Satisfação com os serviços educacionais em instituições de ensino superior de Joinville, SC / Satisfaction with educational services in higher education institutions of Joinville, SC DOI 10.5752/P.1984-6606.2011v11n25p8

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mainardes, Emerson Wagner
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Domingues, Maria José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2011v11n25p8
Resumo: Com a abertura de novas instituições de ensino superior após a mudança proporcionada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em 1996, o mercado educacional brasileiro tornou-se altamente competitivo. Considerando-se que atrair novos alunos tem sido tarefa cada vez mais difícil, satisfazer os atuais estudantes em cursos de graduação em administração em instituições de ensino superior (IES) privadas em Joinville, SC, tornou-se fundamental para a sobrevivência destas instituições. A partir de uma pesquisa quantitativa descritiva transversal junto a 283 alunos formandos na graduação em administração em duas das principais IES de Joinville, SC, Brasil, buscou-se identificar os atributos que mais os satisfazem, bem como os atributos que mais contribuem para a satisfação destes alunos. Identificou-se que, os principais atributos que mais impactam na satisfação dos alunos são: aceitação dos alunos do curso no mercado de trabalho e ambiente universitário, clima no campus, vida no campus. São estes os atributos considerados “chave” e que devem ser considerados pelas IES, caso queiram construir a satisfação de seus estudantes.
id PUC_MG-1_4e1451dbfec858fbd38e8544476545e8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2057
network_acronym_str PUC_MG-1
network_name_str Revista Economia & Gestão
repository_id_str
spelling Satisfação com os serviços educacionais em instituições de ensino superior de Joinville, SC / Satisfaction with educational services in higher education institutions of Joinville, SC DOI 10.5752/P.1984-6606.2011v11n25p8Satisfação de alunosServiços educacionaisEnsino universitárioCom a abertura de novas instituições de ensino superior após a mudança proporcionada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em 1996, o mercado educacional brasileiro tornou-se altamente competitivo. Considerando-se que atrair novos alunos tem sido tarefa cada vez mais difícil, satisfazer os atuais estudantes em cursos de graduação em administração em instituições de ensino superior (IES) privadas em Joinville, SC, tornou-se fundamental para a sobrevivência destas instituições. A partir de uma pesquisa quantitativa descritiva transversal junto a 283 alunos formandos na graduação em administração em duas das principais IES de Joinville, SC, Brasil, buscou-se identificar os atributos que mais os satisfazem, bem como os atributos que mais contribuem para a satisfação destes alunos. Identificou-se que, os principais atributos que mais impactam na satisfação dos alunos são: aceitação dos alunos do curso no mercado de trabalho e ambiente universitário, clima no campus, vida no campus. São estes os atributos considerados “chave” e que devem ser considerados pelas IES, caso queiram construir a satisfação de seus estudantes.Editora PUC Minas2011-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2011v11n25p810.5752/P.1984-6606.2011v11n25p8Revista Economia & Gestão; v. 11 n. 25 (2011): E&G JAN/ABRIL (2011); 8-331984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2011v11n25p8/2212Mainardes, Emerson WagnerDomingues, Maria Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:19:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2057Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:19:03Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação com os serviços educacionais em instituições de ensino superior de Joinville, SC / Satisfaction with educational services in higher education institutions of Joinville, SC DOI 10.5752/P.1984-6606.2011v11n25p8
title Satisfação com os serviços educacionais em instituições de ensino superior de Joinville, SC / Satisfaction with educational services in higher education institutions of Joinville, SC DOI 10.5752/P.1984-6606.2011v11n25p8
spellingShingle Satisfação com os serviços educacionais em instituições de ensino superior de Joinville, SC / Satisfaction with educational services in higher education institutions of Joinville, SC DOI 10.5752/P.1984-6606.2011v11n25p8
Mainardes, Emerson Wagner
Satisfação de alunos
Serviços educacionais
Ensino universitário
title_short Satisfação com os serviços educacionais em instituições de ensino superior de Joinville, SC / Satisfaction with educational services in higher education institutions of Joinville, SC DOI 10.5752/P.1984-6606.2011v11n25p8
title_full Satisfação com os serviços educacionais em instituições de ensino superior de Joinville, SC / Satisfaction with educational services in higher education institutions of Joinville, SC DOI 10.5752/P.1984-6606.2011v11n25p8
title_fullStr Satisfação com os serviços educacionais em instituições de ensino superior de Joinville, SC / Satisfaction with educational services in higher education institutions of Joinville, SC DOI 10.5752/P.1984-6606.2011v11n25p8
title_full_unstemmed Satisfação com os serviços educacionais em instituições de ensino superior de Joinville, SC / Satisfaction with educational services in higher education institutions of Joinville, SC DOI 10.5752/P.1984-6606.2011v11n25p8
title_sort Satisfação com os serviços educacionais em instituições de ensino superior de Joinville, SC / Satisfaction with educational services in higher education institutions of Joinville, SC DOI 10.5752/P.1984-6606.2011v11n25p8
author Mainardes, Emerson Wagner
author_facet Mainardes, Emerson Wagner
Domingues, Maria José
author_role author
author2 Domingues, Maria José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mainardes, Emerson Wagner
Domingues, Maria José
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação de alunos
Serviços educacionais
Ensino universitário
topic Satisfação de alunos
Serviços educacionais
Ensino universitário
description Com a abertura de novas instituições de ensino superior após a mudança proporcionada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em 1996, o mercado educacional brasileiro tornou-se altamente competitivo. Considerando-se que atrair novos alunos tem sido tarefa cada vez mais difícil, satisfazer os atuais estudantes em cursos de graduação em administração em instituições de ensino superior (IES) privadas em Joinville, SC, tornou-se fundamental para a sobrevivência destas instituições. A partir de uma pesquisa quantitativa descritiva transversal junto a 283 alunos formandos na graduação em administração em duas das principais IES de Joinville, SC, Brasil, buscou-se identificar os atributos que mais os satisfazem, bem como os atributos que mais contribuem para a satisfação destes alunos. Identificou-se que, os principais atributos que mais impactam na satisfação dos alunos são: aceitação dos alunos do curso no mercado de trabalho e ambiente universitário, clima no campus, vida no campus. São estes os atributos considerados “chave” e que devem ser considerados pelas IES, caso queiram construir a satisfação de seus estudantes.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2011v11n25p8
10.5752/P.1984-6606.2011v11n25p8
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2011v11n25p8
identifier_str_mv 10.5752/P.1984-6606.2011v11n25p8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2011v11n25p8/2212
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia & Gestão; v. 11 n. 25 (2011): E&G JAN/ABRIL (2011); 8-33
1984-6606
1678-8982
reponame:Revista Economia & Gestão
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Economia & Gestão
collection Revista Economia & Gestão
repository.name.fl_str_mv Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com
_version_ 1799124676154228736