O significado da escolarização para os alunos da EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1282 |
Resumo: | Este estudo é o resultado de uma pesquisa realizada com os alunos do Ensino Fundamental noturno da Educação de Jovens e Adultos EJA. A proposta de investigação é compreender qual o significado que os jovens e adultos de uma escola Estadual do Município de Aparecida de Goiânia, Estado de Goiás, atribuem ao processo de escolarização. Saber quem são esses jovens e adultos que frequentam esta modalidade de ensino e o que esperam da escola são questões que nortearam o desenvolvimento da pesquisa amparada nos aportes teóricos de autores como Abramo (1997), Aquino (2000), Durand; Sousa (2002), Spósito (1997, 2005), Spósito e Carrano (2003), Freire (1981, 1987, 2001) que abordam temas relacionados ao processo de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. Optou-se pela pesquisa qualitativa por ser considerada, atualmente, a mais pertinente quando se trata da compreensão dos fenômenos educacionais. A coleta de dados foi realizada no período de agosto de 2009 a março de 2010. Para a obtenção dos dados, foram empregados procedimentos e observações que evidenciaram alguns motes resultado do tema pesquisado. Para interpretar os significados atribuídos pelos jovens e adultos ao processo de escolarização, foi feita a análise das entrevistas com o propósito de historicizar as experiências escolares dos indivíduos participantes do estudo. Dessa forma, a diálogo teve a intenção de elucidar os significados atribuídos ao processo de escolarização que está fundamentado nos princípios da educação libertadora, contribuindo assim, com a formação do sujeito em sua totalidade, conforme explicitada no PPP da escola. No que concerne ao significado da escolarização, as análises evidenciaram posições e ações que permitiram maiores reflexões e redimencionamento acerca da educação de jovens e adultos. |
id |
PUC_GO_f5b05efd7862645bc153523d28860f1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/1282 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
O significado da escolarização para os alunos da EJAEducaçãoEducação de jovens e adultosEscolarizaçãoEducationYouth and adult educationSchoolingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste estudo é o resultado de uma pesquisa realizada com os alunos do Ensino Fundamental noturno da Educação de Jovens e Adultos EJA. A proposta de investigação é compreender qual o significado que os jovens e adultos de uma escola Estadual do Município de Aparecida de Goiânia, Estado de Goiás, atribuem ao processo de escolarização. Saber quem são esses jovens e adultos que frequentam esta modalidade de ensino e o que esperam da escola são questões que nortearam o desenvolvimento da pesquisa amparada nos aportes teóricos de autores como Abramo (1997), Aquino (2000), Durand; Sousa (2002), Spósito (1997, 2005), Spósito e Carrano (2003), Freire (1981, 1987, 2001) que abordam temas relacionados ao processo de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. Optou-se pela pesquisa qualitativa por ser considerada, atualmente, a mais pertinente quando se trata da compreensão dos fenômenos educacionais. A coleta de dados foi realizada no período de agosto de 2009 a março de 2010. Para a obtenção dos dados, foram empregados procedimentos e observações que evidenciaram alguns motes resultado do tema pesquisado. Para interpretar os significados atribuídos pelos jovens e adultos ao processo de escolarização, foi feita a análise das entrevistas com o propósito de historicizar as experiências escolares dos indivíduos participantes do estudo. Dessa forma, a diálogo teve a intenção de elucidar os significados atribuídos ao processo de escolarização que está fundamentado nos princípios da educação libertadora, contribuindo assim, com a formação do sujeito em sua totalidade, conforme explicitada no PPP da escola. No que concerne ao significado da escolarização, as análises evidenciaram posições e ações que permitiram maiores reflexões e redimencionamento acerca da educação de jovens e adultos.This research is the result of an investigation held with the evening basic education students of Educação de Jovens e Adultos EJA from a school located in a town named Aparecida de Goiânia-Goiás, to understand the main question of this paper: What is the meaning of schooling to the EJA students? We discussed the dynamic from the school practice, and also the expectations from those young and adult students according to the precepts of the Vygotsky historical cultural approach. The Political- Pedagogic Projects from Colégio Campo were analyzed and also the actions that guide the work developed in this school during the learning process of those citizens. Later, an empiric investigation was held by means of a semi-structured interview, with eighteen young and adult students from EJA, from different grades. The questionnaire about the students profile also contributed in this dynamic, and the intriguing points of observation. In the school, was observed the efforts of the educators and theorist, to cover the dimension of the complexity in this modality of education, that is reasoned in the construction of a fairer society. The EJA proposal oriented to the school is based on the principles of a liberating education and has the goal to contribute with the formation of the person in his/her totality. The study reveals, among other things, that the organization of the school takes into account the specifications of the students from EJA, and also, the recognition and relevance of the school and its possibilities to professionalization.Pontifícia Universidade Católica de GoiásBRPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoZanatta, Beatriz Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984Bites, Maria Francisca de Souza Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/9605710386752623Rodrigues, Maria Emilia de Castrohttp://lattes.cnpq.br/2648444233565239Santos, Maria Lúcia Pacheco Duarte dos2016-07-27T13:54:44Z2015-02-052010-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSantos, Maria Lúcia Pacheco Duarte dos. O significado da escolarização para os alunos da EJA. 2010. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1282porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-19T23:49:16Zoai:ambar:tede/1282Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-19T23:49:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O significado da escolarização para os alunos da EJA |
title |
O significado da escolarização para os alunos da EJA |
spellingShingle |
O significado da escolarização para os alunos da EJA Santos, Maria Lúcia Pacheco Duarte dos Educação Educação de jovens e adultos Escolarização Education Youth and adult education Schooling CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O significado da escolarização para os alunos da EJA |
title_full |
O significado da escolarização para os alunos da EJA |
title_fullStr |
O significado da escolarização para os alunos da EJA |
title_full_unstemmed |
O significado da escolarização para os alunos da EJA |
title_sort |
O significado da escolarização para os alunos da EJA |
author |
Santos, Maria Lúcia Pacheco Duarte dos |
author_facet |
Santos, Maria Lúcia Pacheco Duarte dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zanatta, Beatriz Aparecida http://lattes.cnpq.br/6652789366090984 Bites, Maria Francisca de Souza Carvalho http://lattes.cnpq.br/9605710386752623 Rodrigues, Maria Emilia de Castro http://lattes.cnpq.br/2648444233565239 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Maria Lúcia Pacheco Duarte dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação de jovens e adultos Escolarização Education Youth and adult education Schooling CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação Educação de jovens e adultos Escolarização Education Youth and adult education Schooling CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este estudo é o resultado de uma pesquisa realizada com os alunos do Ensino Fundamental noturno da Educação de Jovens e Adultos EJA. A proposta de investigação é compreender qual o significado que os jovens e adultos de uma escola Estadual do Município de Aparecida de Goiânia, Estado de Goiás, atribuem ao processo de escolarização. Saber quem são esses jovens e adultos que frequentam esta modalidade de ensino e o que esperam da escola são questões que nortearam o desenvolvimento da pesquisa amparada nos aportes teóricos de autores como Abramo (1997), Aquino (2000), Durand; Sousa (2002), Spósito (1997, 2005), Spósito e Carrano (2003), Freire (1981, 1987, 2001) que abordam temas relacionados ao processo de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. Optou-se pela pesquisa qualitativa por ser considerada, atualmente, a mais pertinente quando se trata da compreensão dos fenômenos educacionais. A coleta de dados foi realizada no período de agosto de 2009 a março de 2010. Para a obtenção dos dados, foram empregados procedimentos e observações que evidenciaram alguns motes resultado do tema pesquisado. Para interpretar os significados atribuídos pelos jovens e adultos ao processo de escolarização, foi feita a análise das entrevistas com o propósito de historicizar as experiências escolares dos indivíduos participantes do estudo. Dessa forma, a diálogo teve a intenção de elucidar os significados atribuídos ao processo de escolarização que está fundamentado nos princípios da educação libertadora, contribuindo assim, com a formação do sujeito em sua totalidade, conforme explicitada no PPP da escola. No que concerne ao significado da escolarização, as análises evidenciaram posições e ações que permitiram maiores reflexões e redimencionamento acerca da educação de jovens e adultos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-15 2015-02-05 2016-07-27T13:54:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Santos, Maria Lúcia Pacheco Duarte dos. O significado da escolarização para os alunos da EJA. 2010. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010. http://localhost:8080/tede/handle/tede/1282 |
identifier_str_mv |
Santos, Maria Lúcia Pacheco Duarte dos. O significado da escolarização para os alunos da EJA. 2010. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás BR PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás BR PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202254037647360 |