 1989; 1998), Hitchby e Moran-Ellis (1998); Vygotsky (1991; 2010), Santaella (2013), Corsaro (2011; 2012; 2014; 2016) e Charlot (2018). Como resultado, tivemos que as crianças da escola pública pesquisada possuem menos condições materiais de acesso às culturas digitais nas suas casas, mas, sobretudo, na sua escola. As mediações se mostraram fundamentais para determinarem o tipo das experiências sociais que as crianças realizam nas culturas digitais. A mediação das famílias mostrou-se depender das questões econômicas e culturais, e identificamos que os costumes e as tradições dessas famílias condicionam também a forma de participação e atuação da criança nas culturas digitaisThe research linked to the line Education, Culture and Society is a study about children's social experiences in digital culture. It aims to understand the relationship between children's social experiences in digital culture and issues of social and cultural class. The research starts from the following problem: how the issues of social and cultural class mediate the type of social experiences/protagonism of children in digital culture? The research is of the descriptive/exploratory type, with a qualitative nature. The methodological procedures are literature review and research of field. The research corpus was based on the answers given by two groups of five children, one from a public school and the other from a private school, from five themes discussed through the assumptions of the talking circle virtual methodology. The two schools are from the same neighborhood in a municipality in the countryside of Goiás and receive the same type of internet signal. Based on the children's speeches, we analyzed the mediations of social and cultural class present in the social experiences that children do or do not do in digital culture. The problem, the planning of the research, execution, categorization, analysis and inference were carried out from theoretical references of historical and cultural thought, child studies, the sociology of childhood, especially the studies of E.P. Thompson (1981, 1989, 1998), Hitchby and Moran-Ellis (1998); Vygtosky (1991, 2010), Santaella (2013), William Corsaro (2011; 2012; 2014; 2016), Bernard Charlot (2018). As a result, found that the children of the researched public school have less material conditions of access to digital culture in their homes, but above all, in their school. The mediations have been shown to be fundamental in determining the type of social experiences that children perform in digital culture. The mediation of families proved to depend on the questions economic and cultural, and it was found that the customs and traditions of these families also condition the child's form of participation and performance in the digital culturePontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e HumanidadesBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoSiqueira, Romilson Martinshttp://lattes.cnpq.br/9733311215027749Ramos, Maria da Luz Santoshttp://lattes.cnpq.br/6291231555790500Costa, Navia Regina Ribeiro dahttp://lattes.cnpq.br/4396186674476852Peixoto, Joanahttp://lattes.cnpq.br/5636200472384576Leite, Cláudia Regina Vasconcelos Bertoso2023-08-31T18:52:16Z2023-03-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLEITE, Cláudia Regina Vasconcelos Bertoso. Culturas digitais e experiências sociais das crianças: dilemas de classe, saberes, domínios e produções. 2023. 304 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4938porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2023-09-01T04:00:35Zoai:ambar:tede/4938Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932023-09-01T04:00:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Culturas digitais e experiências sociais das crianças: dilemas de classe, saberes, domínios e produções Digital cultures and children's social experiences: class dilemmas, knowledge, domains and productions |
title |
Culturas digitais e experiências sociais das crianças: dilemas de classe, saberes, domínios e produções |
spellingShingle |
Culturas digitais e experiências sociais das crianças: dilemas de classe, saberes, domínios e produções Leite, Cláudia Regina Vasconcelos Bertoso Crianças e Infâncias Experiências sociais Culturas digitais Educação Classe econômica e cultural Digital culture Education Economic and cultural class Children and childhoods Social experiences Ciências Humanas Educação |
title_short |
Culturas digitais e experiências sociais das crianças: dilemas de classe, saberes, domínios e produções |
title_full |
Culturas digitais e experiências sociais das crianças: dilemas de classe, saberes, domínios e produções |
title_fullStr |
Culturas digitais e experiências sociais das crianças: dilemas de classe, saberes, domínios e produções |
title_full_unstemmed |
Culturas digitais e experiências sociais das crianças: dilemas de classe, saberes, domínios e produções |
title_sort |
Culturas digitais e experiências sociais das crianças: dilemas de classe, saberes, domínios e produções |
author |
Leite, Cláudia Regina Vasconcelos Bertoso |
author_facet |
Leite, Cláudia Regina Vasconcelos Bertoso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Siqueira, Romilson Martins http://lattes.cnpq.br/9733311215027749 Ramos, Maria da Luz Santos http://lattes.cnpq.br/6291231555790500 Costa, Navia Regina Ribeiro da http://lattes.cnpq.br/4396186674476852 Peixoto, Joana http://lattes.cnpq.br/5636200472384576 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Cláudia Regina Vasconcelos Bertoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças e Infâncias Experiências sociais Culturas digitais Educação Classe econômica e cultural Digital culture Education Economic and cultural class Children and childhoods Social experiences Ciências Humanas Educação |
topic |
Crianças e Infâncias Experiências sociais Culturas digitais Educação Classe econômica e cultural Digital culture Education Economic and cultural class Children and childhoods Social experiences Ciências Humanas Educação |
description |
A pesquisa vinculada à linha Educação, Cultura e Sociedade é um estudo sobre as experiências sociais das crianças nas culturas digitais. Objetiva compreender a relação entre as experiências sociais das crianças nas culturas digitais e as questões de classe social e cultural. A pesquisa parte do seguinte problema: como as questões de classe social e cultural medeiam o tipo de experiências sociais/protagonismo das crianças nas culturas digitais? A pesquisa é do tipo descritiva/exploratória, de cunho qualitativo. Os procedimentos metodológicos utilizados foram os de revisão de literatura e de pesquisa de campo. O corpus da pesquisa se constituiu das respostas dadas por dois grupos de cinco crianças, um de uma escola pública e outro de uma escola privada, com base em cinco temáticas discutidas por meio dos pressupostos da metodologia Roda de Conversa Virtual. As duas escolas são de um mesmo bairro de um município do interior de Goiás e recebem o mesmo tipo de sinal de internet. A partir das falas das crianças, analisamos as mediações de classes sociais e culturais presentes nas experiências sociais que as crianças realizam ou não realizam nas culturas digitais. A problemática, o planejamento da pesquisa, a execução, a categorização, a análise e a inferência foram realizados tendo como fundamento referenciais teóricos do pensamento histórico e cultural, dos estudos da criança, da sociologia da infância e, sobretudo, dos estudos de Thompson (1981; 1989; 1998), Hitchby e Moran-Ellis (1998); Vygotsky (1991; 2010), Santaella (2013), Corsaro (2011; 2012; 2014; 2016) e Charlot (2018). Como resultado, tivemos que as crianças da escola pública pesquisada possuem menos condições materiais de acesso às culturas digitais nas suas casas, mas, sobretudo, na sua escola. As mediações se mostraram fundamentais para determinarem o tipo das experiências sociais que as crianças realizam nas culturas digitais. A mediação das famílias mostrou-se depender das questões econômicas e culturais, e identificamos que os costumes e as tradições dessas famílias condicionam também a forma de participação e atuação da criança nas culturas digitais |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-31T18:52:16Z 2023-03-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LEITE, Cláudia Regina Vasconcelos Bertoso. Culturas digitais e experiências sociais das crianças: dilemas de classe, saberes, domínios e produções. 2023. 304 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023. http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4938 |
identifier_str_mv |
LEITE, Cláudia Regina Vasconcelos Bertoso. Culturas digitais e experiências sociais das crianças: dilemas de classe, saberes, domínios e produções. 2023. 304 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023. |
url |
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Formação de Professores e Humanidades Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Formação de Professores e Humanidades Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202274824617984 |