Sobre a indústria cultural e a formação humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Marcele Cristina Linhares Silva de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4973
Resumo: A presente pesquisa de cunho bibliográfico, ligada à linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PPGE/Goiás), discute acerca do seguinte tema: Sobre a Indústria Cultural e a Formação Humana". Para tanto, tem como referenciais teóricos os autores da Teoria Crítica frankfurtiana, em especial, Adorno e Horkheimer (1985), embora também se faça uma interlocução com outras obras que tratam do contexto contemporâneo da educação como: Cunha (1980), Chauí (2022), Freitas (2018), Laval (2004), entre outros que trazem contribuições à elucidação da temática. Trata-se de uma investigação que tem como objetivo geral analisar os aspectos contraditórios da formação humana no contexto da educação escolar, em virtude da influência da Indústria Cultural e do Neoliberalismo, a partir do método dialético, à luz da Teoria Crítica frankfurtiana. A partir disso, a pesquisa tem o seguinte questionamento: Por que a Indústria Cultural impacta sobremaneira os processos formativos no âmbito da educação na contemporaneidade? Em face disso, este estudo desenvolve-se em três capítulos, com base, também, em três objetivos. Inicialmente procura conhecer os fundamentos históricos, teóricos e metodológicos da Teoria Crítica frankfurtiana, assim como os aspectos históricos da educação e, além disso, aponta os processos de dominação impostos pelo Neoliberalismo em conexão com a Indústria Cultural. Em seguida, a investigação explora, com base na pesquisa Estado da Arte, a produção científica realizada entre 2011 a 2021 sobre a Indústria Cultural com referência à perspectiva da formação humana, visando captar o que foi observado e discutido acerca desta temática. Por fim, o trabalho aponta as dimensões sócio-políticas, econômicas e históricas que conduziram às atuais condições de concepção da formação humana, as quais camuflam as contradições inerentes à Educação, transformando, consequentemente, a formação humana em pseudoformação. Diante disso, inferese que esta condição exige um esforço da autorreflexão crítica, a fim de tornar o processo de formação um desafio constante. Por último, evidencia-se a necessidade de se mobilizarem ações que promovam um processo formativo educacional mais abrangente, capacitando os indivíduos a desenvolverem uma postura crítica e reflexiva para a transformação da realidade social em que estão inseridos
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Trata-se de uma investigação que tem como objetivo geral analisar os aspectos contraditórios da formação humana no contexto da educação escolar, em virtude da influência da Indústria Cultural e do Neoliberalismo, a partir do método dialético, à luz da Teoria Crítica frankfurtiana. A partir disso, a pesquisa tem o seguinte questionamento: Por que a Indústria Cultural impacta sobremaneira os processos formativos no âmbito da educação na contemporaneidade? Em face disso, este estudo desenvolve-se em três capítulos, com base, também, em três objetivos. Inicialmente procura conhecer os fundamentos históricos, teóricos e metodológicos da Teoria Crítica frankfurtiana, assim como os aspectos históricos da educação e, além disso, aponta os processos de dominação impostos pelo Neoliberalismo em conexão com a Indústria Cultural. Em seguida, a investigação explora, com base na pesquisa Estado da Arte, a produção científica realizada entre 2011 a 2021 sobre a Indústria Cultural com referência à perspectiva da formação humana, visando captar o que foi observado e discutido acerca desta temática. Por fim, o trabalho aponta as dimensões sócio-políticas, econômicas e históricas que conduziram às atuais condições de concepção da formação humana, as quais camuflam as contradições inerentes à Educação, transformando, consequentemente, a formação humana em pseudoformação. Diante disso, inferese que esta condição exige um esforço da autorreflexão crítica, a fim de tornar o processo de formação um desafio constante. Por último, evidencia-se a necessidade de se mobilizarem ações que promovam um processo formativo educacional mais abrangente, capacitando os indivíduos a desenvolverem uma postura crítica e reflexiva para a transformação da realidade social em que estão inseridosThis bibliographic research, linked to the line of research Education, Society and Culture, of the Graduate Program in Education at the Pontifical Catholic University of Goiás (PPGE/Goiás), discusses the following theme: "About the Cultural Industry and Human Training". For that, it has as theoretical references the authors of Frankfurt's Critical Theory, in particular, Adorno and Horkheimer (1985), although an interlocution is also made with other works that deal with the contemporary context of education, such as: Cunha (1980), Chauí (2022), Freitas (2018), Laval (2004), among others who contribute to the elucidation of the theme. This is an investigation whose general objective is to analyze the contradictory aspects of human formation in the context of school education, due to the influence of the Cultural Industry and Neoliberalism, based on the dialectical method, in the light of Frankfurt's Critical Theory. Taking this as a starting point, the research raises the following question: Why does the Cultural Industry greatly impact the formative processes in the field of education in contemporary times? In view of this, this study is developed in three chapters, also based on three objectives. At first, it seeks to know the historical, theoretical and methodological foundations of Frankfurt's Critical Theory, as well as the historical aspects of education and, in addition, it points out the processes of domination imposed by Neoliberalism in connection with the Cultural Industry. Then, the investigation explores, based on the State of the Art research, the scientific production carried out between 2011 and 2021 on the Cultural Industry with reference to the perspective of human formation, aiming to capture what was observed and discussed about this theme. Finally, the work points out the sociopolitical, economic and historical dimensions that led to the current conditions of conception of human formation, which mask the contradictions inherent to Education, consequently transforming human formation into pseudo formation. Therefore, it is inferred that this condition requires an effort of critical self-reflection, in order to make the training process a constant challenge. At last, the need to mobilize actions that promote a more comprehensive educational training process is highlighted, enabling individuals to develop a critical and reflective posture for the transformation of the social reality in which they are insertedPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e HumanidadesBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoScarel, Estelamaris Branthttp://lattes.cnpq.br/3146220000623241Cavalcante, Cláudia Valentehttp://lattes.cnpq.br/2596699122693694Cezário, Maria Angélicahttp://lattes.cnpq.br/3057230273399429Freitas, Marcele Cristina Linhares Silva de2023-11-20T18:21:34Z2023-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFREITAS, Marcele Cristina Linhares Silva de. Sobre a indústria cultural e a formação humana. 2023. 141 f. 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