Uma análise sobre a aprendizagem em consultoria à luz da experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Fernanda Bruto da Costa
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Feitosa, Marcos Gilson Gomes, Vieira, Naldeir dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/318
Resumo: Este artigo situa-se no campo das práticas de aprendizagem no contexto organizacional e seu foco é descrever as habilidades que os consultores organizacionais aprendem, através da interpretação de suas experiências que possibilitaram a realização de intervenções mais eficazes. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo por meio de entrevistas a consultores de uma empresa de consultoria de Recife/PE. No trabalho, discutem-se as relações entre experiência e aprendizagem, intervenção eficaz de consultoria, e apresenta-se a análise dos resultados da pesquisa empírica realizada. Os consultores pesquisados estão conscientes da importância da aprendizagem pela experiência, inclusive da essencialidade da reflexão nesse contexto, bem como identificam algumas experiências como mais propícias à aprendizagem do que outras. Destaca-se da pesquisa a importância do esenvolvimento das habilidades interpessoais aprendidas ao longo da prática profissional por meio da interpretação das experiências e consideradas essenciais para uma prática de intervenção eficaz, tanto quanto o conhecimento técnico.
id PUC_MG-1_2bb49adcff60f23a770f880e22537297
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/318
network_acronym_str PUC_MG-1
network_name_str Revista Economia & Gestão
repository_id_str
spelling Uma análise sobre a aprendizagem em consultoria à luz da experiênciaAprendizagem organizacionalConsultoriaAprendizagem pela experiência.Este artigo situa-se no campo das práticas de aprendizagem no contexto organizacional e seu foco é descrever as habilidades que os consultores organizacionais aprendem, através da interpretação de suas experiências que possibilitaram a realização de intervenções mais eficazes. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo por meio de entrevistas a consultores de uma empresa de consultoria de Recife/PE. No trabalho, discutem-se as relações entre experiência e aprendizagem, intervenção eficaz de consultoria, e apresenta-se a análise dos resultados da pesquisa empírica realizada. Os consultores pesquisados estão conscientes da importância da aprendizagem pela experiência, inclusive da essencialidade da reflexão nesse contexto, bem como identificam algumas experiências como mais propícias à aprendizagem do que outras. Destaca-se da pesquisa a importância do esenvolvimento das habilidades interpessoais aprendidas ao longo da prática profissional por meio da interpretação das experiências e consideradas essenciais para uma prática de intervenção eficaz, tanto quanto o conhecimento técnico.Editora PUC Minas2009-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/318Revista Economia & Gestão; v. 8 n. 18 (2008): E&G - SET/DEZ (2008); 72-911984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/318/324Correia, Fernanda Bruto da CostaFeitosa, Marcos Gilson GomesVieira, Naldeir dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:18:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/318Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:18:56Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise sobre a aprendizagem em consultoria à luz da experiência
title Uma análise sobre a aprendizagem em consultoria à luz da experiência
spellingShingle Uma análise sobre a aprendizagem em consultoria à luz da experiência
Correia, Fernanda Bruto da Costa
Aprendizagem organizacional
Consultoria
Aprendizagem pela experiência.
title_short Uma análise sobre a aprendizagem em consultoria à luz da experiência
title_full Uma análise sobre a aprendizagem em consultoria à luz da experiência
title_fullStr Uma análise sobre a aprendizagem em consultoria à luz da experiência
title_full_unstemmed Uma análise sobre a aprendizagem em consultoria à luz da experiência
title_sort Uma análise sobre a aprendizagem em consultoria à luz da experiência
author Correia, Fernanda Bruto da Costa
author_facet Correia, Fernanda Bruto da Costa
Feitosa, Marcos Gilson Gomes
Vieira, Naldeir dos Santos
author_role author
author2 Feitosa, Marcos Gilson Gomes
Vieira, Naldeir dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Fernanda Bruto da Costa
Feitosa, Marcos Gilson Gomes
Vieira, Naldeir dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem organizacional
Consultoria
Aprendizagem pela experiência.
topic Aprendizagem organizacional
Consultoria
Aprendizagem pela experiência.
description Este artigo situa-se no campo das práticas de aprendizagem no contexto organizacional e seu foco é descrever as habilidades que os consultores organizacionais aprendem, através da interpretação de suas experiências que possibilitaram a realização de intervenções mais eficazes. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo por meio de entrevistas a consultores de uma empresa de consultoria de Recife/PE. No trabalho, discutem-se as relações entre experiência e aprendizagem, intervenção eficaz de consultoria, e apresenta-se a análise dos resultados da pesquisa empírica realizada. Os consultores pesquisados estão conscientes da importância da aprendizagem pela experiência, inclusive da essencialidade da reflexão nesse contexto, bem como identificam algumas experiências como mais propícias à aprendizagem do que outras. Destaca-se da pesquisa a importância do esenvolvimento das habilidades interpessoais aprendidas ao longo da prática profissional por meio da interpretação das experiências e consideradas essenciais para uma prática de intervenção eficaz, tanto quanto o conhecimento técnico.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/318
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/318/324
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia & Gestão; v. 8 n. 18 (2008): E&G - SET/DEZ (2008); 72-91
1984-6606
1678-8982
reponame:Revista Economia & Gestão
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Economia & Gestão
collection Revista Economia & Gestão
repository.name.fl_str_mv Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com
_version_ 1752128784138502144