Uma análise sobre a aprendizagem em consultoria à luz da experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Economia & Gestão |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/318 |
Resumo: | Este artigo situa-se no campo das práticas de aprendizagem no contexto organizacional e seu foco é descrever as habilidades que os consultores organizacionais aprendem, através da interpretação de suas experiências que possibilitaram a realização de intervenções mais eficazes. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo por meio de entrevistas a consultores de uma empresa de consultoria de Recife/PE. No trabalho, discutem-se as relações entre experiência e aprendizagem, intervenção eficaz de consultoria, e apresenta-se a análise dos resultados da pesquisa empírica realizada. Os consultores pesquisados estão conscientes da importância da aprendizagem pela experiência, inclusive da essencialidade da reflexão nesse contexto, bem como identificam algumas experiências como mais propícias à aprendizagem do que outras. Destaca-se da pesquisa a importância do esenvolvimento das habilidades interpessoais aprendidas ao longo da prática profissional por meio da interpretação das experiências e consideradas essenciais para uma prática de intervenção eficaz, tanto quanto o conhecimento técnico. |
id |
PUC_MG-1_2bb49adcff60f23a770f880e22537297 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/318 |
network_acronym_str |
PUC_MG-1 |
network_name_str |
Revista Economia & Gestão |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma análise sobre a aprendizagem em consultoria à luz da experiênciaAprendizagem organizacionalConsultoriaAprendizagem pela experiência.Este artigo situa-se no campo das práticas de aprendizagem no contexto organizacional e seu foco é descrever as habilidades que os consultores organizacionais aprendem, através da interpretação de suas experiências que possibilitaram a realização de intervenções mais eficazes. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo por meio de entrevistas a consultores de uma empresa de consultoria de Recife/PE. No trabalho, discutem-se as relações entre experiência e aprendizagem, intervenção eficaz de consultoria, e apresenta-se a análise dos resultados da pesquisa empírica realizada. Os consultores pesquisados estão conscientes da importância da aprendizagem pela experiência, inclusive da essencialidade da reflexão nesse contexto, bem como identificam algumas experiências como mais propícias à aprendizagem do que outras. Destaca-se da pesquisa a importância do esenvolvimento das habilidades interpessoais aprendidas ao longo da prática profissional por meio da interpretação das experiências e consideradas essenciais para uma prática de intervenção eficaz, tanto quanto o conhecimento técnico.Editora PUC Minas2009-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/318Revista Economia & Gestão; v. 8 n. 18 (2008): E&G - SET/DEZ (2008); 72-911984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/318/324Correia, Fernanda Bruto da CostaFeitosa, Marcos Gilson GomesVieira, Naldeir dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:18:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/318Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:18:56Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise sobre a aprendizagem em consultoria à luz da experiência |
title |
Uma análise sobre a aprendizagem em consultoria à luz da experiência |
spellingShingle |
Uma análise sobre a aprendizagem em consultoria à luz da experiência Correia, Fernanda Bruto da Costa Aprendizagem organizacional Consultoria Aprendizagem pela experiência. |
title_short |
Uma análise sobre a aprendizagem em consultoria à luz da experiência |
title_full |
Uma análise sobre a aprendizagem em consultoria à luz da experiência |
title_fullStr |
Uma análise sobre a aprendizagem em consultoria à luz da experiência |
title_full_unstemmed |
Uma análise sobre a aprendizagem em consultoria à luz da experiência |
title_sort |
Uma análise sobre a aprendizagem em consultoria à luz da experiência |
author |
Correia, Fernanda Bruto da Costa |
author_facet |
Correia, Fernanda Bruto da Costa Feitosa, Marcos Gilson Gomes Vieira, Naldeir dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Feitosa, Marcos Gilson Gomes Vieira, Naldeir dos Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Fernanda Bruto da Costa Feitosa, Marcos Gilson Gomes Vieira, Naldeir dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem organizacional Consultoria Aprendizagem pela experiência. |
topic |
Aprendizagem organizacional Consultoria Aprendizagem pela experiência. |
description |
Este artigo situa-se no campo das práticas de aprendizagem no contexto organizacional e seu foco é descrever as habilidades que os consultores organizacionais aprendem, através da interpretação de suas experiências que possibilitaram a realização de intervenções mais eficazes. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo por meio de entrevistas a consultores de uma empresa de consultoria de Recife/PE. No trabalho, discutem-se as relações entre experiência e aprendizagem, intervenção eficaz de consultoria, e apresenta-se a análise dos resultados da pesquisa empírica realizada. Os consultores pesquisados estão conscientes da importância da aprendizagem pela experiência, inclusive da essencialidade da reflexão nesse contexto, bem como identificam algumas experiências como mais propícias à aprendizagem do que outras. Destaca-se da pesquisa a importância do esenvolvimento das habilidades interpessoais aprendidas ao longo da prática profissional por meio da interpretação das experiências e consideradas essenciais para uma prática de intervenção eficaz, tanto quanto o conhecimento técnico. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/318 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/318/324 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão; v. 8 n. 18 (2008): E&G - SET/DEZ (2008); 72-91 1984-6606 1678-8982 reponame:Revista Economia & Gestão instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Economia & Gestão |
collection |
Revista Economia & Gestão |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com |
_version_ |
1799124675115089920 |