Governo eletrônico: Introdução do SPED em Portugal baseado no modelo brasileiro DOI – 10.5752/P.1984-6606.2012v12n29p4
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Data de Publicação: | 2012 |
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Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2012v12n29p4 |
Resumo: | Este estudo apresenta a realidade brasileira e portuguesa em matéria tributária, com o propósito de comparação das práticas fiscais nos dois países, demonstrando as características do Sistema Público de Escrituração Digital - SPED no Brasil, desenvolvendo uma troca de experiências com o objetivo de implantação do SPED em Portugal. Neste sentido realizou-se uma análise documental de revisão de literatura, focada na implantação do SPED em Portugal baseada na experiência brasileira. O Estudo conclui que a implantação do SPED em Portugal, com base na experiência brasileira, contribuiria para uma maior troca e padronização das informações contábeis e fiscais; redução dos custos de cumprimento; otimização das obrigações acessórias para os contribuintes; criação de um fluxo de informação mais abrangente que permitiria a identificação de ilícitos tributários; e uma maior aproximação entre os dois setores público e privado. |
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Governo eletrônico: Introdução do SPED em Portugal baseado no modelo brasileiro DOI – 10.5752/P.1984-6606.2012v12n29p4E-Gov – TIC – SPEDEste estudo apresenta a realidade brasileira e portuguesa em matéria tributária, com o propósito de comparação das práticas fiscais nos dois países, demonstrando as características do Sistema Público de Escrituração Digital - SPED no Brasil, desenvolvendo uma troca de experiências com o objetivo de implantação do SPED em Portugal. Neste sentido realizou-se uma análise documental de revisão de literatura, focada na implantação do SPED em Portugal baseada na experiência brasileira. O Estudo conclui que a implantação do SPED em Portugal, com base na experiência brasileira, contribuiria para uma maior troca e padronização das informações contábeis e fiscais; redução dos custos de cumprimento; otimização das obrigações acessórias para os contribuintes; criação de um fluxo de informação mais abrangente que permitiria a identificação de ilícitos tributários; e uma maior aproximação entre os dois setores público e privado.Editora PUC Minas2012-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2012v12n29p410.5752/P.1984-6606.2012v12n29p4Revista Economia & Gestão; v. 12 n. 29 (2012): E&G Maio/Agos; 4-181984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2012v12n29p4/4532http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2012v12n29p4/15290Menezes, João Paulo Calembo Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:19:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2308Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:19:03Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
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