A IMPORTÂNCIA DOS ATIVOS ESPECÍFICOS NA DIFERENCIAÇÃO DE FIRMAS DO SETOR HOTELEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marquesan, Fábio Freitas Schilling
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Guzzo, Renata Fernandes, Zawislak, Paulo Antonio, Tello-Gamarra, Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/6956
Resumo: O objetivo deste trabalho consiste em mensurar os ativos específicos de um grupo de hotéis localizados na cidade de Porto Alegre/RS (Brasil) e analisar o custo de governança dos mesmos em relação ao potencial de diferenciação das firmas que compõem esse setor econômico. O método empregado consistiu na análise detalhada dos sites da internet de 23 hotéis das categorias Luxo e Superior com a finalidade de listar os ativos que cada um deles oferece. Ao total foram analisados 69 ativos capazes de proporcionar diferenciação entre as firmas pesquisadas. Depois, essa lista foi avaliada por dois experts em hotelaria (que atribuíram pesos – zero, 1 e 2 – a cada ativo), de modo que a diferenciação entre as firmas, ponderada em função do peso dos seus ativos, fosse mensurada. A Economia dos Custos de Transação (ECT) responde pelo embasamento teórico deste trabalho, especialmente no que tange à relação custos de governança Vs. especificidade dos ativos. Dos resultados encontrados, destaca-se que as diferenças entre a especificidade dos ativos e os preços das diárias (tomados como indicador dos custos de governança) revelou uma estratificação em quatro grupos (I, II, III e IV), partindo daqueles hotéis que cobram preços mais acessíveis e oferecem poucos ativos específicos até aqueles que cobram mais caro por uma diária mas, em compensação, oferecem mais valor em termos de ativos específicos aos seus hóspedes. Isso confirma a validade, a acurácia e a relevância da ECT para a realização de estudos desta natureza. 
id PUC_MG-1_2d8938b767dedd56cada2438bb4405dd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6956
network_acronym_str PUC_MG-1
network_name_str Revista Economia & Gestão
repository_id_str
spelling A IMPORTÂNCIA DOS ATIVOS ESPECÍFICOS NA DIFERENCIAÇÃO DE FIRMAS DO SETOR HOTELEIROAtivos específicosdiferenciaçãofirmaserviçoshotelaria.O objetivo deste trabalho consiste em mensurar os ativos específicos de um grupo de hotéis localizados na cidade de Porto Alegre/RS (Brasil) e analisar o custo de governança dos mesmos em relação ao potencial de diferenciação das firmas que compõem esse setor econômico. O método empregado consistiu na análise detalhada dos sites da internet de 23 hotéis das categorias Luxo e Superior com a finalidade de listar os ativos que cada um deles oferece. Ao total foram analisados 69 ativos capazes de proporcionar diferenciação entre as firmas pesquisadas. Depois, essa lista foi avaliada por dois experts em hotelaria (que atribuíram pesos – zero, 1 e 2 – a cada ativo), de modo que a diferenciação entre as firmas, ponderada em função do peso dos seus ativos, fosse mensurada. A Economia dos Custos de Transação (ECT) responde pelo embasamento teórico deste trabalho, especialmente no que tange à relação custos de governança Vs. especificidade dos ativos. Dos resultados encontrados, destaca-se que as diferenças entre a especificidade dos ativos e os preços das diárias (tomados como indicador dos custos de governança) revelou uma estratificação em quatro grupos (I, II, III e IV), partindo daqueles hotéis que cobram preços mais acessíveis e oferecem poucos ativos específicos até aqueles que cobram mais caro por uma diária mas, em compensação, oferecem mais valor em termos de ativos específicos aos seus hóspedes. Isso confirma a validade, a acurácia e a relevância da ECT para a realização de estudos desta natureza. Editora PUC Minas2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/695610.5752/P.1984-6606.2015v15n41p79Revista Economia & Gestão; v. 15 n. 41 (2015): E&G OUT/DEZ; 79-1111984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/6956/9005Copyright (c) 2015 Revista Economia & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarquesan, Fábio Freitas SchillingGuzzo, Renata FernandesZawislak, Paulo AntonioTello-Gamarra, Jorge2018-06-08T12:29:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6956Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2018-06-08T12:29:44Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DOS ATIVOS ESPECÍFICOS NA DIFERENCIAÇÃO DE FIRMAS DO SETOR HOTELEIRO
title A IMPORTÂNCIA DOS ATIVOS ESPECÍFICOS NA DIFERENCIAÇÃO DE FIRMAS DO SETOR HOTELEIRO
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DOS ATIVOS ESPECÍFICOS NA DIFERENCIAÇÃO DE FIRMAS DO SETOR HOTELEIRO
Marquesan, Fábio Freitas Schilling
Ativos específicos
diferenciação
firma
serviços
hotelaria.
title_short A IMPORTÂNCIA DOS ATIVOS ESPECÍFICOS NA DIFERENCIAÇÃO DE FIRMAS DO SETOR HOTELEIRO
title_full A IMPORTÂNCIA DOS ATIVOS ESPECÍFICOS NA DIFERENCIAÇÃO DE FIRMAS DO SETOR HOTELEIRO
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DOS ATIVOS ESPECÍFICOS NA DIFERENCIAÇÃO DE FIRMAS DO SETOR HOTELEIRO
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DOS ATIVOS ESPECÍFICOS NA DIFERENCIAÇÃO DE FIRMAS DO SETOR HOTELEIRO
title_sort A IMPORTÂNCIA DOS ATIVOS ESPECÍFICOS NA DIFERENCIAÇÃO DE FIRMAS DO SETOR HOTELEIRO
author Marquesan, Fábio Freitas Schilling
author_facet Marquesan, Fábio Freitas Schilling
Guzzo, Renata Fernandes
Zawislak, Paulo Antonio
Tello-Gamarra, Jorge
author_role author
author2 Guzzo, Renata Fernandes
Zawislak, Paulo Antonio
Tello-Gamarra, Jorge
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marquesan, Fábio Freitas Schilling
Guzzo, Renata Fernandes
Zawislak, Paulo Antonio
Tello-Gamarra, Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Ativos específicos
diferenciação
firma
serviços
hotelaria.
topic Ativos específicos
diferenciação
firma
serviços
hotelaria.
description O objetivo deste trabalho consiste em mensurar os ativos específicos de um grupo de hotéis localizados na cidade de Porto Alegre/RS (Brasil) e analisar o custo de governança dos mesmos em relação ao potencial de diferenciação das firmas que compõem esse setor econômico. O método empregado consistiu na análise detalhada dos sites da internet de 23 hotéis das categorias Luxo e Superior com a finalidade de listar os ativos que cada um deles oferece. Ao total foram analisados 69 ativos capazes de proporcionar diferenciação entre as firmas pesquisadas. Depois, essa lista foi avaliada por dois experts em hotelaria (que atribuíram pesos – zero, 1 e 2 – a cada ativo), de modo que a diferenciação entre as firmas, ponderada em função do peso dos seus ativos, fosse mensurada. A Economia dos Custos de Transação (ECT) responde pelo embasamento teórico deste trabalho, especialmente no que tange à relação custos de governança Vs. especificidade dos ativos. Dos resultados encontrados, destaca-se que as diferenças entre a especificidade dos ativos e os preços das diárias (tomados como indicador dos custos de governança) revelou uma estratificação em quatro grupos (I, II, III e IV), partindo daqueles hotéis que cobram preços mais acessíveis e oferecem poucos ativos específicos até aqueles que cobram mais caro por uma diária mas, em compensação, oferecem mais valor em termos de ativos específicos aos seus hóspedes. Isso confirma a validade, a acurácia e a relevância da ECT para a realização de estudos desta natureza. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/6956
10.5752/P.1984-6606.2015v15n41p79
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/6956
identifier_str_mv 10.5752/P.1984-6606.2015v15n41p79
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/6956/9005
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Economia & Gestão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Economia & Gestão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia & Gestão; v. 15 n. 41 (2015): E&G OUT/DEZ; 79-111
1984-6606
1678-8982
reponame:Revista Economia & Gestão
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Economia & Gestão
collection Revista Economia & Gestão
repository.name.fl_str_mv Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com
_version_ 1799124678391889920