Representação social da responsabilidade social corporativa: a ótica do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Antonio Carlos de Almeida
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15204
Resumo: A Responsabilidade Social Corporativa surgiu como resposta às crescentes exigências dos consumidores em relação às organizações e sua atuação no mercado. A implantação da Responsabilidade Social Corporativa fez com que a empresa fosse além de um agente econômico com a missão de produzir riqueza, também um agente social, um componente da sociedade que também deve prestar contas aos demais. Portanto, atualmente a empresa não pode apenas buscar a obtenção do lucro, deve também atentar-se às obrigações inerentes ao seu convívio com a sociedade, tais como a preservação ambiental, a criação e manutenção de empregos, a contribuição para a formação profissional, a qualidade dos bens e serviços, entre outras atividades que não estão legalmente assumidas, mas que são importantíssimas para a continuidade da empresa. A Responsabilidade Social Corporativa vem sendo utilizado por grandes corporações nos mais diversos setores e demonstra ser além de atuação ética e comprometida, também uma grande vantagem competitiva.
id UFRRJ-1_e6c85e18b1d473163b5516803b56d380
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/15204
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Guedes, Antonio Carlos de AlmeidaSouza, Marcos Aguiar de544.431.806-72http://lattes.cnpq.br/8330562093476420427.570.377-49http://lattes.cnpq.br/02943527426497622023-12-22T03:11:29Z2023-12-22T03:11:29Z2008-09-09GUEDES, Antonio Carlos de Almeida. Representação social da responsabilidade social corporativa: a ótica do consumidor. 2008. 71 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15204A Responsabilidade Social Corporativa surgiu como resposta às crescentes exigências dos consumidores em relação às organizações e sua atuação no mercado. A implantação da Responsabilidade Social Corporativa fez com que a empresa fosse além de um agente econômico com a missão de produzir riqueza, também um agente social, um componente da sociedade que também deve prestar contas aos demais. Portanto, atualmente a empresa não pode apenas buscar a obtenção do lucro, deve também atentar-se às obrigações inerentes ao seu convívio com a sociedade, tais como a preservação ambiental, a criação e manutenção de empregos, a contribuição para a formação profissional, a qualidade dos bens e serviços, entre outras atividades que não estão legalmente assumidas, mas que são importantíssimas para a continuidade da empresa. A Responsabilidade Social Corporativa vem sendo utilizado por grandes corporações nos mais diversos setores e demonstra ser além de atuação ética e comprometida, também uma grande vantagem competitiva.The Corporate Social Responsibility started as a response to the consumers growing demands in relation to the corporations role and their performance in the market. The implementation of the Corporate Social Responsibility, allowed the company to go beyond its work as an economical agent with the mission of producing wealth, and to become itself a social agent, part of the society, which should also be accountable for the other. Therefore, nowadays the company cannot just look for the obtaining of the profit, but it should be aware to the obligations to its interaction with the society, such as the environmental preservation, the creation and maintenance of jobs, the contribution for the professional development, the quality of the goods and services, among other activities not legally assumed, but important for the continuity of the company as well. Thus, the Corporate Social Responsibility has been used by large corporations in several sectors of the economy and, in addition of having an ethical and committed performance, it is a great competitive advantage as well.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociaisresponsabilidade socialdesenvolvimento econômico e socialcidadania corporativaprogramas de responsabilidade socialsocial responsibilityeconomic and social developmentcorporate citizenshipprograms for social responsibilityEconomiaRepresentação social da responsabilidade social corporativa: a ótica do consumidorThe social representation of corporate social responsibility: the perspective of the consumerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/60640/2008%20-%20Antonio%20Carlos%20de%20Almeida%20Guedes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/988Made available in DSpace on 2016-04-28T20:19:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008 - Antonio Carlos de Almeida Guedes.pdf: 505445 bytes, checksum: b6b1c55bca3516d99a394491972c194a (MD5) Previous issue date: 2008-09-09info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2008 - Antonio Carlos de Almeida Guedes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3816https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15204/1/2008%20-%20Antonio%20Carlos%20de%20Almeida%20Guedes.pdf.jpg8010b0ac592ab7d2524dc6d6a33098bfMD51TEXT2008 - Antonio Carlos de Almeida Guedes.pdf.txtExtracted Texttext/plain124030https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15204/2/2008%20-%20Antonio%20Carlos%20de%20Almeida%20Guedes.pdf.txt0ed5b498de2964c51e5c88e9623b76fbMD52ORIGINAL2008 - Antonio Carlos de Almeida Guedes.pdfapplication/pdf506992https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15204/3/2008%20-%20Antonio%20Carlos%20de%20Almeida%20Guedes.pdfada186119a6558ef92a5b13d40a0a133MD5320.500.14407/152042023-12-22 00:11:29.843oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/15204Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T03:11:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Representação social da responsabilidade social corporativa: a ótica do consumidor
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The social representation of corporate social responsibility: the perspective of the consumer
title Representação social da responsabilidade social corporativa: a ótica do consumidor
spellingShingle Representação social da responsabilidade social corporativa: a ótica do consumidor
Guedes, Antonio Carlos de Almeida
responsabilidade social
desenvolvimento econômico e social
cidadania corporativa
programas de responsabilidade social
social responsibility
economic and social development
corporate citizenship
programs for social responsibility
Economia
title_short Representação social da responsabilidade social corporativa: a ótica do consumidor
title_full Representação social da responsabilidade social corporativa: a ótica do consumidor
title_fullStr Representação social da responsabilidade social corporativa: a ótica do consumidor
title_full_unstemmed Representação social da responsabilidade social corporativa: a ótica do consumidor
title_sort Representação social da responsabilidade social corporativa: a ótica do consumidor
author Guedes, Antonio Carlos de Almeida
author_facet Guedes, Antonio Carlos de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Antonio Carlos de Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Marcos Aguiar de
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 544.431.806-72
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8330562093476420
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 427.570.377-49
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0294352742649762
contributor_str_mv Souza, Marcos Aguiar de
dc.subject.por.fl_str_mv responsabilidade social
desenvolvimento econômico e social
cidadania corporativa
programas de responsabilidade social
topic responsabilidade social
desenvolvimento econômico e social
cidadania corporativa
programas de responsabilidade social
social responsibility
economic and social development
corporate citizenship
programs for social responsibility
Economia
dc.subject.eng.fl_str_mv social responsibility
economic and social development
corporate citizenship
programs for social responsibility
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Economia
description A Responsabilidade Social Corporativa surgiu como resposta às crescentes exigências dos consumidores em relação às organizações e sua atuação no mercado. A implantação da Responsabilidade Social Corporativa fez com que a empresa fosse além de um agente econômico com a missão de produzir riqueza, também um agente social, um componente da sociedade que também deve prestar contas aos demais. Portanto, atualmente a empresa não pode apenas buscar a obtenção do lucro, deve também atentar-se às obrigações inerentes ao seu convívio com a sociedade, tais como a preservação ambiental, a criação e manutenção de empregos, a contribuição para a formação profissional, a qualidade dos bens e serviços, entre outras atividades que não estão legalmente assumidas, mas que são importantíssimas para a continuidade da empresa. A Responsabilidade Social Corporativa vem sendo utilizado por grandes corporações nos mais diversos setores e demonstra ser além de atuação ética e comprometida, também uma grande vantagem competitiva.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-09-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T03:11:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T03:11:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GUEDES, Antonio Carlos de Almeida. Representação social da responsabilidade social corporativa: a ótica do consumidor. 2008. 71 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15204
identifier_str_mv GUEDES, Antonio Carlos de Almeida. Representação social da responsabilidade social corporativa: a ótica do consumidor. 2008. 71 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências Humanas e Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15204/1/2008%20-%20Antonio%20Carlos%20de%20Almeida%20Guedes.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15204/2/2008%20-%20Antonio%20Carlos%20de%20Almeida%20Guedes.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15204/3/2008%20-%20Antonio%20Carlos%20de%20Almeida%20Guedes.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8010b0ac592ab7d2524dc6d6a33098bf
0ed5b498de2964c51e5c88e9623b76fb
ada186119a6558ef92a5b13d40a0a133
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810108050264031232