ESTUDOS DE VARIÁVEIS DE CONTEXTO EM UM EPISÓDIO VERBAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3885 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo investigar as relações entre as variáveis independentes, que neste estudo foram os contextos verbais (instrução) e não-verbais (Figura/imagem de objeto) e seu efeito na variável dependente, que foram os comportamentos que descreviam respostas referentes à OBJETOS e a AÇÃO em um episódio verbal total. Teve ainda como objetivo secundário o desenvolvimento de um software para a realização da coleta e análise de dados. Foi realizado um experimento de replicação sistemática do procedimento adotado no estudo de Simonassi e colaboradores para verificar: 1) se contextos verbais (instruções) e não verbais (objetos) exercem controle sobre respostas verbais em um episódio verbal total. Este experimento foi realizado com dez (10) participantes com idades entre 19 a 25 anos. Cada participante foi submetido a 4 condições experimentais diferentes (CONDIÇÃO 1, 2, 3 e 4) em um delineamento de sujeito como seu próprio controle. Nas CONDIÇÕES 1, 2 e 3 foi apresentada a seguinte instrução “QUEIME LOGO ESTA PONTA AÍ”, sendo que nas CONDIÇÕES 2 e 3 foram apresentados os seguintes estímulos não-verbais CONDIÇÃO 2: FÓSFORO e BARBANTE (Figuras/imagens) e na CONDIÇÃO 3: FÓSFORO e VELA (Figuras/imagens). E na CONDIÇÃO 4 foi apresentado a instrução ““QUEIME LOGO ESTA PONTA AÍ. CALMA SENHOR, SENÃO ACABO ESTRAGANDO A ROUPA”. Em cada condição o participante foi solicitado a responder suas respostas por escrito. A análise foi realizada com a categorização das respostas textuais referentes a OBJETO e a AÇÃO. Verificou-se que uma frequência considerável de respostas verbais textuais que faziam referencias aos objetos relacionados (Figuras/imagens) a ações. Os resultados foram semelhantes ao do Experimento de Simonassi e Cols. Concluiu-se que tanto o contexto verbal (instrução) quanto o contexto não-verbal (objetos) quando alterados, também alteravam sistematicamente o responder dos participantes nas diversas condições experimentais. |
id |
PUC_GO_f02657f5509fd7cd34067ec5e41b6de2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/3885 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
ESTUDOS DE VARIÁVEIS DE CONTEXTO EM UM EPISÓDIO VERBALcomportamento verbal; contexto; significado; análise do comportamentoverbal behavior; context; meaning; behavior analysisCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAO presente trabalho teve como objetivo investigar as relações entre as variáveis independentes, que neste estudo foram os contextos verbais (instrução) e não-verbais (Figura/imagem de objeto) e seu efeito na variável dependente, que foram os comportamentos que descreviam respostas referentes à OBJETOS e a AÇÃO em um episódio verbal total. Teve ainda como objetivo secundário o desenvolvimento de um software para a realização da coleta e análise de dados. Foi realizado um experimento de replicação sistemática do procedimento adotado no estudo de Simonassi e colaboradores para verificar: 1) se contextos verbais (instruções) e não verbais (objetos) exercem controle sobre respostas verbais em um episódio verbal total. Este experimento foi realizado com dez (10) participantes com idades entre 19 a 25 anos. Cada participante foi submetido a 4 condições experimentais diferentes (CONDIÇÃO 1, 2, 3 e 4) em um delineamento de sujeito como seu próprio controle. Nas CONDIÇÕES 1, 2 e 3 foi apresentada a seguinte instrução “QUEIME LOGO ESTA PONTA AÍ”, sendo que nas CONDIÇÕES 2 e 3 foram apresentados os seguintes estímulos não-verbais CONDIÇÃO 2: FÓSFORO e BARBANTE (Figuras/imagens) e na CONDIÇÃO 3: FÓSFORO e VELA (Figuras/imagens). E na CONDIÇÃO 4 foi apresentado a instrução ““QUEIME LOGO ESTA PONTA AÍ. CALMA SENHOR, SENÃO ACABO ESTRAGANDO A ROUPA”. Em cada condição o participante foi solicitado a responder suas respostas por escrito. A análise foi realizada com a categorização das respostas textuais referentes a OBJETO e a AÇÃO. Verificou-se que uma frequência considerável de respostas verbais textuais que faziam referencias aos objetos relacionados (Figuras/imagens) a ações. Os resultados foram semelhantes ao do Experimento de Simonassi e Cols. Concluiu-se que tanto o contexto verbal (instrução) quanto o contexto não-verbal (objetos) quando alterados, também alteravam sistematicamente o responder dos participantes nas diversas condições experimentais.The goal of the present work was: to investigate the relations between the independent variables, which in this study were verbal (instructions) and non-verbal (figures and images of objects) contexts and their effects in the dependent variable, which was the descriptive behavior of OBJECTS and ACTIONS in a total verbal episode. We had also a secondary goal: the development of a software for the collect and analysis of data. An experiment was conducted as a systematic replication of the work by Simonassi, Tizo, Gomes e Alvarenga (2010) in order to verify: 1) if verbal and non-verbal contexts exert control over verbal responses in a total verbal episode. This experiment was conducted with ten (10) participants with ages varying from 19 to 25 yeas. Each participant was exposed to 4 different experimental conditions (CONDITIONS 1, 2, 3 and 4) in a singlecase design. During the CONDITIONS 1, 2 and 3 the following instructions was presented: “BURNING THIS TIP HAS BEEN”, being that in the CONDITIONS 2 and 3 the following non-verbal stimuli were presented: MATCHES and a STRING (figures and images) and in the CONDITION 3: MATCHES and a CANDLE (figures and images). In the CONDITION 4 the instruction presented was “BURN IT ON THIS TIP. CALM SIR, STILL ENDING STRUCTURING CLOTHES”. In each condition the participant was asked to write his answers. A categorization of the textual responses as referent to OBJECT or ACTION was used for analysis. We verified a considerable frequency of textual verbal responses that made reference to the related objects (figures/images) and actions. The results were similar to those found by Simonassi & Cols. We concluded that both the verbal (instruction) and non-verbal (objects) contexts, when altered, controlled changes in the participants’ responses across the experimental conditions in a systematic way.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de PsicologiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em PsicologiaSimonassi, Lorismario Ernestohttp://lattes.cnpq.br/4405420791699259Heck, Elisa Tavares Sanabiohttp://lattes.cnpq.br/7141705270844402Coelho, Cristianohttp://lattes.cnpq.br/0905415720792566Gomes, Ueliton dos Santos2018-02-07T18:14:43Z2017-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGomes, Ueliton dos Santos. ESTUDOS DE VARIÁVEIS DE CONTEXTO EM UM EPISÓDIO VERBAL. 2017. 71 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3885porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2018-02-08T03:01:03Zoai:ambar:tede/3885Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932018-02-08T03:01:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTUDOS DE VARIÁVEIS DE CONTEXTO EM UM EPISÓDIO VERBAL |
title |
ESTUDOS DE VARIÁVEIS DE CONTEXTO EM UM EPISÓDIO VERBAL |
spellingShingle |
ESTUDOS DE VARIÁVEIS DE CONTEXTO EM UM EPISÓDIO VERBAL Gomes, Ueliton dos Santos comportamento verbal; contexto; significado; análise do comportamento verbal behavior; context; meaning; behavior analysis CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
title_short |
ESTUDOS DE VARIÁVEIS DE CONTEXTO EM UM EPISÓDIO VERBAL |
title_full |
ESTUDOS DE VARIÁVEIS DE CONTEXTO EM UM EPISÓDIO VERBAL |
title_fullStr |
ESTUDOS DE VARIÁVEIS DE CONTEXTO EM UM EPISÓDIO VERBAL |
title_full_unstemmed |
ESTUDOS DE VARIÁVEIS DE CONTEXTO EM UM EPISÓDIO VERBAL |
title_sort |
ESTUDOS DE VARIÁVEIS DE CONTEXTO EM UM EPISÓDIO VERBAL |
author |
Gomes, Ueliton dos Santos |
author_facet |
Gomes, Ueliton dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simonassi, Lorismario Ernesto http://lattes.cnpq.br/4405420791699259 Heck, Elisa Tavares Sanabio http://lattes.cnpq.br/7141705270844402 Coelho, Cristiano http://lattes.cnpq.br/0905415720792566 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Ueliton dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comportamento verbal; contexto; significado; análise do comportamento verbal behavior; context; meaning; behavior analysis CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
comportamento verbal; contexto; significado; análise do comportamento verbal behavior; context; meaning; behavior analysis CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
description |
O presente trabalho teve como objetivo investigar as relações entre as variáveis independentes, que neste estudo foram os contextos verbais (instrução) e não-verbais (Figura/imagem de objeto) e seu efeito na variável dependente, que foram os comportamentos que descreviam respostas referentes à OBJETOS e a AÇÃO em um episódio verbal total. Teve ainda como objetivo secundário o desenvolvimento de um software para a realização da coleta e análise de dados. Foi realizado um experimento de replicação sistemática do procedimento adotado no estudo de Simonassi e colaboradores para verificar: 1) se contextos verbais (instruções) e não verbais (objetos) exercem controle sobre respostas verbais em um episódio verbal total. Este experimento foi realizado com dez (10) participantes com idades entre 19 a 25 anos. Cada participante foi submetido a 4 condições experimentais diferentes (CONDIÇÃO 1, 2, 3 e 4) em um delineamento de sujeito como seu próprio controle. Nas CONDIÇÕES 1, 2 e 3 foi apresentada a seguinte instrução “QUEIME LOGO ESTA PONTA AÍ”, sendo que nas CONDIÇÕES 2 e 3 foram apresentados os seguintes estímulos não-verbais CONDIÇÃO 2: FÓSFORO e BARBANTE (Figuras/imagens) e na CONDIÇÃO 3: FÓSFORO e VELA (Figuras/imagens). E na CONDIÇÃO 4 foi apresentado a instrução ““QUEIME LOGO ESTA PONTA AÍ. CALMA SENHOR, SENÃO ACABO ESTRAGANDO A ROUPA”. Em cada condição o participante foi solicitado a responder suas respostas por escrito. A análise foi realizada com a categorização das respostas textuais referentes a OBJETO e a AÇÃO. Verificou-se que uma frequência considerável de respostas verbais textuais que faziam referencias aos objetos relacionados (Figuras/imagens) a ações. Os resultados foram semelhantes ao do Experimento de Simonassi e Cols. Concluiu-se que tanto o contexto verbal (instrução) quanto o contexto não-verbal (objetos) quando alterados, também alteravam sistematicamente o responder dos participantes nas diversas condições experimentais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-31 2018-02-07T18:14:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Gomes, Ueliton dos Santos. ESTUDOS DE VARIÁVEIS DE CONTEXTO EM UM EPISÓDIO VERBAL. 2017. 71 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO. http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3885 |
identifier_str_mv |
Gomes, Ueliton dos Santos. ESTUDOS DE VARIÁVEIS DE CONTEXTO EM UM EPISÓDIO VERBAL. 2017. 71 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO. |
url |
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3885 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologia Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologia Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202268064448512 |