A atuação do professor em programas de educação executiva: o desenvolvimento de executivos efetivos DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p5

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roglio, Karina De Déa
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Coelho, Christianne Coelho de S. Reinisch
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2009v9n19p5
Resumo: Neste artigo, investiga-se a atuação do professor no desenvolvimento da capacidade dos executivos para tomar decisões efetivas em situações inesperadas, complexas e incertas com as quais se defrontam na sua prática profissional. Após identificar elementos críticos na atuação do professor no referencial teórico, buscou-se confirmá-los por meio de uma pesquisa qualitativa em um programa de MBA Executivo. Os dados foram coletados por meio de observação, análise documental e entrevistas com vinte executivos matriculados em um programa de MBA Executivo nos Estados Unidos. O desenvolvimento da capacidade dos executivos para tomar decisões efetivas foi estimulado pelos professores com o uso combinado dos seguintes elementos: (1) aplicação dos princípios da aprendizagem vivencial e da andragogia, que propiciaram um equilíbrio entre o rigor científico e a relevância prática, entre ação e reflexão; (2) características de profissional reflexivo; (3) uso de diferentes estratégias de ensino/aprendizagem; (4) estímulo ao compartilhamento de experiências.
id PUC_MG-1_0cf0e47dd168276f09a6f37fd5d111d9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/459
network_acronym_str PUC_MG-1
network_name_str Revista Economia & Gestão
repository_id_str
spelling A atuação do professor em programas de educação executiva: o desenvolvimento de executivos efetivos DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p5Educação executivaAtuação do professorExecutivos efetivos.Neste artigo, investiga-se a atuação do professor no desenvolvimento da capacidade dos executivos para tomar decisões efetivas em situações inesperadas, complexas e incertas com as quais se defrontam na sua prática profissional. Após identificar elementos críticos na atuação do professor no referencial teórico, buscou-se confirmá-los por meio de uma pesquisa qualitativa em um programa de MBA Executivo. Os dados foram coletados por meio de observação, análise documental e entrevistas com vinte executivos matriculados em um programa de MBA Executivo nos Estados Unidos. O desenvolvimento da capacidade dos executivos para tomar decisões efetivas foi estimulado pelos professores com o uso combinado dos seguintes elementos: (1) aplicação dos princípios da aprendizagem vivencial e da andragogia, que propiciaram um equilíbrio entre o rigor científico e a relevância prática, entre ação e reflexão; (2) características de profissional reflexivo; (3) uso de diferentes estratégias de ensino/aprendizagem; (4) estímulo ao compartilhamento de experiências.Editora PUC Minas2009-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2009v9n19p510.5752/P.1984-6606.2009v9n19p5Revista Economia & Gestão; v. 9 n. 19 (2009): E&G - Jan/Abril (2009); 05-241984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2009v9n19p5/474Roglio, Karina De DéaCoelho, Christianne Coelho de S. Reinischinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:18:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/459Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:18:56Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv A atuação do professor em programas de educação executiva: o desenvolvimento de executivos efetivos DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p5
title A atuação do professor em programas de educação executiva: o desenvolvimento de executivos efetivos DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p5
spellingShingle A atuação do professor em programas de educação executiva: o desenvolvimento de executivos efetivos DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p5
Roglio, Karina De Déa
Educação executiva
Atuação do professor
Executivos efetivos.
title_short A atuação do professor em programas de educação executiva: o desenvolvimento de executivos efetivos DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p5
title_full A atuação do professor em programas de educação executiva: o desenvolvimento de executivos efetivos DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p5
title_fullStr A atuação do professor em programas de educação executiva: o desenvolvimento de executivos efetivos DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p5
title_full_unstemmed A atuação do professor em programas de educação executiva: o desenvolvimento de executivos efetivos DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p5
title_sort A atuação do professor em programas de educação executiva: o desenvolvimento de executivos efetivos DOI 10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p5
author Roglio, Karina De Déa
author_facet Roglio, Karina De Déa
Coelho, Christianne Coelho de S. Reinisch
author_role author
author2 Coelho, Christianne Coelho de S. Reinisch
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roglio, Karina De Déa
Coelho, Christianne Coelho de S. Reinisch
dc.subject.por.fl_str_mv Educação executiva
Atuação do professor
Executivos efetivos.
topic Educação executiva
Atuação do professor
Executivos efetivos.
description Neste artigo, investiga-se a atuação do professor no desenvolvimento da capacidade dos executivos para tomar decisões efetivas em situações inesperadas, complexas e incertas com as quais se defrontam na sua prática profissional. Após identificar elementos críticos na atuação do professor no referencial teórico, buscou-se confirmá-los por meio de uma pesquisa qualitativa em um programa de MBA Executivo. Os dados foram coletados por meio de observação, análise documental e entrevistas com vinte executivos matriculados em um programa de MBA Executivo nos Estados Unidos. O desenvolvimento da capacidade dos executivos para tomar decisões efetivas foi estimulado pelos professores com o uso combinado dos seguintes elementos: (1) aplicação dos princípios da aprendizagem vivencial e da andragogia, que propiciaram um equilíbrio entre o rigor científico e a relevância prática, entre ação e reflexão; (2) características de profissional reflexivo; (3) uso de diferentes estratégias de ensino/aprendizagem; (4) estímulo ao compartilhamento de experiências.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2009v9n19p5
10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p5
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2009v9n19p5
identifier_str_mv 10.5752/P.1984-6606.2009v9n19p5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2009v9n19p5/474
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia & Gestão; v. 9 n. 19 (2009): E&G - Jan/Abril (2009); 05-24
1984-6606
1678-8982
reponame:Revista Economia & Gestão
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Economia & Gestão
collection Revista Economia & Gestão
repository.name.fl_str_mv Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com
_version_ 1799124675131867136