Formação de professores nas licenciaturas interdisciplinares da UFMA de Bacabal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coimbra, Leonardo José Pinho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14657
Resumo: A presente tese busca compreender o processo de formação de professores que se efetivou na Universidade Federal do Maranhão, a partir da criação das licenciaturas interdisciplinares em Ciências Humanas e Ciências Naturais, mais especificamente os cursos implantados no campus de Bacabal. O nosso objetivo foi analisar as concepções teórico-pedagógicas dessas licenciaturas a partir do estudo do seu Projeto Político Pedagógico, com foco especial para o currículo desses cursos. A concepção teórico-metodológica que embasamos nossos estudos foi a da Teoria Crítica da Sociedade. Também procuramos, mediante pesquisa empírica, realizada por meio de entrevistas e questionários semiestruturados, levantar o grau de conhecimento e satisfação de estudantes e professores sobre essas licenciaturas. Tendo como referência pedagógica a concepção de competências, essas licenciaturas reiteram no Brasil uma formação de professores com um viés tecnicista, pragmático, dicotômico, reproduzindo a pseudoformação característica da sociedade do capitalismo tardio nos tempos atuais. Com o propósito de formar professores mais adaptados às mudanças estruturais do sistema produtivo e, ao mesmo tempo, sanar o problema da carência de professores para atuarem na educação básica, a UFMA elaborou um Projeto Político Pedagógico que recrudesceu o processo de pseudoformação do indivíduo. Reduziu o tempo de formação, aglutinou disciplinas da área pedagógica, negligenciou a importância das disciplinas de ciências humanas e sociais na formação do indivíduo e, mais especificamente, do professor. Baseando-se na concepção pedagógica por competências reproduziu e agudizou velhas dicotomias empobrecedores do processo ensino-aprendizagem: teoria e prática, método e conteúdo, saber pedagógico e saber específico. Por mais que tais cursos venham passando, constantemente, por mudanças em seu projeto pedagógico, tais mudanças não significaram um avanço na solução dos problemas aqui apontados. Na verdade, a cada nova reformulação reproduzem-se as características de uma (pseudo)formação que obsta a construção de sujeitos autônomos e emancipados
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Também procuramos, mediante pesquisa empírica, realizada por meio de entrevistas e questionários semiestruturados, levantar o grau de conhecimento e satisfação de estudantes e professores sobre essas licenciaturas. Tendo como referência pedagógica a concepção de competências, essas licenciaturas reiteram no Brasil uma formação de professores com um viés tecnicista, pragmático, dicotômico, reproduzindo a pseudoformação característica da sociedade do capitalismo tardio nos tempos atuais. Com o propósito de formar professores mais adaptados às mudanças estruturais do sistema produtivo e, ao mesmo tempo, sanar o problema da carência de professores para atuarem na educação básica, a UFMA elaborou um Projeto Político Pedagógico que recrudesceu o processo de pseudoformação do indivíduo. Reduziu o tempo de formação, aglutinou disciplinas da área pedagógica, negligenciou a importância das disciplinas de ciências humanas e sociais na formação do indivíduo e, mais especificamente, do professor. Baseando-se na concepção pedagógica por competências reproduziu e agudizou velhas dicotomias empobrecedores do processo ensino-aprendizagem: teoria e prática, método e conteúdo, saber pedagógico e saber específico. Por mais que tais cursos venham passando, constantemente, por mudanças em seu projeto pedagógico, tais mudanças não significaram um avanço na solução dos problemas aqui apontados. Na verdade, a cada nova reformulação reproduzem-se as características de uma (pseudo)formação que obsta a construção de sujeitos autônomos e emancipadosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis thesis aims to understand the teacher training process that took place at the Federal University of Maranhão, from the creation of the interdisciplinary degrees in Human Sciences and Natural Sciences, specifically the courses implanted in the Bacabal’s college. Our objective was to analyze the theoretical and pedagogical conceptions of these degrees based on the study of its Political Pedagogical Project, with a special focus on the curriculum of these courses. The theoretical-methodological conception that we base our studies was that of the Critical Theory of Society. We also sought, through empirical research, conducted through interviews and semi- structured questionnaires, to raise the degree of knowledge and satisfaction of students and teachers about these degrees. Having as pedagogical reference the conception of competences, these degrees repeat in Brazil a teacher training with a technicist, pragmatic, dichotomic, reproducing the characteristic pseudoformation of the society of capitalism in the present times. With the purpose of training teachers more adapted to the structural changes of the productive system and at the same time, to solve the problem of the lack of teachers to work in basic education, the UFMA elaborated a Political Pedagogical Project that intensified the process of pseudoformation of the individual. It reduced the time of formation, agglutinated disciplines of the pedagogical area, neglected the importance of the disciplines of human and social sciences in the formation of the individual and, more specifically, of the teacher. Based on the pedagogical conception by competences, it reproduced and sharpened old impoverishing dichotomies of the teaching-learning process: theory and practice, method and content, pedagogical knowledge and specific knowledge. However much these courses have been constantly changing through their pedagogical project, such changes have not meant an advance in the solution of the problems mentioned here. In fact, each new reformulation reproduces the characteristics of a (pseudo) formation that prevents the construction of autonomous and emancipated subjects200 f.Costa, Valdelúcia Alves daLima, Lucinete MarquesOliveira, Marcos Marques deNajjar, Jorge Nassim VieiraCarvalho, Mariza Borges Wall Barbosa deCrochík, José LeonCoimbra, Leonardo José Pinho2020-08-18T12:29:51Z2020-08-18T12:29:51Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCOIMBRA, Leonardo José Pinho. Formação de professores nas licenciaturas interdisciplinares da UFMA de Bacabal. 2019. 200 f. 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