“Dores, dilemas e descobertas”: desafios de professores iniciantes na carreira do magistério
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Momento (Rio Grande. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5119 |
Resumo: | O artigo aborda questões sobre os desafios presentes no trabalho pedagógico de professores iniciantes que atuam em diferentes níveis de ensino e tem como objetivo geral apresentar dados de uma pesquisa qualitativa em que se buscou investigar como são os primeiros anos da carreira. Para tal, a coleta de dados ocorreu a partir de informações de narrativas escritas e orais de quatro professores, sendo eles da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior atuantes no município de Naviraí/MS em que procuramos identificar algumas dificuldades presentes na iniciação à docência. Os dados apontam que as primeiras vivências no espaço de atuação pedagógica são marcadas por aprendizagens intensas e conflitos pessoais, como também que o apoio institucional se apresenta como fundamental para o desenvolvimento profissional do professor novato. |
id |
FURG-2_6246dd379d8e0a24e63a1b6c388117c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.furg.br:article/5119 |
network_acronym_str |
FURG-2 |
network_name_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
“Dores, dilemas e descobertas”: desafios de professores iniciantes na carreira do magistérioInserção na carreira. Professores iniciantes. Dilemas e dificuldades.Formação de professores e início da carreira.O artigo aborda questões sobre os desafios presentes no trabalho pedagógico de professores iniciantes que atuam em diferentes níveis de ensino e tem como objetivo geral apresentar dados de uma pesquisa qualitativa em que se buscou investigar como são os primeiros anos da carreira. Para tal, a coleta de dados ocorreu a partir de informações de narrativas escritas e orais de quatro professores, sendo eles da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior atuantes no município de Naviraí/MS em que procuramos identificar algumas dificuldades presentes na iniciação à docência. Os dados apontam que as primeiras vivências no espaço de atuação pedagógica são marcadas por aprendizagens intensas e conflitos pessoais, como também que o apoio institucional se apresenta como fundamental para o desenvolvimento profissional do professor novato.Universidade Federal do Rio Grande2018-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/511910.14295/momento.v27i1.5119Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 399-425Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 399-4252316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/5119/5251Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessUmbellino, Marcela MarquesCiríaco, Klinger Teodoro2018-09-14T17:22:03Zoai:ojs.periodicos.furg.br:article/5119Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2018-09-14T17:22:03Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Dores, dilemas e descobertas”: desafios de professores iniciantes na carreira do magistério |
title |
“Dores, dilemas e descobertas”: desafios de professores iniciantes na carreira do magistério |
spellingShingle |
“Dores, dilemas e descobertas”: desafios de professores iniciantes na carreira do magistério Umbellino, Marcela Marques Inserção na carreira. Professores iniciantes. Dilemas e dificuldades. Formação de professores e início da carreira. |
title_short |
“Dores, dilemas e descobertas”: desafios de professores iniciantes na carreira do magistério |
title_full |
“Dores, dilemas e descobertas”: desafios de professores iniciantes na carreira do magistério |
title_fullStr |
“Dores, dilemas e descobertas”: desafios de professores iniciantes na carreira do magistério |
title_full_unstemmed |
“Dores, dilemas e descobertas”: desafios de professores iniciantes na carreira do magistério |
title_sort |
“Dores, dilemas e descobertas”: desafios de professores iniciantes na carreira do magistério |
author |
Umbellino, Marcela Marques |
author_facet |
Umbellino, Marcela Marques Ciríaco, Klinger Teodoro |
author_role |
author |
author2 |
Ciríaco, Klinger Teodoro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Umbellino, Marcela Marques Ciríaco, Klinger Teodoro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inserção na carreira. Professores iniciantes. Dilemas e dificuldades. Formação de professores e início da carreira. |
topic |
Inserção na carreira. Professores iniciantes. Dilemas e dificuldades. Formação de professores e início da carreira. |
description |
O artigo aborda questões sobre os desafios presentes no trabalho pedagógico de professores iniciantes que atuam em diferentes níveis de ensino e tem como objetivo geral apresentar dados de uma pesquisa qualitativa em que se buscou investigar como são os primeiros anos da carreira. Para tal, a coleta de dados ocorreu a partir de informações de narrativas escritas e orais de quatro professores, sendo eles da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior atuantes no município de Naviraí/MS em que procuramos identificar algumas dificuldades presentes na iniciação à docência. Os dados apontam que as primeiras vivências no espaço de atuação pedagógica são marcadas por aprendizagens intensas e conflitos pessoais, como também que o apoio institucional se apresenta como fundamental para o desenvolvimento profissional do professor novato. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5119 10.14295/momento.v27i1.5119 |
url |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5119 |
identifier_str_mv |
10.14295/momento.v27i1.5119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5119/5251 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Momento - Diálogos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
Momento - Diálogos em Educação; Vol. 27 No. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 399-425 Momento - Diálogos em Educação; v. 27 n. 1 (2018): Educação à Distância: Processos formativos mediados pelas tecnologias digitais; 399-425 2316-3100 reponame:Momento (Rio Grande. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Momento (Rio Grande. Online) |
collection |
Momento (Rio Grande. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||momento.educacao@furg.br |
_version_ |
1798944870248742912 |