Posicionamento estratégico para obter vantagem competitiva: estudo de caso em uma pequena empresa do segmento de vidraçaria em Rio Bonito do Iguaçu-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anhaia, Adriano Diba
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://localhost:443/handle/prefix/120
Resumo: A competitividade cada vez mais acirrada, um mercado globalizado e a necessidade de diferenciar-se para obter ganhos competitivos é a realidade enfrentada pelas organizações contemporâneas, indiferente do seu segmento ou do mercado em que atuam. Diante da importância do tema para as organizações, por meio de um estudo de caso em uma empresa do ramo de vidraçaria, o objetivo deste trabalho é analisar se existe alguma estratégia em uma empresa do segmento de vidraçaria no município de Rio Bonito do Iguaçu-PR para obter vantagem competitiva no mercado onde está inserida. Para guiar as análises foi utilizado o modelo das estratégias genéricas de Porter (1986). Após análise das cinco forças de Porter e das estratégicas genéricas de Porter constatou-se que, apesar de ter sido identificado algumas ações referente ao seu posicionamento estratégico tais como manter um alto nível de estoque e utilização de propaganda e publicidade favorecendo preços melhores que seus concorrentes e fixação da marca, estas ações são muito insipientes quando analisadas frente aos fatores propostos por Porter, podendo afirmar que a empresa estudada não utiliza uma estratégia genérica de Porter.
id UFFS_616e64eb7cad408362f4be4a73684032
oai_identifier_str oai:rd.uffs.edu.br:prefix/120
network_acronym_str UFFS
network_name_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
repository_id_str 3924
spelling Borges, Ceyça Lia PalerosiAnhaia, Adriano Diba2017-05-11T18:55:01Z2017-05-112017-05-11T18:55:01Z2016-12-15https://localhost:443/handle/prefix/120A competitividade cada vez mais acirrada, um mercado globalizado e a necessidade de diferenciar-se para obter ganhos competitivos é a realidade enfrentada pelas organizações contemporâneas, indiferente do seu segmento ou do mercado em que atuam. Diante da importância do tema para as organizações, por meio de um estudo de caso em uma empresa do ramo de vidraçaria, o objetivo deste trabalho é analisar se existe alguma estratégia em uma empresa do segmento de vidraçaria no município de Rio Bonito do Iguaçu-PR para obter vantagem competitiva no mercado onde está inserida. Para guiar as análises foi utilizado o modelo das estratégias genéricas de Porter (1986). Após análise das cinco forças de Porter e das estratégicas genéricas de Porter constatou-se que, apesar de ter sido identificado algumas ações referente ao seu posicionamento estratégico tais como manter um alto nível de estoque e utilização de propaganda e publicidade favorecendo preços melhores que seus concorrentes e fixação da marca, estas ações são muito insipientes quando analisadas frente aos fatores propostos por Porter, podendo afirmar que a empresa estudada não utiliza uma estratégia genérica de Porter.Increasing competitive, globalized market and necessity of differentiation to achieve competitive gains is a reality that contemporary companies go through; this is indifferent to segment or to the market in which they operate. Given the importance of the topic to companies, a case study of a company operating in glassware segment was performed. The aim of this work was to analyze if there was the use of strategies focused to achieve competitive advantage in the market in a company of glassware segment located in Rio Bonito, Paraná State. The model of Porter’s Generic Strategies (1986) was used to development of the analysis. After analysis of Porter’s Five Forces and Porter’s Generic Strategies was verified that actions applied were very weak when confronted to factors proposed by Porter. It is possible to affirm that the company studied does not use a Porter’s Generic Strategy; although, some actions regarding its strategic positioning were identified such as maintenance of high stock level and use of advertising, which support better prices and help to promote the brand.Submitted by Maria Rosa Moraes Maximiano (maria.maximiano@uffs.edu.br) on 2017-05-11T18:55:01Z No. of bitstreams: 1 ADRIANO DIBA ANHAIA.pdf: 1059111 bytes, checksum: 3bc552faeb19849909f66f61fa06086b (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-11T18:55:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ADRIANO DIBA ANHAIA.pdf: 1059111 bytes, checksum: 3bc552faeb19849909f66f61fa06086b (MD5) Previous issue date: 2016-12-15porUniversidade Federal da Fronteira SulUFFSBrasilPosicionamento EstratégicoVantagem CompetitivaCinco Forças de PorterEstratégias Genéricas de Porter.Posicionamento estratégico para obter vantagem competitiva: estudo de caso em uma pequena empresa do segmento de vidraçaria em Rio Bonito do Iguaçu-PRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/120/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALANHAIA.pdfANHAIA.pdfapplication/pdf1059111https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/120/1/ANHAIA.pdf3bc552faeb19849909f66f61fa06086bMD51prefix/1202017-06-05 17:22:11.552oai:rd.uffs.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttps://rd.uffs.edu.br/oai/requestopendoar:39242017-06-05T20:22:11Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Posicionamento estratégico para obter vantagem competitiva: estudo de caso em uma pequena empresa do segmento de vidraçaria em Rio Bonito do Iguaçu-PR
title Posicionamento estratégico para obter vantagem competitiva: estudo de caso em uma pequena empresa do segmento de vidraçaria em Rio Bonito do Iguaçu-PR
spellingShingle Posicionamento estratégico para obter vantagem competitiva: estudo de caso em uma pequena empresa do segmento de vidraçaria em Rio Bonito do Iguaçu-PR
Anhaia, Adriano Diba
Posicionamento Estratégico
Vantagem Competitiva
Cinco Forças de Porter
Estratégias Genéricas de Porter.
title_short Posicionamento estratégico para obter vantagem competitiva: estudo de caso em uma pequena empresa do segmento de vidraçaria em Rio Bonito do Iguaçu-PR
title_full Posicionamento estratégico para obter vantagem competitiva: estudo de caso em uma pequena empresa do segmento de vidraçaria em Rio Bonito do Iguaçu-PR
title_fullStr Posicionamento estratégico para obter vantagem competitiva: estudo de caso em uma pequena empresa do segmento de vidraçaria em Rio Bonito do Iguaçu-PR
title_full_unstemmed Posicionamento estratégico para obter vantagem competitiva: estudo de caso em uma pequena empresa do segmento de vidraçaria em Rio Bonito do Iguaçu-PR
title_sort Posicionamento estratégico para obter vantagem competitiva: estudo de caso em uma pequena empresa do segmento de vidraçaria em Rio Bonito do Iguaçu-PR
author Anhaia, Adriano Diba
author_facet Anhaia, Adriano Diba
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borges, Ceyça Lia Palerosi
dc.contributor.author.fl_str_mv Anhaia, Adriano Diba
contributor_str_mv Borges, Ceyça Lia Palerosi
dc.subject.por.fl_str_mv Posicionamento Estratégico
Vantagem Competitiva
Cinco Forças de Porter
Estratégias Genéricas de Porter.
topic Posicionamento Estratégico
Vantagem Competitiva
Cinco Forças de Porter
Estratégias Genéricas de Porter.
description A competitividade cada vez mais acirrada, um mercado globalizado e a necessidade de diferenciar-se para obter ganhos competitivos é a realidade enfrentada pelas organizações contemporâneas, indiferente do seu segmento ou do mercado em que atuam. Diante da importância do tema para as organizações, por meio de um estudo de caso em uma empresa do ramo de vidraçaria, o objetivo deste trabalho é analisar se existe alguma estratégia em uma empresa do segmento de vidraçaria no município de Rio Bonito do Iguaçu-PR para obter vantagem competitiva no mercado onde está inserida. Para guiar as análises foi utilizado o modelo das estratégias genéricas de Porter (1986). Após análise das cinco forças de Porter e das estratégicas genéricas de Porter constatou-se que, apesar de ter sido identificado algumas ações referente ao seu posicionamento estratégico tais como manter um alto nível de estoque e utilização de propaganda e publicidade favorecendo preços melhores que seus concorrentes e fixação da marca, estas ações são muito insipientes quando analisadas frente aos fatores propostos por Porter, podendo afirmar que a empresa estudada não utiliza uma estratégia genérica de Porter.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-11T18:55:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-05-11
2017-05-11T18:55:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://localhost:443/handle/prefix/120
url https://localhost:443/handle/prefix/120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
collection Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
bitstream.url.fl_str_mv https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/120/2/license.txt
https://rd.uffs.edu.br:8443/bitstream/prefix/120/1/ANHAIA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
3bc552faeb19849909f66f61fa06086b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799765373848911872