Consultoria organizacional : que fatores são responsáveis para que a aprendizagem, na prestação deste serviço, aconteça mais e melhor?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza Silva Júnior, Antônio
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/494
Resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar e analisar na prática profissional da consultoria, os fatores críticos de aprendizagem para o sucesso na prestação deste serviço. Foi utilizado como base conceitual para tratar da aprendizagem os estudos de teóricos que consideram este fenômeno como um processo de construção social e de re-significação das experiências passadas. Além da pesquisa bibliográfica foram realizados estudos qualitativos com consultores e clientes que atuam na região metropolitana de Recife-PE, sendo a coleta de dados realizada no período de fevereiro a novembro de 2008 e dividida em duas etapas: entrevistas exploratórias e entrevistas em profundidade. Posteriormente, os dados foram analisados utilizando-se como método principal a análise pragmática da linguagem. Quanto aos resultados pode-se destacar que foram identificados alguns aspectos que interferem na aprendizagem do consultor e do cliente durante a prestação do serviço de consultoria: o consultor precisa ter sensibilidade para entender as regras culturais, a fim de tornar suas ações compatíveis com as expectativas dos indivíduos; é importante que haja um sistema de recompensas que apoie as práticas de aprendizagem; a alta-administração precisa exercer um papel de criação de um clima investigativo, de reflexão sobre as causas dos erros, participar das atividades propostas pelo consultor e criar meios para que o conhecimento gerado seja disseminado; o cliente precisa participar ativamente do processo, e refletir sobre as suas experiências vivenciadas neste; e, também, o consultor deve fazer uma avaliação do serviço prestado, individual ou conjuntamente com o cliente, a fim de perceber os seus erros e aprender com eles
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Além da pesquisa bibliográfica foram realizados estudos qualitativos com consultores e clientes que atuam na região metropolitana de Recife-PE, sendo a coleta de dados realizada no período de fevereiro a novembro de 2008 e dividida em duas etapas: entrevistas exploratórias e entrevistas em profundidade. Posteriormente, os dados foram analisados utilizando-se como método principal a análise pragmática da linguagem. Quanto aos resultados pode-se destacar que foram identificados alguns aspectos que interferem na aprendizagem do consultor e do cliente durante a prestação do serviço de consultoria: o consultor precisa ter sensibilidade para entender as regras culturais, a fim de tornar suas ações compatíveis com as expectativas dos indivíduos; é importante que haja um sistema de recompensas que apoie as práticas de aprendizagem; a alta-administração precisa exercer um papel de criação de um clima investigativo, de reflexão sobre as causas dos erros, participar das atividades propostas pelo consultor e criar meios para que o conhecimento gerado seja disseminado; o cliente precisa participar ativamente do processo, e refletir sobre as suas experiências vivenciadas neste; e, também, o consultor deve fazer uma avaliação do serviço prestado, individual ou conjuntamente com o cliente, a fim de perceber os seus erros e aprender com elesConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessConsultoria organizacionalAprendizagem pela experiênciaReflexão na açãoAprendizagem construtivistaConsultoria organizacional : que fatores são responsáveis para que a aprendizagem, na prestação deste serviço, aconteça mais e melhor?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo1032_1.pdf.jpgarquivo1032_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1351https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/494/4/arquivo1032_1.pdf.jpg952e7c848d296ddba6b86f6a2c7cc458MD54ORIGINALarquivo1032_1.pdfapplication/pdf2223856https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/494/1/arquivo1032_1.pdfa09936992afcc957bce32c7c7a29d81aMD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/494/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo1032_1.pdf.txtarquivo1032_1.pdf.txtExtracted texttext/plain315160https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/494/3/arquivo1032_1.pdf.txtadc76df8c9e5ea6e65a0310f0327b5a0MD53123456789/4942019-10-25 11:25:03.573oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T14:25:03Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
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