PERCEPÇÃO DOS DISCENTES E DOCENTES ACERCA DA HONESTIDADE ACADÊMICA EM UM CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p86
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Economia & Gestão |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2014v14n34p86 |
Resumo: | Os recentes escândalos corporativos trouxeram para o ensino da contabilidade a discussão relativa ao comportamento ético do profissional contábil. As pesquisas sobre honestidade acadêmica podem fomentar não só essa discussão, mas também a preparação do aluno para enfrentar a complexidade do ambiente corporativo. O objetivo deste trabalho é identificar a percepção dos discentes e docentes de um curso de graduação em Ciências Contábeis acerca da honestidade acadêmica. É uma pesquisa descritiva com uma amostra de 17 professores e 469 alunos que analisaram diversos casos com honestidade questionável. Os resultados evidenciam diferenças de percepções entre alunos e professores em relação à honestidade acadêmica e às penalidades aplicáveis a casos percebidos como academicamente desonestos. Tais resultados confirmam as diferenças percebidas em estudos anteriores e indicam que a honestidade acadêmica ainda é um problema no ensino da contabilidade. Assim, a discussão sobre essa temática em sala de aula deve ser incentivada. |
id |
PUC_MG-1_010c3f27c5cb88186d62023e1593f3e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5595 |
network_acronym_str |
PUC_MG-1 |
network_name_str |
Revista Economia & Gestão |
repository_id_str |
|
spelling |
PERCEPÇÃO DOS DISCENTES E DOCENTES ACERCA DA HONESTIDADE ACADÊMICA EM UM CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p86Honestidade Acadêmica. Ética. Ensino. Contabilidade Os recentes escândalos corporativos trouxeram para o ensino da contabilidade a discussão relativa ao comportamento ético do profissional contábil. As pesquisas sobre honestidade acadêmica podem fomentar não só essa discussão, mas também a preparação do aluno para enfrentar a complexidade do ambiente corporativo. O objetivo deste trabalho é identificar a percepção dos discentes e docentes de um curso de graduação em Ciências Contábeis acerca da honestidade acadêmica. É uma pesquisa descritiva com uma amostra de 17 professores e 469 alunos que analisaram diversos casos com honestidade questionável. Os resultados evidenciam diferenças de percepções entre alunos e professores em relação à honestidade acadêmica e às penalidades aplicáveis a casos percebidos como academicamente desonestos. Tais resultados confirmam as diferenças percebidas em estudos anteriores e indicam que a honestidade acadêmica ainda é um problema no ensino da contabilidade. Assim, a discussão sobre essa temática em sala de aula deve ser incentivada. Editora PUC Minas2014-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2014v14n34p8610.5752/P.1984-6606.2014v14n34p86Revista Economia & Gestão; v. 14 n. 34 (2014): E&G JAN/MAR; 86-1181984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2014v14n34p86/6255Oliveira, Ana Clara LacerdaAssis, Ana Isabel Rochada Silva, Denise Mendesde Oliveira Neto, José Dutrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:19:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5595Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:19:11Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCEPÇÃO DOS DISCENTES E DOCENTES ACERCA DA HONESTIDADE ACADÊMICA EM UM CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p86 |
title |
PERCEPÇÃO DOS DISCENTES E DOCENTES ACERCA DA HONESTIDADE ACADÊMICA EM UM CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p86 |
spellingShingle |
PERCEPÇÃO DOS DISCENTES E DOCENTES ACERCA DA HONESTIDADE ACADÊMICA EM UM CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p86 Oliveira, Ana Clara Lacerda Honestidade Acadêmica. Ética. Ensino. Contabilidade |
title_short |
PERCEPÇÃO DOS DISCENTES E DOCENTES ACERCA DA HONESTIDADE ACADÊMICA EM UM CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p86 |
title_full |
PERCEPÇÃO DOS DISCENTES E DOCENTES ACERCA DA HONESTIDADE ACADÊMICA EM UM CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p86 |
title_fullStr |
PERCEPÇÃO DOS DISCENTES E DOCENTES ACERCA DA HONESTIDADE ACADÊMICA EM UM CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p86 |
title_full_unstemmed |
PERCEPÇÃO DOS DISCENTES E DOCENTES ACERCA DA HONESTIDADE ACADÊMICA EM UM CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p86 |
title_sort |
PERCEPÇÃO DOS DISCENTES E DOCENTES ACERCA DA HONESTIDADE ACADÊMICA EM UM CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DOI – 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p86 |
author |
Oliveira, Ana Clara Lacerda |
author_facet |
Oliveira, Ana Clara Lacerda Assis, Ana Isabel Rocha da Silva, Denise Mendes de Oliveira Neto, José Dutra |
author_role |
author |
author2 |
Assis, Ana Isabel Rocha da Silva, Denise Mendes de Oliveira Neto, José Dutra |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Clara Lacerda Assis, Ana Isabel Rocha da Silva, Denise Mendes de Oliveira Neto, José Dutra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Honestidade Acadêmica. Ética. Ensino. Contabilidade |
topic |
Honestidade Acadêmica. Ética. Ensino. Contabilidade |
description |
Os recentes escândalos corporativos trouxeram para o ensino da contabilidade a discussão relativa ao comportamento ético do profissional contábil. As pesquisas sobre honestidade acadêmica podem fomentar não só essa discussão, mas também a preparação do aluno para enfrentar a complexidade do ambiente corporativo. O objetivo deste trabalho é identificar a percepção dos discentes e docentes de um curso de graduação em Ciências Contábeis acerca da honestidade acadêmica. É uma pesquisa descritiva com uma amostra de 17 professores e 469 alunos que analisaram diversos casos com honestidade questionável. Os resultados evidenciam diferenças de percepções entre alunos e professores em relação à honestidade acadêmica e às penalidades aplicáveis a casos percebidos como academicamente desonestos. Tais resultados confirmam as diferenças percebidas em estudos anteriores e indicam que a honestidade acadêmica ainda é um problema no ensino da contabilidade. Assim, a discussão sobre essa temática em sala de aula deve ser incentivada. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2014v14n34p86 10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p86 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2014v14n34p86 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1984-6606.2014v14n34p86 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2014v14n34p86/6255 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão; v. 14 n. 34 (2014): E&G JAN/MAR; 86-118 1984-6606 1678-8982 reponame:Revista Economia & Gestão instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Economia & Gestão |
collection |
Revista Economia & Gestão |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com |
_version_ |
1799124678354141184 |