QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO NA PUC MINAS VIRTUAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Marcilio Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Jose Wanderley Novato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/7632
Resumo: Este trabalho analisou a qualidade de vida dos instrutores de ensino a distância em regime de home office da PUC Minas Virtual, buscando identificar tanto as principais dificuldades encontradas por esses profissionais quanto os aspectos positivos desse tipo de atividade para as suas vidas. Para atingir esses objetivos foi realizada uma pesquisa quantitativa. Utilizou-se a análise fatorial a partir do software SPSS for Windows agrupando os resultados em oito categorias conforme o modelo de Walton. Os resultados mostram que a percepção dos instrutores quanto à qualidade de vida no trabalho na maior parte das categorias avaliadas não supera os seis pontos em uma escala de zero a dez pontos, com um nível variado de QVT a depender dos fatores avaliados em cada categoria. Destaca-se positivamente a categoria “Trabalho e espaço total de vida” com uma avaliação que supera os sete pontos e, negativamente, a categoria “Compensação justa e adequada” que não alcançou os três pontos. Novas pesquisas, que tratem de outros participantes do processo e que analisem essa temática em outras organizações similares de ensino irão contribuir para que se tenha um quadro mais preciso e abrangente dessa nova dimensão da realidade organizacional brasileira.
id PUC_MG-1_0507a4e97ef656d43c2125bf027cc59e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7632
network_acronym_str PUC_MG-1
network_name_str Revista Economia & Gestão
repository_id_str
spelling QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO NA PUC MINAS VIRTUALQualidade de vida no trabalhoeducação a distânciagestão do ensino superiorEste trabalho analisou a qualidade de vida dos instrutores de ensino a distância em regime de home office da PUC Minas Virtual, buscando identificar tanto as principais dificuldades encontradas por esses profissionais quanto os aspectos positivos desse tipo de atividade para as suas vidas. Para atingir esses objetivos foi realizada uma pesquisa quantitativa. Utilizou-se a análise fatorial a partir do software SPSS for Windows agrupando os resultados em oito categorias conforme o modelo de Walton. Os resultados mostram que a percepção dos instrutores quanto à qualidade de vida no trabalho na maior parte das categorias avaliadas não supera os seis pontos em uma escala de zero a dez pontos, com um nível variado de QVT a depender dos fatores avaliados em cada categoria. Destaca-se positivamente a categoria “Trabalho e espaço total de vida” com uma avaliação que supera os sete pontos e, negativamente, a categoria “Compensação justa e adequada” que não alcançou os três pontos. Novas pesquisas, que tratem de outros participantes do processo e que analisem essa temática em outras organizações similares de ensino irão contribuir para que se tenha um quadro mais preciso e abrangente dessa nova dimensão da realidade organizacional brasileira.Editora PUC Minas2016-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/7632Revista Economia & Gestão; v. 16 n. 43 (2016): E&G ABR/JUN; 217-2441984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/7632/9935Copyright (c) 2016 Revista Economia & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Marcilio RodriguesSilva, Jose Wanderley Novato2018-06-08T14:45:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7632Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2018-06-08T14:45:38Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO NA PUC MINAS VIRTUAL
title QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO NA PUC MINAS VIRTUAL
spellingShingle QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO NA PUC MINAS VIRTUAL
Gomes, Marcilio Rodrigues
Qualidade de vida no trabalho
educação a distância
gestão do ensino superior
title_short QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO NA PUC MINAS VIRTUAL
title_full QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO NA PUC MINAS VIRTUAL
title_fullStr QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO NA PUC MINAS VIRTUAL
title_full_unstemmed QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO NA PUC MINAS VIRTUAL
title_sort QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO NA PUC MINAS VIRTUAL
author Gomes, Marcilio Rodrigues
author_facet Gomes, Marcilio Rodrigues
Silva, Jose Wanderley Novato
author_role author
author2 Silva, Jose Wanderley Novato
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Marcilio Rodrigues
Silva, Jose Wanderley Novato
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade de vida no trabalho
educação a distância
gestão do ensino superior
topic Qualidade de vida no trabalho
educação a distância
gestão do ensino superior
description Este trabalho analisou a qualidade de vida dos instrutores de ensino a distância em regime de home office da PUC Minas Virtual, buscando identificar tanto as principais dificuldades encontradas por esses profissionais quanto os aspectos positivos desse tipo de atividade para as suas vidas. Para atingir esses objetivos foi realizada uma pesquisa quantitativa. Utilizou-se a análise fatorial a partir do software SPSS for Windows agrupando os resultados em oito categorias conforme o modelo de Walton. Os resultados mostram que a percepção dos instrutores quanto à qualidade de vida no trabalho na maior parte das categorias avaliadas não supera os seis pontos em uma escala de zero a dez pontos, com um nível variado de QVT a depender dos fatores avaliados em cada categoria. Destaca-se positivamente a categoria “Trabalho e espaço total de vida” com uma avaliação que supera os sete pontos e, negativamente, a categoria “Compensação justa e adequada” que não alcançou os três pontos. Novas pesquisas, que tratem de outros participantes do processo e que analisem essa temática em outras organizações similares de ensino irão contribuir para que se tenha um quadro mais preciso e abrangente dessa nova dimensão da realidade organizacional brasileira.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/7632
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/7632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/7632/9935
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Economia & Gestão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Economia & Gestão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia & Gestão; v. 16 n. 43 (2016): E&G ABR/JUN; 217-244
1984-6606
1678-8982
reponame:Revista Economia & Gestão
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Economia & Gestão
collection Revista Economia & Gestão
repository.name.fl_str_mv Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com
_version_ 1799124678409715712