Studies of Context Variables in a Verbal Episode

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ueliton Santos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Freitas Mendes, Ítalo Rodrigues, Prado, Sherman Calixto, Godinho dos Santos, Antônio Carlos, Sanábio Heck, Elisa Tavares, Coelho, Cristiano, Simonassi, Lorismario Ernesto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos (Goiânia. Online)
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/5579
Resumo: The goal of the present work was to investigate the relations between the independent variables, which in this study were verbal (instructions) and non-verbal (figures and images of objects) contexts and their effects in the dependent variable, which was the descriptive behavior of OBJECTS and ACTIONS in a total verbal episode. An experiment was conducted as a verify: 1) if verbal and non-verbal contexts exert control over verbal responses in a total verbal episode. This experiment was conducted with ten (10) participants with ages varying from 19 to 25 yeas. Each participant was exposed to 4 different experimental conditions (CONDITIONS 1, 2, 3 and 4) in a single-case design. During the CONDITIONS 1, 2 and 3 the following instructions was presented: “QUEIME LOGO SUA PONTA AÍ”, being that in the CONDITIONS 2 and 3 the following non-verbal stimuli were presented: MATCHES and a STRING (figures and images) and in the CONDITION 3: MATCHES and a CANDLE (figures and images). In the CONDITION 4 the instruction presented was “QUEIME LOGO ESSA PONTA AÍ. CALMA SENHOR, SENÃO ACABO ESTRAGANDO A ROUPA”. In each condition the participant was asked to write his answers. A categorization of the textual responses as referent to OBJECT or ACTION was used for analysis. We verified a considerable frequency of textual verbal responses that made reference to the related objects (figures/images) and actions. We concluded that both the verbal (instruction) and non-verbal (objects) contexts, when altered, controlled changes in the participants’ responses across the experimental conditions in a systematic way. -------------------------------------------------------------------------------- Estudos de variáveis de contexto em um episódio verbal O presente trabalho teve como objetivo investigar as relações entre as variáveis independentes, que neste estudo foram os contextos verbais (instrução) e não verbais (Figura/imagem de objeto) e seu efeito na variável dependente, que foram os comportamentos que descreviam respostas referentes à OBJETOS e a AÇÃO em um episódio verbal total. Foi realizado um experimento para verificar: 1) se contextos verbais (instruções) e não verbais (objetos) exercem controle sobre respostas verbais em um episódio verbal total. Este experimento foi realizado com dez (10) participantes com idades entre 19 a 25 anos. Cada participante foi submetido a 4 condições experimentais diferentes (CONDIÇÃO 1, 2, 3 e 4) em um delineamento de sujeito como seu próprio controle. Nas CONDIÇÕES 1, 2 e 3 foi apresentada a seguinte instrução “QUEIME LOGO ESTA PONTA AÍ”, sendo que nas CONDIÇÕES 2 e 3 foram apresentados os seguintes estímulos não verbais CONDIÇÃO 2: FÓSFORO e BARBANTE (Figuras/imagens) e na CONDIÇÃO 3: FÓSFORO e VELA (Figuras/imagens). E na CONDIÇÃO 4 foi apresentado a instrução “QUEIME LOGO ESTA PONTA AÍ. CALMA SENHOR, SENÃO ACABO ESTRAGANDO A ROUPA”. Em cada condição o participante foi solicitado a responder suas respostas por escrito. A análise foi realizada com a categorização das respostas textuais referentes a OBJETO e a AÇÃO. Verificou-se que uma frequência considerável de respostas verbais textuais que faziam referencia aos objetos relacionados (Figuras/imagens) a ações. Concluiu-se que tanto o contexto verbal (instrução) quanto o contexto não-verbal (objetos) quando alterados, também alteravam sistematicamente o responder dos participantes nas diversas condições experimentais. -------------------------------------------------------------------------------- ■ Text in Portuguese
id PUC_GO-5_504f17e6c6e3be142658f9e5954fe3b8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5579
network_acronym_str PUC_GO-5
network_name_str Estudos (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling Studies of Context Variables in a Verbal EpisodeContexto; Episódio Verbal; Análise do Comportamento; BehaviorismoContext; Verbal episode; Verbal behavior; Behavior analysis; Experimental psychology; Contexto; Episódio verbal; Comportamento verbal; Análise do comportamento; Psicologia experimentalThe goal of the present work was to investigate the relations between the independent variables, which in this study were verbal (instructions) and non-verbal (figures and images of objects) contexts and their effects in the dependent variable, which was the descriptive behavior of OBJECTS and ACTIONS in a total verbal episode. An experiment was conducted as a verify: 1) if verbal and non-verbal contexts exert control over verbal responses in a total verbal episode. This experiment was conducted with ten (10) participants with ages varying from 19 to 25 yeas. Each participant was exposed to 4 different experimental conditions (CONDITIONS 1, 2, 3 and 4) in a single-case design. During the CONDITIONS 1, 2 and 3 the following instructions was presented: “QUEIME LOGO SUA PONTA AÍ”, being that in the CONDITIONS 2 and 3 the following non-verbal stimuli were presented: MATCHES and a STRING (figures and images) and in the CONDITION 3: MATCHES and a CANDLE (figures and images). In the CONDITION 4 the instruction presented was “QUEIME LOGO ESSA PONTA AÍ. CALMA SENHOR, SENÃO ACABO ESTRAGANDO A ROUPA”. In each condition the participant was asked to write his answers. A categorization of the textual responses as referent to OBJECT or ACTION was used for analysis. We verified a considerable frequency of textual verbal responses that made reference to the related objects (figures/images) and actions. We concluded that both the verbal (instruction) and non-verbal (objects) contexts, when altered, controlled changes in the participants’ responses across the experimental conditions in a systematic way. -------------------------------------------------------------------------------- Estudos de variáveis de contexto em um episódio verbal O presente trabalho teve como objetivo investigar as relações entre as variáveis independentes, que neste estudo foram os contextos verbais (instrução) e não verbais (Figura/imagem de objeto) e seu efeito na variável dependente, que foram os comportamentos que descreviam respostas referentes à OBJETOS e a AÇÃO em um episódio verbal total. Foi realizado um experimento para verificar: 1) se contextos verbais (instruções) e não verbais (objetos) exercem controle sobre respostas verbais em um episódio verbal total. Este experimento foi realizado com dez (10) participantes com idades entre 19 a 25 anos. Cada participante foi submetido a 4 condições experimentais diferentes (CONDIÇÃO 1, 2, 3 e 4) em um delineamento de sujeito como seu próprio controle. Nas CONDIÇÕES 1, 2 e 3 foi apresentada a seguinte instrução “QUEIME LOGO ESTA PONTA AÍ”, sendo que nas CONDIÇÕES 2 e 3 foram apresentados os seguintes estímulos não verbais CONDIÇÃO 2: FÓSFORO e BARBANTE (Figuras/imagens) e na CONDIÇÃO 3: FÓSFORO e VELA (Figuras/imagens). E na CONDIÇÃO 4 foi apresentado a instrução “QUEIME LOGO ESTA PONTA AÍ. CALMA SENHOR, SENÃO ACABO ESTRAGANDO A ROUPA”. Em cada condição o participante foi solicitado a responder suas respostas por escrito. A análise foi realizada com a categorização das respostas textuais referentes a OBJETO e a AÇÃO. Verificou-se que uma frequência considerável de respostas verbais textuais que faziam referencia aos objetos relacionados (Figuras/imagens) a ações. Concluiu-se que tanto o contexto verbal (instrução) quanto o contexto não-verbal (objetos) quando alterados, também alteravam sistematicamente o responder dos participantes nas diversas condições experimentais. -------------------------------------------------------------------------------- ■ Text in PortugueseEditora da PUC GoiásNATURAE – Consultoria AmbientalFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de GoiásPrograma de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de GoiásLaboratório de Análise Experimental do Comportamento - LAECGomes, Ueliton SantosFreitas Mendes, Ítalo RodriguesPrado, Sherman CalixtoGodinho dos Santos, Antônio CarlosSanábio Heck, Elisa TavaresCoelho, CristianoSimonassi, Lorismario Ernesto2017-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/557910.18224/evs.v0i0.5579Revista EVS - Revista de Ciências Ambientais e Saúde; v. 44 (2017); 16-261983-781X0103-087610.18224/evs.v44i0reponame:Estudos (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/5579/3332Direitos autorais 2017 Ueliton Santos Gomes, Ítalo Rodrigues Freitas Mendes, Sherman Calixto Prado, Antônio Carlos Godinho dos Santos, Elisa Tavares Sanábio Heck, Cristiano Coelho, Lorismario Ernesto Simonassihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-05T18:16:32ZRevistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudosONG
dc.title.none.fl_str_mv Studies of Context Variables in a Verbal Episode
title Studies of Context Variables in a Verbal Episode
spellingShingle Studies of Context Variables in a Verbal Episode
Gomes, Ueliton Santos
Contexto; Episódio Verbal; Análise do Comportamento; Behaviorismo
Context; Verbal episode; Verbal behavior; Behavior analysis; Experimental psychology; Contexto; Episódio verbal; Comportamento verbal; Análise do comportamento; Psicologia experimental
title_short Studies of Context Variables in a Verbal Episode
title_full Studies of Context Variables in a Verbal Episode
title_fullStr Studies of Context Variables in a Verbal Episode
title_full_unstemmed Studies of Context Variables in a Verbal Episode
title_sort Studies of Context Variables in a Verbal Episode
author Gomes, Ueliton Santos
author_facet Gomes, Ueliton Santos
Freitas Mendes, Ítalo Rodrigues
Prado, Sherman Calixto
Godinho dos Santos, Antônio Carlos
Sanábio Heck, Elisa Tavares
Coelho, Cristiano
Simonassi, Lorismario Ernesto
author_role author
author2 Freitas Mendes, Ítalo Rodrigues
Prado, Sherman Calixto
Godinho dos Santos, Antônio Carlos
Sanábio Heck, Elisa Tavares
Coelho, Cristiano
Simonassi, Lorismario Ernesto
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv NATURAE – Consultoria Ambiental
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás
Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Laboratório de Análise Experimental do Comportamento - LAEC
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ueliton Santos
Freitas Mendes, Ítalo Rodrigues
Prado, Sherman Calixto
Godinho dos Santos, Antônio Carlos
Sanábio Heck, Elisa Tavares
Coelho, Cristiano
Simonassi, Lorismario Ernesto
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Contexto; Episódio Verbal; Análise do Comportamento; Behaviorismo
Context; Verbal episode; Verbal behavior; Behavior analysis; Experimental psychology; Contexto; Episódio verbal; Comportamento verbal; Análise do comportamento; Psicologia experimental
topic Contexto; Episódio Verbal; Análise do Comportamento; Behaviorismo
Context; Verbal episode; Verbal behavior; Behavior analysis; Experimental psychology; Contexto; Episódio verbal; Comportamento verbal; Análise do comportamento; Psicologia experimental
description The goal of the present work was to investigate the relations between the independent variables, which in this study were verbal (instructions) and non-verbal (figures and images of objects) contexts and their effects in the dependent variable, which was the descriptive behavior of OBJECTS and ACTIONS in a total verbal episode. An experiment was conducted as a verify: 1) if verbal and non-verbal contexts exert control over verbal responses in a total verbal episode. This experiment was conducted with ten (10) participants with ages varying from 19 to 25 yeas. Each participant was exposed to 4 different experimental conditions (CONDITIONS 1, 2, 3 and 4) in a single-case design. During the CONDITIONS 1, 2 and 3 the following instructions was presented: “QUEIME LOGO SUA PONTA AÍ”, being that in the CONDITIONS 2 and 3 the following non-verbal stimuli were presented: MATCHES and a STRING (figures and images) and in the CONDITION 3: MATCHES and a CANDLE (figures and images). In the CONDITION 4 the instruction presented was “QUEIME LOGO ESSA PONTA AÍ. CALMA SENHOR, SENÃO ACABO ESTRAGANDO A ROUPA”. In each condition the participant was asked to write his answers. A categorization of the textual responses as referent to OBJECT or ACTION was used for analysis. We verified a considerable frequency of textual verbal responses that made reference to the related objects (figures/images) and actions. We concluded that both the verbal (instruction) and non-verbal (objects) contexts, when altered, controlled changes in the participants’ responses across the experimental conditions in a systematic way. -------------------------------------------------------------------------------- Estudos de variáveis de contexto em um episódio verbal O presente trabalho teve como objetivo investigar as relações entre as variáveis independentes, que neste estudo foram os contextos verbais (instrução) e não verbais (Figura/imagem de objeto) e seu efeito na variável dependente, que foram os comportamentos que descreviam respostas referentes à OBJETOS e a AÇÃO em um episódio verbal total. Foi realizado um experimento para verificar: 1) se contextos verbais (instruções) e não verbais (objetos) exercem controle sobre respostas verbais em um episódio verbal total. Este experimento foi realizado com dez (10) participantes com idades entre 19 a 25 anos. Cada participante foi submetido a 4 condições experimentais diferentes (CONDIÇÃO 1, 2, 3 e 4) em um delineamento de sujeito como seu próprio controle. Nas CONDIÇÕES 1, 2 e 3 foi apresentada a seguinte instrução “QUEIME LOGO ESTA PONTA AÍ”, sendo que nas CONDIÇÕES 2 e 3 foram apresentados os seguintes estímulos não verbais CONDIÇÃO 2: FÓSFORO e BARBANTE (Figuras/imagens) e na CONDIÇÃO 3: FÓSFORO e VELA (Figuras/imagens). E na CONDIÇÃO 4 foi apresentado a instrução “QUEIME LOGO ESTA PONTA AÍ. CALMA SENHOR, SENÃO ACABO ESTRAGANDO A ROUPA”. Em cada condição o participante foi solicitado a responder suas respostas por escrito. A análise foi realizada com a categorização das respostas textuais referentes a OBJETO e a AÇÃO. Verificou-se que uma frequência considerável de respostas verbais textuais que faziam referencia aos objetos relacionados (Figuras/imagens) a ações. Concluiu-se que tanto o contexto verbal (instrução) quanto o contexto não-verbal (objetos) quando alterados, também alteravam sistematicamente o responder dos participantes nas diversas condições experimentais. -------------------------------------------------------------------------------- ■ Text in Portuguese
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/5579
10.18224/evs.v0i0.5579
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/5579
identifier_str_mv 10.18224/evs.v0i0.5579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/5579/3332
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista EVS - Revista de Ciências Ambientais e Saúde; v. 44 (2017); 16-26
1983-781X
0103-0876
10.18224/evs.v44i0
reponame:Estudos (Goiânia. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Estudos (Goiânia. Online)
collection Estudos (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319705740541952