A atuação do professor em programas de educação executiva: o desenvolvimento de executivos efetivos DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p5
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Economia & Gestão |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2009v9n19p5 |
Resumo: | Neste artigo, investiga-se a atuação do professor no desenvolvimento da capacidade dos executivos para tomar decisões efetivas em situações inesperadas, complexas e incertas com as quais se defrontam na sua prática profissional. Após identificar elementos críticos na atuação do professor no referencial teórico, buscou-se confirmá-los por meio de uma pesquisa qualitativa em um programa de MBA Executivo. Os dados foram coletados por meio de observação, análise documental e entrevistas com vinte executivos matriculados em um programa de MBA Executivo nos Estados Unidos. O desenvolvimento da capacidade dos executivos para tomar decisões efetivas foi estimulado pelos professores com o uso combinado dos seguintes elementos: (1) aplicação dos princípios da aprendizagem vivencial e da andragogia, que propiciaram um equilíbrio entre o rigor científico e a relevância prática, entre ação e reflexão; (2) características de profissional reflexivo; (3) uso de diferentes estratégias de ensino/aprendizagem; (4) estímulo ao compartilhamento de experiências. |
id |
PUC_MG-1_0cf0e47dd168276f09a6f37fd5d111d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/459 |
network_acronym_str |
PUC_MG-1 |
network_name_str |
Revista Economia & Gestão |
repository_id_str |
|
spelling |
A atuação do professor em programas de educação executiva: o desenvolvimento de executivos efetivos DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p5Educação executivaAtuação do professorExecutivos efetivos.Neste artigo, investiga-se a atuação do professor no desenvolvimento da capacidade dos executivos para tomar decisões efetivas em situações inesperadas, complexas e incertas com as quais se defrontam na sua prática profissional. Após identificar elementos críticos na atuação do professor no referencial teórico, buscou-se confirmá-los por meio de uma pesquisa qualitativa em um programa de MBA Executivo. Os dados foram coletados por meio de observação, análise documental e entrevistas com vinte executivos matriculados em um programa de MBA Executivo nos Estados Unidos. O desenvolvimento da capacidade dos executivos para tomar decisões efetivas foi estimulado pelos professores com o uso combinado dos seguintes elementos: (1) aplicação dos princípios da aprendizagem vivencial e da andragogia, que propiciaram um equilíbrio entre o rigor científico e a relevância prática, entre ação e reflexão; (2) características de profissional reflexivo; (3) uso de diferentes estratégias de ensino/aprendizagem; (4) estímulo ao compartilhamento de experiências.Editora PUC Minas2009-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2009v9n19p510.5752/P.1984-6606.2009v9n19p5Revista Economia & Gestão; v. 9 n. 19 (2009): E&G - Jan/Abril (2009); 05-241984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2009v9n19p5/474Roglio, Karina De DéaCoelho, Christianne Coelho de S. Reinischinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:18:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/459Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:18:56Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A atuação do professor em programas de educação executiva: o desenvolvimento de executivos efetivos DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p5 |
title |
A atuação do professor em programas de educação executiva: o desenvolvimento de executivos efetivos DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p5 |
spellingShingle |
A atuação do professor em programas de educação executiva: o desenvolvimento de executivos efetivos DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p5 Roglio, Karina De Déa Educação executiva Atuação do professor Executivos efetivos. |
title_short |
A atuação do professor em programas de educação executiva: o desenvolvimento de executivos efetivos DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p5 |
title_full |
A atuação do professor em programas de educação executiva: o desenvolvimento de executivos efetivos DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p5 |
title_fullStr |
A atuação do professor em programas de educação executiva: o desenvolvimento de executivos efetivos DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p5 |
title_full_unstemmed |
A atuação do professor em programas de educação executiva: o desenvolvimento de executivos efetivos DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p5 |
title_sort |
A atuação do professor em programas de educação executiva: o desenvolvimento de executivos efetivos DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p5 |
author |
Roglio, Karina De Déa |
author_facet |
Roglio, Karina De Déa Coelho, Christianne Coelho de S. Reinisch |
author_role |
author |
author2 |
Coelho, Christianne Coelho de S. Reinisch |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roglio, Karina De Déa Coelho, Christianne Coelho de S. Reinisch |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação executiva Atuação do professor Executivos efetivos. |
topic |
Educação executiva Atuação do professor Executivos efetivos. |
description |
Neste artigo, investiga-se a atuação do professor no desenvolvimento da capacidade dos executivos para tomar decisões efetivas em situações inesperadas, complexas e incertas com as quais se defrontam na sua prática profissional. Após identificar elementos críticos na atuação do professor no referencial teórico, buscou-se confirmá-los por meio de uma pesquisa qualitativa em um programa de MBA Executivo. Os dados foram coletados por meio de observação, análise documental e entrevistas com vinte executivos matriculados em um programa de MBA Executivo nos Estados Unidos. O desenvolvimento da capacidade dos executivos para tomar decisões efetivas foi estimulado pelos professores com o uso combinado dos seguintes elementos: (1) aplicação dos princípios da aprendizagem vivencial e da andragogia, que propiciaram um equilíbrio entre o rigor científico e a relevância prática, entre ação e reflexão; (2) características de profissional reflexivo; (3) uso de diferentes estratégias de ensino/aprendizagem; (4) estímulo ao compartilhamento de experiências. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2009v9n19p5 10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p5 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2009v9n19p5 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2009v9n19p5/474 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão; v. 9 n. 19 (2009): E&G - Jan/Abril (2009); 05-24 1984-6606 1678-8982 reponame:Revista Economia & Gestão instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Economia & Gestão |
collection |
Revista Economia & Gestão |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com |
_version_ |
1799124675131867136 |