Infância e violência física intrafamiliar: Os significados e sentidos para crianças vítimas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Lorena Andréa da
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1929
Resumo: Com o objetivo de compreender os significados e sentidos, para crianças vítimas de violência física intrafamiliar, de viverem submetidas à violência, procedeu-se a uma breve revisão, de caráter histórico, sobre a violência contra criança, revendo as concepções de infância, desde a Idade Média até a Idade Contemporânea. Na pesquisa foram levantadas as ocorrências registradas na Delegacia de Investigação de Crimes Contra Crianças e Adolescentes, para uma melhor visualização do fenômeno em Goiânia e, posteriormente, foram escolhidas entre essas ocorrências, sete crianças a serem entrevistadas, sendo três do sexo feminino e quatro do sexo masculino. A metodologia fundamentou-se na abordagem sócio-histórica proposta por Vigotski. Tomando as categorias criança e violência física intrafamiliar, consideradas em sua historicidade, buscou-se compreender a partir da fala das crianças, os significados e sentidos da violência vivida por elas. Essas categorias foram estudadas em associação com outras como adultocentrismo e hierarquia de poder, percebidas como algo natural no interior das famílias e na sociedade de forma geral, apesar da proteção legal representada pelo ECA. A violência intrafamiliar produz uma singularidade do relacionamento familiar e das referências culturais da criança, uma vez que a família perde seu lugar privilegiado de instituição socializadora e protetora, e a convivência entre seus membros também perde seu sentido original, passando a reforçar os valores do patriarcalismo e da inferioridade da infância, que leva as crianças a viver em um ambiente de medo e insegurança. Embora o sofrimento seja demonstrado a cada momento, como a família é um lócus de proteção estabelecido culturalmente, as crianças têm sonhos e esperanças de um futuro mais digno, sempre relacionado a uma possível democracia familiar. A violência física intrafamiliar contra crianças é inerente, portanto, aos conceitos e às regras sociais que norteiam a prática do agressor e de sua família, e nela se explicita a relação entre o individual e o social, na medida em que a família integra as condições e a lógica que produzem a violência. O que se busca na realização de pesquisas nessa área, através da epistemologia qualitativa, é encontrar formas que contribuam tanto para a prevenção da violência, quanto para a elaboração de propostas psicossociais de trabalho voltadas para as famílias, visando a garantia de desenvolvimento emocional e físico saudável para as crianças de forma geral.
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Tomando as categorias criança e violência física intrafamiliar, consideradas em sua historicidade, buscou-se compreender a partir da fala das crianças, os significados e sentidos da violência vivida por elas. Essas categorias foram estudadas em associação com outras como adultocentrismo e hierarquia de poder, percebidas como algo natural no interior das famílias e na sociedade de forma geral, apesar da proteção legal representada pelo ECA. A violência intrafamiliar produz uma singularidade do relacionamento familiar e das referências culturais da criança, uma vez que a família perde seu lugar privilegiado de instituição socializadora e protetora, e a convivência entre seus membros também perde seu sentido original, passando a reforçar os valores do patriarcalismo e da inferioridade da infância, que leva as crianças a viver em um ambiente de medo e insegurança. Embora o sofrimento seja demonstrado a cada momento, como a família é um lócus de proteção estabelecido culturalmente, as crianças têm sonhos e esperanças de um futuro mais digno, sempre relacionado a uma possível democracia familiar. A violência física intrafamiliar contra crianças é inerente, portanto, aos conceitos e às regras sociais que norteiam a prática do agressor e de sua família, e nela se explicita a relação entre o individual e o social, na medida em que a família integra as condições e a lógica que produzem a violência. O que se busca na realização de pesquisas nessa área, através da epistemologia qualitativa, é encontrar formas que contribuam tanto para a prevenção da violência, quanto para a elaboração de propostas psicossociais de trabalho voltadas para as famílias, visando a garantia de desenvolvimento emocional e físico saudável para as crianças de forma geral.With the goal of understanding the meanings and senses, for children victims of physical intra-familiar violence, of they live submitted to the violence, it was proceeded to a brief revision, of historical character, about the violence against child, resells the conceptions of childhood, since the Medium Age until the Contemporary Age. In the research, it was lifted the occurrences registered at the Police Station of Investigation of Crimes Against Children and Adolescents, to a better visualization of the phenomenon in Goiania and, later, it was chosen among those occurrences, seven children to be interviewed, being three of the feminine sex and four of the masculine sex. The methodology was based in the sociohistorical approach proposed by Vygotsky. Taking the categories child and physical intrafamiliar violence, considered in their history, it was searched to understand, starting from the children s speeches, the meanings and senses of the cultural values that reinforce the practice of the violence. Those categories were studied in association with other as adult-centrism and hierarchy of power, perceived as something natural inside the families and in the society in a general way, in spite of the legal protection represented by ECA. The intra-familiar violence produces a singularity of the family relationship and of the child's cultural references, once the family loses its privileged place of socialized and protecting institution, and the coexistence among its members also loses its original sense, starting to reinforce the values of the patriarcalism and of the inferiority of the childhood, that takes the children to live in a fear and insecurity environment. Although the suffering is demonstrated to every moment, as the family is an established culturally protection locus, the children have dreams and hopes of a worthier future, always related to a possible family democracy. The physical intra-familiar violence against children is inherent, therefore, to the concepts and the social rules that orientate the aggressor's practice and of his family, and into it explicit the relationship between the individual and the social, in the measure in that the family integrates the conditions and the logic that produce the violence. What is searched for in the accomplishment of researches in that area, through the qualitative epistemology, it is to find forms that contribute so much to the prevention of the violence, as for the elaboration of proposals work psychosocial returned to the families, seeking the warranty of emotional and physical development healthy for the children in a general way.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásPsicologiaSousa, Sônia Margarida Gomeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728213E7Rey, Fernando Luis Gonzálezhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707267T6Rizzini, Irenehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780223T2Costa, Lorena Andréa da2016-07-27T14:21:04Z2006-11-282004-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Lorena Andréa da. Infância e violência física intrafamiliar: Os significados e sentidos para crianças vítimas. 2004. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2004.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1929porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-05T19:43:17Zoai:ambar:tede/1929Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-05T19:43:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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