A AUTONOMIA DO ALUNO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA À DISTÂNCIA DO CONSÓRCIO SETENTRIONAL UFG-UEG-UCG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1030 |
Resumo: | O objetivo desta dissertação foi identificar se os alunos do curso de Licenciatura em Física à Distância do Consórcio Setentrional UFG-UEG-UCG (LICFIS) são estimulados para o desenvolvimento de habilidades e de atitudes necessárias à aprendizagem autônoma. No primeiro capítulo são apresentados um breve histórico e os modelos de Educação à Distância (EAD), destacando o papel da autonomia neste tipo de ensino-aprendizagem. Estes temas são abordados à luz de Almeida (2003), Belloni (2002), Maia e Mattar (2007), Moore e Kearsley (2008), Peters (2004, 2006), Pretto (2001, 2002, 2003, 2008), Pretto e Picanço (2005), Santos (2005) e Silva (2000, 2003). O segundo capítulo discute a autonomia do aluno na EAD e se as TIC podem favorecer o desenvolvimento desta autonomia. O terceiro capítulo apresenta a pesquisa empírica, de tipo exploratória que consistiu basicamente na observação do ambiente virtual da disciplina Psicologia da Educação ministrada no período de 2008 e 2009, para os (42) quarenta e dois alunos dos polos de Luziânia e de Quirinópolis (Goiás) do Curso de Licenciatura em Física à Distância do Consórcio Setentrional UFG-UEG-UCG. As dimensões informacional e técnica da autonomia (Preti, 2005) foram adotadas como categorias de análise. Foi também aplicado um questionário com a professora formadora e com o orientador acadêmico da referida disciplina. Os dados obtidos indicam que no curso em tela, verificam-se alguns mecanismos que estimularam o desenvolvimento da autonomia dos alunos que permaneceram no curso, mas parece, não terem impedido a evasão. |
id |
PUC_GO_fdc9291de6a026e455fd3c501b5ad143 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/1030 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
A AUTONOMIA DO ALUNO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA À DISTÂNCIA DO CONSÓRCIO SETENTRIONAL UFG-UEG-UCGautonomia do alunodimensões da autonomiaeducação à distânciastudent autonomydimensions of autonomydistanceCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO objetivo desta dissertação foi identificar se os alunos do curso de Licenciatura em Física à Distância do Consórcio Setentrional UFG-UEG-UCG (LICFIS) são estimulados para o desenvolvimento de habilidades e de atitudes necessárias à aprendizagem autônoma. No primeiro capítulo são apresentados um breve histórico e os modelos de Educação à Distância (EAD), destacando o papel da autonomia neste tipo de ensino-aprendizagem. Estes temas são abordados à luz de Almeida (2003), Belloni (2002), Maia e Mattar (2007), Moore e Kearsley (2008), Peters (2004, 2006), Pretto (2001, 2002, 2003, 2008), Pretto e Picanço (2005), Santos (2005) e Silva (2000, 2003). O segundo capítulo discute a autonomia do aluno na EAD e se as TIC podem favorecer o desenvolvimento desta autonomia. O terceiro capítulo apresenta a pesquisa empírica, de tipo exploratória que consistiu basicamente na observação do ambiente virtual da disciplina Psicologia da Educação ministrada no período de 2008 e 2009, para os (42) quarenta e dois alunos dos polos de Luziânia e de Quirinópolis (Goiás) do Curso de Licenciatura em Física à Distância do Consórcio Setentrional UFG-UEG-UCG. As dimensões informacional e técnica da autonomia (Preti, 2005) foram adotadas como categorias de análise. Foi também aplicado um questionário com a professora formadora e com o orientador acadêmico da referida disciplina. Os dados obtidos indicam que no curso em tela, verificam-se alguns mecanismos que estimularam o desenvolvimento da autonomia dos alunos que permaneceram no curso, mas parece, não terem impedido a evasão.The objective of this thesis was to identify whether students in the Bachelor's Degree in Physics Distance Learning Consortium Northern UFG-UEG-UCG (LICFIS) are encouraged to develop skills and attitudes necessary for independent learning. In the first chapter presents a brief history and models of Distance Education (EAD), highlighting the role of autonomy in this type of teaching and learning. These topics are discussed in light of Almeida (2003), Belloni (2002), Maia and Mattar (2007), Moore and Kearsley (2008), Peters (2004, 2006) Pretto (2001, 2002, 2003, 2008) Pretto and Shrike (2005), Santos (2005) and Silva (2000, 2003). The second chapter discusses learner autonomy in distance education and ICT can foster the development of autonomy. The third chapter presents the empirical research of what was basically an exploratory observation of the virtual environment of the course "Psychology of Education" conducted between 2008 and 2009, for (42) forty-two students from the poles and Luziânia Quirinópolis (Goiás)'s Degree in Physics Distance Learning Consortium Northern UFG-UEG-SCU. The informational and technical dimensions of autonomy (Preti, 2005) were adopted as analytical categories. It was also a questionnaire with the teacher educator and the academic advisor of that discipline. Data indicate that in the course on screen, there are some mechanisms that stimulated the development of the autonomy of the students who stayed the course, but apparently not have prevented the escape.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoPeixoto, Joanahttp://lattes.cnpq.br/5636200472384576Toschi, Mirza Seabrahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791070P4Rodrigues, Cleide Aparecida Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/6665148469537613Schütz, Edslene Dias Pereira2016-07-27T13:52:22Z2015-02-052010-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSCHÜTZ, Edslene Dias Pereira. A AUTONOMIA DO ALUNO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA À DISTÂNCIA DO CONSÓRCIO SETENTRIONAL UFG-UEG-UCG. 2010. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1030porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-20T00:14:59Zoai:ambar:tede/1030Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-20T00:14:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A AUTONOMIA DO ALUNO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA À DISTÂNCIA DO CONSÓRCIO SETENTRIONAL UFG-UEG-UCG |
title |
A AUTONOMIA DO ALUNO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA À DISTÂNCIA DO CONSÓRCIO SETENTRIONAL UFG-UEG-UCG |
spellingShingle |
A AUTONOMIA DO ALUNO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA À DISTÂNCIA DO CONSÓRCIO SETENTRIONAL UFG-UEG-UCG Schütz, Edslene Dias Pereira autonomia do aluno dimensões da autonomia educação à distância student autonomy dimensions of autonomy distance CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A AUTONOMIA DO ALUNO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA À DISTÂNCIA DO CONSÓRCIO SETENTRIONAL UFG-UEG-UCG |
title_full |
A AUTONOMIA DO ALUNO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA À DISTÂNCIA DO CONSÓRCIO SETENTRIONAL UFG-UEG-UCG |
title_fullStr |
A AUTONOMIA DO ALUNO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA À DISTÂNCIA DO CONSÓRCIO SETENTRIONAL UFG-UEG-UCG |
title_full_unstemmed |
A AUTONOMIA DO ALUNO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA À DISTÂNCIA DO CONSÓRCIO SETENTRIONAL UFG-UEG-UCG |
title_sort |
A AUTONOMIA DO ALUNO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA À DISTÂNCIA DO CONSÓRCIO SETENTRIONAL UFG-UEG-UCG |
author |
Schütz, Edslene Dias Pereira |
author_facet |
Schütz, Edslene Dias Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Peixoto, Joana http://lattes.cnpq.br/5636200472384576 Toschi, Mirza Seabra http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791070P4 Rodrigues, Cleide Aparecida Carvalho http://lattes.cnpq.br/6665148469537613 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schütz, Edslene Dias Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
autonomia do aluno dimensões da autonomia educação à distância student autonomy dimensions of autonomy distance CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
autonomia do aluno dimensões da autonomia educação à distância student autonomy dimensions of autonomy distance CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O objetivo desta dissertação foi identificar se os alunos do curso de Licenciatura em Física à Distância do Consórcio Setentrional UFG-UEG-UCG (LICFIS) são estimulados para o desenvolvimento de habilidades e de atitudes necessárias à aprendizagem autônoma. No primeiro capítulo são apresentados um breve histórico e os modelos de Educação à Distância (EAD), destacando o papel da autonomia neste tipo de ensino-aprendizagem. Estes temas são abordados à luz de Almeida (2003), Belloni (2002), Maia e Mattar (2007), Moore e Kearsley (2008), Peters (2004, 2006), Pretto (2001, 2002, 2003, 2008), Pretto e Picanço (2005), Santos (2005) e Silva (2000, 2003). O segundo capítulo discute a autonomia do aluno na EAD e se as TIC podem favorecer o desenvolvimento desta autonomia. O terceiro capítulo apresenta a pesquisa empírica, de tipo exploratória que consistiu basicamente na observação do ambiente virtual da disciplina Psicologia da Educação ministrada no período de 2008 e 2009, para os (42) quarenta e dois alunos dos polos de Luziânia e de Quirinópolis (Goiás) do Curso de Licenciatura em Física à Distância do Consórcio Setentrional UFG-UEG-UCG. As dimensões informacional e técnica da autonomia (Preti, 2005) foram adotadas como categorias de análise. Foi também aplicado um questionário com a professora formadora e com o orientador acadêmico da referida disciplina. Os dados obtidos indicam que no curso em tela, verificam-se alguns mecanismos que estimularam o desenvolvimento da autonomia dos alunos que permaneceram no curso, mas parece, não terem impedido a evasão. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-16 2015-02-05 2016-07-27T13:52:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SCHÜTZ, Edslene Dias Pereira. A AUTONOMIA DO ALUNO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA À DISTÂNCIA DO CONSÓRCIO SETENTRIONAL UFG-UEG-UCG. 2010. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010. http://localhost:8080/tede/handle/tede/1030 |
identifier_str_mv |
SCHÜTZ, Edslene Dias Pereira. A AUTONOMIA DO ALUNO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA À DISTÂNCIA DO CONSÓRCIO SETENTRIONAL UFG-UEG-UCG. 2010. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1030 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202252479463424 |