A CONSTITUIÇÃO DE ASSOCIAÇÕES DE MULHERES DE NEGÓCIOS NA PERSPECTIVA DA TEORIA ATOR REDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Hilka Vier
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Crubellate, João Marcelo, Souza, Maria José Barbosa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/12072
Resumo: Redes constituem importante recurso para empreendedores e para empreendedoras, sendo que Associações de Mulheres de Negócios no Brasil são as redes em que empreendedoras se engajam mais. A Teoria Ator Rede (TAR) busca explicar a conversão de muitos em uma unidade, o que ocorre por meio de um processo denominado Translation (LATOUR, 2008). Para essa abordagem, elementos humanos e não humanos interagem e se transformam em clamores, que estão em constante mudança. O objetivo desta pesquisa foi compreender como Associações de Mulheres de Negócios foram instituídas, a partir da abordagem TAR. Foram analisadas três Associações de Mulheres em três municípios de porte equivalente em dois Estados no sul do Brasil. Em cada caso realizou-se entrevistas abertas, do tipo narrativas, com 12 empreendedoras que contaram suas experiências nas Associações. Além disso, dados secundários foram obtidos nos arquivos das Associações Comerciais, consistindo em livros ata das reuniões das Associações de Mulheres, livros de presenças, vídeos e reportagens de jornais e revistas. O conjunto dos dados foi analisado, com suporte do software N vivo 9 (Qsr Nudist). Os resultados mostraram inicialmente os primeiros momentos de cada rede, seguidos da problematização, do registro e da mobilização das Associações, em busca da formação de um corpo de atores rede.
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