O perfil profissional do psicólogo escolar do Piauí : subsídios para a formação e atuação em uma perspectiva crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cacau, Thaysa Pacheco
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37785
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019.
id UNB_f7a1854d10366aec041ab2967cd0289d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/37785
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O perfil profissional do psicólogo escolar do Piauí : subsídios para a formação e atuação em uma perspectiva críticaPsicologia escolarPsicólogos escolaresPerfil profissionalPsicólogos escolares - formaçãoFormação profissionalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019.O perfil profissional do psicólogo escolar tem requerido constantes estudos e atualizações, especialmente pela necessidade do desenvolvimento de competências cada vez mais articuladas aos diversos contextos educacionais que se transformam em meio às complexas conjunturas econômicas, sociais e políticas da realidade brasileira. Esse cenário reflete-se nas situações desafiadoras com as quais psicólogo escolar lida em seu cotidiano de trabalho, solicitando-lhe uma formação mais ampliada que se desdobre em maior clareza de seu papel, funções e atividades. A literatura em Psicologia Escolar refere que há pouca clareza no tocante às especificidades desse perfil, bem como escassez de estudos, destacadamente, em contextos regionais, a exemplo do estado do Piauí, alertando para a necessidade de se repensar as reais articulações entre a formação e prática. Diante dessa realidade, o presente estudo teve como objetivo geral: investigar indicadores do perfil profissional do psicólogo escolar no contexto piauiense. Como objetivos específicos, propôs-se a: (a) identificar as principais práticas que caracterizam a atuação profissional do psicólogo escolar no contexto piauiense; (b) analisar os indicadores de competências técnicas, teóricas e transversais que caracterizam a atuação dos psicólogos escolares do contexto piauiense; (c) construir uma proposta de perfil profissional para os psicólogos escolares do contexto piauiense. Por meio dos pressupostos metodológicos da abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas, bem como a aplicação de um questionário eletrônico com as participantes. As informações recolhidas foram analisadas à luz da Psicologia histórico-cultural do Desenvolvimento Humano e da Psicologia Escolar Crítica. A partir dos resultados encontrados, como desdobramentos do estudo, elaborou-se uma proposta de perfil e de competências em Psicologia Escolar em uma perspectiva crítico- emancipatória, de modo a subsidiar ações futuras no âmbito das formações inicial e continuada e da atuação profissional do psicólogo escolar no Piauí. Também foram sugeridas orientações para formação e atuação, que podem ser úteis ao enfrentamento dos desafios do cotid escolar. Pretende-se, a partir dessa pesquisa, fomentar debates sobre a elaboração de políticas educacionais que visem à inserção do psicólogo escolar em instituições de ensino no Piauí.The professional profile of the school psychologist has required constant studies and updates, especially due to the need to develop competences increasingly linked to the various educational contexts, whose realities are transformed in the middle of the complex economic, social and political conjunctures of the Brazilian reality. This scenario is reflected in the challenging situations that school psychologists deal with in their daily work, asking them for a broader education that unfolds more clearly in their role, functions and activities. The literature on School Psychology states that there is little clarity regarding the specificities of this profile, as well as the lack of studies, especially in regional contexts, such as the state of Piauí, alerting to the need to rethink the real articulations between the formation and practice. Given this reality, the present study aimed to investigate indicators of the professional profile of the school psychologist in the Piaui context. As specific objectives, it was proposed to: (a) identify the main practices that characterize the professional performance of the school psychologist in the Piaui context; (b) analyze the indicators of technical, theoretical and transversal skills that characterize the performance of school psychologists in the Piaui context; (c) construct a professional profile proposal for school psychologists in the Piaui context. Through the methodological assumptions of the qualitative approach, interviews were conducted, as well as the application of an electronic questionnaire with the participants. The information collected was analyzed in the light of the Historical-Cultural Psychology of Human Development and Critical School Psychology. From the results found, as consequences of the study, a proposal of profile and competences in School Psychology was elaborated, in a critical- emancipatory perspective, in order to subsidize future actions in the ambit of the initial and continuous formation and the professional performance of the School. school psychologist in Piauí. Guidance was also suggested for training and performance, whichmay be useful in facing the challenges of daily school life. Based on this research, it is intended to foster debates on the elaboration of educational policies aimed at the insertion of the school psychologist in educational institutions in Piauí.Araújo, Claisy Maria MarinhoCacau, Thaysa Pacheco2020-05-19T13:45:17Z2020-05-19T13:45:17Z2020-05-192019-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCACAU, Thaysa Pacheco. O perfil profissional do psicólogo escolar do Piauí: subsídios para a formação e atuação em uma perspectiva crítica. 2019. 236 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/37785A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T18:30:18Zoai:repositorio.unb.br:10482/37785Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T18:30:18Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O perfil profissional do psicólogo escolar do Piauí : subsídios para a formação e atuação em uma perspectiva crítica
title O perfil profissional do psicólogo escolar do Piauí : subsídios para a formação e atuação em uma perspectiva crítica
spellingShingle O perfil profissional do psicólogo escolar do Piauí : subsídios para a formação e atuação em uma perspectiva crítica
Cacau, Thaysa Pacheco
Psicologia escolar
Psicólogos escolares
Perfil profissional
Psicólogos escolares - formação
Formação profissional
title_short O perfil profissional do psicólogo escolar do Piauí : subsídios para a formação e atuação em uma perspectiva crítica
title_full O perfil profissional do psicólogo escolar do Piauí : subsídios para a formação e atuação em uma perspectiva crítica
title_fullStr O perfil profissional do psicólogo escolar do Piauí : subsídios para a formação e atuação em uma perspectiva crítica
title_full_unstemmed O perfil profissional do psicólogo escolar do Piauí : subsídios para a formação e atuação em uma perspectiva crítica
title_sort O perfil profissional do psicólogo escolar do Piauí : subsídios para a formação e atuação em uma perspectiva crítica
author Cacau, Thaysa Pacheco
author_facet Cacau, Thaysa Pacheco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Claisy Maria Marinho
dc.contributor.author.fl_str_mv Cacau, Thaysa Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia escolar
Psicólogos escolares
Perfil profissional
Psicólogos escolares - formação
Formação profissional
topic Psicologia escolar
Psicólogos escolares
Perfil profissional
Psicólogos escolares - formação
Formação profissional
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-26
2020-05-19T13:45:17Z
2020-05-19T13:45:17Z
2020-05-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CACAU, Thaysa Pacheco. O perfil profissional do psicólogo escolar do Piauí: subsídios para a formação e atuação em uma perspectiva crítica. 2019. 236 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/37785
identifier_str_mv CACAU, Thaysa Pacheco. O perfil profissional do psicólogo escolar do Piauí: subsídios para a formação e atuação em uma perspectiva crítica. 2019. 236 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/37785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508351016402944