EJA e economia solidária : mapeamento de teses de dissertações produzidas no brasil entre 2004 e 2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Carlos Alessandro da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/242578
Resumo: Este estudo é uma pesquisa do tipo Estado da Arte sobre os temas Economia Solidária (EcoSol) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), que teve por objetivo analisar como a EJA está contemplada em teses e dissertações produzidas em Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, em universidades brasileiras no período de 2004 a 2019, discutindo as possíveis relações com a Economia Solidária. Trata-se de uma pesquisa documental do tipo quanti-qualitativa. As referências teóricas utilizadas para fundamentar e ampliar as compreensões sobre EJA, EcoSol, trabalho, formação para o trabalho, Estado da Arte e procedimentos teórico-metodológicos foram: Acosta, Arroyo, Arruda, Canto, Cellard, Fischer, Freire, Haddad, Minayo, Kruppa, Singer, Sousa e Tiriba. Como resultados, destacamos que foram encontrados 15 trabalhos nas plataformas digitais CAPES e BDTD, com prevalência das pesquisas de mestrado (12) em relação às teses de doutorado (3). Os trabalhos estão distribuídos entre as cinco regiões do país, e a região de maior concentração de pesquisas é a Sudeste (SP, MG). Apenas 1 autora defendeu 2 trabalhos (tese e dissertação). As teses e dissertações foram realizados em PPGs das Ciências Humanas (Educação e Antropologia) e Ciências Sociais Aplicadas, em universidades públicas, destacando-se a UnB, com 3 produções. Quanto a análise dos resumos, salientamos que as palavras-chave indicadas com maior frequência foram: a) Educação de Jovens e Adultos; b) Economia Solidária; c) Políticas Públicas; d) Educação Popular. Frente aos objetivos dos 15 trabalhos, constatamos que os principais focos foram: a) relação entre saberes escolares e saberes da experiência; b) relação entre educação e trabalho; c) processos formativos para a prática do trabalho em EcoSol e incubadoras (EES); d) debate de políticas públicas para a EJA; e) contribuições dos processos de escolarização como princípio emancipatório e de formação para o trabalho. Sobre as metodologias adotadas, evidenciamos que os 15 trabalhos utilizaram o estudo qualitativo, com procedimentos diversificados. Do conjunto de trabalhos analisados, verificamos que apenas duas dissertações de mestrado investigaram temas como a alfabetização e o ensino da matemática, como processos de escolarização que pudessem contribuir para as práticas do trabalho e, principalmente, que não há mapeamento mais amplo sobre níveis de escolarização na EcoSol. Por fim, constatamos que 15 produções é um número muito pequeno em relação aos 422 trabalhos do banco de dados, o qual esta pesquisa tem relação direta, o que nos permite afirmar que a EJA carece de mais pesquisas.
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Como resultados, destacamos que foram encontrados 15 trabalhos nas plataformas digitais CAPES e BDTD, com prevalência das pesquisas de mestrado (12) em relação às teses de doutorado (3). Os trabalhos estão distribuídos entre as cinco regiões do país, e a região de maior concentração de pesquisas é a Sudeste (SP, MG). Apenas 1 autora defendeu 2 trabalhos (tese e dissertação). As teses e dissertações foram realizados em PPGs das Ciências Humanas (Educação e Antropologia) e Ciências Sociais Aplicadas, em universidades públicas, destacando-se a UnB, com 3 produções. Quanto a análise dos resumos, salientamos que as palavras-chave indicadas com maior frequência foram: a) Educação de Jovens e Adultos; b) Economia Solidária; c) Políticas Públicas; d) Educação Popular. Frente aos objetivos dos 15 trabalhos, constatamos que os principais focos foram: a) relação entre saberes escolares e saberes da experiência; b) relação entre educação e trabalho; c) processos formativos para a prática do trabalho em EcoSol e incubadoras (EES); d) debate de políticas públicas para a EJA; e) contribuições dos processos de escolarização como princípio emancipatório e de formação para o trabalho. Sobre as metodologias adotadas, evidenciamos que os 15 trabalhos utilizaram o estudo qualitativo, com procedimentos diversificados. Do conjunto de trabalhos analisados, verificamos que apenas duas dissertações de mestrado investigaram temas como a alfabetização e o ensino da matemática, como processos de escolarização que pudessem contribuir para as práticas do trabalho e, principalmente, que não há mapeamento mais amplo sobre níveis de escolarização na EcoSol. Por fim, constatamos que 15 produções é um número muito pequeno em relação aos 422 trabalhos do banco de dados, o qual esta pesquisa tem relação direta, o que nos permite afirmar que a EJA carece de mais pesquisas.This study is a state-of-the-art research on the themes Solidarity Economy (EcoSol) and Youth and Adult Education (EJA), which aimed to analyze how EJA is contemplated in theses and dissertations produced in Stricto Postgraduate Programs. Sensu, in Brazilian universities from 2004 to 2019, discussing possible relationships with the Solidarity Economy. This is a documentary research of the quantitative-qualitative type. The theoretical references used to support and expand the understanding of EJA, EcoSol, work, training for work, State of the Art and theoretical-methodological procedures were: Acosta, Arroyo, Arruda, Canto, Cellard, Fischer, Freire, Haddad, Minayo, Kruppa, Singer, Sousa and Tiriba. As a result, we highlight that 15 works were found on the CAPES and BDTD digital platforms, with prevalence of master's research (12) in relation to doctoral theses (3). The works are distributed among the five regions of the country, and the region with the highest concentration of research is the Southeast (SP, MG). Only 1 author defended 2 works (thesis and dissertation). Theses and dissertations were carried out in PPGs in the Human Sciences (Education and Anthropology) and Applied Social Sciences, in public universities, with emphasis on UnB, with 3 productions. As for the analysis of abstracts, we emphasize that the keywords most frequently indicated were: a) Education for Youth and Adults; b) Solidarity Economy; c) Public Policies; d) Popular Education. In view of the objectives of the 15 works, we found that the main focuses were: a) relationship between school knowledge and experience knowledge; b) relationship between education and work; c) training processes for the practice of work in EcoSol and incubators (EES); d) debate of public policies for EJA; e) contributions of schooling processes as an emancipatory principle and training for work. Regarding the methodologies adopted, we evidenced that the 15 works used the qualitative study, with diversified procedures. From the set of works analyzed, we found that only two master's dissertations investigated topics such as literacy and mathematics teaching, as schooling processes that could contribute to work practices and, mainly, that there is no broader mapping of schooling levels. at EcoSol. Finally, we found that 15 productions is a very small number compared to the 422 works in the database, which this research is directly related to, which allows us to say that EJA needs more research.application/pdfporEducação de jovens e adultosEscolarizaçãoEconomia solidáriaYouth an adult educationSolidarity economySchoolingEJA e economia solidária : mapeamento de teses de dissertações produzidas no brasil entre 2004 e 2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145224.pdf.txt001145224.pdf.txtExtracted Texttext/plain193179http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242578/2/001145224.pdf.txtd77dc227f61c8eaa09da945f73defc29MD52ORIGINAL001145224.pdfTexto completoapplication/pdf1322003http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242578/1/001145224.pdf5ff039227877787de994f9cc2b43b604MD5110183/2425782022-07-16 05:04:34.905967oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242578Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-16T08:04:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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