Mãe, não quero ser engenheiro! Dilemas de carreira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Luciano Venelli
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Vieira, Almir Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/2979
Resumo: Este trabalho relata o caso de um profissional frente a dilemas de carreira, em meio a uma crise de identidade pessoal e profissional, após deixar de lado a carreira de engenheiro e passar a empreender outras atividades que, aparentemente, oferecem independência financeira, segurança e melhor qualidade de vida. Alguns anos após a formatura, o personagem percebe que a mudança na trajetória de carreira não lhe propiciou e nem propiciará os resultados que almejava. Pressionado pela idade e pela família, busca uma nova definição de sua carreira. Surge uma oportunidade para trabalhar como webmaster de uma provedora de internet. A decisão exige uma autoavaliação criteriosa sobre suas expectativas, interesses e preferências individuais. O caso explora os problemas enfrentados por aqueles que optam por carreiras em busca de melhor qualidade de vida e coerência com seus valores e princípios éticos e morais. Promove também uma discussão das crises de carreira, na perspectiva do indivíduo. Fatores como tipos psicológicos, âncoras de carreira, estágios da vida vocacional e ciclos típicos da trajetória de vida da pessoa, dentre outros, entrecruzam-se no processo de autoconhecimento, criando um cenário adequado para a discussão e encaminhamentos de soluções.
id PUC_MG-1_5371618fc10549e4ad76f2d022b64c0b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2979
network_acronym_str PUC_MG-1
network_name_str Revista Economia & Gestão
repository_id_str
spelling Mãe, não quero ser engenheiro! Dilemas de carreiracarreiradilemas de carreiracrise profissionalautoavaliação de carreira.Este trabalho relata o caso de um profissional frente a dilemas de carreira, em meio a uma crise de identidade pessoal e profissional, após deixar de lado a carreira de engenheiro e passar a empreender outras atividades que, aparentemente, oferecem independência financeira, segurança e melhor qualidade de vida. Alguns anos após a formatura, o personagem percebe que a mudança na trajetória de carreira não lhe propiciou e nem propiciará os resultados que almejava. Pressionado pela idade e pela família, busca uma nova definição de sua carreira. Surge uma oportunidade para trabalhar como webmaster de uma provedora de internet. A decisão exige uma autoavaliação criteriosa sobre suas expectativas, interesses e preferências individuais. O caso explora os problemas enfrentados por aqueles que optam por carreiras em busca de melhor qualidade de vida e coerência com seus valores e princípios éticos e morais. Promove também uma discussão das crises de carreira, na perspectiva do indivíduo. Fatores como tipos psicológicos, âncoras de carreira, estágios da vida vocacional e ciclos típicos da trajetória de vida da pessoa, dentre outros, entrecruzam-se no processo de autoconhecimento, criando um cenário adequado para a discussão e encaminhamentos de soluções.Editora PUC Minas2013-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/297910.5752/P.1984-6606.2013v13n31p182-200Revista Economia & Gestão; v. 13 n. 31 (2013): E&G Jan/Abr; 182-2001984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/2979/5357Costa, Luciano VenelliVieira, Almir Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:19:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2979Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:19:03Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Mãe, não quero ser engenheiro! Dilemas de carreira
title Mãe, não quero ser engenheiro! Dilemas de carreira
spellingShingle Mãe, não quero ser engenheiro! Dilemas de carreira
Costa, Luciano Venelli
carreira
dilemas de carreira
crise profissional
autoavaliação de carreira.
title_short Mãe, não quero ser engenheiro! Dilemas de carreira
title_full Mãe, não quero ser engenheiro! Dilemas de carreira
title_fullStr Mãe, não quero ser engenheiro! Dilemas de carreira
title_full_unstemmed Mãe, não quero ser engenheiro! Dilemas de carreira
title_sort Mãe, não quero ser engenheiro! Dilemas de carreira
author Costa, Luciano Venelli
author_facet Costa, Luciano Venelli
Vieira, Almir Martins
author_role author
author2 Vieira, Almir Martins
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Luciano Venelli
Vieira, Almir Martins
dc.subject.por.fl_str_mv carreira
dilemas de carreira
crise profissional
autoavaliação de carreira.
topic carreira
dilemas de carreira
crise profissional
autoavaliação de carreira.
description Este trabalho relata o caso de um profissional frente a dilemas de carreira, em meio a uma crise de identidade pessoal e profissional, após deixar de lado a carreira de engenheiro e passar a empreender outras atividades que, aparentemente, oferecem independência financeira, segurança e melhor qualidade de vida. Alguns anos após a formatura, o personagem percebe que a mudança na trajetória de carreira não lhe propiciou e nem propiciará os resultados que almejava. Pressionado pela idade e pela família, busca uma nova definição de sua carreira. Surge uma oportunidade para trabalhar como webmaster de uma provedora de internet. A decisão exige uma autoavaliação criteriosa sobre suas expectativas, interesses e preferências individuais. O caso explora os problemas enfrentados por aqueles que optam por carreiras em busca de melhor qualidade de vida e coerência com seus valores e princípios éticos e morais. Promove também uma discussão das crises de carreira, na perspectiva do indivíduo. Fatores como tipos psicológicos, âncoras de carreira, estágios da vida vocacional e ciclos típicos da trajetória de vida da pessoa, dentre outros, entrecruzam-se no processo de autoconhecimento, criando um cenário adequado para a discussão e encaminhamentos de soluções.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/2979
10.5752/P.1984-6606.2013v13n31p182-200
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/2979
identifier_str_mv 10.5752/P.1984-6606.2013v13n31p182-200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/2979/5357
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia & Gestão; v. 13 n. 31 (2013): E&G Jan/Abr; 182-200
1984-6606
1678-8982
reponame:Revista Economia & Gestão
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Economia & Gestão
collection Revista Economia & Gestão
repository.name.fl_str_mv Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com
_version_ 1799124676225531904