Gerenciamento de risco de fundos de pensão no Brasil: alocação estratégica ou simples foco na meta atuarial?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertucci, Luiz Alberto
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Souza, Flávio Henrique Ribeiro de, Félix, Luiz Fernando Fortes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia & Gestão
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/25
Resumo: Fundos de pensão representam um problema clássico de administração de carteiras, no qual a gestão se centra obrigatoriamente em torno de uma meta atuarial que representa uma referência para a alocação de ativos, no sentido de conseguir retornos que garantam o passivo. Por outro lado, a idéia de que essa meta também baliza o risco nem sempre é evidente, já que, tradicionalmente, o mercado financeiro utiliza riscos absolutos, traduzidos em medidas como o VaR, como um parâmetro suficiente para adequação dos níveis aceitáveis de risco. Em alguns países, essa percepção mais sutil, relacionando risco e meta atuarial, já existe. No Brasil ela vem se tornando mais clara, até pela ação dos agentes reguladores, que começam a perceber que medidas de aderência das carteiras a suas metas são muito mais significativas do que medidas de risco absoluto. O que esse estudo pretendeu mostrar foi que uma dessas medidas – o tracking-error –, se definido de forma a considerar as peculiaridades do mercado brasileiro, constitui-se em medida capaz de detectar riscos que o VaR não detectaria. Além disso, utilizamo-nos de exemplo com vista a mostrar que a alocação estratégica dos ativos no Brasil constitui-se muito mais em um exercício de manutenção de aderência à meta atuarial do que propriamente em perseguição de rentabilidades.
id PUC_MG-1_76b3fc800893bc5dda9a1dc9f858c8d3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/25
network_acronym_str PUC_MG-1
network_name_str Revista Economia & Gestão
repository_id_str
spelling Gerenciamento de risco de fundos de pensão no Brasil: alocação estratégica ou simples foco na meta atuarial?Fundos de pensão representam um problema clássico de administração de carteiras, no qual a gestão se centra obrigatoriamente em torno de uma meta atuarial que representa uma referência para a alocação de ativos, no sentido de conseguir retornos que garantam o passivo. Por outro lado, a idéia de que essa meta também baliza o risco nem sempre é evidente, já que, tradicionalmente, o mercado financeiro utiliza riscos absolutos, traduzidos em medidas como o VaR, como um parâmetro suficiente para adequação dos níveis aceitáveis de risco. Em alguns países, essa percepção mais sutil, relacionando risco e meta atuarial, já existe. No Brasil ela vem se tornando mais clara, até pela ação dos agentes reguladores, que começam a perceber que medidas de aderência das carteiras a suas metas são muito mais significativas do que medidas de risco absoluto. O que esse estudo pretendeu mostrar foi que uma dessas medidas – o tracking-error –, se definido de forma a considerar as peculiaridades do mercado brasileiro, constitui-se em medida capaz de detectar riscos que o VaR não detectaria. Além disso, utilizamo-nos de exemplo com vista a mostrar que a alocação estratégica dos ativos no Brasil constitui-se muito mais em um exercício de manutenção de aderência à meta atuarial do que propriamente em perseguição de rentabilidades.Editora PUC Minas2008-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/25Revista Economia & Gestão; v. 6 n. 13 (2006): E&G - Mai (2006)1984-66061678-8982reponame:Revista Economia & Gestãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/25/22Bertucci, Luiz AlbertoSouza, Flávio Henrique Ribeiro deFélix, Luiz Fernando Fortesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:18:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/25Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/ONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/oai||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com1984-66061984-6606opendoar:2022-12-13T16:18:48Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Gerenciamento de risco de fundos de pensão no Brasil: alocação estratégica ou simples foco na meta atuarial?
title Gerenciamento de risco de fundos de pensão no Brasil: alocação estratégica ou simples foco na meta atuarial?
spellingShingle Gerenciamento de risco de fundos de pensão no Brasil: alocação estratégica ou simples foco na meta atuarial?
Bertucci, Luiz Alberto
title_short Gerenciamento de risco de fundos de pensão no Brasil: alocação estratégica ou simples foco na meta atuarial?
title_full Gerenciamento de risco de fundos de pensão no Brasil: alocação estratégica ou simples foco na meta atuarial?
title_fullStr Gerenciamento de risco de fundos de pensão no Brasil: alocação estratégica ou simples foco na meta atuarial?
title_full_unstemmed Gerenciamento de risco de fundos de pensão no Brasil: alocação estratégica ou simples foco na meta atuarial?
title_sort Gerenciamento de risco de fundos de pensão no Brasil: alocação estratégica ou simples foco na meta atuarial?
author Bertucci, Luiz Alberto
author_facet Bertucci, Luiz Alberto
Souza, Flávio Henrique Ribeiro de
Félix, Luiz Fernando Fortes
author_role author
author2 Souza, Flávio Henrique Ribeiro de
Félix, Luiz Fernando Fortes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertucci, Luiz Alberto
Souza, Flávio Henrique Ribeiro de
Félix, Luiz Fernando Fortes
description Fundos de pensão representam um problema clássico de administração de carteiras, no qual a gestão se centra obrigatoriamente em torno de uma meta atuarial que representa uma referência para a alocação de ativos, no sentido de conseguir retornos que garantam o passivo. Por outro lado, a idéia de que essa meta também baliza o risco nem sempre é evidente, já que, tradicionalmente, o mercado financeiro utiliza riscos absolutos, traduzidos em medidas como o VaR, como um parâmetro suficiente para adequação dos níveis aceitáveis de risco. Em alguns países, essa percepção mais sutil, relacionando risco e meta atuarial, já existe. No Brasil ela vem se tornando mais clara, até pela ação dos agentes reguladores, que começam a perceber que medidas de aderência das carteiras a suas metas são muito mais significativas do que medidas de risco absoluto. O que esse estudo pretendeu mostrar foi que uma dessas medidas – o tracking-error –, se definido de forma a considerar as peculiaridades do mercado brasileiro, constitui-se em medida capaz de detectar riscos que o VaR não detectaria. Além disso, utilizamo-nos de exemplo com vista a mostrar que a alocação estratégica dos ativos no Brasil constitui-se muito mais em um exercício de manutenção de aderência à meta atuarial do que propriamente em perseguição de rentabilidades.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/25
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/25
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/25/22
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia & Gestão; v. 6 n. 13 (2006): E&G - Mai (2006)
1984-6606
1678-8982
reponame:Revista Economia & Gestão
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Economia & Gestão
collection Revista Economia & Gestão
repository.name.fl_str_mv Revista Economia & Gestão - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||economiaegestao@pucminas.br|| marcrez@hotmail.com|| marcrez@hotmail.com
_version_ 1799124673887207424