POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS NO ÂMBITO DO PEQUENO NEGÓCIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Economia & Gestão |
DOI: | 10.5752/P.1984-6606.2016v16n43p198 |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2016v16n43p198 |
Resumo: | O presente caso de ensino se propõe discutir junto a graduandos em Administração a temática Posicionamento Estratégico e Estratégias Organizacionais, no âmbito das organizações de pequeno porte. A empresa Nativa, que durante seus anos de informalidade foi nomeada de Natura & Vida, ambos os nomes fictícios, atua na indústria da Medicina Alternativa e Complementar desde 1997, empresa pioneira e de destaque local no segmento em que atua, se viu ameaçada diante da desconfiança social, de passivos no judiciário, perseguições, dentre outros fatores que poderiam provocar a sua ruína de forma iminente. A turbulência ambiental resultou no registro formal do empreendimento e na procura de um novo posicionamento frente ao mercado. Desde então, a empresa tem buscado novas ações e planos a fim de melhorar seu desempenho financeiro. Para coleta dos dados que compuseram o caso em questão, utilizou-se a entrevista com roteiro semiestruturado e tomadas de notas. A partir do caso, espera-se que os estudantes venham a refletir acerca da importância do posicionamento estrategicamente para a promoção de vantagem competitiva organizacional, a qual garantirá à organização adotante destaque e desempenhos superiores frente aos seus concorrentes. |
id |
PUC_MG-1_539b6bf6d0e301c1aaf0cac8fb3a88d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10258 |
network_acronym_str |
PUC_MG-1 |
network_name_str |
Revista Economia & Gestão |
spelling |
POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS NO ÂMBITO DO PEQUENO NEGÓCIOPosicionamento EstratégicoVantagem CompetitivaEstratégia em Organizações de Pequeno PorteO presente caso de ensino se propõe discutir junto a graduandos em Administração a temática Posicionamento Estratégico e Estratégias Organizacionais, no âmbito das organizações de pequeno porte. A empresa Nativa, que durante seus anos de informalidade foi nomeada de Natura & Vida, ambos os nomes fictícios, atua na indústria da Medicina Alternativa e Complementar desde 1997, empresa pioneira e de destaque local no segmento em que atua, se viu ameaçada diante da desconfiança social, de passivos no judiciário, perseguições, dentre outros fatores que poderiam provocar a sua ruína de forma iminente. A turbulência ambiental resultou no registro formal do empreendimento e na procura de um novo posicionamento frente ao mercado. Desde então, a empresa tem buscado novas ações e planos a fim de melhorar seu desempenho financeiro. Para coleta dos dados que compuseram o caso em questão, utilizou-se a entrevista com roteiro semiestruturado e tomadas de notas. A partir do caso, espera-se que os estudantes venham a refletir acerca da importância do posicionamento estrategicamente para a promoção de vantagem competitiva organizacional, a qual garantirá à organização adotante destaque e desempenhos superiores frente aos seus concorrentes. Editora PUC Minas2016-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2016v16n43p19810.5752/P.1984-6606.2016v16n43p198Revista Economia & Gestão; v. 16 n. 43 (2016): E&G ABR/JUN; 198-2161984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2016v16n43p198/9934Copyright (c) 2016 Revista Economia & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Rúbia OliveiraSantos, Lilian LucySilva, Eduardo Damião da2018-06-08T14:49:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10258Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2018-06-08T14:49:29Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS NO ÂMBITO DO PEQUENO NEGÓCIO |
title |
POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS NO ÂMBITO DO PEQUENO NEGÓCIO |
spellingShingle |
POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS NO ÂMBITO DO PEQUENO NEGÓCIO POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS NO ÂMBITO DO PEQUENO NEGÓCIO Corrêa, Rúbia Oliveira Posicionamento Estratégico Vantagem Competitiva Estratégia em Organizações de Pequeno Porte Corrêa, Rúbia Oliveira Posicionamento Estratégico Vantagem Competitiva Estratégia em Organizações de Pequeno Porte |
title_short |
POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS NO ÂMBITO DO PEQUENO NEGÓCIO |
title_full |
POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS NO ÂMBITO DO PEQUENO NEGÓCIO |
title_fullStr |
POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS NO ÂMBITO DO PEQUENO NEGÓCIO POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS NO ÂMBITO DO PEQUENO NEGÓCIO |
title_full_unstemmed |
POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS NO ÂMBITO DO PEQUENO NEGÓCIO POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS NO ÂMBITO DO PEQUENO NEGÓCIO |
title_sort |
POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS NO ÂMBITO DO PEQUENO NEGÓCIO |
author |
Corrêa, Rúbia Oliveira |
author_facet |
Corrêa, Rúbia Oliveira Corrêa, Rúbia Oliveira Santos, Lilian Lucy Silva, Eduardo Damião da Santos, Lilian Lucy Silva, Eduardo Damião da |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Lilian Lucy Silva, Eduardo Damião da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Rúbia Oliveira Santos, Lilian Lucy Silva, Eduardo Damião da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Posicionamento Estratégico Vantagem Competitiva Estratégia em Organizações de Pequeno Porte |
topic |
Posicionamento Estratégico Vantagem Competitiva Estratégia em Organizações de Pequeno Porte |
description |
O presente caso de ensino se propõe discutir junto a graduandos em Administração a temática Posicionamento Estratégico e Estratégias Organizacionais, no âmbito das organizações de pequeno porte. A empresa Nativa, que durante seus anos de informalidade foi nomeada de Natura & Vida, ambos os nomes fictícios, atua na indústria da Medicina Alternativa e Complementar desde 1997, empresa pioneira e de destaque local no segmento em que atua, se viu ameaçada diante da desconfiança social, de passivos no judiciário, perseguições, dentre outros fatores que poderiam provocar a sua ruína de forma iminente. A turbulência ambiental resultou no registro formal do empreendimento e na procura de um novo posicionamento frente ao mercado. Desde então, a empresa tem buscado novas ações e planos a fim de melhorar seu desempenho financeiro. Para coleta dos dados que compuseram o caso em questão, utilizou-se a entrevista com roteiro semiestruturado e tomadas de notas. A partir do caso, espera-se que os estudantes venham a refletir acerca da importância do posicionamento estrategicamente para a promoção de vantagem competitiva organizacional, a qual garantirá à organização adotante destaque e desempenhos superiores frente aos seus concorrentes. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2016v16n43p198 10.5752/P.1984-6606.2016v16n43p198 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2016v16n43p198 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1984-6606.2016v16n43p198 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2016v16n43p198/9934 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Economia & Gestão info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Economia & Gestão |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão; v. 16 n. 43 (2016): E&G ABR/JUN; 198-216 1984-6606 1678-8982 reponame:Revista Economia & Gestão instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC_MINS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC_MINS |
institution |
PUC_MINS |
reponame_str |
Revista Economia & Gestão |
collection |
Revista Economia & Gestão |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com |
_version_ |
1822181330364923904 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5752/P.1984-6606.2016v16n43p198 |