Satisfação com os serviços educacionais em instituições de ensino superior de Joinville, SC / Satisfaction with educational services in higher education institutions of Joinville, SC DOI 10.5752/P.1984-6606.2011v11n25p8
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Economia & Gestão |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2011v11n25p8 |
Resumo: | Com a abertura de novas instituições de ensino superior após a mudança proporcionada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em 1996, o mercado educacional brasileiro tornou-se altamente competitivo. Considerando-se que atrair novos alunos tem sido tarefa cada vez mais difícil, satisfazer os atuais estudantes em cursos de graduação em administração em instituições de ensino superior (IES) privadas em Joinville, SC, tornou-se fundamental para a sobrevivência destas instituições. A partir de uma pesquisa quantitativa descritiva transversal junto a 283 alunos formandos na graduação em administração em duas das principais IES de Joinville, SC, Brasil, buscou-se identificar os atributos que mais os satisfazem, bem como os atributos que mais contribuem para a satisfação destes alunos. Identificou-se que, os principais atributos que mais impactam na satisfação dos alunos são: aceitação dos alunos do curso no mercado de trabalho e ambiente universitário, clima no campus, vida no campus. São estes os atributos considerados “chave” e que devem ser considerados pelas IES, caso queiram construir a satisfação de seus estudantes. |
id |
PUC_MG-1_4e1451dbfec858fbd38e8544476545e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2057 |
network_acronym_str |
PUC_MG-1 |
network_name_str |
Revista Economia & Gestão |
repository_id_str |
|
spelling |
Satisfação com os serviços educacionais em instituições de ensino superior de Joinville, SC / Satisfaction with educational services in higher education institutions of Joinville, SC DOI 10.5752/P.1984-6606.2011v11n25p8Satisfação de alunosServiços educacionaisEnsino universitárioCom a abertura de novas instituições de ensino superior após a mudança proporcionada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em 1996, o mercado educacional brasileiro tornou-se altamente competitivo. Considerando-se que atrair novos alunos tem sido tarefa cada vez mais difícil, satisfazer os atuais estudantes em cursos de graduação em administração em instituições de ensino superior (IES) privadas em Joinville, SC, tornou-se fundamental para a sobrevivência destas instituições. A partir de uma pesquisa quantitativa descritiva transversal junto a 283 alunos formandos na graduação em administração em duas das principais IES de Joinville, SC, Brasil, buscou-se identificar os atributos que mais os satisfazem, bem como os atributos que mais contribuem para a satisfação destes alunos. Identificou-se que, os principais atributos que mais impactam na satisfação dos alunos são: aceitação dos alunos do curso no mercado de trabalho e ambiente universitário, clima no campus, vida no campus. São estes os atributos considerados “chave” e que devem ser considerados pelas IES, caso queiram construir a satisfação de seus estudantes.Editora PUC Minas2011-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2011v11n25p810.5752/P.1984-6606.2011v11n25p8Revista Economia & Gestão; v. 11 n. 25 (2011): E&G JAN/ABRIL (2011); 8-331984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2011v11n25p8/2212Mainardes, Emerson WagnerDomingues, Maria Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:19:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2057Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:19:03Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Satisfação com os serviços educacionais em instituições de ensino superior de Joinville, SC / Satisfaction with educational services in higher education institutions of Joinville, SC DOI 10.5752/P.1984-6606.2011v11n25p8 |
title |
Satisfação com os serviços educacionais em instituições de ensino superior de Joinville, SC / Satisfaction with educational services in higher education institutions of Joinville, SC DOI 10.5752/P.1984-6606.2011v11n25p8 |
spellingShingle |
Satisfação com os serviços educacionais em instituições de ensino superior de Joinville, SC / Satisfaction with educational services in higher education institutions of Joinville, SC DOI 10.5752/P.1984-6606.2011v11n25p8 Mainardes, Emerson Wagner Satisfação de alunos Serviços educacionais Ensino universitário |
title_short |
Satisfação com os serviços educacionais em instituições de ensino superior de Joinville, SC / Satisfaction with educational services in higher education institutions of Joinville, SC DOI 10.5752/P.1984-6606.2011v11n25p8 |
title_full |
Satisfação com os serviços educacionais em instituições de ensino superior de Joinville, SC / Satisfaction with educational services in higher education institutions of Joinville, SC DOI 10.5752/P.1984-6606.2011v11n25p8 |
title_fullStr |
Satisfação com os serviços educacionais em instituições de ensino superior de Joinville, SC / Satisfaction with educational services in higher education institutions of Joinville, SC DOI 10.5752/P.1984-6606.2011v11n25p8 |
title_full_unstemmed |
Satisfação com os serviços educacionais em instituições de ensino superior de Joinville, SC / Satisfaction with educational services in higher education institutions of Joinville, SC DOI 10.5752/P.1984-6606.2011v11n25p8 |
title_sort |
Satisfação com os serviços educacionais em instituições de ensino superior de Joinville, SC / Satisfaction with educational services in higher education institutions of Joinville, SC DOI 10.5752/P.1984-6606.2011v11n25p8 |
author |
Mainardes, Emerson Wagner |
author_facet |
Mainardes, Emerson Wagner Domingues, Maria José |
author_role |
author |
author2 |
Domingues, Maria José |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mainardes, Emerson Wagner Domingues, Maria José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação de alunos Serviços educacionais Ensino universitário |
topic |
Satisfação de alunos Serviços educacionais Ensino universitário |
description |
Com a abertura de novas instituições de ensino superior após a mudança proporcionada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em 1996, o mercado educacional brasileiro tornou-se altamente competitivo. Considerando-se que atrair novos alunos tem sido tarefa cada vez mais difícil, satisfazer os atuais estudantes em cursos de graduação em administração em instituições de ensino superior (IES) privadas em Joinville, SC, tornou-se fundamental para a sobrevivência destas instituições. A partir de uma pesquisa quantitativa descritiva transversal junto a 283 alunos formandos na graduação em administração em duas das principais IES de Joinville, SC, Brasil, buscou-se identificar os atributos que mais os satisfazem, bem como os atributos que mais contribuem para a satisfação destes alunos. Identificou-se que, os principais atributos que mais impactam na satisfação dos alunos são: aceitação dos alunos do curso no mercado de trabalho e ambiente universitário, clima no campus, vida no campus. São estes os atributos considerados “chave” e que devem ser considerados pelas IES, caso queiram construir a satisfação de seus estudantes. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-05-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2011v11n25p8 10.5752/P.1984-6606.2011v11n25p8 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2011v11n25p8 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1984-6606.2011v11n25p8 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2011v11n25p8/2212 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão; v. 11 n. 25 (2011): E&G JAN/ABRIL (2011); 8-33 1984-6606 1678-8982 reponame:Revista Economia & Gestão instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Economia & Gestão |
collection |
Revista Economia & Gestão |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com |
_version_ |
1799124676154228736 |