O PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO E A VALORIZAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOS(AS) SERVIDORES(AS) NÃO DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Cláudia Amélia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1138
Resumo: Neste trabalho, analisaram-se as políticas públicas educacionais voltadas para os-as profissionais não docentes da educação básica, e a implantação do Programa Profuncionário como política de formação e valorização profissional. Também diagnosticou-se e mensurou-se o impacto, em geral, que o Programa tem produzido nas instituições educacionais, e, em particular, as mudanças da postura dos(as) profissionais formados(as), e, ainda, se esses(as) profissionais que participaram do programa, em Goiás, no período de 2006 a 2012, tiveram sucesso em se integrarem ao processo ensino aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, baseada na abordagem do materialismo dialético. Como procedimentos metodológicos foram adotados, principalmente, o registro de observações com a pesquisa bibliográfica, documental, com aplicação de questionário e entrevista. A fundamentação teórica do estudo se estruturou, basicamente, a partir dos referenciais da educação e da sociologia, estabelecendo, também, diálogo com estudiosos de outras áreas. A análise e interpretação dos dados coletados revelaram que os(as) profissionais não docentes, após sua inclusão no processo de formação e valorização profissional, desenvolveram uma identidade profissional educativa. Além disso, também foi possível, a partir da análise realizada, perceber que, além de melhorarem a qualidade de seu trabalho, passaram a assumir uma participação mais ativa no cotidiano das instituições de ensino onde trabalham, contribuindo, assim, para a efetivação de uma gestão democrática e uma comunidade escolar mais atuante.
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spelling O PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO E A VALORIZAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOS(AS) SERVIDORES(AS) NÃO DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.Profissionais não docentesProfuncionárioPolítica de Formação e Valorização ProfissionalPolíticas Públicas EducacionaisGêneroProfessional Non-teaching StaffProfuncionárioTraining Policy and Professional DevelopmentEducational Public PoliciesGenderCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAONeste trabalho, analisaram-se as políticas públicas educacionais voltadas para os-as profissionais não docentes da educação básica, e a implantação do Programa Profuncionário como política de formação e valorização profissional. Também diagnosticou-se e mensurou-se o impacto, em geral, que o Programa tem produzido nas instituições educacionais, e, em particular, as mudanças da postura dos(as) profissionais formados(as), e, ainda, se esses(as) profissionais que participaram do programa, em Goiás, no período de 2006 a 2012, tiveram sucesso em se integrarem ao processo ensino aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, baseada na abordagem do materialismo dialético. Como procedimentos metodológicos foram adotados, principalmente, o registro de observações com a pesquisa bibliográfica, documental, com aplicação de questionário e entrevista. A fundamentação teórica do estudo se estruturou, basicamente, a partir dos referenciais da educação e da sociologia, estabelecendo, também, diálogo com estudiosos de outras áreas. A análise e interpretação dos dados coletados revelaram que os(as) profissionais não docentes, após sua inclusão no processo de formação e valorização profissional, desenvolveram uma identidade profissional educativa. Além disso, também foi possível, a partir da análise realizada, perceber que, além de melhorarem a qualidade de seu trabalho, passaram a assumir uma participação mais ativa no cotidiano das instituições de ensino onde trabalham, contribuindo, assim, para a efetivação de uma gestão democrática e uma comunidade escolar mais atuante.This study analyzed the educational public policies for the servers non-teachers of basic education, and the implementation of Profuncionário Program as training policy and professional development. Also diagnosed and measured the impact in general, the program has produced in educational institutions, and in particular posture changes of the graduates, and even if these professionals who participated in the program, in Goias, from 2006 to 2012, succeeded in becoming part of the learning process. It was a qualitative research, based on the dialectical materialism approach. As methodological procedures were adopted mainly for recording observations with the bibliographical research, documentary, with a questionnaire and interview. Although the theoretical grounding of the study was structured basically from the benchmarks of education and sociology, establishing also dialogue with scholars from other areas. The analysis and interpretation of the data collected revealed that professional non-teaching staff, after their inclusion in the process of training and professional development, they developed an educational professional identity. From the analysis, it was also possible, began to take a more active role in the daily educational institutions where they work, thus contributing to the effectiveness of a democratic management and a more active school community.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoAfonso, Lúcia Helena Rincónhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708611D8Siqueira, Teresa Cristina Barbohttp://lattes.cnpq.br/7957583668480004Araújo, Denise Silvahttp://lattes.cnpq.br/2754806857545880Vargas, Cláudia Amélia2016-07-27T13:53:27Z2015-10-212015-06-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVARGAS, Cláudia Amélia. O PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO E A VALORIZAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOS(AS) SERVIDORES(AS) NÃO DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.. 2015. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1138porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-26T22:28:40Zoai:ambar:tede/1138Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-26T22:28:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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description Neste trabalho, analisaram-se as políticas públicas educacionais voltadas para os-as profissionais não docentes da educação básica, e a implantação do Programa Profuncionário como política de formação e valorização profissional. Também diagnosticou-se e mensurou-se o impacto, em geral, que o Programa tem produzido nas instituições educacionais, e, em particular, as mudanças da postura dos(as) profissionais formados(as), e, ainda, se esses(as) profissionais que participaram do programa, em Goiás, no período de 2006 a 2012, tiveram sucesso em se integrarem ao processo ensino aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, baseada na abordagem do materialismo dialético. Como procedimentos metodológicos foram adotados, principalmente, o registro de observações com a pesquisa bibliográfica, documental, com aplicação de questionário e entrevista. A fundamentação teórica do estudo se estruturou, basicamente, a partir dos referenciais da educação e da sociologia, estabelecendo, também, diálogo com estudiosos de outras áreas. A análise e interpretação dos dados coletados revelaram que os(as) profissionais não docentes, após sua inclusão no processo de formação e valorização profissional, desenvolveram uma identidade profissional educativa. Além disso, também foi possível, a partir da análise realizada, perceber que, além de melhorarem a qualidade de seu trabalho, passaram a assumir uma participação mais ativa no cotidiano das instituições de ensino onde trabalham, contribuindo, assim, para a efetivação de uma gestão democrática e uma comunidade escolar mais atuante.
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