Personalidade e lealdade: proposições de pesquisa com o modelo metateórico de motivação e personalidade DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p102

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basso, Kenny
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Espartel, Lélis Balestrin, Sampaio, Cláudio Hoffmann, Perin, Marcelo Gattermann, Antoni, Verner Luis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2009v9n19p102
Resumo: A personalidade, no estudo do comportamento do consumidor, tem-se mostrado um construto importante, mas pouco compreendido e utilizado nas pesquisas da área. Esse construto, enquanto preditor do comportamento, pode estar relacionado com a predisposição à lealdade em determinadas situações. Considerando a proposta de utilização da personalidade juntamente com variáveis comportamentais do indivíduo, este artigo, através do emprego da teoria dos traços de personalidade e do modelo metateórico de motivação e personalidade (modelo 3M) proposto por Mowen (2000), discute a possível ligação entre a personalidade do indivíduo e seu comportamento de lealdade. Para tanto, é feita uma revisão da literatura a respeito dos dois principais construtos (personalidade e lealdade), procurando evidenciar suas ligações, ao mesmo tempo em que são geradas proposições de pesquisa levando em conta as relações hierárquicas que possam existir entre esses construtos.
id PUC_MG-1_0917ae6d90c6712fc7a2fed0057deaef
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/469
network_acronym_str PUC_MG-1
network_name_str Revista Economia & Gestão
repository_id_str
spelling Personalidade e lealdade: proposições de pesquisa com o modelo metateórico de motivação e personalidade DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p102PersonalidadeComportamento do consumidorLealdadeModelo 3M.A personalidade, no estudo do comportamento do consumidor, tem-se mostrado um construto importante, mas pouco compreendido e utilizado nas pesquisas da área. Esse construto, enquanto preditor do comportamento, pode estar relacionado com a predisposição à lealdade em determinadas situações. Considerando a proposta de utilização da personalidade juntamente com variáveis comportamentais do indivíduo, este artigo, através do emprego da teoria dos traços de personalidade e do modelo metateórico de motivação e personalidade (modelo 3M) proposto por Mowen (2000), discute a possível ligação entre a personalidade do indivíduo e seu comportamento de lealdade. Para tanto, é feita uma revisão da literatura a respeito dos dois principais construtos (personalidade e lealdade), procurando evidenciar suas ligações, ao mesmo tempo em que são geradas proposições de pesquisa levando em conta as relações hierárquicas que possam existir entre esses construtos.Editora PUC Minas2009-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2009v9n19p10210.5752/P.1984-6606.2009v9n19p102Revista Economia & Gestão; v. 9 n. 19 (2009): E&G - Jan/Abril (2009); 102-1241984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2009v9n19p102/479Basso, KennyEspartel, Lélis BalestrinSampaio, Cláudio HoffmannPerin, Marcelo GattermannAntoni, Verner Luisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:18:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/469Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:18:56Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Personalidade e lealdade: proposições de pesquisa com o modelo metateórico de motivação e personalidade DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p102
title Personalidade e lealdade: proposições de pesquisa com o modelo metateórico de motivação e personalidade DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p102
spellingShingle Personalidade e lealdade: proposições de pesquisa com o modelo metateórico de motivação e personalidade DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p102
Basso, Kenny
Personalidade
Comportamento do consumidor
Lealdade
Modelo 3M.
title_short Personalidade e lealdade: proposições de pesquisa com o modelo metateórico de motivação e personalidade DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p102
title_full Personalidade e lealdade: proposições de pesquisa com o modelo metateórico de motivação e personalidade DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p102
title_fullStr Personalidade e lealdade: proposições de pesquisa com o modelo metateórico de motivação e personalidade DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p102
title_full_unstemmed Personalidade e lealdade: proposições de pesquisa com o modelo metateórico de motivação e personalidade DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p102
title_sort Personalidade e lealdade: proposições de pesquisa com o modelo metateórico de motivação e personalidade DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p102
author Basso, Kenny
author_facet Basso, Kenny
Espartel, Lélis Balestrin
Sampaio, Cláudio Hoffmann
Perin, Marcelo Gattermann
Antoni, Verner Luis
author_role author
author2 Espartel, Lélis Balestrin
Sampaio, Cláudio Hoffmann
Perin, Marcelo Gattermann
Antoni, Verner Luis
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Basso, Kenny
Espartel, Lélis Balestrin
Sampaio, Cláudio Hoffmann
Perin, Marcelo Gattermann
Antoni, Verner Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Personalidade
Comportamento do consumidor
Lealdade
Modelo 3M.
topic Personalidade
Comportamento do consumidor
Lealdade
Modelo 3M.
description A personalidade, no estudo do comportamento do consumidor, tem-se mostrado um construto importante, mas pouco compreendido e utilizado nas pesquisas da área. Esse construto, enquanto preditor do comportamento, pode estar relacionado com a predisposição à lealdade em determinadas situações. Considerando a proposta de utilização da personalidade juntamente com variáveis comportamentais do indivíduo, este artigo, através do emprego da teoria dos traços de personalidade e do modelo metateórico de motivação e personalidade (modelo 3M) proposto por Mowen (2000), discute a possível ligação entre a personalidade do indivíduo e seu comportamento de lealdade. Para tanto, é feita uma revisão da literatura a respeito dos dois principais construtos (personalidade e lealdade), procurando evidenciar suas ligações, ao mesmo tempo em que são geradas proposições de pesquisa levando em conta as relações hierárquicas que possam existir entre esses construtos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2009v9n19p102
10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p102
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2009v9n19p102
identifier_str_mv 10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2009v9n19p102/479
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia & Gestão; v. 9 n. 19 (2009): E&G - Jan/Abril (2009); 102-124
1984-6606
1678-8982
reponame:Revista Economia & Gestão
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Economia & Gestão
collection Revista Economia & Gestão
repository.name.fl_str_mv Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com
_version_ 1799124675145498624