PERCEPÇÃO DOS DISCENTES E DOCENTES ACERCA DA HONESTIDADE ACADÊMICA EM UM CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p86

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Clara Lacerda
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Assis, Ana Isabel Rocha, da Silva, Denise Mendes, de Oliveira Neto, José Dutra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2014v14n34p86
Resumo:  Os recentes escândalos corporativos trouxeram para o ensino da contabilidade a discussão relativa ao comportamento ético do profissional contábil. As pesquisas sobre honestidade acadêmica podem fomentar não só essa discussão, mas também a preparação do aluno para enfrentar a complexidade do ambiente corporativo. O objetivo deste trabalho é identificar a percepção dos discentes e docentes de um curso de graduação em Ciências Contábeis acerca da honestidade acadêmica. É uma pesquisa descritiva com uma amostra de 17 professores e 469 alunos que analisaram diversos casos com honestidade questionável. Os resultados evidenciam diferenças de percepções entre alunos e professores em relação à honestidade acadêmica e às penalidades aplicáveis a casos percebidos como academicamente desonestos. Tais resultados confirmam as diferenças percebidas em estudos anteriores e indicam que a honestidade acadêmica ainda é um problema no ensino da contabilidade. Assim, a discussão sobre essa temática em sala de aula deve ser incentivada.
id PUC_MG-1_010c3f27c5cb88186d62023e1593f3e6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5595
network_acronym_str PUC_MG-1
network_name_str Revista Economia & Gestão
repository_id_str
spelling PERCEPÇÃO DOS DISCENTES E DOCENTES ACERCA DA HONESTIDADE ACADÊMICA EM UM CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p86Honestidade Acadêmica. Ética. Ensino. Contabilidade Os recentes escândalos corporativos trouxeram para o ensino da contabilidade a discussão relativa ao comportamento ético do profissional contábil. As pesquisas sobre honestidade acadêmica podem fomentar não só essa discussão, mas também a preparação do aluno para enfrentar a complexidade do ambiente corporativo. O objetivo deste trabalho é identificar a percepção dos discentes e docentes de um curso de graduação em Ciências Contábeis acerca da honestidade acadêmica. É uma pesquisa descritiva com uma amostra de 17 professores e 469 alunos que analisaram diversos casos com honestidade questionável. Os resultados evidenciam diferenças de percepções entre alunos e professores em relação à honestidade acadêmica e às penalidades aplicáveis a casos percebidos como academicamente desonestos. Tais resultados confirmam as diferenças percebidas em estudos anteriores e indicam que a honestidade acadêmica ainda é um problema no ensino da contabilidade. Assim, a discussão sobre essa temática em sala de aula deve ser incentivada. Editora PUC Minas2014-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2014v14n34p8610.5752/P.1984-6606.2014v14n34p86Revista Economia & Gestão; v. 14 n. 34 (2014): E&G JAN/MAR; 86-1181984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2014v14n34p86/6255Oliveira, Ana Clara LacerdaAssis, Ana Isabel Rochada Silva, Denise Mendesde Oliveira Neto, José Dutrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:19:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5595Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:19:11Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO DOS DISCENTES E DOCENTES ACERCA DA HONESTIDADE ACADÊMICA EM UM CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p86
title PERCEPÇÃO DOS DISCENTES E DOCENTES ACERCA DA HONESTIDADE ACADÊMICA EM UM CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p86
spellingShingle PERCEPÇÃO DOS DISCENTES E DOCENTES ACERCA DA HONESTIDADE ACADÊMICA EM UM CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p86
Oliveira, Ana Clara Lacerda
Honestidade Acadêmica. Ética. Ensino. Contabilidade
title_short PERCEPÇÃO DOS DISCENTES E DOCENTES ACERCA DA HONESTIDADE ACADÊMICA EM UM CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p86
title_full PERCEPÇÃO DOS DISCENTES E DOCENTES ACERCA DA HONESTIDADE ACADÊMICA EM UM CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p86
title_fullStr PERCEPÇÃO DOS DISCENTES E DOCENTES ACERCA DA HONESTIDADE ACADÊMICA EM UM CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p86
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO DOS DISCENTES E DOCENTES ACERCA DA HONESTIDADE ACADÊMICA EM UM CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p86
title_sort PERCEPÇÃO DOS DISCENTES E DOCENTES ACERCA DA HONESTIDADE ACADÊMICA EM UM CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p86
author Oliveira, Ana Clara Lacerda
author_facet Oliveira, Ana Clara Lacerda
Assis, Ana Isabel Rocha
da Silva, Denise Mendes
de Oliveira Neto, José Dutra
author_role author
author2 Assis, Ana Isabel Rocha
da Silva, Denise Mendes
de Oliveira Neto, José Dutra
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Clara Lacerda
Assis, Ana Isabel Rocha
da Silva, Denise Mendes
de Oliveira Neto, José Dutra
dc.subject.por.fl_str_mv Honestidade Acadêmica. Ética. Ensino. Contabilidade
topic Honestidade Acadêmica. Ética. Ensino. Contabilidade
description  Os recentes escândalos corporativos trouxeram para o ensino da contabilidade a discussão relativa ao comportamento ético do profissional contábil. As pesquisas sobre honestidade acadêmica podem fomentar não só essa discussão, mas também a preparação do aluno para enfrentar a complexidade do ambiente corporativo. O objetivo deste trabalho é identificar a percepção dos discentes e docentes de um curso de graduação em Ciências Contábeis acerca da honestidade acadêmica. É uma pesquisa descritiva com uma amostra de 17 professores e 469 alunos que analisaram diversos casos com honestidade questionável. Os resultados evidenciam diferenças de percepções entre alunos e professores em relação à honestidade acadêmica e às penalidades aplicáveis a casos percebidos como academicamente desonestos. Tais resultados confirmam as diferenças percebidas em estudos anteriores e indicam que a honestidade acadêmica ainda é um problema no ensino da contabilidade. Assim, a discussão sobre essa temática em sala de aula deve ser incentivada.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2014v14n34p86
10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p86
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2014v14n34p86
identifier_str_mv 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p86
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2014v14n34p86/6255
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia & Gestão; v. 14 n. 34 (2014): E&G JAN/MAR; 86-118
1984-6606
1678-8982
reponame:Revista Economia & Gestão
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Economia & Gestão
collection Revista Economia & Gestão
repository.name.fl_str_mv Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com
_version_ 1799124678354141184