PSICOLOGIA ESCOLAR PARA QUÊ? A Formação e a Atuação do Psicólogo Escolar em Goiânia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Alba Cristhiane
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3856
Resumo: A Psicologia Escolar tem sido tema de muitas pesquisas e discussões, buscando compreender a relação existente entre a Psicologia e a Educação e o papel desempenhado pelo Psicólogo Escolar. Porém, acredita-se que muitas questões sobre a identidade desse profissional ainda se apresentam confusas e contraditórias. O objetivo desse estudo foi tentar compreender algumas dessas questões relacionadas a formação e atuação do psicólogo escolar. O processo investigativo foi permeado por uma visão de homem sóciohistórica, fundamentada na perspectiva de Vygotsky, utilizando-se como metodologia a Epistemologia Qualitativa. A construção das informações foi norteada por: uma enquete no contexto educacional goianiense, uma análise da presença da Psicologia Escolar nas grades curriculares do curso de Psicologia da Universidade Católica de Goiás, entrevistas com professores desse curso, entrevistas com psicólogos escolares e um debate com um grupo de psicólogos ligados ao atual curso de especialização em psicologia escolar. A articulação dos diferentes indicadores levantados a partir desses eixos permitiu tecer algumas considerações sobre como se configura, em Goiânia, os processos de formação e atuação profissional, os quais se desenvolvem através de uma rede de relações estabelecidas entre o currículo do curso (o qual abrange as grades curriculares e a ação efetiva do corpo docente junto ao discente) e os referenciais de atuação. Os conhecimentos produzidos nesse estudo suscitaram reflexões acerca da necessidade de se repensar o processo de formação, visando à construção de um profissional com uma postura crítica e transformadora, podendo contribuir com o contexto educacional através de uma atuação significativa, alicerçada em uma fundamentação teórico-metodológica consistente. Acredita-se, portanto, que tal objetivo só poderá ser alcançado pela ação de um grupo de profissionais comprometidos com a ampliação da Psicologia Escolar e com a inserção do profissional no contexto educacional.
id PUC_GO_fdd6b94708ca0f29c7ef11c4f61ab5b8
oai_identifier_str oai:ambar:tede/3856
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling PSICOLOGIA ESCOLAR PARA QUÊ? A Formação e a Atuação do Psicólogo Escolar em GoiâniaPsicologia, Educação, processo de formação, profissionalCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAA Psicologia Escolar tem sido tema de muitas pesquisas e discussões, buscando compreender a relação existente entre a Psicologia e a Educação e o papel desempenhado pelo Psicólogo Escolar. Porém, acredita-se que muitas questões sobre a identidade desse profissional ainda se apresentam confusas e contraditórias. O objetivo desse estudo foi tentar compreender algumas dessas questões relacionadas a formação e atuação do psicólogo escolar. O processo investigativo foi permeado por uma visão de homem sóciohistórica, fundamentada na perspectiva de Vygotsky, utilizando-se como metodologia a Epistemologia Qualitativa. A construção das informações foi norteada por: uma enquete no contexto educacional goianiense, uma análise da presença da Psicologia Escolar nas grades curriculares do curso de Psicologia da Universidade Católica de Goiás, entrevistas com professores desse curso, entrevistas com psicólogos escolares e um debate com um grupo de psicólogos ligados ao atual curso de especialização em psicologia escolar. A articulação dos diferentes indicadores levantados a partir desses eixos permitiu tecer algumas considerações sobre como se configura, em Goiânia, os processos de formação e atuação profissional, os quais se desenvolvem através de uma rede de relações estabelecidas entre o currículo do curso (o qual abrange as grades curriculares e a ação efetiva do corpo docente junto ao discente) e os referenciais de atuação. Os conhecimentos produzidos nesse estudo suscitaram reflexões acerca da necessidade de se repensar o processo de formação, visando à construção de um profissional com uma postura crítica e transformadora, podendo contribuir com o contexto educacional através de uma atuação significativa, alicerçada em uma fundamentação teórico-metodológica consistente. Acredita-se, portanto, que tal objetivo só poderá ser alcançado pela ação de um grupo de profissionais comprometidos com a ampliação da Psicologia Escolar e com a inserção do profissional no contexto educacional.The School Psychology has been theme of many researchers and discussions, looking for to understand the existent relantionship between the Psychology and the Education, and the function carried out by the school psychologist. Howewer, it is believed that a lot of subjects about this professional’s identity still come confused and contradictory. The goal of this study was try to understand some of those subjects related with a formation and professional performance. The ivestigative process was permeated by a partner-historical man vision, based in the perspective of Vygotsky, being used as Epistomologic Qualitative methodology. The construction of the information was orientated for: a survey in the Goianiense educational context, one analyse about the presence of the School Psychology in the grating curriculum of the Psychology course in the University Catholic of Goiás, interviews with the teachers of that course, interviews with the school psychologist and discussions with a group of psychologists linked with the actual school psychology specialization course. The articulation of the different lifted up indicators to leave of these axes allowed to weave some considerations on as it is configured, in Goiânia, the formation processes and professional performance, which grow through a net establisched relantionship among the curriculum of those course (which embraces the grating curriculum and the action executes close to the teachers) and references of performance. The knowledge produced is this study raised reflections concerning the need of rethinking the formation process seeking a professional’s construction with a critical posture and changed, could contribute with the educational context through a significant performance, found in a conscious theoricmethodological base. It is believed therefore that such aim will only be able to be reached by the action of a group of professionals commited with the amplification of the School Psychology and with the professional’s insert in the educational context.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de PsicologiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em PsicologiaCupolillo, Mercedes Villahttp://lattes.cnpq.br/1325885198833301Mira, Maria Helena Novaeshttp://lattes.cnpq.br/4714914483216794Mendes, Francisco Dyonísio Cardosohttp://lattes.cnpq.br/7396049661058589Santana, Alba Cristhiane2017-11-24T16:53:16Z2002-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSantana, Alba Cristhiane. PSICOLOGIA ESCOLAR PARA QUÊ? A Formação e a Atuação do Psicólogo Escolar em Goiânia. 2004. 185 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3856porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2017-11-25T03:00:21Zoai:ambar:tede/3856Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932017-11-25T03:00:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv PSICOLOGIA ESCOLAR PARA QUÊ? A Formação e a Atuação do Psicólogo Escolar em Goiânia
title PSICOLOGIA ESCOLAR PARA QUÊ? A Formação e a Atuação do Psicólogo Escolar em Goiânia
spellingShingle PSICOLOGIA ESCOLAR PARA QUÊ? A Formação e a Atuação do Psicólogo Escolar em Goiânia
Santana, Alba Cristhiane
Psicologia, Educação, processo de formação, profissional
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short PSICOLOGIA ESCOLAR PARA QUÊ? A Formação e a Atuação do Psicólogo Escolar em Goiânia
title_full PSICOLOGIA ESCOLAR PARA QUÊ? A Formação e a Atuação do Psicólogo Escolar em Goiânia
title_fullStr PSICOLOGIA ESCOLAR PARA QUÊ? A Formação e a Atuação do Psicólogo Escolar em Goiânia
title_full_unstemmed PSICOLOGIA ESCOLAR PARA QUÊ? A Formação e a Atuação do Psicólogo Escolar em Goiânia
title_sort PSICOLOGIA ESCOLAR PARA QUÊ? A Formação e a Atuação do Psicólogo Escolar em Goiânia
author Santana, Alba Cristhiane
author_facet Santana, Alba Cristhiane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cupolillo, Mercedes Villa
http://lattes.cnpq.br/1325885198833301
Mira, Maria Helena Novaes
http://lattes.cnpq.br/4714914483216794
Mendes, Francisco Dyonísio Cardoso
http://lattes.cnpq.br/7396049661058589
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Alba Cristhiane
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia, Educação, processo de formação, profissional
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic Psicologia, Educação, processo de formação, profissional
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description A Psicologia Escolar tem sido tema de muitas pesquisas e discussões, buscando compreender a relação existente entre a Psicologia e a Educação e o papel desempenhado pelo Psicólogo Escolar. Porém, acredita-se que muitas questões sobre a identidade desse profissional ainda se apresentam confusas e contraditórias. O objetivo desse estudo foi tentar compreender algumas dessas questões relacionadas a formação e atuação do psicólogo escolar. O processo investigativo foi permeado por uma visão de homem sóciohistórica, fundamentada na perspectiva de Vygotsky, utilizando-se como metodologia a Epistemologia Qualitativa. A construção das informações foi norteada por: uma enquete no contexto educacional goianiense, uma análise da presença da Psicologia Escolar nas grades curriculares do curso de Psicologia da Universidade Católica de Goiás, entrevistas com professores desse curso, entrevistas com psicólogos escolares e um debate com um grupo de psicólogos ligados ao atual curso de especialização em psicologia escolar. A articulação dos diferentes indicadores levantados a partir desses eixos permitiu tecer algumas considerações sobre como se configura, em Goiânia, os processos de formação e atuação profissional, os quais se desenvolvem através de uma rede de relações estabelecidas entre o currículo do curso (o qual abrange as grades curriculares e a ação efetiva do corpo docente junto ao discente) e os referenciais de atuação. Os conhecimentos produzidos nesse estudo suscitaram reflexões acerca da necessidade de se repensar o processo de formação, visando à construção de um profissional com uma postura crítica e transformadora, podendo contribuir com o contexto educacional através de uma atuação significativa, alicerçada em uma fundamentação teórico-metodológica consistente. Acredita-se, portanto, que tal objetivo só poderá ser alcançado pela ação de um grupo de profissionais comprometidos com a ampliação da Psicologia Escolar e com a inserção do profissional no contexto educacional.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-10-04
2017-11-24T16:53:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Santana, Alba Cristhiane. PSICOLOGIA ESCOLAR PARA QUÊ? A Formação e a Atuação do Psicólogo Escolar em Goiânia. 2004. 185 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3856
identifier_str_mv Santana, Alba Cristhiane. PSICOLOGIA ESCOLAR PARA QUÊ? A Formação e a Atuação do Psicólogo Escolar em Goiânia. 2004. 185 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202267975319552