FORMAÇÃO DO PROFESSOR, SUBJETIVIDADE E RELAÇÃO COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Célia Lopes da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1780
Resumo: O objetivo deste trabalho foi estudar a subjetividade constituída pelo professor de crianças da Educação Infantil, no seu processo de formação acadêmica. Nesta perspectiva, a construção do conhecimento se deu na valorização das relações de mediação do professor, como acadêmico e como docente, no desenvolvimento de seus alunos. Fundamentando-se na teoria histórico/cultural de Vygotsky e na Teoria da Subjetividade discutida por González Rey, estudioso que defende a criação de espaços interdisciplinares entre a Psicologia e a Educação, pôde-se trabalhar com a idéia de que a constituição da subjetividade e o desenvolvimento histórico-cultural do sujeito são processos dialéticos e complexos. A pesquisa foi realizada em uma escola particular em Anápolis, Goiás, no contexto de duas turmas do Jardim II. Participaram do estudo duas professoras e quatro crianças, ou seja, dois alunos de cada uma delas. No momento empírico procurou-se obter indicadores das subjetividades envolvidas nas relações professor/aluno e processos de ensino/aprendizagem/desenvolvimento. Para isso, as professoras foram entrevistadas e observadas com seus alunos na sala de aula e no pátio, quando eles também foram observados na interação com seus pares. Os resultados mostram que a subjetividade das professoras repercute: 1) na sua forma de relação e de atuação: uma produz um espaço social dinâmico e criativo, promotor de seu desenvolvimento e de seus alunos, enquanto outra apresenta dificuldade de trabalhar com a diversidade e a necessidade de improvisação; 2) na sua mediação na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZPD). Observou-se, nessa perspectiva, situações sugeridas, por uma das professoras, que favorecem o desenvolvimento cognitivo do aluno. Este, partindo de situações cotidianas e com a ajuda da professora busca transformar os conceitos e criar situações para a efetivação do concreto.
id PUC_GO_eca5436065c61d602fd571c7a899de3c
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1780
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling FORMAÇÃO DO PROFESSOR, SUBJETIVIDADE E RELAÇÃO COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTILformação do professor: subjetividade: relação professor/aluno: educação infantilsubjectivityrelationship teacher/childinfantile educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAO objetivo deste trabalho foi estudar a subjetividade constituída pelo professor de crianças da Educação Infantil, no seu processo de formação acadêmica. Nesta perspectiva, a construção do conhecimento se deu na valorização das relações de mediação do professor, como acadêmico e como docente, no desenvolvimento de seus alunos. Fundamentando-se na teoria histórico/cultural de Vygotsky e na Teoria da Subjetividade discutida por González Rey, estudioso que defende a criação de espaços interdisciplinares entre a Psicologia e a Educação, pôde-se trabalhar com a idéia de que a constituição da subjetividade e o desenvolvimento histórico-cultural do sujeito são processos dialéticos e complexos. A pesquisa foi realizada em uma escola particular em Anápolis, Goiás, no contexto de duas turmas do Jardim II. Participaram do estudo duas professoras e quatro crianças, ou seja, dois alunos de cada uma delas. No momento empírico procurou-se obter indicadores das subjetividades envolvidas nas relações professor/aluno e processos de ensino/aprendizagem/desenvolvimento. Para isso, as professoras foram entrevistadas e observadas com seus alunos na sala de aula e no pátio, quando eles também foram observados na interação com seus pares. Os resultados mostram que a subjetividade das professoras repercute: 1) na sua forma de relação e de atuação: uma produz um espaço social dinâmico e criativo, promotor de seu desenvolvimento e de seus alunos, enquanto outra apresenta dificuldade de trabalhar com a diversidade e a necessidade de improvisação; 2) na sua mediação na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZPD). Observou-se, nessa perspectiva, situações sugeridas, por uma das professoras, que favorecem o desenvolvimento cognitivo do aluno. Este, partindo de situações cotidianas e com a ajuda da professora busca transformar os conceitos e criar situações para a efetivação do concreto.The objective of this work was to study the subjectivity constituted by the children's of the Infantile Education teacher, in your process of academic formation. In this perspective, the construction of the knowledge felt in the valorization of the relationships of the teacher's mediation, as academic and as educational, in your students' development. Being based in the theory histórical/cultural of Vygotsky and in the Theory of the Subjectivity discussed by González Rey's, studious that defends the creation of spaces interdisciplinary between the Psychology and the Education, it could be worked with the idea that the constitution of the subjectivity and the subject's historical-cultural development are processes dialéticys and complex.. The research was accomplished at a private school in Anápolis, Goiás, in the context of two groups of the Jardim II. They participated in the study two teachers and four children, in other words, two students of each one of them. In the empiric moment he/she tried to obtain indicators of the subjectivities involved in the relationships teacher/student and teaching processes/learning/development. Para that, the teachers were interviewed and observed with your students in the class room and in the patio, when they were also observed in the interaction with your pairs. The results show that the teachers' subjectivity rebounds: 1) in your relationship form and of performance: one produces a dynamic and creative social space, promoter of your development and of your students, while another presents difficulty of working with the diversity and the improvisation need; 2) in your mediation in Desenvolvimento Proximal's Zone (ZPD). it was Observed, in that perspective, suggested situations, for one of the teachers, that favor the student's cognitive development. This, leaving of daily situations and with the teacher's help it looks for to transform the concepts and to create situations for the implementation of the concrete.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásPsicologiaPeres, Vannuzia Leal Andradehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700991U4Neves, Sônia Maria Mellohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787367A1Costa Neto, Sebastião Benício dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728275T8Tacca, Maria Carmen Villela Rosahttp://lattes.cnpq.br/5871457781087655Luz, Célia Lopes da2016-07-27T14:19:48Z2012-05-022008-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLUZ, Célia Lopes da. FORMAÇÃO DO PROFESSOR, SUBJETIVIDADE E RELAÇÃO COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2008. 125 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2008.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1780porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-07T19:52:52Zoai:ambar:tede/1780Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-07T19:52:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DO PROFESSOR, SUBJETIVIDADE E RELAÇÃO COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
title FORMAÇÃO DO PROFESSOR, SUBJETIVIDADE E RELAÇÃO COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle FORMAÇÃO DO PROFESSOR, SUBJETIVIDADE E RELAÇÃO COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Luz, Célia Lopes da
formação do professor: subjetividade: relação professor/aluno: educação infantil
subjectivity
relationship teacher/child
infantile education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short FORMAÇÃO DO PROFESSOR, SUBJETIVIDADE E RELAÇÃO COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full FORMAÇÃO DO PROFESSOR, SUBJETIVIDADE E RELAÇÃO COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr FORMAÇÃO DO PROFESSOR, SUBJETIVIDADE E RELAÇÃO COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DO PROFESSOR, SUBJETIVIDADE E RELAÇÃO COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort FORMAÇÃO DO PROFESSOR, SUBJETIVIDADE E RELAÇÃO COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
author Luz, Célia Lopes da
author_facet Luz, Célia Lopes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peres, Vannuzia Leal Andrade
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700991U4
Neves, Sônia Maria Mello
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787367A1
Costa Neto, Sebastião Benício da
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728275T8
Tacca, Maria Carmen Villela Rosa
http://lattes.cnpq.br/5871457781087655
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Célia Lopes da
dc.subject.por.fl_str_mv formação do professor: subjetividade: relação professor/aluno: educação infantil
subjectivity
relationship teacher/child
infantile education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic formação do professor: subjetividade: relação professor/aluno: educação infantil
subjectivity
relationship teacher/child
infantile education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description O objetivo deste trabalho foi estudar a subjetividade constituída pelo professor de crianças da Educação Infantil, no seu processo de formação acadêmica. Nesta perspectiva, a construção do conhecimento se deu na valorização das relações de mediação do professor, como acadêmico e como docente, no desenvolvimento de seus alunos. Fundamentando-se na teoria histórico/cultural de Vygotsky e na Teoria da Subjetividade discutida por González Rey, estudioso que defende a criação de espaços interdisciplinares entre a Psicologia e a Educação, pôde-se trabalhar com a idéia de que a constituição da subjetividade e o desenvolvimento histórico-cultural do sujeito são processos dialéticos e complexos. A pesquisa foi realizada em uma escola particular em Anápolis, Goiás, no contexto de duas turmas do Jardim II. Participaram do estudo duas professoras e quatro crianças, ou seja, dois alunos de cada uma delas. No momento empírico procurou-se obter indicadores das subjetividades envolvidas nas relações professor/aluno e processos de ensino/aprendizagem/desenvolvimento. Para isso, as professoras foram entrevistadas e observadas com seus alunos na sala de aula e no pátio, quando eles também foram observados na interação com seus pares. Os resultados mostram que a subjetividade das professoras repercute: 1) na sua forma de relação e de atuação: uma produz um espaço social dinâmico e criativo, promotor de seu desenvolvimento e de seus alunos, enquanto outra apresenta dificuldade de trabalhar com a diversidade e a necessidade de improvisação; 2) na sua mediação na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZPD). Observou-se, nessa perspectiva, situações sugeridas, por uma das professoras, que favorecem o desenvolvimento cognitivo do aluno. Este, partindo de situações cotidianas e com a ajuda da professora busca transformar os conceitos e criar situações para a efetivação do concreto.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-02-27
2012-05-02
2016-07-27T14:19:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LUZ, Célia Lopes da. FORMAÇÃO DO PROFESSOR, SUBJETIVIDADE E RELAÇÃO COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2008. 125 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2008.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1780
identifier_str_mv LUZ, Célia Lopes da. FORMAÇÃO DO PROFESSOR, SUBJETIVIDADE E RELAÇÃO COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2008. 125 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2008.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202254701395968