O significado da escolarização para os alunos da EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Lúcia Pacheco Duarte dos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1282
Resumo: Este estudo é o resultado de uma pesquisa realizada com os alunos do Ensino Fundamental noturno da Educação de Jovens e Adultos EJA. A proposta de investigação é compreender qual o significado que os jovens e adultos de uma escola Estadual do Município de Aparecida de Goiânia, Estado de Goiás, atribuem ao processo de escolarização. Saber quem são esses jovens e adultos que frequentam esta modalidade de ensino e o que esperam da escola são questões que nortearam o desenvolvimento da pesquisa amparada nos aportes teóricos de autores como Abramo (1997), Aquino (2000), Durand; Sousa (2002), Spósito (1997, 2005), Spósito e Carrano (2003), Freire (1981, 1987, 2001) que abordam temas relacionados ao processo de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. Optou-se pela pesquisa qualitativa por ser considerada, atualmente, a mais pertinente quando se trata da compreensão dos fenômenos educacionais. A coleta de dados foi realizada no período de agosto de 2009 a março de 2010. Para a obtenção dos dados, foram empregados procedimentos e observações que evidenciaram alguns motes resultado do tema pesquisado. Para interpretar os significados atribuídos pelos jovens e adultos ao processo de escolarização, foi feita a análise das entrevistas com o propósito de historicizar as experiências escolares dos indivíduos participantes do estudo. Dessa forma, a diálogo teve a intenção de elucidar os significados atribuídos ao processo de escolarização que está fundamentado nos princípios da educação libertadora, contribuindo assim, com a formação do sujeito em sua totalidade, conforme explicitada no PPP da escola. No que concerne ao significado da escolarização, as análises evidenciaram posições e ações que permitiram maiores reflexões e redimencionamento acerca da educação de jovens e adultos.
id PUC_GO_f5b05efd7862645bc153523d28860f1f
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1282
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling O significado da escolarização para os alunos da EJAEducaçãoEducação de jovens e adultosEscolarizaçãoEducationYouth and adult educationSchoolingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste estudo é o resultado de uma pesquisa realizada com os alunos do Ensino Fundamental noturno da Educação de Jovens e Adultos EJA. A proposta de investigação é compreender qual o significado que os jovens e adultos de uma escola Estadual do Município de Aparecida de Goiânia, Estado de Goiás, atribuem ao processo de escolarização. Saber quem são esses jovens e adultos que frequentam esta modalidade de ensino e o que esperam da escola são questões que nortearam o desenvolvimento da pesquisa amparada nos aportes teóricos de autores como Abramo (1997), Aquino (2000), Durand; Sousa (2002), Spósito (1997, 2005), Spósito e Carrano (2003), Freire (1981, 1987, 2001) que abordam temas relacionados ao processo de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. Optou-se pela pesquisa qualitativa por ser considerada, atualmente, a mais pertinente quando se trata da compreensão dos fenômenos educacionais. A coleta de dados foi realizada no período de agosto de 2009 a março de 2010. Para a obtenção dos dados, foram empregados procedimentos e observações que evidenciaram alguns motes resultado do tema pesquisado. Para interpretar os significados atribuídos pelos jovens e adultos ao processo de escolarização, foi feita a análise das entrevistas com o propósito de historicizar as experiências escolares dos indivíduos participantes do estudo. Dessa forma, a diálogo teve a intenção de elucidar os significados atribuídos ao processo de escolarização que está fundamentado nos princípios da educação libertadora, contribuindo assim, com a formação do sujeito em sua totalidade, conforme explicitada no PPP da escola. No que concerne ao significado da escolarização, as análises evidenciaram posições e ações que permitiram maiores reflexões e redimencionamento acerca da educação de jovens e adultos.This research is the result of an investigation held with the evening basic education students of Educação de Jovens e Adultos EJA from a school located in a town named Aparecida de Goiânia-Goiás, to understand the main question of this paper: What is the meaning of schooling to the EJA students? We discussed the dynamic from the school practice, and also the expectations from those young and adult students according to the precepts of the Vygotsky historical cultural approach. The Political- Pedagogic Projects from Colégio Campo were analyzed and also the actions that guide the work developed in this school during the learning process of those citizens. Later, an empiric investigation was held by means of a semi-structured interview, with eighteen young and adult students from EJA, from different grades. The questionnaire about the students profile also contributed in this dynamic, and the intriguing points of observation. In the school, was observed the efforts of the educators and theorist, to cover the dimension of the complexity in this modality of education, that is reasoned in the construction of a fairer society. The EJA proposal oriented to the school is based on the principles of a liberating education and has the goal to contribute with the formation of the person in his/her totality. The study reveals, among other things, that the organization of the school takes into account the specifications of the students from EJA, and also, the recognition and relevance of the school and its possibilities to professionalization.Pontifícia Universidade Católica de GoiásBRPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoZanatta, Beatriz Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984Bites, Maria Francisca de Souza Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/9605710386752623Rodrigues, Maria Emilia de Castrohttp://lattes.cnpq.br/2648444233565239Santos, Maria Lúcia Pacheco Duarte dos2016-07-27T13:54:44Z2015-02-052010-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSantos, Maria Lúcia Pacheco Duarte dos. O significado da escolarização para os alunos da EJA. 2010. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1282porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-19T23:49:16Zoai:ambar:tede/1282Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-19T23:49:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv O significado da escolarização para os alunos da EJA
title O significado da escolarização para os alunos da EJA
spellingShingle O significado da escolarização para os alunos da EJA
Santos, Maria Lúcia Pacheco Duarte dos
Educação
Educação de jovens e adultos
Escolarização
Education
Youth and adult education
Schooling
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O significado da escolarização para os alunos da EJA
title_full O significado da escolarização para os alunos da EJA
title_fullStr O significado da escolarização para os alunos da EJA
title_full_unstemmed O significado da escolarização para os alunos da EJA
title_sort O significado da escolarização para os alunos da EJA
author Santos, Maria Lúcia Pacheco Duarte dos
author_facet Santos, Maria Lúcia Pacheco Duarte dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zanatta, Beatriz Aparecida
http://lattes.cnpq.br/6652789366090984
Bites, Maria Francisca de Souza Carvalho
http://lattes.cnpq.br/9605710386752623
Rodrigues, Maria Emilia de Castro
http://lattes.cnpq.br/2648444233565239
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria Lúcia Pacheco Duarte dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação de jovens e adultos
Escolarização
Education
Youth and adult education
Schooling
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação
Educação de jovens e adultos
Escolarização
Education
Youth and adult education
Schooling
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este estudo é o resultado de uma pesquisa realizada com os alunos do Ensino Fundamental noturno da Educação de Jovens e Adultos EJA. A proposta de investigação é compreender qual o significado que os jovens e adultos de uma escola Estadual do Município de Aparecida de Goiânia, Estado de Goiás, atribuem ao processo de escolarização. Saber quem são esses jovens e adultos que frequentam esta modalidade de ensino e o que esperam da escola são questões que nortearam o desenvolvimento da pesquisa amparada nos aportes teóricos de autores como Abramo (1997), Aquino (2000), Durand; Sousa (2002), Spósito (1997, 2005), Spósito e Carrano (2003), Freire (1981, 1987, 2001) que abordam temas relacionados ao processo de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. Optou-se pela pesquisa qualitativa por ser considerada, atualmente, a mais pertinente quando se trata da compreensão dos fenômenos educacionais. A coleta de dados foi realizada no período de agosto de 2009 a março de 2010. Para a obtenção dos dados, foram empregados procedimentos e observações que evidenciaram alguns motes resultado do tema pesquisado. Para interpretar os significados atribuídos pelos jovens e adultos ao processo de escolarização, foi feita a análise das entrevistas com o propósito de historicizar as experiências escolares dos indivíduos participantes do estudo. Dessa forma, a diálogo teve a intenção de elucidar os significados atribuídos ao processo de escolarização que está fundamentado nos princípios da educação libertadora, contribuindo assim, com a formação do sujeito em sua totalidade, conforme explicitada no PPP da escola. No que concerne ao significado da escolarização, as análises evidenciaram posições e ações que permitiram maiores reflexões e redimencionamento acerca da educação de jovens e adultos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-15
2015-02-05
2016-07-27T13:54:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Santos, Maria Lúcia Pacheco Duarte dos. O significado da escolarização para os alunos da EJA. 2010. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1282
identifier_str_mv Santos, Maria Lúcia Pacheco Duarte dos. O significado da escolarização para os alunos da EJA. 2010. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
BR
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
BR
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202254037647360