Estratégias Empresariais para Jornais Impressos em Tempos de Internet: O Caso da Folha de Santa Cruz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wegner, Douglas
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Sehnem, Alyne
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/3435
Resumo: O caso para ensino aborda a situação hipotética de um jornal impresso de âmbito regional que precisa desenvolver estratégias para fazer frente aos impactos da internet. As informações apresentadas refletem a situação de dezenas de jornais brasileiros de pequeno e médio porte que, apesar da sua tradição e credibilidade, passaram a enfrentar dificuldades relacionadas ao crescimento do número de usuários de internet e as facilidades de acesso a informações on-line, com queda no número de assinaturas e verbas de anunciantes. O caso de ensino inicia com o histórico do jornal Folha de Santa Cruz, sua trajetória de desenvolvimento e expansão na região de atuação. Na sequência, apresenta-se dados sobre a internet e resultados de uma survey realizada com 240 pessoas, que mostram os dilemas enfrentados atualmente pelos gestores de jornais impressos em função da influência da internet. Considerando o cenário apresentado, os diretores do jornal precisam tomar decisões estratégicas sobre como posicionar o jornal para minimizar a tendência de queda no número de assinantes e verbas dos anunciantes. Os estudantes são instigados a utilizar ferramentas para análise do ambiente externo e dos recursos internos do jornal, discutindo as tendências para o setor de mídia impressa e elaborando estratégias para a empresa descrita.
id PUC_MG-1_26c417bf73ded44b8022f89912fc8c10
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3435
network_acronym_str PUC_MG-1
network_name_str Revista Economia & Gestão
repository_id_str
spelling Estratégias Empresariais para Jornais Impressos em Tempos de Internet: O Caso da Folha de Santa Cruzcaso de ensinointernetjornaisestratégia.O caso para ensino aborda a situação hipotética de um jornal impresso de âmbito regional que precisa desenvolver estratégias para fazer frente aos impactos da internet. As informações apresentadas refletem a situação de dezenas de jornais brasileiros de pequeno e médio porte que, apesar da sua tradição e credibilidade, passaram a enfrentar dificuldades relacionadas ao crescimento do número de usuários de internet e as facilidades de acesso a informações on-line, com queda no número de assinaturas e verbas de anunciantes. O caso de ensino inicia com o histórico do jornal Folha de Santa Cruz, sua trajetória de desenvolvimento e expansão na região de atuação. Na sequência, apresenta-se dados sobre a internet e resultados de uma survey realizada com 240 pessoas, que mostram os dilemas enfrentados atualmente pelos gestores de jornais impressos em função da influência da internet. Considerando o cenário apresentado, os diretores do jornal precisam tomar decisões estratégicas sobre como posicionar o jornal para minimizar a tendência de queda no número de assinantes e verbas dos anunciantes. Os estudantes são instigados a utilizar ferramentas para análise do ambiente externo e dos recursos internos do jornal, discutindo as tendências para o setor de mídia impressa e elaborando estratégias para a empresa descrita.Editora PUC Minas2013-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/3435Revista Economia & Gestão; v. 13 n. 33 (2013): E&G Set/Dez; 174-1911984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/3435/5923Wegner, DouglasSehnem, Alyneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:19:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3435Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:19:03Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias Empresariais para Jornais Impressos em Tempos de Internet: O Caso da Folha de Santa Cruz
title Estratégias Empresariais para Jornais Impressos em Tempos de Internet: O Caso da Folha de Santa Cruz
spellingShingle Estratégias Empresariais para Jornais Impressos em Tempos de Internet: O Caso da Folha de Santa Cruz
Wegner, Douglas
caso de ensino
internet
jornais
estratégia.
title_short Estratégias Empresariais para Jornais Impressos em Tempos de Internet: O Caso da Folha de Santa Cruz
title_full Estratégias Empresariais para Jornais Impressos em Tempos de Internet: O Caso da Folha de Santa Cruz
title_fullStr Estratégias Empresariais para Jornais Impressos em Tempos de Internet: O Caso da Folha de Santa Cruz
title_full_unstemmed Estratégias Empresariais para Jornais Impressos em Tempos de Internet: O Caso da Folha de Santa Cruz
title_sort Estratégias Empresariais para Jornais Impressos em Tempos de Internet: O Caso da Folha de Santa Cruz
author Wegner, Douglas
author_facet Wegner, Douglas
Sehnem, Alyne
author_role author
author2 Sehnem, Alyne
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wegner, Douglas
Sehnem, Alyne
dc.subject.por.fl_str_mv caso de ensino
internet
jornais
estratégia.
topic caso de ensino
internet
jornais
estratégia.
description O caso para ensino aborda a situação hipotética de um jornal impresso de âmbito regional que precisa desenvolver estratégias para fazer frente aos impactos da internet. As informações apresentadas refletem a situação de dezenas de jornais brasileiros de pequeno e médio porte que, apesar da sua tradição e credibilidade, passaram a enfrentar dificuldades relacionadas ao crescimento do número de usuários de internet e as facilidades de acesso a informações on-line, com queda no número de assinaturas e verbas de anunciantes. O caso de ensino inicia com o histórico do jornal Folha de Santa Cruz, sua trajetória de desenvolvimento e expansão na região de atuação. Na sequência, apresenta-se dados sobre a internet e resultados de uma survey realizada com 240 pessoas, que mostram os dilemas enfrentados atualmente pelos gestores de jornais impressos em função da influência da internet. Considerando o cenário apresentado, os diretores do jornal precisam tomar decisões estratégicas sobre como posicionar o jornal para minimizar a tendência de queda no número de assinantes e verbas dos anunciantes. Os estudantes são instigados a utilizar ferramentas para análise do ambiente externo e dos recursos internos do jornal, discutindo as tendências para o setor de mídia impressa e elaborando estratégias para a empresa descrita.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/3435
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/3435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/3435/5923
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia & Gestão; v. 13 n. 33 (2013): E&G Set/Dez; 174-191
1984-6606
1678-8982
reponame:Revista Economia & Gestão
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Economia & Gestão
collection Revista Economia & Gestão
repository.name.fl_str_mv Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com
_version_ 1799124676237066240