Perfil empreendedor e ações de apoio ao empreendedorismo: o NAE/Sebrae em questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Dilson Campos de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Guimarães, Liliane de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/28
Resumo: Nosso trabalho teve por objetivos analisar os motivos que levam as pessoas a criarem o próprio negócio e identificar similaridades e diferenças entre os empreendedores que permanecem no mercado em relação àqueles cujas empresas encerraram atividades. Adicionalmente, levantar a percepção desses empreendedores sobre o papel das agências de apoio – especificamente o Núcleo para Abertura de Empresas do Sebrae –, para o desenvolvimento dos pequenos negócios. Analisamos os dados estatísticos produzidos pela NAE/Sebrae sobre as características dos usuários no ano de 1999. A partir deste cadastro, entrevistamos 23 empreendedores. Constatamos que fatores provocados pelo desemprego e aposentadoria aparecem como um dos principais motivos para a fundação de empresas. A experiência prévia no ramo de atividade, a capacidade de construir redes de relacionamentos foram as principais variáveis que distinguiram os empresários que permaneceram no mercado em relação àqueles das empresas encerradas. Quanto à contribuição do NAE/Sebrae para a sobrevivência empresarial, os entrevistados afirmaram que o órgão é eficiente no processo de registro, mas é omisso no que se refere a um acompanhamento para minimizar as dificuldades de consolidação do pequeno negócio.
id PUC_MG-1_3daacc6eee8672a58a1853e2d6a42140
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28
network_acronym_str PUC_MG-1
network_name_str Revista Economia & Gestão
repository_id_str
spelling Perfil empreendedor e ações de apoio ao empreendedorismo: o NAE/Sebrae em questãoNosso trabalho teve por objetivos analisar os motivos que levam as pessoas a criarem o próprio negócio e identificar similaridades e diferenças entre os empreendedores que permanecem no mercado em relação àqueles cujas empresas encerraram atividades. Adicionalmente, levantar a percepção desses empreendedores sobre o papel das agências de apoio – especificamente o Núcleo para Abertura de Empresas do Sebrae –, para o desenvolvimento dos pequenos negócios. Analisamos os dados estatísticos produzidos pela NAE/Sebrae sobre as características dos usuários no ano de 1999. A partir deste cadastro, entrevistamos 23 empreendedores. Constatamos que fatores provocados pelo desemprego e aposentadoria aparecem como um dos principais motivos para a fundação de empresas. A experiência prévia no ramo de atividade, a capacidade de construir redes de relacionamentos foram as principais variáveis que distinguiram os empresários que permaneceram no mercado em relação àqueles das empresas encerradas. Quanto à contribuição do NAE/Sebrae para a sobrevivência empresarial, os entrevistados afirmaram que o órgão é eficiente no processo de registro, mas é omisso no que se refere a um acompanhamento para minimizar as dificuldades de consolidação do pequeno negócio.Editora PUC Minas2008-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/28Revista Economia & Gestão; v. 6 n. 13 (2006): E&G - Mai (2006)1984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/28/25Oliveira, Dilson Campos deGuimarães, Liliane de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:18:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:18:48Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil empreendedor e ações de apoio ao empreendedorismo: o NAE/Sebrae em questão
title Perfil empreendedor e ações de apoio ao empreendedorismo: o NAE/Sebrae em questão
spellingShingle Perfil empreendedor e ações de apoio ao empreendedorismo: o NAE/Sebrae em questão
Oliveira, Dilson Campos de
title_short Perfil empreendedor e ações de apoio ao empreendedorismo: o NAE/Sebrae em questão
title_full Perfil empreendedor e ações de apoio ao empreendedorismo: o NAE/Sebrae em questão
title_fullStr Perfil empreendedor e ações de apoio ao empreendedorismo: o NAE/Sebrae em questão
title_full_unstemmed Perfil empreendedor e ações de apoio ao empreendedorismo: o NAE/Sebrae em questão
title_sort Perfil empreendedor e ações de apoio ao empreendedorismo: o NAE/Sebrae em questão
author Oliveira, Dilson Campos de
author_facet Oliveira, Dilson Campos de
Guimarães, Liliane de Oliveira
author_role author
author2 Guimarães, Liliane de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Dilson Campos de
Guimarães, Liliane de Oliveira
description Nosso trabalho teve por objetivos analisar os motivos que levam as pessoas a criarem o próprio negócio e identificar similaridades e diferenças entre os empreendedores que permanecem no mercado em relação àqueles cujas empresas encerraram atividades. Adicionalmente, levantar a percepção desses empreendedores sobre o papel das agências de apoio – especificamente o Núcleo para Abertura de Empresas do Sebrae –, para o desenvolvimento dos pequenos negócios. Analisamos os dados estatísticos produzidos pela NAE/Sebrae sobre as características dos usuários no ano de 1999. A partir deste cadastro, entrevistamos 23 empreendedores. Constatamos que fatores provocados pelo desemprego e aposentadoria aparecem como um dos principais motivos para a fundação de empresas. A experiência prévia no ramo de atividade, a capacidade de construir redes de relacionamentos foram as principais variáveis que distinguiram os empresários que permaneceram no mercado em relação àqueles das empresas encerradas. Quanto à contribuição do NAE/Sebrae para a sobrevivência empresarial, os entrevistados afirmaram que o órgão é eficiente no processo de registro, mas é omisso no que se refere a um acompanhamento para minimizar as dificuldades de consolidação do pequeno negócio.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/28
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/28
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/28/25
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia & Gestão; v. 6 n. 13 (2006): E&G - Mai (2006)
1984-6606
1678-8982
reponame:Revista Economia & Gestão
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Economia & Gestão
collection Revista Economia & Gestão
repository.name.fl_str_mv Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com
_version_ 1799124673891401728