Inovação nas pequenas e médias empresas do setor do turismo: o caso português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Sandra
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Evaristo, Euclides
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/5307
Resumo: Considerando a envolvente socioeconómica atual e o seu impacto sobre o tecido empresarial, as empresas precisam cada vez mais da inovação para enfrentar a turbulência dos mercados, e fazer face a forte concorrência e para a sua própria sobrevivência (Fernandes, 2012). Nesse sentido, o que se pretende com o presente estudo é aferir o valor que as inovações introduzidas ou optadas pelas Pequenas e Médias Empresas (PMEs) da indústria hoteleira têm para a competitividade empresarial no setor do turismo. Assim, para concretizar os objetivos do estudo, isto é, a parte empírica do mesmo, aplicou-se um questionário para estudar as unidades hoteleiras de pequena dimensão em Portugal continental. Pretende-se com o presente estudo, dar alguns contributos consistentes à discussão sobre o tema, no sentido de se perceber o fenómeno da inovação nas pequenas e médias empresas do setor do turismo. Nas principais conclusões desta investigação validam-se as dimensões estudadas. A procura da identificação de elementos de destaque neste setor, no que diz respeito à inovação, e o impacto que esta tem nas unidades hoteleiras de pequena dimensão.
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