Processos formativos de jovens conservadores: discursividade política do Movimento Brasil Livre (MBL)
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4749 |
Resumo: | O objeto da presente investigação, vinculado à Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE da PUC Goiás), foi a juventude conservadora do Movimento Brasil Livre, em interface com o campo político. Teve como objetivo geral analisar e compreender os processos formativos, on-line e off-line, dos jovens conservadores do MBL e a constituição de sua discursividade política em relação à educação e outras pautas conservadoras presentes na sociedade brasileira contemporânea. Desdobram-se como objetivos específicos: observar e descrever crenças, valores e atitudes, estruturas sociais e comportamento dos jovens pesquisados, compreender conceitos e fontes inspiradoras da (re)produção da discursividade política do coletivo juvenil pesquisado. Por fim, procurou-se interpretar a disputa do campo político e a hegemonia do discurso por parte desse coletivo juvenil conservador. Compreende-se a política, conceito complexo, através do pensamento arendtiano, como ação e liberdade, com suas características de coragem e publicidade. O campo político, no pensamento bourdieusiano, é um microcosmo, relativamente autônomo no interior do grande mundo social. Ele possui regras próprias do jogo de pertença, relações, ações e processos. O conservadorismo e o liberalismo são percebidos como teorias e práticas sociopolíticas pragmáticas e imediatistas. Acerca do neoliberalismo teve-se a compreensão da ideologia de uma forma histórica particular, assumida pela acumulação do capital. Quanto à juventude entendeu-se como uma categoria social na sua pluralidade. Sua percepção da política e participação nela são igualmente heterogêneas e expressam a diversidade de possibilidades de se vivenciar as juventudes. A juventude é um elemento estruturante das sociedades modernas que classifica indivíduos, regulamenta comportamentos e estabelece direitos e deveres. É uma representação simbólica constituída por grupos sociais ou indivíduos considerados jovens. Ela não é apenas uma característica natural e individual, mas uma situação vivida em comum por certos sujeitos. Uma manifestação de participação juvenil política observada na contemporaneidade é a de manifestações conservadoras de coletivos juvenis. Assim, o processo metodológico constituiu-se de uma revisão da literatura sobre política, juventudes e participação política, (neo)liberalismo e conservadorismo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa netnográfica de observação parcialmente aberta em grupos de WhatsApp, páginas do Instagram e Facebook e o canal no Youtube do Movimento Brasil Livre. A pesquisa empírica serviu-se também de cinquenta questionários on-line enviados aos jovens pertencentes aos grupos de mensagem acompanhados e finalizou-se com a entrevista semiestruturada de cinco jovens, um de cada região geográfica do país, e a análise textual discursiva dessas entrevistas. No que se refere aos resultados, os dados da pesquisa demonstraram que os jovens, participantes da pesquisa, possuem um engajamento político ativo e uma clara consciência de pertencimento ao MBL, do qual absorvem suas concepções sociopolíticas através de um processo formativo previamente projetado. Se por um lado apresentam disparidades e heterogeneidade no perfil socioeconômico cultural, por outro expõem um discurso canalizado para a liberdade individual e uma visão de sociedade bastante homogênea: propõem uma sociedade liberal na economia e um Estado reduzido no campo social com diversas propostas conservadoras |
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Processos formativos de jovens conservadores: discursividade política do Movimento Brasil Livre (MBL)Formative processes of young conservatives: political discursiveness of the Free Brazil Movement (MBL)Política; Campo Político; Juventude; Conservadorismo; (Neo)liberalismo; MBL.Politics; Political Field; Youth; Conservatism; (Neo)liberalism; MBL.Ciencias Humanas: EducaçãoO objeto da presente investigação, vinculado à Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE da PUC Goiás), foi a juventude conservadora do Movimento Brasil Livre, em interface com o campo político. Teve como objetivo geral analisar e compreender os processos formativos, on-line e off-line, dos jovens conservadores do MBL e a constituição de sua discursividade política em relação à educação e outras pautas conservadoras presentes na sociedade brasileira contemporânea. Desdobram-se como objetivos específicos: observar e descrever crenças, valores e atitudes, estruturas sociais e comportamento dos jovens pesquisados, compreender conceitos e fontes inspiradoras da (re)produção da discursividade política do coletivo juvenil pesquisado. Por fim, procurou-se interpretar a disputa do campo político e a hegemonia do discurso por parte desse coletivo juvenil conservador. Compreende-se a política, conceito complexo, através do pensamento arendtiano, como ação e liberdade, com suas características de coragem e publicidade. O campo político, no pensamento bourdieusiano, é um microcosmo, relativamente autônomo no interior do grande mundo social. Ele possui regras próprias do jogo de pertença, relações, ações e processos. O conservadorismo e o liberalismo são percebidos como teorias e práticas sociopolíticas pragmáticas e imediatistas. Acerca do neoliberalismo teve-se a compreensão da ideologia de uma forma histórica particular, assumida pela acumulação do capital. Quanto à juventude entendeu-se como uma categoria social na sua pluralidade. Sua percepção da política e participação nela são igualmente heterogêneas e expressam a diversidade de possibilidades de se vivenciar as juventudes. A juventude é um elemento estruturante das sociedades modernas que classifica indivíduos, regulamenta comportamentos e estabelece direitos e deveres. É uma representação simbólica constituída por grupos sociais ou indivíduos considerados jovens. Ela não é apenas uma característica natural e individual, mas uma situação vivida em comum por certos sujeitos. Uma manifestação de participação juvenil política observada na contemporaneidade é a de manifestações conservadoras de coletivos juvenis. Assim, o processo metodológico constituiu-se de uma revisão da literatura sobre política, juventudes e participação política, (neo)liberalismo e conservadorismo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa netnográfica de observação parcialmente aberta em grupos de WhatsApp, páginas do Instagram e Facebook e o canal no Youtube do Movimento Brasil Livre. A pesquisa empírica serviu-se também de cinquenta questionários on-line enviados aos jovens pertencentes aos grupos de mensagem acompanhados e finalizou-se com a entrevista semiestruturada de cinco jovens, um de cada região geográfica do país, e a análise textual discursiva dessas entrevistas. No que se refere aos resultados, os dados da pesquisa demonstraram que os jovens, participantes da pesquisa, possuem um engajamento político ativo e uma clara consciência de pertencimento ao MBL, do qual absorvem suas concepções sociopolíticas através de um processo formativo previamente projetado. Se por um lado apresentam disparidades e heterogeneidade no perfil socioeconômico cultural, por outro expõem um discurso canalizado para a liberdade individual e uma visão de sociedade bastante homogênea: propõem uma sociedade liberal na economia e um Estado reduzido no campo social com diversas propostas conservadorasThe object of this research, linked to the Education, Society, and Culture research line of the Postgraduate Program in Education (PPGE of PUC Goiás), was the conservative youth of the Free Brazil Movement, in interface with the political field. The general objective was to analyze and understand the online and offline formative processes of the MBL's conservative youth and the constitution of their political discourse in relation to education and other conservative agendas present in contemporary Brazilian society. The specific objectives were: to observe and describe beliefs, values and attitudes, social structures and behavior of the young people researched, understand concepts and sources that inspire the (re)production of the political discourse of the youth collective researched. Finally, we sought to interpret the dispute in the political field and the hegemony of the discourse on the part of this conservative juvenile collective. Through the Arendtian thought, politics is understood as a complex concept, as action and freedom, with its characteristics of courage and publicity. The political field, in Bourdieus' thought, is a microcosm, relatively autonomous within the great social world. It has its own rules of the game of belonging, relations, actions, and processes. Conservatism and liberalism are perceived as pragmatic and immediatist sociopolitical theories and practices. Neoliberalism was understood as the ideology of a particular historical form, assumed by the accumulation of capital. As for youth, it was understood as a social category in its plurality. Its perception of politics and participation in it are equally heterogeneous and express the diversity of possibilities to experience youth. Youth is a structuring element in modern societies that classifies individuals, regulates behavior, and establishes rights and duties. It is a symbolic representation constituted by social groups or individuals considered to be young. It is not just a natural and individual characteristic, but a situation experienced in common by certain subjects. One manifestation of juvenile political participation observed in contemporaneity is the conservative manifestations of juvenile collectives. Thus, the methodological process consisted of a literature review on politics, youth and political participation, (neo)liberalism, and conservatism. To this end, a netnographic research of partially open observation was carried out in WhatsApp groups, Instagram and Facebook pages, and the YouTube channel of the Movimento Brasil Livre. The empirical research also made use of fifty online questionnaires sent to young people belonging to the monitored message groups and ended with semi-structured interviews with five young people, one from each geographical region of the country, and the textual discourse analysis of these interviews. Regarding the results, the research data showed that the young people, participants of the research, have an active political engagement and a clear awareness of belonging to the MBL, from which they absorb its sociopolitical conceptions through a previously designed formative process. If on the one hand they present disparities and heterogeneity in the socioeconomic cultural profile, on the other they expose a discourse channeled towards individual freedom and a rather homogeneous vision of society: they propose a liberal society in the economy and a reduced state in the social field with several conservative proposalsPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoCavalcante, Cláudia Valentehttp://lattes.cnpq.br/2596699122693694Cavalcante, Cláudia ValenteGroppo, Luís AntonioDuarte, Aldimar JacintoCunha, Gessione Alves da2021-12-01T19:38:03Z2021-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCunha, Gessione Alves da. Processos formativos de jovens conservadores: discursividade política do Movimento Brasil Livre (MBL). 2021. 206 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4749porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2021-12-02T04:00:31Zoai:ambar:tede/4749Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932021-12-02T04:00:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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