Responsabilidade Social Corporativa e Representação Social do Empresário Goiano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4089 |
Resumo: | A classe empresarial brasileira assume importância histórica no desenvolvimento econômica e social brasileiro, pelo seu papel transformador de contextos a partir da constituição de empresas, bem como pela geração de emprego e renda. Em meio ao turbilhão de mudanças radicais ocasionadas pela globalização, os empresários têm sido cada vez mais chamados a participar dos processos de democratização social, de modo a potencializar o exercício da cidadania com vistas a promover a diminuição da pobreza, desigualdades e exclusões sociais. O presente estudo teve como objetivo conhecer a representação social do empresário goiano no cenário da globalização, buscando identificar a importância concedida a itens de desenvolvimento social que amparam as políticas de responsabilidade social corporativa. A partir da Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 1978), foram aplicados instrumentos de análise junto a 103 (cento e três) empresários da cidade de Goiânia e circunvizinhos, extraídos de uma amostra ocasional da base representativa da economia goiana (empresas de pequeno e médio porte). Os resultados nos permitem inferir que a classe empresarial apresentou-se muito mais próxima dos ideais de lucro e rentabilidade que marcam sua gestão econômica do que propriamente um avanço no que compete às políticas de responsabilidade social corporativa, que apenas margeiam o ambiente periférico do conteúdo representacional do empresário. |
id |
PUC_GO_f22fc225c6dddd6576fea033479f16f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/4089 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
Responsabilidade Social Corporativa e Representação Social do Empresário Goianoresponsabilidade social corporativa, empresário, representação socialcorporate social responsibility, entrepreneur, social representationCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAA classe empresarial brasileira assume importância histórica no desenvolvimento econômica e social brasileiro, pelo seu papel transformador de contextos a partir da constituição de empresas, bem como pela geração de emprego e renda. Em meio ao turbilhão de mudanças radicais ocasionadas pela globalização, os empresários têm sido cada vez mais chamados a participar dos processos de democratização social, de modo a potencializar o exercício da cidadania com vistas a promover a diminuição da pobreza, desigualdades e exclusões sociais. O presente estudo teve como objetivo conhecer a representação social do empresário goiano no cenário da globalização, buscando identificar a importância concedida a itens de desenvolvimento social que amparam as políticas de responsabilidade social corporativa. A partir da Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 1978), foram aplicados instrumentos de análise junto a 103 (cento e três) empresários da cidade de Goiânia e circunvizinhos, extraídos de uma amostra ocasional da base representativa da economia goiana (empresas de pequeno e médio porte). Os resultados nos permitem inferir que a classe empresarial apresentou-se muito mais próxima dos ideais de lucro e rentabilidade que marcam sua gestão econômica do que propriamente um avanço no que compete às políticas de responsabilidade social corporativa, que apenas margeiam o ambiente periférico do conteúdo representacional do empresário.The Brazilian business class assumes historical importance in the Brazilian economic and social development, for its transforming role of contexts from the constitution of companies, as well as the generation of employment and income. In the midst of the whirlwind of radical changes brought about by globalization, entrepreneurs have been increasingly called upon to participate in social democratization processes, in order to enhance the exercise of citizenship with a view to reducing poverty, inequalities and social exclusion. The present study had as objective to know the social representation of the businessman in the scenario of globalization, seeking to identify the importance granted to social development items that support the policies of corporate social responsibility. From the Theory of Social Representations (Moscovici, 1978), instruments of analysis were applied to 103 (one hundred and three) businessmen from the city of Goiânia and surrounding areas, extracted from an occasional sample of the representative base of the Goiás economy (small and midsize). The results allow us to infer that the business class has been much closer to the ideals of profit and profitability that mark its economic management than an advance in corporate social responsibility policies, which only marginalize the peripheral environment of representational content of the entrepreneur.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de PsicologiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em PsicologiaCampos, Pedro Humberto Fariahttp://lattes.cnpq.br/4165413685802953Campos, Pedro Humberto Fariahttp://lattes.cnpq.br/4165413685802953Mendes, Ana Magnóliahttp://lattes.cnpq.br/2763241614261951Pietrafesa, José Paulohttp://lattes.cnpq.br/5325872034942622Nogueira Júnior, Milton Marinho2018-12-13T17:25:23Z2007-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNogueira Júnior, Milton Marinho. Responsabilidade Social Corporativa e Representação Social do Empresário Goiano. 2007. 128 f. Dissertação(Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás,Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, Goiânia, 2018.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4089porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2018-12-14T03:00:20Zoai:ambar:tede/4089Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932018-12-14T03:00:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Responsabilidade Social Corporativa e Representação Social do Empresário Goiano |
title |
Responsabilidade Social Corporativa e Representação Social do Empresário Goiano |
spellingShingle |
Responsabilidade Social Corporativa e Representação Social do Empresário Goiano Nogueira Júnior, Milton Marinho responsabilidade social corporativa, empresário, representação social corporate social responsibility, entrepreneur, social representation CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
title_short |
Responsabilidade Social Corporativa e Representação Social do Empresário Goiano |
title_full |
Responsabilidade Social Corporativa e Representação Social do Empresário Goiano |
title_fullStr |
Responsabilidade Social Corporativa e Representação Social do Empresário Goiano |
title_full_unstemmed |
Responsabilidade Social Corporativa e Representação Social do Empresário Goiano |
title_sort |
Responsabilidade Social Corporativa e Representação Social do Empresário Goiano |
author |
Nogueira Júnior, Milton Marinho |
author_facet |
Nogueira Júnior, Milton Marinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Campos, Pedro Humberto Faria http://lattes.cnpq.br/4165413685802953 Campos, Pedro Humberto Faria http://lattes.cnpq.br/4165413685802953 Mendes, Ana Magnólia http://lattes.cnpq.br/2763241614261951 Pietrafesa, José Paulo http://lattes.cnpq.br/5325872034942622 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira Júnior, Milton Marinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
responsabilidade social corporativa, empresário, representação social corporate social responsibility, entrepreneur, social representation CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
responsabilidade social corporativa, empresário, representação social corporate social responsibility, entrepreneur, social representation CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
description |
A classe empresarial brasileira assume importância histórica no desenvolvimento econômica e social brasileiro, pelo seu papel transformador de contextos a partir da constituição de empresas, bem como pela geração de emprego e renda. Em meio ao turbilhão de mudanças radicais ocasionadas pela globalização, os empresários têm sido cada vez mais chamados a participar dos processos de democratização social, de modo a potencializar o exercício da cidadania com vistas a promover a diminuição da pobreza, desigualdades e exclusões sociais. O presente estudo teve como objetivo conhecer a representação social do empresário goiano no cenário da globalização, buscando identificar a importância concedida a itens de desenvolvimento social que amparam as políticas de responsabilidade social corporativa. A partir da Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 1978), foram aplicados instrumentos de análise junto a 103 (cento e três) empresários da cidade de Goiânia e circunvizinhos, extraídos de uma amostra ocasional da base representativa da economia goiana (empresas de pequeno e médio porte). Os resultados nos permitem inferir que a classe empresarial apresentou-se muito mais próxima dos ideais de lucro e rentabilidade que marcam sua gestão econômica do que propriamente um avanço no que compete às políticas de responsabilidade social corporativa, que apenas margeiam o ambiente periférico do conteúdo representacional do empresário. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-10-29 2018-12-13T17:25:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Nogueira Júnior, Milton Marinho. Responsabilidade Social Corporativa e Representação Social do Empresário Goiano. 2007. 128 f. Dissertação(Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás,Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, Goiânia, 2018. http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4089 |
identifier_str_mv |
Nogueira Júnior, Milton Marinho. Responsabilidade Social Corporativa e Representação Social do Empresário Goiano. 2007. 128 f. Dissertação(Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás,Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, Goiânia, 2018. |
url |
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4089 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologia Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologia Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202269468491776 |