POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS NO ÂMBITO DO PEQUENO NEGÓCIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Rúbia Oliveira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Lilian Lucy, Silva, Eduardo Damião da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
DOI: 10.5752/P.1984-6606.2016v16n43p198
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2016v16n43p198
Resumo: O presente caso de ensino se propõe discutir junto a graduandos em Administração a temática Posicionamento Estratégico e Estratégias Organizacionais, no âmbito das organizações de pequeno porte. A empresa Nativa, que durante seus anos de informalidade foi nomeada de Natura & Vida, ambos os nomes fictícios, atua na indústria da Medicina Alternativa e Complementar desde 1997, empresa pioneira e de destaque local no segmento em que atua, se viu ameaçada diante da desconfiança social, de passivos no judiciário, perseguições, dentre outros fatores que poderiam provocar a sua ruína de forma iminente. A turbulência ambiental resultou no registro formal do empreendimento e na procura de um novo posicionamento frente ao mercado. Desde então, a empresa tem buscado novas ações e planos a fim de melhorar seu desempenho financeiro. Para coleta dos dados que compuseram o caso em questão, utilizou-se a entrevista com roteiro semiestruturado e tomadas de notas. A partir do caso, espera-se que os estudantes venham a refletir acerca da importância do posicionamento estrategicamente para a promoção de vantagem competitiva organizacional, a qual garantirá à organização adotante destaque e desempenhos superiores frente aos seus concorrentes. 
id PUC_MG-1_539b6bf6d0e301c1aaf0cac8fb3a88d6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10258
network_acronym_str PUC_MG-1
network_name_str Revista Economia & Gestão
spelling POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS NO ÂMBITO DO PEQUENO NEGÓCIOPosicionamento EstratégicoVantagem CompetitivaEstratégia em Organizações de Pequeno PorteO presente caso de ensino se propõe discutir junto a graduandos em Administração a temática Posicionamento Estratégico e Estratégias Organizacionais, no âmbito das organizações de pequeno porte. A empresa Nativa, que durante seus anos de informalidade foi nomeada de Natura & Vida, ambos os nomes fictícios, atua na indústria da Medicina Alternativa e Complementar desde 1997, empresa pioneira e de destaque local no segmento em que atua, se viu ameaçada diante da desconfiança social, de passivos no judiciário, perseguições, dentre outros fatores que poderiam provocar a sua ruína de forma iminente. A turbulência ambiental resultou no registro formal do empreendimento e na procura de um novo posicionamento frente ao mercado. Desde então, a empresa tem buscado novas ações e planos a fim de melhorar seu desempenho financeiro. Para coleta dos dados que compuseram o caso em questão, utilizou-se a entrevista com roteiro semiestruturado e tomadas de notas. A partir do caso, espera-se que os estudantes venham a refletir acerca da importância do posicionamento estrategicamente para a promoção de vantagem competitiva organizacional, a qual garantirá à organização adotante destaque e desempenhos superiores frente aos seus concorrentes. Editora PUC Minas2016-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2016v16n43p19810.5752/P.1984-6606.2016v16n43p198Revista Economia & Gestão; v. 16 n. 43 (2016): E&G ABR/JUN; 198-2161984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2016v16n43p198/9934Copyright (c) 2016 Revista Economia & Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Rúbia OliveiraSantos, Lilian LucySilva, Eduardo Damião da2018-06-08T14:49:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10258Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2018-06-08T14:49:29Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS NO ÂMBITO DO PEQUENO NEGÓCIO
title POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS NO ÂMBITO DO PEQUENO NEGÓCIO
spellingShingle POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS NO ÂMBITO DO PEQUENO NEGÓCIO
POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS NO ÂMBITO DO PEQUENO NEGÓCIO
Corrêa, Rúbia Oliveira
Posicionamento Estratégico
Vantagem Competitiva
Estratégia em Organizações de Pequeno Porte
Corrêa, Rúbia Oliveira
Posicionamento Estratégico
Vantagem Competitiva
Estratégia em Organizações de Pequeno Porte
title_short POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS NO ÂMBITO DO PEQUENO NEGÓCIO
title_full POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS NO ÂMBITO DO PEQUENO NEGÓCIO
title_fullStr POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS NO ÂMBITO DO PEQUENO NEGÓCIO
POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS NO ÂMBITO DO PEQUENO NEGÓCIO
title_full_unstemmed POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS NO ÂMBITO DO PEQUENO NEGÓCIO
POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS NO ÂMBITO DO PEQUENO NEGÓCIO
title_sort POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS NO ÂMBITO DO PEQUENO NEGÓCIO
author Corrêa, Rúbia Oliveira
author_facet Corrêa, Rúbia Oliveira
Corrêa, Rúbia Oliveira
Santos, Lilian Lucy
Silva, Eduardo Damião da
Santos, Lilian Lucy
Silva, Eduardo Damião da
author_role author
author2 Santos, Lilian Lucy
Silva, Eduardo Damião da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Rúbia Oliveira
Santos, Lilian Lucy
Silva, Eduardo Damião da
dc.subject.por.fl_str_mv Posicionamento Estratégico
Vantagem Competitiva
Estratégia em Organizações de Pequeno Porte
topic Posicionamento Estratégico
Vantagem Competitiva
Estratégia em Organizações de Pequeno Porte
description O presente caso de ensino se propõe discutir junto a graduandos em Administração a temática Posicionamento Estratégico e Estratégias Organizacionais, no âmbito das organizações de pequeno porte. A empresa Nativa, que durante seus anos de informalidade foi nomeada de Natura & Vida, ambos os nomes fictícios, atua na indústria da Medicina Alternativa e Complementar desde 1997, empresa pioneira e de destaque local no segmento em que atua, se viu ameaçada diante da desconfiança social, de passivos no judiciário, perseguições, dentre outros fatores que poderiam provocar a sua ruína de forma iminente. A turbulência ambiental resultou no registro formal do empreendimento e na procura de um novo posicionamento frente ao mercado. Desde então, a empresa tem buscado novas ações e planos a fim de melhorar seu desempenho financeiro. Para coleta dos dados que compuseram o caso em questão, utilizou-se a entrevista com roteiro semiestruturado e tomadas de notas. A partir do caso, espera-se que os estudantes venham a refletir acerca da importância do posicionamento estrategicamente para a promoção de vantagem competitiva organizacional, a qual garantirá à organização adotante destaque e desempenhos superiores frente aos seus concorrentes. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2016v16n43p198
10.5752/P.1984-6606.2016v16n43p198
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2016v16n43p198
identifier_str_mv 10.5752/P.1984-6606.2016v16n43p198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2016v16n43p198/9934
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Economia & Gestão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Economia & Gestão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia & Gestão; v. 16 n. 43 (2016): E&G ABR/JUN; 198-216
1984-6606
1678-8982
reponame:Revista Economia & Gestão
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Economia & Gestão
collection Revista Economia & Gestão
repository.name.fl_str_mv Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com
_version_ 1822181330364923904
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5752/P.1984-6606.2016v16n43p198